Você já ouviu falar em gatilhos mentais? Eles são estímulos cerebrais que influenciam diretamente as nossas decisões e, muitas vezes, de forma imperceptível. Agora, imagine quão vantajoso é utilizar essa técnica em suas estratégias de marketing e vendas.
Em um mercado cada vez mais competitivo, despertar a atenção e influenciar as decisões de compra dos consumidores é um desafio constante. Nesse cenário, contar com uma poderosa ferramenta psicológica se torna a chave para impulsionar suas conversões.
Neste conteúdo, explicaremos o que são gatilhos mentais, quais são os principais e como eles podem aumentar as suas vendas. Vem com a gente!
Gatilhos mentais são estímulos cerebrais que causam uma determinada reação em um indivíduo. Esses impulsos podem ocorrer de forma natural ou serem provocados de maneira consciente, quando alguém tem a intenção de direcionar as decisões de uma pessoa.
No entanto, é importante destacar que os gatilhos mentais não são uma criação do marketing. Na verdade, trata-se de um fenômeno natural, em que os nossos cérebros respondem a impulsos de maneira instintiva e automática.
Por exemplo, imagine o aroma irresistível de uma refeição favorita. O simples cheiro dessa comida pode ativar nossos sentidos e desencadear desejos imediatos.
Além disso, cada pessoa reage a esses estímulos de forma única. Isso porque a maneira que o cérebro recebe esses impulsos está diretamente relacionado com as experiências, crenças e valores do sujeito.
Da mesma forma que a visão de um céu nublado e escuro pode despertar uma sensação de tranquilidade para algumas pessoas, para outras pode trazer à tona sentimentos de preocupação.
Percebe que gatilhos mentais estão profundamente enraizados em nossas experiências cotidianas, muito antes de termos consciência de suas aplicações no mundo do marketing?
No contexto do marketing e vendas, os gatilhos mentais são poderosas ferramentas para influenciar o comportamento do consumidor. Em outras palavras, eles servem como um “empurrãozinho” que muitas vezes faltam para uma pessoa tomar uma decisão.
Porém, para que essa técnica psicológica seja efetiva, é imprescindível que você conheça muito bem a sua persona. Afinal, cada indivíduo tem suas próprias experiências, dores e desejos. Compreender as motivações e os pontos sensíveis do seu público permitirá que você escolha os gatilhos mais relevantes e impactantes.
Dessa forma, os profissionais de marketing e vendas, podem apropriar-se desses estímulos para alcançarem os seus objetivos, como:
No entanto, tenha cuidado no momento de aplicar os gatilhos. O excesso de estímulos pode soar apelativo e até sensacionalista. Por isso, lembre-se: a intenção é proporcionar uma boa experiência ao consumidor (Customer Experience).
Existem dezenas de gatilhos mentais que você pode aplicar em suas estratégias tanto de marketing digital quanto tradicional. A seguir veja os 8 principais estímulos para aumentar a sua taxa de conversão.
O temor de perder uma oportunidade única ativa um senso de urgência nas pessoas. Ao criar a percepção de que um produto ou oferta é limitado, você estimula a ação imediata do público.
Isso ocorre porque o gatilho mental da escassez está diretamente ligado com o nosso instinto de sobrevivência. Nesse sentido, é normal que as pessoas reajam para garantir suprimentos básicos.
“Últimas unidades disponíveis” ou “restam apenas (X) unidades” são frases que despertam o desejo de não perder uma oportunidade única.
Semelhante com o anterior, o gatilho mental da urgência também se baseia na ideia de criar um senso de pressa e ação imediata. No entanto, enquanto a escassez enfatiza a limitação de quantidade, a urgência está mais relacionada a um limite de tempo para aproveitar uma oferta.
Quando somos confrontados com a noção de que uma oportunidade estará indisponível após um determinado período, somos motivados a agir para evitar a sensação de arrependimento futuro.
“Tempo limitado” ou “Você tem (X) horas para não perder essa oferta” são exemplos comuns do gatilho da urgência.
As pessoas naturalmente têm tendência a confiar em figuras de autoridade. Ao associar sua marca a especialistas respeitados ou compartilhar credenciais relevantes, você constrói confiança. Depoimentos de especialistas e parcerias com influenciadores podem aumentar a percepção de confiabilidade, influenciando a decisão de compra.
Além disso, você pode enfatizar a autoridade da sua empresa, mencionado o tempo de mercado, prêmios recebidos, certificações. Por exemplo, “Estamos atuando há 15 anos no mercado”, “Somos certificados pelo ISO 9001” ou “Somos a empresa mais premiada do segmento”.
A reciprocidade é um princípio fundamental em nossas interações sociais. Quando alguém nos oferece algo valioso, sentimos uma obrigação de retribuir.
Oferecer brindes, conteúdo exclusivo ou até mesmo informações úteis sem pedir nada em troca pode construir uma relação de confiança com os consumidores, incentivando-os a agir em seu favor.
Exemplo: “Acesse o nosso blog e veja os conteúdos que preparamos para você” ou “baixe o nosso e-book gratuito sobre as melhores estratégias de marketing”.
A busca por novidades é inerente ao ser humano. Produtos ou serviços que oferecem algo único ou diferenciado naturalmente despertam interesse. Ao realçar o que há de inovador em suas ofertas, você atrai a curiosidade da audiência e os estimula a explorar mais.
Chamadas como, “Confira quem se juntou ao nosso time” ou “Veja a nossa nova parceria de sucesso”, são exemplos do gatilho mental de novidade.
As pessoas frequentemente olham para ações e opiniões de terceiros para guiar suas decisões. Assim, a prova social é um poderoso gatilho mental para persuadir e influenciar o comportamento das pessoas. Abaixo, veja como você pode aplicar este estímulo:
O gatilho mental da dor x prazer está relacionado com a tendência natural das pessoas em buscar prazer e evitar a dor. No marketing, esse tipo de estímulo é utilizado para destacar os benefícios que os produtos ou serviços podem proporcionar aos consumidores.
Por exemplo, “Cansado de lutar contra a bagunça? Nossa solução de organização transformará sua vida caótica.”
Sem dúvida, a curiosidade é um dos estímulos cerebrais mais poderosos. As pessoas têm um desejo inato de obter respostas, o que as impulsiona a explorar mais e se envolver com seu conteúdo.
Nesse sentido, o gatilho da curiosidade é frequentemente utilizado para captar a atenção e engajar o público. Alguns exemplos são: “Descubra o segredo para alcançar o dobro da produtividade em metade do tempo” ou “Você nunca acreditaria no que descobrimos sobre os efeitos ocultos do estresse no corpo”.
Os gatilhos mentais podem ser aplicados em diversos contextos para influenciar o comportamento humano. No marketing e vendas, a técnica é extremamente eficaz nos seguintes aspectos:
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Gatilhos mentais são estímulos cerebrais que causam uma determinada reação em um indivíduo. Esses impulsos podem ocorrer de forma natural ou serem provocados de maneira consciente, quando alguém tem a intenção de direcionar as decisões de uma pessoa.
Sem dúvida, a curiosidade é um dos estímulos cerebrais mais poderosos. As pessoas têm um desejo inato de obter respostas, o que as impulsiona a explorar mais e se envolver com seu conteúdo.
Os 8 gatilhos mentais para marketing e vendas são:
1. Escassez;
2. Urgência;
3. Autoridade;
4. Reciprocidade;
5. Novidade;
6. Prova Social;
7. Dor x Prazer;
8. Curiosidade
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