Como criar um blog e impulsionar sua estratégia de marketing

Aumentar o tráfego do site, melhorar a autoridade da marca, educar o público e ampliar as vendas. Esses objetivos são comuns para você? Se a resposta for “sim”, o blog é a solução que não pode faltar em sua estratégia de marketing. 

Considerado um dos pilares do Marketing de Conteúdo, o canal desempenha um papel essencial na construção de relacionamento com o público. Através de materiais úteis, as empresas conseguem estabelecer uma conexão duradoura com os leitores, o que aumenta as oportunidades de negócio e a fidelização de clientes. 

Neste post, explicaremos o passo a passo de como criar um blog e qual é a melhor estratégia de conteúdo para o seu negócio. Continue lendo e saiba tudo sobre essa poderosa ferramenta!

O que é blog?

O blog é uma página online estruturada para compartilhar artigos, chamados de blog posts. Esses conteúdos são publicados periodicamente e abordam temas específicos ou livres. O canal também suporta diferentes formatos de mídias (textos, vídeos, áudios e imagens).

Dessa forma, diferente dos sites institucionais e dos e-commerces, o blog não se restringe em compartilhar somente informações sobre produtos e serviços. Mas ele abrange uma variedade de assuntos que são úteis para um determinado público.

No contexto do Marketing Digital, o blog é um espaço onde uma organização compartilha conteúdo relevante relacionado ao seu setor. Por não ter limites de caracteres e abranger materiais de formatos variados, ele é uma poderosa ferramenta para atrair visitantes. 

Além disso, ao criar artigos otimizados com as técnicas de Search Engine Optimization (SEO), a empresa melhora a sua visibilidade nos mecanismos de busca, como o Google. Isso significa que o seu blog pode aparecer nos resultados de pesquisa atraindo um tráfego qualificado e direcionado para o site da sua empresa. 

Como surgiu o blog?

Embora, hoje, o blog seja uma ferramenta que ganhou notoriedade no marketing, a plataforma foi criada com outro propósito. Inicialmente o canal era uma espécie de diário online, onde as pessoas compartilhavam suas experiências pessoais. 

Alguns relatos datam o surgimento do blog no início da década de 1990, mas ele se tornou popular em 1997, nos Estados Unidos. Nesse período, as pessoas usavam a plataforma para compartilhar os seus pensamentos, ideias, experiências vividas, poesias, entre outros tipos de conteúdo.

No entanto, já no ano 2000, as empresas perceberam algumas transformações no hábito de consumo das pessoas e passou a utilizá-lo como uma ferramenta de monetização.

Ao longo dos anos, com as estratégias de Marketing Digital e Inbound Marketing ganhando popularidade, o blog se estabeleceu como um canal essencial para as marcas demonstrarem autoridade em seu segmento e atrair tráfego para seu site..

Quais são os benefícios do blog para a estratégia de Marketing Digital? 

Independentemente do porte ou segmento da empresa, todos podem se beneficiar deste recurso. Não é à toa que 53% dos profissionais de marketing afirmam que o blog é sua principal prioridade de Marketing de Conteúdo, segundo uma pesquisa da HubsPot

A seguir, veja as principais vantagens de contar com um blog profissional:

Gera autoridade

O blog permite que a empresa demonstre seu conhecimento e expertise em seu setor. Ao compartilhar conteúdos úteis, que solucionam problemas comuns da sua persona, a sua marca se posiciona como uma autoridade. Isso faz com que os leitores tenham confiança e respeito pela sua empresa. 

Aumenta a visibilidade da marca

Ao publicar artigos otimizados para os mecanismos de busca, é possível melhorar o posicionamento nas páginas de resultados do Google (SERP). Isso significa que quando um usuário pesquisar por um termo relacionado ao seu negócio, o site da sua empresa será uma das primeiras opções apresentadas. 

Reduz o custo sobre investimento (ROI)

A criação de posts para o blog é uma abordagem de baixo custo em comparação com campanhas de mídia paga, por exemplo. Ao investir na produção de conteúdos, é possível atrair organicamente um público qualificado sem a necessidade de investir grandes quantidades de dinheiro em campanhas de anúncios.

Dessa forma, o blog se mostra uma opção acessível e eficaz para alcançar e engajar os clientes em potencial.

Otimiza o SEO da empresa

O blog é intrínseco ao SEO. Ambos dependem um do outro para gerar resultados significativos. Ao trabalhá-los de forma conjunta, você maximiza o desempenho das estratégias de Marketing de Conteúdo. 

Resumidamente, o blog precisa estar otimizado para que ele seja encontrado pelos usuários. E o SEO necessita de conteúdos para alcançar o seu máximo potencial. Assim, a integração dessas duas técnicas é capaz de potencializar a visibilidade da sua marca. 

Para que você tenha uma noção clara, segundo um estudo do Tech Client, sites com um blog tendem a ter mais 434% de páginas indexadas.

Melhora o Funil de Vendas

Provavelmente você já deve saber que nem todos os usuários estão prontos para fechar negócio com sua empresa. Muitos precisam ser conduzidos pelo Funil de Vendas até estarem prontos.

Ao criar conteúdo que aborda os desafios e interesses do seu público em cada etapa do funil, você os direciona pela jornada de compra. Desde o estágio de nutrição dos visitantes e leads até a decisão de compra. 

Educa a audiência

Muitas vezes, a sua audiência precisa ser educada sobre os produtos e serviços da sua empresa. Principalmente aqueles usuários que estão na etapa de “Aprendizagem e Descoberta”, da Jornada do Cliente. Neste cenário, o blog oferece um espaço ideal para abordar conteúdos explicativos e informativos. Assim, você pode mesclar textos detalhados com vídeos tutoriais para facilitar a compreensão do público. 

Resultados permanentes

Este é um dos grandes benefícios do blog para uma estratégia de marketing. Diferente de outras estratégias, como anúncios pagos, por exemplo, os artigos permanecem disponíveis online por um longo período de tempo. 

Chamados de Conteúdo Evergreen, eles são posts atemporal. Por abordar um assunto de relevância, o seu valor e impacto não desaparecem rapidamente. Assim, eles contribuem no engajamento e conversões ao longo do tempo, desde que estejam otimizados e atualizados regularmente

Ajuda na fidelização de clientes

Ao continuar fornecendo conteúdo relevante mesmo após a venda, você mantém o engajamento e a conexão com seus clientes existentes. Isso fortalece a fidelidade à sua marca, estimula recomendações boca a boca e abre portas para oportunidades futuras.

Como criar um blog?

Profissional lendo um artigo de blog.

Uma dúvida comum, principalmente entre os empreendedores iniciantes, é: como criar um blog? Esta é uma pergunta bastante pertinente, uma vez que a página pode contribuir significativamente na otimização de suas estratégias de marketing. 

Afinal, criar um blog não é tão difícil, o desafio é gerar resultados significativos a partir dele. Veja a seguir, um passo a passo para desenvolver um blog eficiente:

1. Conheça a sua persona

Antes de começar a criar o seu blog, é importante ter clareza sobre a sua persona. Afinal, a estrutura da sua página e os conteúdos devem estar alinhados com o perfil dos usuários que você deseja alcançar. Isso inclui:

  • template;
  • disposição dos elementos;;
  • temas dos artigos;
  • tom de voz utilizado no texto;
  • o formato dos conteúdos.

Sem ter um conhecimento profundo da sua audiência, é impossível criar posts que respondam às suas perguntas.

Portanto, defina quem são as pessoas que você deseja impactar com o seu blog e quais são os seus interesses, necessidades e problemas. 

2. Compre uma hospedagem

A hospedagem é o serviço que permite que o seu blog esteja disponível na internet. É como um aluguel que você paga para estar presente no ambiente online.

Embora existam muitas empresas disponíveis, nem todas oferecem um serviço confiável. Optar por assinaturas muito baratas ou organizações desconhecidas pode resultar em problemas de desempenho, suporte insatisfatório ou até mesmo deixar o seu blog indisponível.

Para não correr esses riscos, analise os seguintes aspectos na hora de escolher o serviço de hospedagem:

  • estabilidade do servidor;
  • qualidade do suporte técnico;
  • custo-benefício;
  • políticas de privacidade;
  • velocidade de instalação e configuração;
  • reputação da empresa. 

3. Escolha o seu domínio 

O domínio é o endereço eletrônico do seu blog na internet. Por exemplo, www.mokeagency.com.br. Assim como nas cidades, os sites precisam de um endereço para serem encontrados. Algumas opções de domínios são:

  • .com (domínio mais popular do mundo)
  • .net (uma segunda opção do .com);
  • .org (sites do terceiro setor, como ONGs);
  • .info (mais voltado para páginas informativas);
  • .gov (para sites governamentais).

No momento de definir o nome do seu domínio, lembre-se de escolher um que seja fácil de lembrar, sem numerações e palavras que possam ter ambiguidades. Se possível, inclua o nome da sua empresa. Assim, os visitantes poderão encontrar a sua página de forma rápida e intuitiva.

4. Defina o seu CMS

O CMS (Content Management System), ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, é uma plataforma onde você vai editar e gerenciar o seu blog. 

Uma das opções mais populares e amplamente recomendadas é o WordPress. Ele é um CMS de código aberto. Isso significa que tem uma comunidade de desenvolvedores que contribuem com temas, plugins e atualizações. 

A ferramenta oferece uma interface bastante intuitiva, permitindo que você crie e gerencie seu blog de forma eficiente, mesmo sem conhecimentos avançados em programação. De acordo com uma pesquisa da W3Techs, 41.1% de todos os sites usam WordPress como o sistema de gerenciamento de conteúdo.

Outras opções de CMS são o Joomla, Drupal, Wix e Blogger. 

5. Configure o seu blog

Depois de escolher o CMS, é hora de instalar e configurar o seu blog de acordo com as suas preferências e necessidades. Aqui estão algumas etapas importantes a serem consideradas durante a configuração:

  • escolha um tema ou template visualmente agradável para o seu blog;
  • faça as configurações de SEO (otimização de títulos, descrições, URLs tags de cabeçalho e palavras-chave);
  • organize a navegação do seu blog criando menus claros e intuitivos;
  • configure ferramentas externas de análise, como o Google Analytics, para acompanhar o desempenho do seu blog;
  • faça a instalação de plugins de SEO (Yoast SEO, All in One SEO Pack, Rank Math);
  • Adicione botões de compartilhamento nas redes sociais.

6. Produza os conteúdos 

Para que os artigos do seu blog alcance os usuários, você precisa de uma estratégia de conteúdo. Afinal, de que adianta produzir posts incríveis se eles não forem lidos, não é mesmo?

Nesse sentido, ao criar seu conteúdo, é imprescindível aplicar as boas práticas de SEO para melhorar a classificação nos mecanismos de busca. Isso permitirá que sua página seja encontrada por mais pessoas interessadas nos seus artigos. 

Abaixo, trouxemos algumas dicas indispensáveis para melhorar a visibilidade do seu blog nos mecanismos de buscas:

Pesquisa de palavras-chave

Encontre as palavras-chave relevantes para o seu nicho e inclua-as estrategicamente no seu conteúdo. Isso contribuirá para uma melhor visibilidade do seu blog nos mecanismos de busca.

Textos de qualidade

Para a escrita em si, procure utilizar uma linguagem clara e concisa. Mantenha os parágrafos curtos e fáceis de ler e jamais duplique o conteúdo de outro site. Você pode ser punido pelo Google caso copie o texto de outro autor. 

Elementos gráficos

Além do texto, aproveite também os elementos visuais para enriquecer o seu conteúdo. Inclua imagens, gráficos, vídeos ou infográficos relevantes, que ajudarão a tornar o seu material mais atrativo e fácil de ser compreendido.

Os post blog com imagens recebem mais 94% de visualizações, conforme constatou uma pesquisa do Content Marketing

Escaneabilidade 

Organize o seu conteúdo de forma estruturada, dividindo-o em seções com títulos claros e utilizando listas ou bullets para destacar os pontos-chave. Isso tornará o seu conteúdo mais escaneável, permitindo que os leitores identifiquem facilmente as informações relevantes.

7. Mantenha a frequência de publicação

Um erro muito comum é não manter uma regularidade nas publicações de artigos. Postar apenas um artigo por mês dificilmente trará resultados. Isso porque os mecanismos de busca tendem a valorizar páginas atualizadas e com mais frequência.

Em resumo, não existe uma quantidade ideal de posts a serem publicados, já que isso varia de acordo com a estratégia adotada. No entanto, é altamente recomendado manter um volume regular de publicações.

Assim, uma dica valiosa é criar um cronograma de conteúdo e segui-lo de forma consistente. Dessa forma você consegue atrair mais tráfego orgânico e aumentar as chances de ser encontrado pelos mecanismos de busca, além de manter os leitores engajados. 

8. Faça análises e otimizações

Por último e não menos importante, após a publicação dos conteúdos você precisa acompanhar o desempenho deles. O blog é um canal altamente mensurável. Ou seja, ele permite monitorar todas as interações dos usuários no seu site, incluindo:

  • volume de usuários que acessam seu blog;
  • de onde os visitantes estão vindo;
  • número de visitantes que entraram e logo saíram;
  • artigos mais lidos;
  • engajamento de cada posts;
  • quantidade de conversões;
  • entre muitos outros. 

Ao analisar esses dados é possível identificar o que funcionou e o que necessita de ajustes. Isso faz com que a sua estratégia seja escalável e cada vez mais acertada. 

Quais são os tipos de blog post?

Usuário lendo um conteúdo de blog.

Quando se trata de criar posts para o seu blog, é essencial considerar os objetivos de marketing e o segmento da sua empresa. Afinal, cada conteúdo deve ser planejado para alcançar uma meta específica. 

Se você busca gerar tráfego para o seu site, as postagens educativas e informativas são a escolha ideal, já que costumam ter um maior volume de buscas. Por outro lado, se o seu foco é impulsionar conversões em vendas, as postagens sobre produtos e serviços e estudos de casos são as mais indicadas.

Para entender qual o tipo de blog post é o ideal para sua estratégia, leia os próximos tópicos: 

Post sobre produtos e serviços

Nesse tipo de post, destaque os benefícios e vantagens da solução oferecida pela sua empresa. Mostre como seu produto ou serviço pode resolver problemas ou atender às necessidades dos clientes. Além disso, inclua chamadas para ação (CTAs) ao longo do artigo, incentivando os leitores a adquirirem o produto ou serviço

Post educativos

O objetivo desses posts é ensinar o público. Foque em educar sua audiência, fornecendo informações valiosas e relevantes sobre um determinado assunto. Isso pode incluir guias passo a passo, dicas, tutoriais e explicações detalhadas. Essas postagens são ideais para atrair clientes potenciais no topo do funil, que estão buscando conhecimento e informações antes de tomar decisões de compra.

Post informativos

Os conteúdos informativos são semelhantes com o anterior, mas seu objetivo principal é fornecer informações relevantes aos leitores, sem necessariamente ensinar algo. Essas postagens são focadas em compartilhar dados, notícias, atualizações ou insights relevantes sobre um assunto. 

Post de tutoriais

Os tutoriais oferecem instruções práticas sobre como realizar determinadas tarefas ou alcançar certos objetivos. Esse tipo de blog post ajudam a quebrar objeções daqueles que ainda não conhecem bem sua empresa, mostrando como seu produto ou serviço pode ser usado de forma eficaz.

Além disso, eles também são valiosos para responder dúvidas no pós-venda, auxiliando os clientes a obterem o máximo de valor da sua solução.

Post de estudo de casos

Os estudos de caso são conteúdos mais aprofundados, ótimo para demonstrar conhecimento e autoridade sobre o assunto abordado. Incluem nesse formato, cases de sucesso, comparativos de produto, pesquisas, depoimentos de clientes, entre outros.

Post em lista

Para criar um post desse formato, basta escolher um tema e definir um ranking que pode ser: do melhor para o pior, do mais recente ao mais velho, do mais barato ao mais caro, entre outros. Uma dica é utilizar números nas tags que chamem a atenção do leitor, como, por exemplo: “Os 10 melhores celulares de todo tempo” ou “Os 5 melhores destinos para viajar fora do Brasil”. 

Quais são as principais ferramentas para blog?

Existem diversos recursos que auxiliam no gerenciamento de um blog e na otimização de conteúdos, desde plugins a ferramentas externas. A seguir, abordaremos os principais:

Yoast SEO

É um plugin para WordPress indispensável que fornece recursos de otimização de SEO. Ele ajuda a melhorar títulos, meta descrições, URLs, além de fornecer análises e sugestões para melhorar o conteúdo. Conheça algumas de suas funcionalidades:

  • verificação de legibilidade do conteúdo;
  • detecta se você tem trechos ou artigos duplicado em sua página;
  • integração com redes sociais;
  • verificação de links internos e externos;
  • configuração de regras de redirecionamento;
  • integração com o Google Search Console;
  • e muito mais. 

SEOPress

É outro plugin de SEO para WordPress que oferece recursos avançados de otimização. Ele permite melhorar títulos, meta descrições, tags, além de fornecer uma análise completa do SEO do seu blog. A ferramenta também oferece as seguintes funções: 

  • análise de palavras-chave;
  • configuração de tags canônicas;
  • integração com redes sociais;
  • verificação de links internos e externos;
  • configuração de regras de redirecionamento;
  • integração com o Google Analytics;
  • e muito mais

Semrush

O SEMrush é uma ferramenta poderosa para otimizar o conteúdo do blog e melhorar o desempenho nos mecanismos de busca. Veja algumas de suas funcionalidades:

  • recursos para pesquisa de palavras-chave;
  • análise de concorrência;
  • monitoramento de rankings;
  • análise de tráfego;
  • e muito mais. 

Google Analytics

É um recurso essencial para acompanhar e analisar o tráfego do seu blog. Ela fornece insights sobre o comportamento dos visitantes, origem do tráfego, páginas mais populares, taxa de rejeição e outras métricas importantes.

Google Search Console

Ferramenta gratuita do Google que permite acompanhar e otimizar a presença do seu blog nos resultados de pesquisa. Ele fornece informações sobre erros de rastreamento, desempenho de palavras-chave, índice de páginas, entre outros dados úteis.

Quais são as boas práticas de SEO para blog?

Ilustração de elementos que representam estratégias de SEO para blog.

A maior parte do tráfego de um blog vem dos mecanismos de buscas, principalmente do Google. Em outras palavras, não tem como criar uma estratégia para a sua página sem associar as boas práticas de SEO. 

Confira abaixo alguns itens fundamentais para que o seu blog seja encontrado pelos usuários:

Pesquisa palavras-chave

Antes de começar a escrever o seu artigo, faça uma pesquisa aprofundada sobre palavras-chave. São elas que vão orientar a escrita e a otimização dos seus conteúdos. Para encontrar os termos ideais leve em consideração os seguintes fatores:

  • Volume de busca;
  • Dificuldade de ranqueamento;
  • A etapa do funil que a keyword representa;
  • Posicionamento atual do seu site para ela;

Após defini-las, utilize as palavras-chave ao longo do artigo de forma estratégica. Ela deve estar no título (H1), se possível nos subtítulos (H2) e ao longo do texto, mas com naturalidade.

Tags de SEO

As Tags são marcações dentro de um texto que facilitam o rastreamento dos conteúdos nos motores de busca. Veja abaixo as principais:

Meta title/título SEO: é o título do post que aparece na página de pesquisa do Google.

Meta description: é a descrição do post situado logo abaixo da meta title.

Heading tags: estão dentro do conteúdo e funcionam como título no subtítulo (H1,H2,H3).

Lembre-se de utilizar a palavra-chave principal em todas as tags para facilitar a indexação e o rastreamento do conteúdo.

Imagens 

Além de tornar a leitura mais agradável, a inclusão de imagens no artigo traz diversos benefícios para a otimização do conteúdo.

Ao utilizar fotos, ilustrações e infográficos, você não apenas torna o post mais visualmente atraente, mas também mantém o leitor engajado. Isso pode aumentar o tempo que o usuário passa na página, o que é um indicador positivo para os mecanismos de busca.

Outro aspecto importante é a otimização das imagens por meio do Alt Text. O recurso é uma descrição da imagem que é exibida caso ela não possa ser carregada. 

O Alt Text também é um recurso voltado para melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência visual. 

Links internos

O tempo que o leitor passa dentro do seu site, também é um fator de ranqueamento dos mecanismos de buscas. Portanto, utilizar links internos apontando para outros conteúdos da sua página, pode prolongar o tempo de permanência do usuário, o que é um bom indicativo para o Google. 

No entanto, lembre-se de distribuir os links de forma harmônica e equilibrada. Evite agrupar eles em um único parágrafo. Afinal, o recurso deve melhorar a experiência do usuário. Dessa forma, use-os de forma coerente ao do texto, sempre que possível linkando na palavra-chave do artigo de destino. 

Além disso, a distribuição correta de links hiperlinks facilita a leitura do seu site pelo Google, o que contribui no rankeamento do blog. 

Conteúdo de qualidade

É comum as pessoas associarem um conteúdo de qualidade com um texto bem escrito e sem erros gramaticais. De fato, isso é verdade, mas em uma estratégia de Marketing de Conteúdo, não se trata apenas disso. 

Um conteúdo de qualidade tem muito mais a ver com a experiência do usuário (Customer Experience) e na forma que você entrega o material para ele. Ou seja, o seu artigo tem que ser capaz de sanar a objeção do leitor e ao mesmo tempo engajá-lo. 

Abaixo, separamos as principais dicas para você produzir um conteúdo de qualidade:

  • responda às perguntas dos usuários;
  • utilize os subtítulos de forma estratégica;
  • evite parágrafos longos (no máximo até 5 linhas);
  • não use frases extensas;
  • utilize um tom de voz compatível com a persona;
  • insira bullets points (tópicos e listas).

Além disso, quanto mais qualidade o seu conteúdo tiver, maiores são as chances dele ser compartilhado nas redes sociais. De acordo com um artigo da Propel Marketing & Design, 94% dos usuários compartilham os blog posts porque acham que será útil para outras pessoas. 

Link building 

O link building, também conhecido como obtenção de backlinks, ocorre quando um site externo faz a linkagem de um dos seus artigos. Ou seja, quando uma outra página cita o seu conteúdo como referência. 

Quando isso acontece, o seu Domain Authority aumenta e os motores de buscas passam a entender que a sua página tem relevância sobre o assunto. Assim, ele passa a colocar o seu site em uma posição de destaque nas SERPs para que mais usuários possam encontrá-lo.

SEO técnico 

Além dessas boas práticas, existem outras dezenas de técnicas que precisam ser levadas em consideração no momento de estruturar a sua página. 

Por exemplo, o tempo de carregamento. Esse fator influencia diretamente no ranqueamento do seu site. Por isso é importante otimizar o tamanho das imagens, comprimindo-as sem comprometer a qualidade visual

Outra dica é fazer um blog Mobile Friendly. Isso significa que ele precisa ser adaptado para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Este também é considerado um importante fator de ranqueamento dos mecanismos de buscas.

5 métricas de blog que você precisa acompanhar?

Para medir o desempenho do seu blog e verificar o impacto dos seus conteúdos, você precisa acompanhar os indicadores. São eles que vão revelar o que está dando certo e o que necessita de ajustes. Agora, veja as principais métricas de blog:

1. Número de visitantes únicos

Representa o número de visitantes que entraram no seu blog durante um determinado período de tempo. Este indicador fornece uma visão geral do alcance do seu conteúdo e da capacidade do seu blog em atrair novos visitantes.

2. Taxa de rejeição

Este indicador mostra a porcentagem de visitantes que acessaram apenas uma página do seu blog e saíram em seguida, sem interagir com outras páginas. Acompanhar a taxa de rejeição é essencial para verificar se os seus conteúdos estão engajando ou não. 

3. Tempo médio no site

Revela o tempo médio que os usuários estão passando em seu blog. Quanto maior for o tempo de permanência, maiores são as chances deles estarem consumindo os seus conteúdos. Isso indica que os seus artigos estão gerando engajamentos. 

4. Origem do tráfego

Essa métrica mostra de quais canais os visitantes do seu blog estão vindo. Pode ser pelo Google, redes sociais, links externos ou tráfego direto. Entender a origem do tráfego ajuda a identificar quais canais de marketing merecem maior investimento. 

5. Taxa de conversão

A taxa de conversão mede a porcentagem de usuários que realizaram uma ação desejada, como por exemplo, se inscrever em uma newsletter, preencher um formulário ou fazer uma compra. 

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Com quase uma década de experiência, desenvolvemos uma metodologia própria altamente eficaz e com foco nos resultados.

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Em resumo

O que significa um blog?

O blog é uma página estruturada para compartilhar artigos, chamados de blog posts. Esses conteúdos são publicados periodicamente e abordam temas específicos ou livres. O canal também suporta diferentes formatos de mídias (textos, vídeos, áudios e imagens).

Qual é a vantagem de ter um blog?

Aqui ficam algumas das vantagens de criar um blog:
– Gera autoridade;
– Aumenta a visibilidade da marca;
– Educa a audiência;
– Atrai tráfego qualificado;
– Ajuda na fidelização de clientes;
– Reduz o custo sobre investimento (ROI);
– Otimiza o SEO da empresa;
– Melhora o Funil de Vendas;
– Resultados permanentes.

Qual é a diferença entre um site e um blog?

Diferente dos sites, o blog não se restringe em compartilhar apenas informações sobre produtos e serviços. Mas ele abrange uma variedade de assuntos que são úteis para um determinado público.

Como se faz um blog?

Para aprender como criar um blog, siga este passo a passo:
1. Conheça a sua persona;
2. Compre uma hospedagem;
3. Escolha o seu domínio;
4. Defina o seu CMS;
5. Configure o seu blog;
6. Produza os conteúdos;
7. Mantenha a freqüência de publicação;
8. Faça análises e otimizações.

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