Você sabia que a fidelização de clientes é tão importante quanto a aquisição de novos compradores? Afinal, o investimento necessário para vender para alguém que já conhece sua solução é menor do que prospectar um novo consumidor. Por isso, é tão importante você acompanhar o Customer Lifetime Value (CLV) da sua empresa.
Este indicador faz parte das métricas de Inbound Marketing, revelando o valor que um cliente gerou ao longo de um determinado período. Ou seja, quanto mais alto o resultado desta medida, melhor é para o negócio.
Quer entender melhor o que é CLV, sua importância e como calculá-lo? Então, leia este artigo até o final!
O Customer Lifetime Value (CLV), ou Valor da Vida Útil do Cliente, é uma métrica de marketing e vendas que revela o lucro que uma pessoa gera para uma empresa no período em que ela continua sendo cliente.
Na prática, o CLV estima o valor de um cliente ao longo do tempo, levando em consideração todas as suas compras e interações. Assim, acompanhar este indicador é essencial para saber se a sua empresa oferece uma experiência de compra positiva.
O CLV é crucial para a estratégia de um negócio, pois permite avaliar se a empresa está construindo relacionamentos rentáveis e duradouros com os clientes. Logo, ele ajuda a mensurar a eficácia das suas ações de marketing na retenção de clientes.
Dessa forma, quando o Valor da Vida Útil do Cliente é baixo, isso indica que a empresa não atende às expectativas de seu público. Identificar essa lacuna oferece a oportunidade de tomar medidas para melhorar a satisfação dos compradores.
Além disso, monitorar o Customer Lifetime Value, possibilita extrair insights valiosos para otimizar sua estratégia de marketing digital:
As diferenças entre CLV e LTV são o objetivo do cálculo.
O Customer Lifetime Value verifica o dinheiro gasto pelo cliente, considerando custos e margem de lucro para entender o valor real. Por sua vez, o Lifetime Value analisa o lucro líquido gerado pelo consumidor durante o relacionamento com a empresa.
Assim, o CLV representa o Valor da Vida Útil do Cliente. Por considerar a margem de lucro e os custos, o Customer Lifetime Value é uma métrica mais precisa.
No entanto, o LTV ainda é relevante, já que mostra quanto o comprador paga para sua empresa. Por isso, o Lifetime Value é calculado da seguinte forma:
LTV = (ticket médio × média de compras por cliente no ano) × média do período de retenção dos clientes
Por exemplo: uma empresa oferece um serviço anual que custa R$ 1.000. Um cliente adquiriu o pacote por 5 anos, mas depois deixou de ser cliente. Nesse período, ele também não fez outras compras.
Então, seu LTV é de:
LTV = (R$ 1.000 × 1) × 5
LTV = R$ 5.000
Perceba que a fórmula do LTV pode ser semelhante à do Customer Lifetime Value (CLV) tradicional. No entanto, o primeiro verifica a média de retenção e o segundo a média do tempo de relacionamento. Então, pode haver diferença nos dados.
Nesse sentido, o LTV é importante para diminuir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC). Já o CLV permite potencializar o valor do relacionamento com o cliente, melhorando a experiência do consumidor.
Existem diferentes maneiras de mensurar o CLV, a escolha da abordagem apropriada depende dos objetivos da empresa e disponibilidade de dados. Agora, veja como calcular o Customer Lifetime Value:
A fórmula básica do CLV é uma abordagem simples e não leva em conta o valor do tempo e as variações individuais de comportamento do cliente. A seguir, veja como calcular:
CLV = ticket médio × média de compras por cliente por ano × média de tempo de relacionamento
Por exemplo: imagine que um cliente gasta R$ 800, em média, por mês. Em 1 ano, serão 12 pagamentos e ele permanece tendo um relacionamento por 2 anos. Portanto:
CLV = R$ 800 × 12 × 2
CLV = R$ 19.200
Vale a pena destacar que o ticket médio dessa fórmula multiplicado à média de compras representa o valor do cliente.
O CLV histórico é calculado com base em dados passados e no comportamento de clientes que já fizeram negócios com a empresa. Ele é mensurado com a seguinte fórmula:
CLV = receita total de um período ÷ total de clientes do período
Por exemplo: você tem 15 clientes que geraram um lucro de R$ 10.000 em 6 meses. Considere o período de 12 meses como base de período total. Para saber a média por cliente, divida a receita pelo total de clientes, cujo resultado é R$ 666,66 (R$ 10.000 ÷ 15). Assim, multiplique por 2 para chegar ao período total de 1 ano. Dessa forma, chega-se a R$ 1.333,32, por comprador.
Além disso, vale a pena destacar que esse cálculo considera o total do lucro bruto das compras já realizadas. No entanto, essa fórmula deixa de analisar possíveis mudanças de comportamento do cliente.
O CLV preditivo é uma abordagem que usa dados históricos, mas também leva em consideração análises e previsões futuras. Confira a fórmula abaixo:
CLV = (média de transações por mês × valor médio da compra × margem bruta média × vida útil média do cliente) ÷ número de clientes no período
Por exemplo: a média de transações em 12 meses foi de 120. O valor médio das compras chegou a R$ 100 e a margem bruta foi de 30%. Já a vida útil média foi de 6 meses e o total de clientes foi 20. Assim, tem-se:
CLV = (120 × R$ 100 × 0,33 × 6) ÷ 20
CLV = 23.760 ÷ 20
CLV = R$ 1.188
Os componentes que afetam o CLV costumam variar conforme a fórmula utilizada. De modo geral, são os seguintes aspectos:
Você pode comparar o CLV com o Custo de Aquisição do Cliente (CAC) por meio da análise da lucratividade. A ideia é saber como a capacidade de retenção do cliente supera a de aquisição. Por isso, divide-se o Customer Lifetime Value pelo CAC. Quanto mais alto o resultado, melhor para o negócio.
Assim, o objetivo é ter resultados inversamente proporcionais. Ou seja, o CAC deve diminuir e o Valor da Vida Útil do Cliente aumentar. Dessa forma, sua empresa paga menos para conquistar clientes e eles permanecem um tempo mais longo na sua base.
A análise por segmentação e personas do CLV deve ser feita a partir da separação dos dados. Para isso, utilize dados históricos do Lifetime Value e detalhes demográficos. Isso permite segmentar a base de clientes e obter informações mais relevantes.
Outra possibilidade é usar o machine learning. Nesse sentido, a tecnologia serve para identificar os produtos que os clientes de maior valor costumam comprar.
Assim, vale a pena destacar que as estratégias que aumentam o Customer Lifetime Value são variadas. Por isso, é fundamental analisar qual delas faz mais sentido para o seu objetivo.
O monitoramento e ajustes contínuos do CLV são necessários para que a empresa evolua e tenha resultados sustentáveis. Portanto, é crucial fazer o cálculo do valor do cliente com frequência e compará-lo a outros indicadores para obter insights relevantes.
Em alguns casos, isso implica criar novos públicos-alvo e ajustar as estratégias de marketing. De toda forma, isso depende dos resultados obtidos, dos objetivos organizacionais e do setor de atuação do seu negócio.
Por isso, vale a pena contar com uma agência especializada, que poderá indicar o melhor caminho para sua empresa. Afinal, o Customer Lifetime Value (CLV) é uma métrica importante e faz toda a diferença no sucesso do seu negócio.
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O Customer Lifetime Value (CLV) ou Valor da Vida Útil do Cliente, é uma métrica de marketing e vendas que revela o lucro que uma pessoa gera para uma empresa no período em que ela continua sendo cliente.
Para saber quanto é CLV, use a seguinte fórmula: CLV = ticket médio × média de compras por cliente por ano × média de tempo de relacionamento. Esse é o cálculo tradicional, mas você pode fazer outros, conforme a necessidade.
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