Estruturar um negócio exige certos cuidados. Conquistar clientes e vantagem competitiva pode ser complicado, quando você esquece de aspectos fundamentais. Por isso, é necessário saber como fazer um planejamento estratégico. Assim, você saberá onde e quando investir.
Na prática, o objetivo é definir metas, quais atitudes serão tomadas para atingi-las e quais recursos serão necessários. Dessa forma, é possível trabalhar a gestão de vendas e ainda efetivar processos mais acertados no setor de marketing e em outras áreas da empresa.
Portanto, engana-se quem pensa que fazer um plano estratégico é necessário apenas para grandes companhias. Aliás, esse pode ser o “pulo do gato” para que pequenas empresas se destaquem. Então, como utilizá-lo a seu favor? Vamos trazer 5 dicas neste post. Confira!
O que torna um planejamento estratégico bem-sucedido é seu alinhamento à missão e visão organizacionais, análise dos ambientes internos e externos, e participação de todos. Ele também deve ter metas claras e ser flexível para evoluir conforme o alcance dos resultados empresariais. Assim, sabe-se qual caminho o negócio deve seguir.
Além disso, saber como fazer um planejamento estratégico é importante para entender o que precisa ser evitado. Ou seja, você primeiro pensa no que quer realizar e depois escolhe de que forma é possível fazer isso.
Nesse processo, é necessário alinhar marketing e vendas, definir a persona e o posicionamento de mercado, e alternativas para situações em que os resultados são diferentes do esperado.
Assim, o planejamento estratégico é como uma viagem de avião: você sai do ponto A para o B pela rota X. Mas se estiver uma tempestade, adota-se o caminho Y e pode-se acionar recursos que tornem o voo mais tranquilo.
É claro que isso depende de uma comunicação clara com todos os envolvidos e um monitoramento de mercado e de resultados contínuos. Além disso, os líderes devem engajar e motivar os colaboradores, e aprender com os erros cometidos.
Para fazer um planejamento estratégico para 2025, você deve identificar o estágio em que a empresa está, descobrir onde quer chegar e encontrar caminhos. Ainda é importante criar um plano de ação e fazer um de controle.
Veja, a seguir, o que deve ser feito em cada uma dessas etapas.
O primeiro passo para saber como fazer planejamento estratégico é identificar o estágio atual da empresa. É importante elaborá-lo o quanto antes e fazer os ajustes necessários conforme percebe o que funciona e o que precisa ser modificado. Além disso, o ideal é elaborá-lo em termos anuais.
Nesse sentido, como é possível definir o estágio da empresa? Uma dica é usar a análise SWOT, que identifica forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Os dois primeiros aspectos são relativos à própria empresa. Por exemplo, equipe de alta performance e dificuldade de mensurar o Retorno sobre o Investimento (ROI).
Por sua vez, os dois últimos se referem a fatores externos, impossíveis de serem controlados. Nesse caso, é preciso apenas gerenciá-los. É o caso do aumento ou da queda da taxa de juros e da entrada ou saída de um competidor do mercado.
A partir dessa análise, consegue-se encontrar soluções para os problemas, saber o que precisa ser melhorado e fortalecer o que está bom. Dessa forma, é uma possibilidade para conquistar vantagem competitiva.
Após identificar o estágio atual, está na hora de definir para onde se deseja ir. Aqui, a ideia é saber o tamanho do mercado para entender onde investir e como alcançar o público-alvo.
Portanto, para fazer um planejamento estratégico bem estruturado, você deve considerar esse aspecto. Para isso, existem 3 alternativas:
Existem várias estratégias disponíveis para alcançar o máximo tamanho possível. Por exemplo, o inbound marketing permite atrair clientes e destacar a sua empresa no mercado.
No entanto, o principal objetivo ao analisar o tamanho do mercado é verificar qual seria o seu potencial faturamento, caso fosse conquistado 100% do mercado. Ainda pode identificar como atrair a maior fatia possível no curto prazo com os recursos que já tem hoje.
Ao fazer seu planejamento estratégico, você precisa pensar em 5 fatores que compõem o documento:
1. declaração de visão;
2. declaração de missão;
3. plano de ação;
4. definição de objetivos e metas;
5. cronograma de revisão e atualização.
Todos esses aspectos formam a chamada identidade organizacional, algo que identifica seu negócio e permite que ela se diferencie da concorrência. Contudo, é necessário pensar bem nos objetivos e metas, a fim de que sejam mensuráveis e realistas.
Nesse sentido, vale a pena usar o Balanced Scorecard como modelo de gestão para alinhar todos os fatores. O BSC trabalha as perspectivas financeira, do cliente, interna e de aprendizagem e crescimento para definir objetivos, metas, indicadores e iniciativas.
Dessa forma, fica fácil criar o mapa estratégico do negócio, definindo os detalhes para cada um dos aspectos. Em relação às metas, outra dica é usar a metodologia SMART, que garante que elas sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e tenham um prazo delimitado.
Mais uma etapa do desenvolvimento, o plano de ação é um documento mais concreto. Afinal, seu propósito é coletar o máximo de informações sobre a atividade a ser realizada e definir como, quando e por quem será realizada.
Por exemplo, imagine que a tarefa a desempenhar seja fazer a análise SWOT. Nesse caso, a responsável é a equipe de marketing e o prazo pode ser de 2 semanas. Já as ferramentas e recursos usados são pesquisas online, relatórios do setor e dados internos.
Por sua vez, se o intuito é criar landing page com IA, o responsável também é o time de marketing. Ainda é possível indicar o auxílio de um profissional de desenvolvimento. O prazo pode ser de 2 dias e as ferramentas e recursos usados são o software de inteligência artificial, isto é, a IA nas empresas.
Perceba que essa definição pode ser feita de maneira bastante simples. Você pode usar uma tabela simples ou uma planilha com colunas. De todo modo, traz uma visualização maior das atividades a executar.
Todas essas etapas precisam ser monitoradas e os líderes devem fornecer o auxílio necessário quando existir alguma dificuldade. Além disso, é interessante ficar atento ao branding para que essas tarefas contribuam para o bom posicionamento do negócio.
Enfim, chega-se à etapa de controle e acompanhamento de etapas e metas. Para isso, é necessário considerar a participação e o papel dos envolvidos, além da eficiência dos esforços para atingir os objetivos.
Ainda é importante efetivar um monitoramento contínuo da evolução e análise frequente do modelo organizacional para determinar competências e responsabilidades. Dessa forma, você sabe como fazer planejamento estratégico para 2025 e todos os outros anos.
Nesse processo, você precisa contar com uma agência de marketing digital que traga resultados. Para isso, é preciso pensar na forma de atrair clientes e virar autoridade no mercado, e usar tecnologias e ferramentas de automação. Assim, é possível conectar o Perfil de Cliente Ideal (ICP) à sua marca.
Por isso, a GMZ.MOKE criou a metodologia Voo de Cruzeiro, que transforma o seu negócio em uma máquina de vendas. Isso porque são usados recursos de conteúdo, automação, performance, conversacional, análise de dados, IA e gestão avançada de CRM para atrair, converter e fidelizar clientes.
Além disso, tudo isso está aliado a uma estratégia global de comunicação e marketing. Desse modo, você sabe como fazer planejamento estratégico no seu negócio e pode fazer suas vendas decolar com a ajuda certa.
Então, que tal atingir esse patamar na sua empresa? Conheça a metodologia Voo de Cruzeiro e entenda como podemos estruturar seu negócio e alcançar os melhores resultados.
1- Identifique em qual estágio sua empresa está.
2- Descubra onde você quer chegar.
3- Encontre caminhos para chegar lá.
4- Crie um plano de ação.
5- Faça um plano de controle.
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