O Facebook Ads continua sendo uma das mídias pagas mais completas do mercado. Além de permitir criar inúmeros formatos de anúncios, o recurso possibilita segmentar o público de acordo com a localização, gênero, idade, interesses, entre outras opções, e assim, direcionar a campanha para clientes potenciais.
Se o planejamento de mídia do seu negócio não possui uma campanha de Facebook Ads, está na hora de rever as suas estratégias de Marketing Digital, pois você pode estar perdendo grandes oportunidades de ampliar os resultados. Continue com a leitura para entender mais sobre essa poderosa ferramenta!
Em geral, todas as redes sociais possuem o social ads –recursos pagos para que as empresas possam anunciar os produtos e serviços em suas plataformas.
No entanto, o Facebook Ads se destaca das demais redes, pois oferece um sistema completo, com inúmeras possibilidades de segmentação de público, permitindo criar campanhas assertivas e eficientes.
Por meio desse recurso do Facebook, é possível trabalhar com diversos formatos de conteúdo como texto, imagens, carrosséis, vídeos, entre outros. Além disso, a empresa tem a possibilidade de direcionar os anúncios para o seu público-alvo, de acordo com os seguintes critérios:
Localização: cidades, comunidades, regiões e países;
Dados demográficos: faixa etária, gênero, nível de escolaridade, cargos, entre outros;
Interesses: hobbies, alimentos preferidos, tipos de filmes favoritos, entre outros;
Comportamento: compras anteriores, tipo de dispositivo mais usado (mobile ou desktop), entre outros.
Além de criar campanhas mais assertivas devido à imensa capacidade de segmentação de público, a ferramenta fornece informações importantes que podem ser utilizadas para mensurar os resultados.
É importante ressaltar que, apesar da recente alta do TikTok, o Facebook continua sendo a rede social mais utilizada no mundo. De acordo com uma pesquisa da We Are Social e Hootsuite, o Facebook atualmente conta com 2,91 bilhões usuários ativos, enquanto a rede chinesa possui 970 milhões.
Veja outros dados relevantes sobre o Facebook divulgados pelas plataformas de dados digitais Sprout e Statista:
Portanto, além do imenso número de usuários, a plataforma oferece um sistema robusto para criar anúncios direcionados, sendo uma ferramenta poderosa para as empresas.
Por ser um sistema completo, o Facebook Ads apresenta diversas funções e termos específicos relacionados a ferramentas de mídia paga. Listamos abaixo, alguns itens importantes que você precisa conhecer antes de elaborar uma campanha de qualidade.
O feed de notícias ou simplesmente feed, é a estrutura central que todos os usuários comuns do Facebook veem ao entrar na plataforma. É por meio dele que as pessoas encontram os conteúdos de interesse, tanto orgânicos quanto patrocinados.
O feed está em constante mudança de acordo com as publicações e atualizações de amigos, grupos, páginas, eventos, anúncios, entre outros formatos de conteúdo compatível com a rede.
É o coração do Facebook Ads! O gerenciador de negócios é uma ferramenta dedicada às empresas administrarem as campanhas, onde é possível desenvolver, veicular e rastrear os anúncios, monitorar as postagens patrocinadas, analisar e mensurar os resultados, adicionar funções às pessoas, entre outras funcionalidades.
É importante ressaltar que o gerenciador de negócios não é um recurso que pode ser acessado por todos, mas somente por usuários que possuem algum tipo de função administrativa da página, podendo ser administrador, editor, moderador, anunciante ou analista.
A central de criativos é a ferramenta que possibilita dar vida aos anúncios, ou seja, é nela onde o profissional de marketing vai poder criar e testar a performance dos ads. O recurso está inserido dentro do gerenciador de negócios.
É o conteúdo pago que aparece no feed de notícias do seu público-alvo. O anúncio contém uma legenda e uma mídia que pode ser nos seguintes formatos:
O formato do anúncio vai variar de acordo com o objetivo da sua campanha e o público que deseja atingir, por isso, para ter um resultado mais assertivo recomenda-se fazer testes e replicar o que apresentar o melhor desempenho.
É uma ferramenta que potencializa o alcance de uma publicação, exibindo o conteúdo para um número maior de pessoas que podem ter interesse no post. Levando em consideração que o alcance orgânico do Facebook e do Instagram foi reduzido, é um excelente recurso para causar mais impacto ao público-alvo.
Diferente dos conteúdos patrocinados, que focam mais nas conversões, o impulsionamento é mais indicado para aumentar o engajamento e para melhorar o posicionamento de mercado de uma empresa.
O recurso também permite direcionar a publicação e faz uma simulação automática para o usuário saber o investimento necessário para atingir a quantidade de pessoa desejada.
Um modelo de anúncio diferente das publicações impulsionadas. Os conteúdos patrocinados são peças centrais nas campanhas e permitem atingir um público ainda mais segmentado. É um recurso voltado para a conversão e alcança usuários que fazem parte do seu círculo de conexões, diferente da ferramenta de impulsionamento que busca o aumento de alcance.
Publicações patrocinadas geralmente aparecem em destaque no início do feed, aumentando as chances de a audiência vê-lo. Ela pode ser utilizada para vender produtos, promover eventos, gerar tráfego para um outro canal como sites, blogs ou outras redes sociais.
Engajamento é uma métrica que indica o quanto o usuário interage com o perfil ou uma página nas redes sociais.
Curtidas, comentários, compartilhamentos, seguidores, visualizações, mensagens, retweets, inscrições, entre outras formas de interações são consideradas parte do engajamento.
Este indicador, serve para demonstrar o grau de intimidade, interesse e proximidade do público com empresa, sendo uma ótima forma de medir a popularidade de uma marca.
Conversões nada mais são do que a conclusão de um propósito de uma campanha de marketing digital, que pode ser efetivar vendas, gerar leads, conquistar novos clientes, educar o mercado, conseguir mais tráfego para o site, entre outros.
Quando você consegue atingir esse objetivo, você conseguiu uma conversão. Por exemplo, se uma campanha de Facebook Ads tem como intuito divulgar uma Landing Page e aumentar a base de leads, toda vez que uma pessoa clicar no anúncio e preencher o formulário com os dados ocorre uma conversão.
Os dados obtidos por meio do Facebook Ads podem ser comparados por meio do teste A/B, uma metodologia que compara o desempenho de duas ações dentro de uma campanha para verificar qual delas apresentou o melhor resultado.
Traduzindo para o português, Return Over Ad Spend significa Retorno Sobre Gasto em Ads. A métrica é como se fosse o ROI (Retorno sobre Investimento) do Facebook Ads e mensura a assertividade de uma campanha, calculando o retorno da ação por real investido.
Antes de falarmos sobre a criação de uma campanha, precisamos entender como desenvolver um anúncio eficiente. Como mencionamos antes, um ads pode ter diferentes formatos e finalidades, portanto, tenha em mente os seguintes elementos:
Tenha clareza do objetivo que deseja atingir com o anúncio. Este é o primeiro passo para desenvolver ads mais assertivos, uma vez que as próximas ações serão tomadas de acordo a finalidade estabelecida pela empresa, que pode ser:
A segmentação da audiência é uma das partes mais importantes dentro de uma campanha. Isso porque é por meio dela que você terá a oportunidade de atingir de forma certeira o seu público-alvo com o anúncio desenvolvido. O gerenciador de negócios do Facebook Ads permite trabalhar com quatro tipos de audiências.
É o público básico, criado a partir da buyer persona de uma empresa levando em consideração dados demográficos como idade, localização, interesses, estilo de vida, características de compra, dor, desafios, cargo profissional, entre outras informações.
Além dessas informações, o gerenciador de negócios permite delimitar ainda mais essa audiência incluindo ou excluindo as mesmas informações citadas acima.
É um direcionamento de público que pode ser criado a partir da base de clientes e leads, seguidores e usuários que interagem nas redes sociais da marca ou fazer um upload de uma lista de pessoas com o e-mail e número de telefone.
A audiência semelhante utiliza como base as informações demográficas do público personalizado para alcançar novas pessoas. Dessa forma, ao optar por esse tipo de direcionamento, você tem a possibilidade de atingir usuários que não conhecem a sua empresa, mas que apresentam grandes chances de se interessarem pelos seus produtos ou serviços.
A audiência especial é uma segmentação de anúncios voltada para um tipo de público específico focada em conteúdos de cunho político, eleições, temas sociais, emprego, moradia, religião, entre outros assuntos.
Ao investir em mídia paga é preciso entender algumas siglas e termos para escolher o tipo de cobrança que você irá visualizar após o anúncio ir para o ar. Confira os principais:
Por último e não menos importante, os anúncios devem comunicar com a audiência de forma assertiva e, ao mesmo tempo, gerar emoções, incentivando-o a tomar uma ação conforme o seu objetivo. Por isso, a parte criativa da publicidade, que inclui textos e imagens, deve ser capaz de se comunicar com o público que deseja atingir.
Agora que já explicamos todo o conceito preliminar de um anúncio, está na hora de falarmos sobre como criar uma campanha de mídia paga no Facebook. Veja a seguir o passo a passo!
Para ter acesso ao gerenciador de negócio, a sua empresa deve ter uma fanpage, pois não é possível criar anúncios utilizando um perfil comum.
Portanto, clique no seguinte link e crie uma página no Facebook. Seleciona o nome da fanpage, a categoria do seu negócio e uma breve descrição. Adicione também uma foto de perfil e faça as configurações básicas da página. Após isso, você estará pronto para começar a sua campanha!
Acesse o gerenciador de negócios e faça o login. Feito isso, clique no botão “criar” e selecione o objetivo da sua campanha. Ao passar o cursor do mouse encima das opções, aparecerá uma breve explicação na tela. Após definir, vá até a parte de baixo na página e clique no botão “configurar conta de anúncios”.
Nesta etapa, você irá definir o público no qual os seus anúncios serão direcionados, por isso é uma das fases mais importantes na criação de uma campanha.
É neste momento que você vai selecionar o tipo de audiência e escolher os critérios demográficos (idade, localização, interesse, cargo, estado civil) das pessoas que você quer alcançar.
Para auxiliar nesta tarefa, o gerenciador de negócios mostra um medidor que exibe a estimativa diária da quantidade de usuários que você vai atingir conforme a segmentação. Quanto mais nichado for, menos pessoas você irá alcançar, porém maior serão as chances de conversão.
Lembrando que atingir um público muito pequeno também não é uma boa opção. O objetivo é acertar os clientes potenciais, mas reduzir muito a audiência pode prejudicar a campanha.
Após definir o público, você deve selecionar o posicionamento do anúncio. Ainda na mesma página, é possível escolher entre as seguintes opções: automáticas e manuais.
O primeiro é o mais recomendado, visto que o próprio sistema irá analisar e estabelecer as melhores posições levando em consideração o orçamento disponível. O segundo, é o administrador que escolhe o posicionamento da propaganda.
Outra grande vantagem do Facebook Ads, é que você pode definir em quais redes sociais o seu anúncio será vinculado, mesmo que a sua empresa não tenha uma conta no Instagram, por exemplo, a mídia paga pode circular por lá.
No sistema de mídia paga do Facebook você define o orçamento abrangente da campanha, podendo investir mais nos conjuntos de anúncios que apresentam melhores resultados e reduzir os gastos com aqueles que têm menos desempenho.
Sendo assim, nesta fase é possível definir quanto deseja pagar por clique e a data e hora para o início e fim do anúncio.
Chegou o momento de criar os anúncios! Para isso, selecione a fanpage da sua empresa e defina o formato que deseja desenvolver, que pode ser: imagem estática, vídeo, carrossel, experiência instantânea, entre outros. Após escolher o tipo de propaganda selecione o texto principal (legenda do post), o título, a descrição e o link que serão vinculados no anúncio.
No momento de criar o texto, é importante que você siga as seguintes dicas:
Como mencionamos no início do artigo, uma das grandes vantagens do Facebook Ads é a possibilidade de analisar e avaliar os resultados obtidos.
Após o encerramento ou durante uma campanha, é possível acompanhar e mensurar a efetividade dos seus anúncios. Portanto, lembre-se sempre de fazer testes para ir aprimorando as suas ações, levando em consideração o número de conversões, alcances, custos, melhores formatos, entre outros elementos.
Para ter uma mensuração mais efetiva, utilize o pixel de conversão, uma linha de código fornecida pelo próprio Facebook para acompanhar a performance de uma campanha.
Não resta dúvidas que a mídia paga é um recurso essencial dentro de uma estratégia de Marketing Digital, não é mesmo? Mas para que a sua empresa alcance resultados ainda melhores, é necessário trabalhar em conjunto com as mídias orgânicas (conteúdos sem custos comerciais).
Isso porque dentro da jornada do consumidor – caminho pelo qual uma pessoa percorre durante a compra de um produto ou serviço –, ambas as estratégias se complementam e desempenham importantes funções.
As mídias orgânicas, por exemplo, são excelentes para educar a audiência, mostrar para o público que ele tem um problema e que a sua empresa tem a solução. Estratégias que se destacam na metodologia de Inbound Marketing, onde o foco é atrair, converter e fidelizar os clientes.
Já as mídias pagas são indicadas para efetivar vendas, pois fazem parte das estratégias de Outbound Marketing, no qual se utiliza uma abordagem mais persuasiva e direta, pois o foco está no número de conversões.
Dessa forma, recomenda-se utilizar conteúdos orgânicos em blogs, sites e redes sociais para educar e qualificar os leads, enquanto os anúncios pagos são encarregados de efetivar a conversão.
Leia este artigo para entender todos os benefícios do Inbound e Outbound Marketing em uma empresa.
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