Toda empresa desenvolve conteúdos e campanhas para atrair mais pessoas para a sua marca. Entretanto, como saber se o material está trazendo resultados? É aí que o CTR (Click Through Rate) desempenha um importante papel.
A taxa de cliques é uma métrica para analisar a qualidade e efetividade dos conteúdos clicáveis que sua marca produz. Assim, se houver qualquer problema nas campanhas, é possível notar com esse indicador.
Quer saber mais sobre o CTR, como utilizar e gerar melhorias em seus resultados? Leia o artigo a seguir!
O CTR (Click Through Rate), ou taxa de cliques, é um indicador utilizado no marketing digital. O objetivo é mostrar os cliques em um determinado link em comparação às visualizações.
Assim, pode ser aplicada desde pesquisas orgânicas até anúncios pagos por clique. Basicamente, é aplicável a qualquer elemento clicável.
Por isso, é uma métrica importante para avaliar o desempenho de um anúncio ou conteúdo. Como resultado, é possível desenvolver melhorias para atingir resultados positivos.
Ao utilizar o CTR de maneira correta para auxiliar no desenvolvimento de estratégias eficazes para o público, ele pode oferecer diversos benefícios. Entre eles:
O cálculo da taxa de cliques é feito de maneira simples. Basta seguir a fórmula indicada abaixo:
CTR = (Número de cliques / Número de visualizações) x 100
Sua empresa colocou um anúncio no ar e ele foi visto 1.000 vezes. Entretanto, a quantidade de cliques que ele recebeu foi de 200. Para calcular o CTR, basta aplicar esses números na fórmula:
CTR: (200/1000) x 100 = 20%.
Para entender melhor o que esse dado significa, é importante comparar o seu resultado com a média do setor.
Caso esteja abaixo, pode significar que o seu conteúdo não é relevante para o seu público-alvo e persona ou que a chamada para ação não é clara. Para isso, deve-se estudar e aplicar melhorias.
Aumentar a taxa de cliques é crucial para empresas que investem tempo e recursos financeiros na produção de material. Por isso, daremos algumas dicas para expandir seus resultados:
Atualmente, é indispensável entender o público com o qual você está lidando. Por isso, a segmentação de mercado e a criação de personas são cruciais. Assim, é possível entender as características, interesses e dores do seu público ideal.
Como resultado, você conseguirá adaptar a linguagem e segmentar campanhas para que elas cheguem no público correto e desperte o interesse.
Sempre seja claro, utilize as palavras-chave mais relevantes e evite usar frases longas.
Além disso, faça promessas claras: o que o usuário vai ganhar ao clicar no seu anúncio? Assim, o público sentirá maior interesse em clicar no seu conteúdo.
Escolha imagens relevantes, que tenham relação com o negócio da empresa. É importante também otimizar o tamanho das figuras para carregar devidamente a página e deixar a experiência do usuário melhor.
Faça teste A/B para comparar resultados de diferentes versões. Assim, é possível entender o que é mais relevante para o seu público e melhorar o seu desempenho.
Para a otimização da experiência do usuário, é importante ter uma página veloz e intuitiva. Além disso, como a maioria do público utiliza dispositivos móveis, é indispensável que a interface seja responsiva.
Para obter um bom CTR, englobe as palavras-chave naturalmente, sem inserções desnecessárias. Escolha as melhores keywords e use ferramentas como o Google Keyword Planner.
A chave do sucesso de qualquer campanha e conteúdo é o monitoramento constante do desempenho. Como resultado, é possível notar qualquer erro,corrigir o mais rápido possível e gerar melhores resultados.
Gostou do artigo? Compartilhe com mais pessoas em suas redes sociais e acompanhe o blog da GMZ.MOKE para mais conteúdos informativos!
O CTR (Click Through Rate), ou taxa de cliques, é um indicador utilizado no marketing digital. O objetivo é mostrar os cliques em um determinado link em comparação às visualizações.
O cálculo da taxa de cliques é feito de maneira simples. Basta seguir a fórmula indicada abaixo:
CTR = (Número de cliques / Número de visualizações) x 100
Para entender melhor o resultado do CTR, é importante comparar o seu resultado com a média do setor. Caso esteja abaixo, pode significar que o seu conteúdo não é relevante para o seu público-alvo e persona ou que a chamada para ação não é clara. Para isso, deve-se estudar e aplicar melhorias.
Potencialize sua presença online! Descubra como a GMZ
pode impulsionar o seu negócio para o sucesso digital.