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Core Web Vitals: tudo sobre os indicadores de experiência do usuário

O conteúdo do site é fundamental para conquistar melhores posições no Google. Contudo, é importante destacar que existem outros fatores-chave que impactam diretamente no ranqueamento das páginas, dentre eles, podemos citar o Core Web Vitals.

O CWV são diferentes métricas relacionadas à experiência do usuário e ao desempenho de um site. Portanto, trata-se de uma importante atualização de SEO que busca tornar a navegação mais agradável possível para os usuários. 

Então, que tal saber mais sobre os indicadores de experiência do usuário? Neste post, vamos tratar dos Core Web Vitals, dos seus indicadores e outros detalhes relevantes. Entenda mais!

O que são os Core Web Vitals?

Os Core Web Vitals são um conjunto de métricas que analisam a experiência do usuário quanto à velocidade de carregamento do site. Além de verificar esse desempenho, também confere a interatividade e a estabilidade visual da página. Ou seja, os CWV são uma forma de direcionar as ações de qualidade de forma unificada.

Essa técnica de SEO passou a existir em 2020, quando os algoritmos do Google começaram a priorizar o user experience (UX). Assim, os programadores passaram a saber o que precisa ser feito para oferecer uma navegação aprimorada para os usuários.

Vale a pena reforçar que eles são válidos tanto para computadores quanto para dispositivos móveis. Afinal, o que o Google quer saber é qual site oferece uma navegação mais qualificada. Quem estiver melhor, ganha pontos a mais para ficar bem posicionado na página de resultados, a SERP.

Por que a experiência do usuário é crucial para o SEO e a retenção de visitantes?

A experiência do usuário é crucial para o SEO e a retenção de visitantes, porque o principal objetivo do Google é oferecer resultados de pesquisa relevantes e de alta qualidade. Uma boa experiência do usuário não apenas atende às expectativas das pessoas, mas também está alinhada aos critérios de avaliação do algoritmo de busca.

Afinal, é extremamente desagradável navegar por um site lento, confuso ou com informações irrelevantes, não é mesmo? Assim, o  Google, ao reconhecer isso, valoriza páginas que proporcionam uma experiência positiva às pessoas.

Um site responsivo, com tempos de carregamento rápidos, design intuitivo e conteúdo útil não apenas atrai mais tráfego, mas também incentiva os visitantes a permanecerem por mais tempo na página. 

Portanto, ainda que não seja um fator de influência direta para fidelização de clientes, ajuda em sua atração. Afinal, oferecer bom UX contribui para ter mais visitas no site e para a entrada de um potencial comprador no funil de vendas.

Além disso, quando não se seguem as boas diretrizes do Core Web Vitals, há uma chance maior dos usuários saírem da página. Caso a taxa de rejeição seja elevada, o Google deixa de entregá-la para outras pessoas.

Quais são os 3 principais indicadores do Core Web Vitals?

Os 3 principais indicadores do Core Web Vitals são: Largest Contentful Paint (LCP), First Input Delay (FID) e Cumulative Layout Shift (CLS). Eles representam, de forma padronizada, os elementos que impactam a experiência do usuário. 

A seguir, explicaremos em detalhes o que cada um representa:

1. Largest Contenful Paint (LCP)

O CLP mensura a velocidade de carregamento da página, ou seja, o tempo que o site demora para exibir o conteúdo. Por isso, ele está diretamente ligado com a renderização do domínio, já que se considera a exibição do maior elemento da página.

Abaixo, listamos os principais fatores que atrapalham o LCP de um site:

1. Servidor ruim.

2. Falta de Content Delivery Network (CDN).

3. Configurações de cache.

4. Presença de CSS e JavaScript não usados.

5. Conexões de terceiros que demoram muito para serem carregados, como pixels.

6. Tamanho dos conteúdos.

2. First Input Delay (FID)

O FID verifica o tempo entre a interação do visitante e a resposta do navegador. Ou seja, ele descobre o nível de atraso da interatividade, situação que pode ser causada por diferentes processos, como o carregamento de um arquivo em JavaScript ou os códigos de página ou de terceiros.

3. Cumulative Layout Shift (CLS)

O CLS avalia a estabilidade visual da página durante o período de carregamento. Assim, o indicador mede se há muitas mudanças inesperadas de layout e qual é a sua frequência e gravidade.

Por exemplo, você clica em um botão, mas um elemento é carregado e muda o lugar dele, modificando a ação inicialmente realizada. Isso acontece quando os ícones aparecem de forma assíncrona ou apresentam uma configuração dinâmica.

Como medir e avaliar os Core Web Vitals?

Para medir e avaliar os Core Web Vitals siga os passos abaixo:

Escolha o modelo de mensuração.

1. Use uma ferramenta adequada.

2. Confira as indicações apresentadas. 

3. Faça as mudanças no site.

4. Faça as mudanças no site

1. Escolha o modelo de mensuração

Os indicadores do Core Web Vitals podem ser mensurados de duas formas. Uma delas é o lab data. Nesse caso, as ferramentas usadas simulam o carregamento da página. Esse processo é feito em um ambiente controlado para obter o resultado real.

Já o field data verifica as interações de usuários de verdade. Assim, são os elementos efetivamente usados pelo Google, algo que não surge em um ambiente controlado.

2. Use uma ferramenta adequada

Várias ferramentas podem ser usadas para analisar os indicadores de experiência do usuário do CWV. Elas podem utilizar apenas o lab data, o field data ou ambos. Tudo depende do que você precisa. Por isso, é necessário avaliar as opções e escolher a mais adequada.

3. Confira as indicações apresentadas

Cada ferramenta apresentará os dados de forma diferente. De todo modo, basta acessar o menu correto e ver a pontuação da página ou se ela foi aprovada ou reprovada nas métricas do Core Web Vitals.

4. Faça as mudanças no site

Conforme as indicações apresentadas na ferramenta, modifique os diferentes aspectos do site. Com o tempo, continue monitorando para verificar se houve algum resultado positivo e/ou se precisa de mais otimizações.

Quais são as diretrizes para melhorar os indicadores do Core Web Vitals?

Página de um site que segue as boas diretrizes do Core Web Vitals.
A partir desta análise é possível verificar o desempenho e estabilidade visual da página

As diretrizes para melhorar os indicadores do Core Web Vitals são abaixo de 2,5 segundos para o LCP, menor do que 100 milissegundos para o FID e entre 0 e 0,1 para o CLS. Esses são os números ideais. Caso fique abaixo disso, o resultado indica a necessidade de otimização ou sinaliza que está muito ruim.

No caso do Largest Contentul Paint, se ficar entre 2,5 e 4 segundos, o Google entende como moderadamente eficaz. Dessa forma, há necessidade de otimização para melhorar o resultado na SERP. Acima de 4 segundos, considera-se ruim. Então, existe um impacto negativo no SEO.

Por sua vez, se o FID for maior do que 100 milissegundos, tende a afetar a taxa de conversão. Caso fique entre 100 e 300 milissegundos, requer otimização. Acima de 300 milissegundos, é um resultado ruim.

Enfim, no CLS, a pontuação varia de 0 a 1. Se ficar de 0,1 a 0,25, há indicação de melhorias. Acima de 0,25, a experiência do usuário é ruim.

Qual o impacto dos Core Web Vitals no ranqueamento de busca?

Os Core Web Vitals exercem uma influência direta na classificação dos sites pelos algoritmos nas páginas de resultados de pesquisa (SERPs). Afinal, o Google prioriza não apenas o conteúdo relevante, mas também a experiência do usuário.

Nesse cenário, ao otimizar os Core Web Vitals,  os usuários têm interações mais rápidas, tranquilas e sem interrupções. Tudo isso gera retornos positivos para a sua empresa. Afinal, há aumento do tráfego orgânico e das conversões.

Quais são as ferramentas e recursos para otimização dos Core Web Vitals?

Existem diferentes tipos de ferramentas para otimização dos Core Web Vitals, a seguir conheça os principais:

Chrome User Experience Report (CrUX)

Esse recurso analisa os indicadores do CWV a partir dos dados de campo e métricas de diagnóstico. Você pode acessá-lo pelo painel personalizável do Google Data Studio, o CrUX Dashboard. Outras opções são o PageSpeed Insights, o CrUX no BigQuery e o CrUX API.

PageSpeed Insights

Usada para mensurar a velocidade de carregamento das páginas, essa ferramenta também traz os dados do Core Web Vitals. Elas são separadas entre desktop e mobile, e ainda trazem indicações de otimizações.

Google Search Console

A plataforma é específica para otimizações de CWV. Assim, mais do que apresentar dados válidos para a sua estratégia de SEO, traz mais informações. Elas são classificadas por status, a fim de saber se estão boas, ruins ou exigem otimizações.

Essa característica permite que você identifique as páginas que requerem correções. Além disso, tem dados históricos de performance, que podem ser bem interessantes para a sua análise.

Biblioteca JavaScript

Uma biblioteca JavaScript de código aberto pode ser usada por programadores. Para isso, é preciso usá-la com um provedor de análise que ofereça indicadores personalizados.

Extensão Web Vitals do Google Chrome

Essa extensão traz lab data para uma página sendo acessada pelo usuário. Dessa forma, consegue-se obter dados de performance em tempo real. Isso permite que os desenvolvedores verifiquem os resultados conforme alteram o código.

Lighthouse

Outra ferramenta que mede a velocidade dos sites e também pode ser aplicada aos Core Web Vitals. Ela permite verificar CLS, LCP e FID, e pode ser acessada pelos recursos do Chrome DevTools ou extensão para o Chrome.

WebPageTest

O WebPageTest analisa a experiência da página a partir do lab data para informar as métricas do CWV. Uma vantagem é poder analisar as páginas individuais. Dessa forma, você tem orientações mais acertadas para otimizar a performance.

Como integrar os Core Web Vitals em uma estratégia de desenvolvimento web?

Para integrar os Core Web Vitals em uma estratégia de desenvolvimento web, é preciso alinhar o trabalho da equipe de marketing e development. Assim, as métricas podem ser monitoradas e as correções implementadas nas atualizações.

Isso permite que os resultados obtidos sejam melhores, já que as otimizações são feitas de forma contínua. Dessa forma, é possível adaptar as páginas do site às exigências do algoritmo do Google e melhorar o posicionamento na SERP.

Como fazer o monitoramento contínuo dos Core Web Vitals?

Você pode fazer o monitoramento contínuo dos Core Web Vitals a partir da avaliação regular dos indicadores e implantação das otimizações necessárias. Esse processo pode ser feito com as ferramentas de análise, como Lighthouse e Google Search Console.

Quais são as atualizações futuras do Google?

As atualizações futuras do Google são variadas e imprevistas, porque diferentes updates são feitos a cada ano. O algoritmo deve visar cada vez mais a experiência do usuário. Portanto, é preciso que a programação das páginas atenda a essas necessidades.

Por isso, é fundamental fazer o monitoramento contínuo para saber como o site está reagindo em relação às modificações e às atualizações feitas. É para isso que o Core Web Vitals serve e o motivo pelo qual você deve usar na sua estratégia de marketing.

Para alcançar melhores resultados, tenha o apoio de uma agência especializada. Fale com um especialista da GMZ.MOKE e conheça nossa metodologia voo de cruzeiro.

Em resumo

O que é Web Vitals React?

Os Core Web Vitals são um conjunto de métricas que analisam a experiência do usuário quanto à velocidade de carregamento do site. Além de verificar esse desempenho, também confere a interatividade e a estabilidade visual da página.

Para que serve o Web Vitals?

Core Web Vitals são as métricas desenvolvidas pelo Google para avaliar a qualidade da experiência do usuário em sites. As 3 CWV são: Largest Contentful Paint (LCP), First Input Delay (FID) e Cumulative Layout Shift (CLS).

O que é LCP Google?

O CLP mensura a velocidade de carregamento da página, ou seja, o tempo que o site demora para exibir o conteúdo. Por isso, ele está diretamente ligado com a renderização do domínio, já que se considera a exibição do maior elemento da página.

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