Descubra como escolher a agência de marketing digital ideal para o seu negócio

Investir em uma agência de marketing digital é uma das melhores decisões que você pode tomar para o seu negócio. Afinal, todos já sabem que uma empresa sem presença na internet é como se ela não existisse. 

A grande dúvida é: qual é a agência certa para a minha organização? Em paralelo com o crescimento do mercado virtual, aumentou também a quantidade de agências especializadas em marketing digital. 

Com tantas opções no mercado é normal não saber em qual empresa investir. Por isso, trouxemos esse conteúdo explicando quais critérios você precisa observar e os cuidados necessários na hora de escolher a sua agência de marketing digital. Acompanhe!

O que é uma agência de marketing digital?

agência de marketing digital

Antes de tudo, é importante que você saiba o que é uma agência de marketing digital e porque ela é tão importante para o sucesso de uma marca. Vamos lá?

Uma agência de marketing digital nada mais é do que uma empresa especializada em oferecer serviços de marketing na internet para outros negócios, com o objetivo de ampliar a presença online de uma marca e, sobretudo, gerar impactos positivos nas métricas a ponto de maximizar a receita.

Na prática, ela é responsável em desenvolver estratégias eficazes com base em estudos de mercado e, em seguida, utilizar o potencial das ferramentas tecnológicas para alcançar os objetivos de uma empresa, que pode ser: aumentar as vendas na loja online, melhorar a visibilidade de uma marca, otimizar a experiência do usuário, gerar leads, entre outros. 

Para atingir essas metas, uma agência de marketing digital deve contar com profissionais qualificados e uma equipe experiente, capaz de gerenciar seus respectivos departamentos, como SEO, mídia paga, inbound marketing, social media, branding, marketing de conteúdo, entre outros. 

É por isso que é tão importante saber escolher a agência de marketing digital certa para o seu negócio. Afinal de contas, ela vai interferir diretamente na receita da sua empresa, podendo ser um pivô para o seu sucesso.

Por que devo contratar uma agência de marketing digital? 

agência de marketing digital e resultados

Na hora de otimizar as estratégias de vendas de uma empresa é comum surgir a seguinte dúvida: devo investir na equipe interna ou devo contratar uma agência de marketing digital? A resposta é simples: terceirizar essas atividades é sempre a melhor opção.

Isso porque, muitas vezes, o time de marketing da casa não tem conhecimento técnico e nem experiência para desenvolver certos processos, além de não ter tempo para cuidar de determinadas tarefas.

Assim, ao contratar uma agência de marketing digital você terá acesso a uma equipe de especialistas experientes em todas as áreas, incluindo SEO (Search Engine Optimization), inbound marketing, mídia e performance, social media e outros. 

Esses profissionais têm o conhecimento e as habilidades necessárias para desenvolver e implementar estratégias de marketing digital eficazes que ajudarão a alcançar seus objetivos de negócios.

Além disso, terceirizar essas atividades pode economizar tempo e recursos da sua empresa, uma vez que estratégias mais assertivas são capazes de maximizar o seu retorno sobre investimento.  

Em suma, estabelecer uma parceria com uma agência de marketing digital pode acelerar o crescimento do seu negócio. Por isso, preste bastante atenção na hora de contratar uma empresa para cuidar dessas tarefas, pois ela pode ser a chave para o seu sucesso. 

Como escolher a agência de marketing digital ideal para o meu negócio

resultados de estratégia

Com o crescimento acelerado do mercado digital, cada vez mais empresas estão percebendo a importância de investir no marketing de internet.

Para você ter uma ideia, 70% das empresas da América Latina aumentaram o investimento em marketing na internet em 2021 segundo o estudo “Marketing Digital na América Latina”. 

Mas, com tantas opções de agências disponíveis no mercado, pode ser difícil escolher a ideal para o seu negócio. 

Portanto, para ajudá-lo a tomar a melhor decisão trouxemos 15 dicas valiosas que você precisa ficar atento na hora de contratar uma agência. Veja a seguir! 

1. Avalie suas necessidades de marketing digital

Antes de começar a procurar uma agência de marketing digital, é importante avaliar se a sua empresa realmente está precisando terceirizar essas tarefas. Para isso, existem vários indicadores que podem ajudar. Aqui estão alguns critérios a serem considerados:

  • Você não tem conhecimentos necessários em marketing digital: se você não tem as habilidades necessárias para desenvolver uma estratégia de marketing digital eficaz, significa que está na hora de contratar uma agência especializada. 
  • Seus concorrentes estão superando sua empresa no digital: se as marcas do mesmo segmento e porte que o seu estão superando sua empresa em vendas, engajamentos ou presença digital, cogite imediatamente contratar uma agência. 
  • Seu site não está gerando leads ou vendas suficientes: se seu site não estiver gerando leads ou vendas suficientes, isso pode ser um sinal de que suas ações de marketing digital não estão funcionando como deveriam.
  • Você não está alcançando o público certo: se você está tendo dificuldades para alcançar seu público-alvo nas redes sociais ou nos mecanismos de pesquisa, pode ser hora de considerar trabalhar com uma agência de marketing digital especializada.
  • Seu conteúdo não está gerando engajamento: se seu conteúdo não está gerando engajamento suficiente nas redes sociais ou no seu blog, isso pode ser um sinal de que você está precisando de especialistas em marketing de conteúdo.  

2. Defina os serviços a serem contratados

Como havia dito, uma agência de marketing digital oferece um amplo catálogo de serviços e você pode optar por quais deles deseja contratar. Portanto, verifique antes o seu orçamento disponível e, principalmente, quais são seus objetivos de marketing. Abaixo, listamos alguns dos principais serviços oferecidos pelas agências e suas finalidades. 

SEO 

SEO é um conjunto de técnicas e estratégias para otimizar sites, blogs e páginas na web com objetivo de melhorar o seu posicionamento orgânico nos mecanismos de buscas, como o Google. Este serviço é ideal para as empresas que querem aumentar o seu alcance, tornar-se autoridade do segmento, ampliar a visibilidade ou maximizar as vendas no e-commerce. 

Mídia e Performance

Mídia e Performance ou mídia paga é o serviço pelo qual uma empresa contrata uma equipe para gerenciar anúncios online dentro das plataformas digitais. Hoje, o Facebook Ads e o Google Ads são as ferramentas mais poderosas disponíveis no mercado, sendo crucial para impulsionar resultados e gerar conversões em vendas.

Inbound marketing

Inbound marketing ou marketing de atração é um conjunto de estratégias que visam atrair, converter e fidelizar clientes usando conteúdos relevantes. Diferente do marketing tradicional, no Inbound a empresa não vai atrás dos consumidores, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada. É uma excelente estratégia para gerar leads qualificados e fidelizar clientes.

Branding

Branding é o processo de criação e gestão da marca de uma empresa. É a maneira pela qual a empresa se apresenta ao público e se diferencia de seus concorrentes.

O objetivo do branding é criar uma conexão emocional com o público, aumentar a percepção de valor da marca e construir a fidelidade do cliente. Isso inclui a definição da identidade visual da marca, o tom de  voz da marca e o posicionamento estratégico

Produção de conteúdo 

A produção de conteúdo envolve diversos departamentos de uma agência de marketing digital. Você pode, por exemplo, contratar o serviço de audiovisual para produzir vídeos institucionais ou podcast. Ou então, pagar para uma equipe de redatores e designers para produzir materiais off. 

3. Considere o modelo de preços da agência de marketing digital

Ao escolher uma agência de marketing digital, é importante considerar o modelo de preços da empresa. Algumas cobram por projeto, enquanto outras cobram por hora ou oferecem pacotes de serviços mensais.

Hoje, você encontra serviços para todos os bolsos e valores no mercado. Por isso, certifique-se de entender o modelo de preços da agência e se ele se adequa ao seu atual orçamento.

Para ter uma previsão mais clara dos investimentos necessários, além da mensalidade da agência, leve em consideração os gastos com as plataformas e os anúncios. Como ilustramos abaixo:

Investimento = mensalidade de plataformas + investimento em anúncios de mídia paga + mensalidade da agência.

Leia também: Como investir em Marketing reduz o custo da minha empresa?

4. Verifique a eficácia da comunicação e a transparência da agência

Uma agência de marketing digital deve ser transparente e comunicativa com seus clientes. Verifique se de que ela ofereça relatórios claros e precisos sobre o desempenho de suas campanhas.

Além disso, a transparência também ajuda a alinhar as expectativas do cliente com as possibilidades reais do mercado. Quando a agência é sincera sobre as possibilidades e limitações de uma campanha de marketing, por exemplo, o cliente pode ter uma visão mais realista do que esperar em termos de resultados. 

Isso ajuda a evitar frustrações e desentendimentos futuros, e também contribui para que o cliente tome decisões mais assertivas sobre seus investimentos em marketing.

5. Avalie a experiência e a credibilidade da agência

É importante olhar para o histórico da agência e sua reputação no mercado. Ao fazer isso,  você consegue tomar uma decisão mais assertiva sobre qual empresa contratar, garantindo que esteja investindo em uma organização que possui os conhecimentos necessários para alcançar seus objetivos de marketing. 

A avaliação de uma agência de marketing digital pode ser realizada por meio de diversas formas:

  • Verifique quanto tempo a agência está atuando;
  • Certifique-se de que ela tem certificações relevantes ou prêmios por seu trabalho;
  • Veja quantos cases de sucesso a agência tem;
  • Confira quais plataformas de marketing são parceiros da agência;
  • Leia as avaliações e comentários em sites especializados;
  • Analise o portfólio de trabalhos anteriores;
  • Converse com clientes antigos. 

6. Alinhamento cultural com a empresa

Encontrar uma agência de marketing digital que esteja alinhada culturalmente com a sua empresa é essencial para obter excelentes resultados. Isso gera uma colaboração mais fluida e comunicação mais clara, além de uma compreensão mais profunda do que é importante para você.

Outra vantagem de estar alinhado culturalmente com o cliente é a criação de um ambiente de trabalho colaborativo e motivador. Quando ambos compartilham dos mesmos valores e objetivos, é mais fácil trabalhar juntos em equipe para atingir as metas estabelecidas. Isso leva a uma parceria mais produtiva, duradoura e satisfatória para ambas as partes.

7. Áreas de especialização 

Existem no mercado, agências especializadas em diferentes áreas do marketing. Por isso, antes de contratar uma empresa, é importante avaliar quais segmentos do marketing digital são mais importantes para o seu negócio e buscar um parceiro que tenha experiência no serviço que você deseja contratar.

Isso garantirá que a agência escolhida possa fornecer serviços que atendam às suas necessidades exclusivas de marketing digital.

Como por exemplo, existem agências especialistas em SEO, outras em criação de identidade visual, desenvolvimento de peças on e off, bem como, agências focadas em pesquisa e estudo de mercado.

8. Leve em consideração a localização geográfica da agência de marketing digital 

Dentre os diversos critérios que devem ser considerados na hora de escolher uma agência de marketing digital, a localização é um fator importante. Isso porque a proximidade geográfica entre a agência e o cliente pode trazer diversas vantagens.

Estar perto do cliente pode facilitar a comunicação e o alinhamento estratégico. Reuniões presenciais podem ser mais frequentes e facilitar a compreensão das necessidades da empresa.

Além disso, a proximidade permite que a agência possa realizar visitas regulares à empresa para entender melhor a cultura organizacional, as demandas e particularidades de cada negócio. 

Outra vantagem de contratar uma agência que está localizada na mesma região que a sua empresa, é o fato de que ela conhece bem o mercado local, o público-alvo e a concorrência para desenvolver estratégias cada vez mais alinhadas com a realidade do cliente.

9. Conheça os profissionais e os líderes da agência 

Os resultados da estratégia de marketing digital dependerão diretamente da qualidade e competência dos profissionais que irão executá-la. Portanto, avalie a formação e a especialização da equipe para conhecer o background educacional e profissional de quem irá cuidar das estratégias de vendas do seu negócio. 

Outro ponto importante é avaliar a experiência do time em trabalhar com empresas do mesmo segmento que a sua. Uma agência de marketing digital que já possui conhecimento no seu mercado de atuação pode ter uma visão mais estratégica e precisa para criar campanhas mais assertivas.

10. Qualidade do atendimento

A rotina de uma agência com os seus clientes é marcada por reuniões frequentes de alinhamentos, tanto presenciais quanto online, dependendo do caso. Isso faz com que haja um desconforto de ambas as partes e intensifique o desgaste da relação. Justamente por isso, você deve avaliar a qualidade do atendimento da empresa. 

Uma boa agência de marketing digital conta com profissionais dotados de inteligência emocional, capazes de contornar situações complexas e sanar os problemas do cotidiano. Além disso, ela deve ser capaz de organizar os encontros de forma que não atrapalhe a sua rotina. Veja abaixo alguns exemplos básicos de boas práticas: 

  • Cadência de encontros (presenciais e virtuais) definidos com antecedência;
  • Evidenciar quem é a pessoa ou time que vai atendê-lo;
  • Apresentar métricas e resultados de forma clara nas reuniões;
  • Deixar claro o motivo e a necessidade do encontro.

11. Veja se a agência está preocupada com o seu sucesso 

Uma empresa que adota a cultura customer centric é aquela que coloca o cliente no centro das suas estratégias e decisões. Isso significa que todas as ações são pensadas a partir das necessidades, desejos e comportamentos dos clientes.

Ao escolher uma agência de marketing digital que utiliza essa abordagem no dia a dia, você terá uma parceira que tem como objetivo principal garantir o sucesso do seu negócio. 

12. Procure uma agência com uma abordagem personalizada 

É importante escolher uma agência de marketing digital que tenha uma abordagem personalizada. Isso significa que eles levarão em consideração suas metas e necessidades específicas e criarão uma estratégia de marketing digital personalizada para sua empresa.

13. Avalie os casos de sucesso

As agências de marketing digital costumam disponibilizar os seus casos de sucesso em seus sites. Antes de fechar negócio, verifique quais foram as parcerias que obtiveram êxito e como ela ajudou o cliente a alcançar as suas metas. Afinal, você não quer contratar uma empresa sem boas referências, não é mesmo?

Um ponto importante que deve ser observado também é se a agência tem algum case de sucesso com negócio do mesmo segmento que o seu. Por exemplo, se a sua empresa é do setor de concessionária, então é interessante verificar o histórico das agências com empresas do mesmo ramo.

Em resumo, avaliar os casos de sucesso de uma agência de marketing digital antes de contratá-la é fundamental para garantir que a empresa escolha uma agência com experiência e credibilidade, capaz de desenvolver uma estratégia efetiva e alinhada com seus objetivos.

14. Entre em contato com outros clientes

Essa é uma maneira de obter informações valiosas sobre como a empresa trabalha no dia a dia, se cumpre prazos, se é eficiente na comunicação e no atendimento ao cliente, além de obter uma visão geral da qualidade do serviço oferecido. Ao conversar com os clientes agência, é importante fazer perguntas específicas:

  • A agência atendeu às suas expectativas?
  • Houve problemas durante o processo de trabalho e como eles foram resolvidos?
  • Quais os resultados obtidos e você recomendaria a agência para outras empresas?

Essas simples perguntas podem identificar possíveis problemas antecipadamente e evitar desperdício de investimentos e tempo. 

15. Pesquisa os canais da agência

Por último e não menos importante, faça uma pesquisa nos canais oficiais da agência. Por meio dessa avaliação é possível ver a organização da casa.

Quando você vai ao restaurante pela primeira vez, não costuma acessar as redes sociais para ver o cardápio e avaliação de outros clientes? Pois é a mesma coisa. 

Antes de contratar uma agência de marketing digital, acesse o seu site, leia alguns artigos de blog e veja o engajamento nas redes sociais. Uma empresa que não consegue manter a ordem da própria casa, certamente não vai conseguir cuidar dos seus negócios, não é mesmo? 

Além de cumprir todos os requisitos mencionados ao longo desse post, oferecemos uma série de benefícios que vão acelerar exponencialmente o crescimento da sua empresa. 

Atuando há quase 10 anos no mercado, somos referência quando o assunto é marketing digital. Ao longo da nossa trajetória desenvolvemos uma metodologia própria com foco em lucratividade e crescimento. Não é à toa que geramos dezenas de cases de sucesso para empresas de variados portes e segmentos de mercado.

Este resultado expressivo é apenas um reflexo do trabalho desenvolvido pelos seletos times de especialistas que compõem a GMZ.MOKE. Além disso, somos parceiras das maiores plataformas de marketing do Brasil, dentre elas a RD Station, Google Ads e Facebook Ads. 

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