12 ferramentas de marketing conversacional que você precisa conhecer

Se você deseja atender seu público de maneira rápida e personalizada, precisa utilizar as ferramentas de marketing conversacional. Elas permitem automatizar as conversas em tempo real, agilizando o fluxo de comunicação e aumentando as taxas de conversões.

Na prática, o marketing conversacional é capaz de direcionar os clientes pela jornada de compra de maneira mais acertada. Por meio dos chatbots, por exemplo, as empresas conseguem criar diálogos humanizados sete dias por semana.

Então, quer conhecer as melhores ferramentas de marketing conversacional? Neste post, vamos apresentar 12 plataformas poderosas. Confira!

Por que investir em marketing conversacional?

Você deve investir em marketing conversacional, porque a estratégia possibilita implementar um atendimento 24×7, totalmente escalável e personalizado. Além disso, ao estabelecer diálogos humanizados, as empresas potencializam as chances de fechar negócio.

Ao utilizar os chatbots para automatizar os atendimentos, você não apenas agiliza o processo, mas mantém uma consistência nas interações. Esses assistentes virtuais, por exemplo, fornecem informações instantâneas e auxiliam até mesmo no processo de compra.

De quebra, você também pode analisar os dados gerados a partir das ferramentas de marketing conversacional. Tudo isso ajuda a melhorar as interações e obter insights interessantes para estratégias, o que contribui para maximizar as suas vendas. 

12 principais ferramentas de marketing conversacional

A seguir, apresentamos 12 ferramentas poderosas de marketing de conversas, cada uma projetada para impulsionar a interação e a comunicação eficaz com seu público:

1. RD Station Conversas 

O RD Station Conversas é uma solução que unifica diversos canais de comunicação de uma empresa em uma única plataforma. Com essa ferramenta, é possível integrar o WhatsApp, Facebook, Instagram, Telegram, Chat e e-mail em uma única interface.

Na prática, esse recurso permite que um lead, que tenha iniciado a interação com sua empresa pelo Instagram, prossiga a conversa de maneira contínua pelo WhatsApp ou por outro canal, sem que haja perda de histórico ou interrupção na fluidez da comunicação.

2. ManyChat

O ManyChat foi desenvolvido para o Facebook Messenger, mas passou a ter mais aplicações, como no Instagram e no WhatsApp. Essa ferramenta de marketing conversacional é voltada para a construção de chatbots e conta com recursos de IA.

A partir dele, é possível criar assistentes virtuais adaptados às necessidades específicas da sua empresa. Essa personalização contribui para interações mais relevantes e eficazes com os usuários.

3. Chatfuel

O Chatfuel é uma solução voltada para automação de WhatsApp, mas também permite que o chatbot seja incluído no Instagram, no Facebook ou no seu site. Basicamente, a ferramenta possibilita que as empresas otimizem a geração e a qualificação de leads nesses canais.

E o melhor de tudo é que o Chatfuel pode ser integrado ao ChatGPT, proporcionando benefícios na personalização das mensagens e aprimoramento das interações com os usuários.

4. Bluelab

O Bluelab é uma ferramenta de marketing conversacional brasileira de chatbot e voicebot (assistentes virtuais de interação por voz). O foco da plataforma é melhorar a experiência do cliente, oferecendo um atendimento humanizado.

Com uma interface amigável e recursos avançados, o Bluelab é uma solução versátil que pode ser aplicada em diversos setores e segmentos de negócios.

5. MobileMonkey

O MobileMonkey é uma ferramenta de criação e unificação de chatbots de diferentes plataformas, tais como:

  • Facebook Messenger
  • marketing por SMS
  • chat ao vivo
  • chat nativo de sites. 

6. Zenvia

A Zenvia se destaca como uma plataforma robusta para a criação de chatbots multicanal. Com a capacidade de integração ao RD Station Marketing, a ferramenta vai além, proporcionando soluções abrangentes em comunicação.

Seja otimizando processos de atendimento ao cliente, automatizando respostas frequentes ou personalizando interações, a Zenvia se destaca como uma aliada essencial na busca por uma comunicação mais eficaz e envolvente.

7. Botsify

Já o Botsify, oferece diferentes tipos de chatbots para várias plataformas, como o WhatsApp, sites, Telegram, Facebook Messenger e Instagram. Também há amplas integrações, o que o faz ser a escolha de grandes empresas.

8. Blip

O Blip é uma das ferramentas de marketing conversacional indicada para empresas menores, sem um grande volume de interações. Ela tem a vantagem de ser gratuita e permite criar e gerenciar chatbots de captura de leads. Além disso, adiciona esses contatos diretamente na base do RD Station.

9. JivoChat

O JivoChat tem a função de gerenciar os seus contatos por meio de chat de site, WhatsApp, Telegram, e-mail, Messenger e mais. Em seguida, transforma-os em leads no RD Station. Ao mesmo tempo, garante integração ao CRM ou sistema.

10. 0800EUGENIO

O 0800EUGENIO é uma plataforma de marketing de conversação voltada para o atendimento e a qualificação de leads no WhatsApp. Sua principal vantagem é a integração com o RD Station Marketing, o que permite que esses contatos sejam enviados de forma automática.

11. Huggy

Por ser omnichannel, o Huggy centraliza todos os canais de atendimento e otimiza processos. Assim, todas as interações são feitas em uma única tela. Ainda é possível construir chatbots e personalizar as conversas com a ajuda da IA. Essa é outra ferramenta que se integra ao RD Station.

12. Live Chat

O Live Chat também é uma plataforma omnichannel, integrando diversos canais, como Messenger, e-mail, Apple Messages, WhatsApp, SMS, site, entre outros. 

A partir dessa integração, toda a comunicação ocorre em tempo real, proporcionando uma experiência fluida e imediata. Além disso, os leads podem ser automaticamente encaminhados para o RD Station, otimizando o processo de gestão e acompanhamento.

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Em resumo

Como funciona o marketing conversacional?

O marketing conversacional funciona como uma estratégia de interações em tempo real realizada por meio de um chatbot. A conversa pode ser personalizada com recursos de inteligência artificial, o que permite agilizar a jornada de compra e otimizar o processo decisório.

O que é ferramenta de marketing?

Ferramenta de marketing é um software que permite automatizar atividades, extrair grandes volumes de dados e organizar as ações. Por exemplo, CRM, Google Analytics, RD Station, Pipedrive etc. Ainda há categorias específicas, como no marketing conversacional, que tem o objetivo de auxiliar o atendimento, às interações e a geração de leads.

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