Como gerar leads: 7 segredos que não te contam

Sua empresa sabe como gerar leads ou apenas espera que eles cheguem? Se você não tem uma estratégia específica para captar potenciais clientes, saiba que está perdendo grandes oportunidades de negócio.

Nesse sentido, o Inbound Marketing torna-se indispensável para atrair, converter e fidelizar consumidores de forma orgânica, ou seja, sem precisar investir em campanhas publicitárias ou anúncios pagos.

Que tal saber mais sobre como gerar leads? Neste post, vamos explicar o assunto e apresentar 7 segredos que não te contam. Saiba mais!

O que é geração de leads e qual a sua importância?

A geração de leads é a etapa da estratégia de Inbound Marketing em que o objetivo é converter visitantes em potenciais clientes. Ou seja, após atrair usuários por meio de conteúdos relevantes, a próxima fase consiste em direcionar os esforços para capturar suas informações de contato. 

De modo geral, os leads são gerados quando você oferece um conteúdo para o visitante, como um material rico. Dessa forma, ele deixa suas informações de contato (nome e e-mail, por exemplo) para baixar o material.

Essa é a virada de chave para que ele se torne um potencial cliente. A partir disso, é iniciado o fluxo de nutrição, que vai conduzi-lo ao longo dos estágios do funil de vendas até ele se tornar um consumidor fiel. 

Dentro de uma estratégia de Inbound existem várias ações que precisam ser executadas ao longo desse processo. Como resultado, há chance de construir uma relação de confiança, que leve à fidelização do cliente. 

Conforme as diferentes ofertas são feitas, você mensura a taxa de conversão. Se ela for boa, significa que os seus produtos ou serviços são interessantes para o lead.

Quais são os benefícios da geração de leads?

Entender como gerar leads não é apenas  importante para prospectar clientes, mas é um processo que permite construir e fortalecer o relacionamento com o público. Isso ocorre porque, ao fornecer conteúdos úteis, a empresa estabelece confiança e autoridade no mercado. Veja os impactos positivos proporcionados por essa abordagem: 

  • geração de oportunidades contínuas;
  • conquista a posição de autoridade de conteúdo no segmento de atuação;
  • obtenção de dados relevantes dos leads;
  • possibilita uma comunicação direta com público;
  • aumento da taxa de conversão;
  • educa o mercado sobre os seus produtos;
  • contribui na popularização da marca.

7 dicas para gerar leads qualificados

Profissionais de marketing utilizando estratégias sobre como gerar leads.

Conquistar a atenção de potenciais clientes e nutri-los ao longo do funil de vendas é uma tarefa que pode ser desafiadora. Porém, ao seguir essas 7 dicas fundamentais, você estará preparado para gerar leads. Confira!

1. Defina quem é a sua persona

O primeiro passo para quem quer saber como gerar leads é identificar com quem está falando. Isso depende da persona, a representação semifictícia do seu cliente ideal. Nesse sentido, ela sempre deve ser desenvolvida com base em características e comportamentos dos compradores reais da sua empresa.

Além disso, saiba que um mesmo negócio pode ter diferentes personas. Dessa forma, é fundamental adequar a linguagem para que ela seja o mais personalizada possível. Assim, será mais fácil alcançar seus objetivos.

2. Crie um blog

O blog é um recurso indispensável para gerar leads. Por meio dele, você consegue atrair visitantes de forma orgânica, estimulando-os a se conectarem com a sua marca por meio de conteúdos úteis.

Por isso, o canal deve ser atualizado com frequência e ter um viés informativo e educativo, e não apenas de vendas. Dessa forma, o blog se torna uma fonte de informação útil, que vai aumentar a credibilidade da sua empresa.

3. Faça a otimização de conteúdos

Depois de criar o seu blog, é imprescindível que os conteúdos sejam otimizados com as técnicas de Search Engine Optimization (SEO). A ideia é aplicar as boas práticas de SEO para posicionar os posts na primeira página do Google (SERP).

Afinal, de nada adianta criar bons artigos se estes não forem encontrados pelos usuários. Veja, algumas das principais estratégias de ranqueamento:

  • conteúdos originais e de qualidade;
  • utilização da palavra-chave nas heading tags (títulos e intertítulos);
  • estruturação estratégica do conteúdo;
  • URL Amigável;
  • linkagem interna para outros conteúdos do seu blog;
  • otimização de imagens.

4. Utilize ferramentas de automação

A automação de marketing é uma grande aliada na geração de leads. Isso porque os softwares com essa finalidade simplificam e melhoram a eficiência dos processos.

Porém, você precisa saber como escolher e utilizar as ferramentas de automação mais adequadas para a sua empresa. Existem várias plataformas disponíveis no mercado, dentre elas, a RD Station Marketing se destaca como uma das mais completas e eficientes. 

Com esse recurso, fica muito mais fácil criar Landing Page para captar potenciais clientes, além de otimizar toda a gestão de leads. 

5. Invista em campanhas de e-mail marketing

O e-mail marketing continua sendo uma poderosa ferramenta tanto para gerar quanto para nutrir a sua base de leads. Por meio dessa estratégia, é possível estabelecer e fortalecer o relacionamento com os visitantes, transformando-os em leads qualificados e, eventualmente, em clientes fiéis.

A eficácia do e-mail está na capacidade de enviar mensagens direcionadas e personalizadas para uma audiência que já demonstrou interesse em seu conteúdo. Assim, a ferramenta possibilita enviar mensagens diretamente nas caixas de entrada dos seus leads, sem a interferência de algoritmos. 

6. Aposte em formatos visuais

Os vídeos e as imagens estão cada vez mais em alta e, essa é uma estratégia que veio para ficar. Não é à toa que 52% dos entrevistados da pesquisa VisualGPS, da Getty Images, revelou que estão ampliando o uso de elementos gráficos em suas campanhas. Além disso, 71% destacam que o orçamento da criação de conteúdos em vídeo será maior nos próximos trimestres. Portanto, invista nesse formato, porque ele tende a trazer índices elevados de engajamento, compartilhamento e aceitação.

7. Entenda o comportamento dos visitantes

Você já conhece a sua persona e entende que ela é importante. Porém, é preciso ir além! Para desenvolver uma boa estratégia de geração de leads é necessário saber quais abordagens são decisivas para a tomada de decisão de compra.

Assim, por meio da automação, você consegue descobrir as palavras-chave mais buscadas, quais páginas do site são acessadas e os principais interesses dos usuários. Como consequência, você terá as informações necessárias para criar abordagens precisas. 

Agora, você já sabe como gerar leads e o que fazer para potencializar seus resultados. Como ficou claro, essa é uma etapa essencial para conquistar clientes. Por isso, vale a pena investir no seu negócio, contratando uma agência especializada.

Então, o que acha de decolar os resultados da sua empresa? Conheça os serviços da GMZ.MOKE e veja como alçar voo com a nossa metodologia!

Em resumo

O que significa geração de leads?

A geração de leads é a etapa da estratégia de Inbound Marketing em que o objetivo é converter visitantes em potenciais clientes. Ou seja, após atrair usuários por meio de conteúdos relevantes, a próxima fase consiste em direcionar os esforços para capturar suas informações de contato.

Como conseguir leads para minha empresa?

1. Defina quem é sua persona.
2. Faça a otimização de conteúdos.
3. Use ferramentas de automação.
4. Crie um blog.
5. Invista em campanhas de e-mail marketing.
6. Aposte em formatos visuais.
7. Entenda o comportamento dos visitantes.

Como gerar leads com baixo custo?

1. Utilize o marketing digital, mais especificamente o Inbound Marketing.
2. Crie conteúdos de valor, como cases de sucesso.
3. Tenha um programa de indicação de novos clientes.
4. Crie uma campanha de incentivo para a equipe de vendas.
5. Utilize ferramentas de automação para fazer uma gestão estratégica dos leads.

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