Google Ads: o que é, como funciona e como utilizá-lo a seu favor

O Google Ads, antigo AdWord, é o trunfo para qualquer gestor que quer gerar receita no digital e maximizar os resultados. Considerado o maior recurso de anúncios da internet, a ferramenta é um grande aliado na busca pelo sucesso online.

Certamente você já deve ter ouvido falar nesse nome, mas é comum que algumas pessoas não compreendam como ele funciona, portanto, acabam evitando utilizá-lo nas estratégias de marketing digital.

Se você tem dúvidas em relação às funcionalidades do Google Ads e como adotar a ferramenta para expandir as suas oportunidades na internet, este artigo é para você! Continue com a leitura e aprenda a utilizar esse poderoso recurso a seu favor. 

Afinal, o que é Google Ads e como ele funciona?

análise ads

O Google Ads é o gerenciador de anúncios do Google, conhecido no passado como AdWord. Assim, como outros recursos de mídia paga, é um excelente impulsionador de resultados. No entanto, ele tem um grande diferencial: foco na audiência qualificada. 

Na maioria dos Ads (canais de publicidade online) os anunciantes pagam para aparecer mais. No Google Ads não é bem assim. Você paga somente quando os usuários clicarem para visitar o seu site, visualizarem um conteúdo ou ligarem para o seu negócio.

Dessa forma, o seu link patrocinado só vai ser exibido para as pessoas que buscarem no Google pelo seu produto ou serviço. Ou seja, o seu anúncio vai ser mostrado somente para leads qualificados e com real intenção de compra

Além disso, a ferramenta permite que você tenha controle total sobre o seu orçamento e a forma de cobrança dos anúncios, que pode ser feito por clique (CPC), visualizações (CPM) ou resultados (CPA). O Google Ads possui, segundo a própria plataforma, 5 principais formas de campanhas. São elas:

  1. Rede de pesquisa;
  2. Rede display;
  3. Youtube Ads;
  4. Google shopping;
  5. Anúncios em aplicativos.

Abaixo aprofundamos a explicação sobre cada um desses formatos de campanhas do Google Ads. 

1. Rede de pesquisa

A rede de pesquisa é o principal formato de anúncio do Google. Nele, os links patrocinados são exibidos nos resultados de buscas para determinadas palavras-chave.

De acordo com o Internet Live Stats, hoje, o Google faz mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, o que torna extremamente vantajoso investir nesse tipo de mídia paga. 

Dessa forma, quando um usuário pesquisar por um termo relacionado ao seu negócio, o anúncio será exibido em destaque no início e no final da página de resultados do Google, conhecida como SERP (Search Engine Results Page).

Nesse formato de anúncios, além de você conseguir alcançar leads qualificados e que estão procurando por um serviço ou produto como o seu, você só paga caso a pessoa acesse o site. 

Os links patrocinados acompanham um aviso com a frase “anúncio” evidenciando que aquele é um conteúdo pago. Isso faz parte da política de transparência do Google. Sua principal limitação é a alta concorrência por algumas palavras-chave, o que pode aumentar o custo por clique. 

2. Rede Display

Os anúncios nesse estilo são exibidos em sites, blogs, portais de notícias, e-commerce e outros conteúdos web parceiros do Google, que juntos são chamados de rede display. Atualmente fazem parte dessa lista mais de 2 milhões de páginas em todo mundo. 

Você já se deparou com algum anúncio de um produto que tinha acabado de pesquisar no Google em um site totalmente aleatório? Isso é a rede display em ação!

As campanhas nesse formato alcançam cerca 90% dos usuários da internet e são acessados por mais 650 mil aplicativos. Portanto, assim como a rede de pesquisa, é uma poderosa ferramenta para gerar receitas. 

Os anúncios na rede de exibição podem ser segmentados com base em vários critérios, como localização geográfica, idioma, interesses e comportamento do público-alvo, tipo de dispositivo e histórico de compras do usuário. Além disso, é possível criar anúncios na rede display nos seguintes formatos:

Banner: anúncios gráficos e que podem ser imagens, elementos interativos, animações, layouts entre outros formatos.

Texto: ads em formato caixa de texto, com título, uma descrição, nome da empresa e uma URL (endereço da página).

Aplicativos: anúncios desenvolvidos e exibidos especificamente para aplicativos de dispositivos móveis.

Gmail: conteúdos patrocinados no Gmail que são entregues diretamente na caixa de entrada do usuário. 

A grande vantagem desse tipo de campanha do Google Ads é a possibilidade de definir, de forma específica, as editorias dos sites onde os anúncios serão exibidos. Por outro lado, esse tipo de ads é mais trabalhoso de ser desenvolvido. 

3. YouTube Ads

Por meio do Google Ads também é possível criar anúncios na maior plataforma de vídeos do mundo. De acordo com informações do Google, o YouTube atende cerca de 2 bilhões de usuários mensais. Logo, promover campanhas de mídia paga nesse canal pode aumentar exponencialmente o alcance da sua marca.

Outro ponto relevante, é que você só paga pelo anúncio quando a pessoa interage com a publicidade, ou seja, se o vídeo for ignorado antes dos 30 segundos, ou antes do fim, não haverá cobrança. Veja agora quais são os formatos de anúncios permitidos pela plataforma.

Anúncios in-stream puláveis 

São aqueles anúncios em vídeo que são exibidos antes, durante ou após o conteúdo. Os anúncios in-stream puláveis podem ser ignorados após 5 segundos ou 30 segundos. Para esse tipo de propaganda só é cobrado quando o usuário assiste mais de 30 segundos e quando ele em um botão de Call to Action. 

Anúncios in-stream não puláveis

Já os não puláveis são aqueles vídeos de até 15 segundos em que não é possível adiantá-lo. O principal foco desse tipo de campanha é encorajar o espectador a assistir todo o anúncio. Nesse caso, você paga um valor para cada mil visualizações (CPM). 

Anúncios video discovery

Anúncios que aparecem em páginas de resultados de pesquisa do YouTube ou na página inicial. Eles são exibidos como miniaturas em formato de thumbnail com uma descrição.  Você só paga quando os usuários clicarem para assistirem ao vídeo.

Anúncios Bumper

Anúncios curtos que duram até seis segundos e que não podem ser pulados. Eles são exibidos antes do vídeo principal e são geralmente usados ​​para aumentar o reconhecimento da marca.

Anúncios sobreposição

Anúncios que aparecem como uma sobreposição na parte inferior do vídeo. Eles podem ser fechados pelos espectadores, mas também podem ser clicados para visitar o site do anunciante.

Anúncio Masthead

É um tipo de anúncio em vídeo que aparece na página inicial do YouTube, em destaque no topo da página. Ele tem um formato muito impactante e pode ajudar as marcas a alcançar um público-alvo amplo em um curto espaço de tempo. Esse modelo de campanha é cobrado por dia de veiculação (CPD).

4. Google shopping

Se você tem um e-commerce e está buscando uma estratégia eficaz para aumentar o volume de vendas, o Google shopping é a escolha certa. A grande vantagem da plataforma é sua capacidade de mostrar produtos relevantes aos usuários com base em sua pesquisa. 

Por exemplo, se uma pessoa pesquisar por “tênis de corrida”, o Google shopping exibirá uma lista de produtos de varejistas que vendem esse tipo de calçado.

Para dispor produtos no Google shopping, você precisa criar uma conta no Google Merchant Center uma ferramenta para enviar informações sobre seus produtos, incluindo o preço, a descrição, as imagens e outras informações relevantes. Em seguida, você pode criar campanhas no Google Ads para exibir esses produtos no Google shopping

Além disso, os anúncios desse tipo geralmente incluem imagens do produto, o preço, o nome da marca e outras informações relevantes que podem aumentar as chances de conversão.

Esses dados fornecem à audiência uma noção completa sobre o produto sem a necessidade de clicar no anúncio. Isso contribui para a geração de leads qualificados, uma vez que os usuários já têm informações suficientes para definir se realmente tem interesse ou não pela mercadoria. 

5. Anúncios no Google Play

As campanhas no Google Play são uma forma de publicidade destinada aos desenvolvedores de aplicativos. Por meio dessa ferramenta, as empresas desse segmento podem promover os seus softwares para dispositivos móveis, e assim, alcançar um público mais amplo ou segmentado, dependendo da estratégia adotada.

Assim como nos outros modelos de campanhas citadas anteriormente, os anúncios no Google Play podem ser exibidos em diferentes formatos (texto, imagens, vídeos) e definidos com base em uma segmentação do público. 

Outro ponto importante é que você pode escolher entre diferentes métodos de pagamento, como custo por clique (CPC) ou custo por mil impressões (CPM). 

Além disso, você pode desenvolver as campanhas conforme os seus objetivos. Dentre eles:

Campanha de instalação focado em aplicativos móveis

Esse tipo de campanha possibilita anunciar o seu app na rede de pesquisa, rede display e no YouTube Ads para promover mais instalações dele, garantindo que mais pessoas façam o download ou interajam com ele. 

Campanha universal para apps

Um método bastante eficiente de promover o seu aplicativo é por meio de uma campanha integrada, unindo anúncios no Google Play, na rede de pesquisa, na rede display e no YouTube Ads. Para potencializar ainda mais o alcance, você também pode gerar anúncios utilizando o Facebook Ads, um poderoso canal de publicidade do Facebook. 

Campanhas de remarketing

Para fazer com que quem já instalou seu aplicativo volte a usá-lo outra vez, ou realize uma ação. Esse tipo de campanha é bastante adotado quando o app passou por uma atualização relevante.

Como exemplo podemos citar o jogo para dispositivos móveis, Pokemon Go que foi atualizado recentemente e agora conta com uma integração entre outros games da franquia. 

Por que anunciar no Google Ads?

search ads

Além de todos os benefícios já citados até aqui, o Google Ads proporciona outras inúmeras vantagens ao seu negócio. Continue com a leitura e conheça em detalhes cada um dos diferenciais que apenas o Google Ads pode trazer à sua empresa. 

Potencial de alcance

Que o Google é um gigante quando o assunto é número de usuários todos nós já sabemos. Mas para você ter uma noção clara da dimensão da plataforma, separamos alguns dados interessantes sobre a empresa. 

  • O Google é responsável por mais de 90% das pesquisas do mundo (Fonte: Statista). 
  • O Google é responsável por 99% das buscas no Brasil (Fonte: Conversion). 
  • O Google é o site mais visitado do mundo (Fonte: Alexa).
  • O Google faz mais de 3,5 bilhões de pesquisas diariamente (Fonte: Internet Live Stats).

Diante desses números, uma empresa pode aumentar significativamente o alcance de sua marca e atingir um público em potencial mais amplo do que outras formas de publicidade.

Resultado rápido 

As mídias pagas tendem a trazer resultados mais rápidos que as estratégias orgânicas. Isso porque os anúncios ocupam as primeiras posições nos resultados de pesquisa e a segmentação personalizada permite que a empresa alcance diretamente o seu público-alvo. 

Essa lógica também se aplica ao Google Ads. Diferente das otimizações de SEO que demoram um tempo indeterminado para gerar uma quantidade significativa de tráfego orgânico, o canal pago do Google é capaz de trazer resultados algumas horas após a campanha ser ativada.  

No entanto, vale destacar que resultado rápido não significa alcance a longo prazo. Portanto, se você quer gerar visibilidade recorrente, é crucial que você implemente também uma estratégia SEO na sua empresa. 

Segmentação precisa

O Google Ads oferece uma variedade de opções de segmentação que permite que uma empresa alcance seu público-alvo de maneira mais assertiva. Veja abaixo, as principais formas de segmentação disponíveis:

Keywords (Palavras-chave): os seus anúncios só aparecerão para os usuários que fizeram alguma pesquisa no Google utilizando as palavras-chave definidas por você. 

Público-alvo: os anúncios do Google Ads permitem que você foque seus esforços somente nos potenciais clientes que demonstrarem interesse no seu produto ou serviço.

Segmentação por editoriais: a rede display permite que você escolha alguma editora específica para que os anúncios sejam exibidos somente em páginas desse tema. 

Segmentação por dispositivo: os seus anúncios podem ser exibidos em todos os tipos de dispositivos e você ainda pode definir em quais deles ele irá aparecer.

Segmentação demográfica: todas as plataformas do Google Ads possibilitam uma segmentação baseada na localização, gênero, idade, comportamento, idioma. 

Programação: você também pode escolher o horário, o dia e a frequência que o seu anúncio será exibido. 

Você ainda pode combinar os tipos de segmentação para obter um resultado ainda mais preciso, fazendo com que a sua campanha alcance resultados excepcionais.

Controle total do orçamento

O Google Ads permite que você faça um controle completo do quadro de investimentos, definindo o quanto pode gastar em publicidade por dia. Assim, é possível definir um limite de gastos diários e um orçamento mensal total para garantir que o seu negócio nunca gaste mais do que pode pagar.

Além disso, como mencionamos anteriormente, você pode definir o modelo de pagamento dos anúncios. Seja quando o anúncio receber cliques (CPC), a cada 1000 impressões (CPM) ou apenas quando ocorrer alguma conversão no site (CPA).

No caso de anúncios no YouTube, você só paga quando o usuário assiste mais de 30 segundos ou quando ele clica em um botão de Call to Action.

Levantamento de dados relevantes 

Ao adotar os Ads em suas estratégias de marketing digital, você conta com uma poderosa fonte de informações sobre os clientes. Por meio da plataforma é possível contabilizar, por exemplo, os cliques e verificar se quem acessou o seu site fez uma conversão ou não.

Por meio do Google Ads é possível também acompanhar aqueles potenciais clientes que quase adquiriram o seu produto, mas acabaram tirando a mercadoria do carrinho de compra. Essas informações são extremamente úteis no momento de elaborar uma estratégia de remarketing. 

Além disso, os Ads geram inúmeros indicadores referente aos seus anúncios, o que possibilita identificar aqueles que tiveram uma performance melhor. Esses insights, auxiliam na otimização das suas estratégias e torna o seu ganho escalonável. Veja abaixo, algumas informações valiosas que a plataforma mostra ao anunciante:

  • A taxa de cliques (CTR) dos seus anúncios: ela informa quantas vezes o seu anúncio é clicado a cada 100 vezes em que ele aparece. 
  •  Custo Por Clique (CPC) médio das suas palavras-chave;
  • A quantidade de conversões geradas por cada um dos anúncios;
  • O Custo Por Aquisição (CPA) do cliente;
  • Quantidade de vezes que o seu anúncio. 

Remarketing 

Como mencionamos agora pouco, os Ads proporcionam um desempenho excepcional nas estratégias de remarketing, principalmente a rede display.

Provavelmente você já deve ter ficado com aquela sensação de um produto estar te perseguindo por outros sites após você acessar a página de compra dele. Isso é proposital e faz parte de uma estratégia de remarketing na rede display. 

Por meio dessa ação é possível resgatar visitantes anteriores que demonstraram interesse de compra em seu produto, mas que acabaram desistindo. Essa prática pode aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual, uma vez que os usuários costumam acessar mais de uma vez antes de efetivar a compra. 

Para isso, é preciso incluir a tag de remarketing nas páginas do site fornecidas pelo Google Ads. Ao acessar esse endereço que está na tag, o usuário é marcado durante um período, fazendo com que ele seja identificado pela plataforma.

Confira abaixo os tipos de remarketing do Google Ads:

Remarketing padrão

Trata-se de uma estratégia da rede display focada no resgate de potenciais clientes que visitaram o seu site ou aplicativo.

Remarketing dinâmico

O remarketing dinâmico permite que uma empresa exiba anúncios personalizados para usuários com base em produtos ou serviços específicos que eles visualizem em seu site ou aplicativo.

Remarketing de lista de e-mails

Você pode exibir anúncios para sua base de clientes que estão em sua lista de e-mails, para garantir que eles não se esqueçam de você e volte a comprar o seu produto ou serviço. Esse tipo de estratégia focada na fidelização de clientes faz parte do Inbound Marketing e tende a apresentar ótimos resultados quando associada a ferramentas de automação de e-mails. 

Remarketing de vídeo

O remarketing de vídeo permite que uma empresa exiba anúncios personalizados para usuários que assistam ou interajam com os vídeos em seu canal do YouTube, ou em outros sites e aplicativos da rede de display do Google.

Custo acessível 

Em comparação com os formatos de publicidade tradicionais, como revistas, comerciais em televisão e rádio, os Ads normalmente tem um custo mais barato. Além disso, eles também são mais em conta se comparado com sites que oferecem espaço para propagandas, como portais de notícias. 

Outro fator que torna os Ads mais baratos é a possibilidade de segmentação do público. Ao direcionar os anúncios para uma fatia da audiência, você evita desperdiçar o investimento com usuários que não são relevantes para a sua marca e, ao mesmo tempo, gera campanhas mais assertivas.

É importante destacar também que os anúncios digitais são altamente mensuráveis, o que permite você ter um controle maior sobre os investimentos. Ferramentas como o Google Analytics e o Facebook Insights possibilitam medir com precisão o desempenho da sua campanha em tempo real. Dessa forma, você pode calcular os seus gastos de forma mais inteligente, otimizando seus Ads para maximizar o retorno e reduzir desperdícios. 

Como criar uma campanha no Google Ads?

busca google

Agora que ficou claro o que é Google Ads, os principais formatos de anúncios e suas vantagens, vamos explicar a você como criar uma campanha do zero. Confira abaixo o passo a passo. 

1. Crie uma conta no Google Ads

O primeiro passo é bastante simples e consiste na criação de uma conta no Google Ads. Para isso, basta ter um endereço de e-mail válido e um site.

Acesse: ads.google.com e clique na opção “nova conta do Google Ads”. Feito isso, você poderá escolher entre dois modelos de conta: “Inteligente” e “Especialista”.

Em suma, o modelo Inteligente é uma versão mais simplificada voltada para os anunciantes que não dominam totalmente a ferramenta. Já o modo Especialista, como o próprio nome diz, é uma conta onde os usuários poderão acessar os recursos mais complexos do canal. 

Caso você escolha a primeira opção, é possível migrar para a outra conforme ao longo da sua jornada conforme adquirir mais conhecimento sobre a plataforma. Em caso de dúvidas, você também pode entrar em contato com o canal de suporte do Google. 

2. Configure os dados da sua empresa

Agora você precisa adicionar algumas informações sobre o seu negócio. Dentre os dados, será necessário incluir:

  • Nome da empresa;
  • Site da empresa;
  • Objetivo de marketing (exemplo: aumentar as vendas, gerar leads);
  • Orçamento de publicidade, ou seja, verba definida para sua campanha;
  • Palavras-chave relevantes;
  • Dados sobre segmentação do público (localização, idade, gênero, idioma, tipo de dispositivo, entre outros)

Criando uma campanha

Chegou o momento de colocar a sua mão na massa! Antes de tudo, é preciso definir o seu objetivo que pode ser:

  • Gerar mais chamadas;
  • Gerar mais inscrições ou vendas pelo site;
  • Aumento de visitas à loja física;
  • Aumento de visualizações e engajamento no YouTube.

Após essa etapa o sistema irá informar quais são os modelos de anúncios que poderão ser desenvolvidos para você alcançar os seus objetivos. Lembra daqueles formatos de campanha que vimos no início desse conteúdo? Pois agora vamos explicar como utilizá-los, na prática.

Criando anúncios da rede de pesquisa 

A rede de pesquisa é o formato de anúncios ideal para quem está buscando gerar leads qualificados ou aumentar a receita do e-commerce, uma vez que os links patrocinados serão exibidos nas primeiras posições da SERP do Google. 

Para desenvolver anúncios nesse estilo faça login na sua conta do Google Ads e vá ao menu “campanhas” depois em “criar campanhas”. Selecione o seu objetivo e depois escolha o formato do anúncio, nesse caso é a rede de pesquisa. 

Após isso, configure os seus anúncios selecionando algumas informações importantes como dados do orçamento, segmentação de público, palavras-chave, título, descrição, entre outros tópicos. Lembre-se de que o título e a descrição devem ser capazes de despertar a atenção do público-alvo. 

Criando anúncios da rede display

A rede display é um formato de campanha bastante indicado para aumentar o reconhecimento de marca e também para remarketing.

Assim como no exemplo anterior, siga o mesmo comando, porém dessa vez escolha o formato rede display. Em seguida, escolha a região geográfica e o idioma de destino para a campanha e o orçamento diário e o lance de CPA.

Selecione uma URL de exibição personalizada e defina as opções de segmentação, como a localização geográfica do público-alvo, os interesses, comportamentos on-line e a editoria dos sites da rede que exibirão os seus anúncios. 

Criando anúncios no YouTube Ads

Novamente, faça login na sua conta do Google Ads, escolha as suas metas e selecione o formato de campanha desejado. É importante destacar que alguns objetivos como “Promoções de app” e “Visitas a lojas e locais de produção” não tem como ser anunciado no YouTube.

Na próxima etapa, defina o tipo de anúncio que você quer gerar. Por exemplo, se o vídeo é ignorável ou não. Depois selecione o lance dos anúncios, ou seja, a forma de pagamento e faça a configuração da campanha (início e fim da exibição do anúncio, o orçamento a ser gasto, em quais redes ele deve aparecer e a segmentação do público).

Por fim, faça o upload do vídeo e adicione os links, botões de CTA e outras informações necessárias.

Criando anúncios no Google Shopping 

Acesse a sua do Google Ads e selecione “Shopping” como o tipo de campanha. Vincule a sua conta do Google Merchant Center com os produtos que você deseja anunciar. Lembre-se que não é possível mudar o nome do comerciante após criar a campanha, portanto pense bem. Após isso, abra o menu suspenso para editar as seguintes definições: 

  • Nome da campanha;
  • Filtro de inventário;
  • Produtos disponíveis na loja física;
  • Opções de URL da campanha;
  • Lances;
  • Orçamento diário;
  • Prioridade da campanha;
  • Dispositivos;
  • Locais;
  • Anúncios de inventário local. 

Na etapa final, crie seu grupo de anúncios e clique em salvar. Você será direcionado em uma página com todos os produtos da campanha.

Criando anúncios em aplicativos 

Para criar campanhas de engajamento para aplicativos você vai seguir o mesmo procedimento dos modelos anteriores. Após ir na aba “nova campanha” escolha a opção “Promoção de app” como objetivo.

Faça as configurações dos Ads inserindo o nome do app, do pacote ou o editor e selecione o aplicativo na lista. Insira um título chamativo e uma boa descrição e depois crie um grupo de anúncios. Por fim, escolha os segmentos de público-alvo que deseja atingir. 

Como os Ads determinam a posição dos anúncios?

google search

Os anúncios do Google são posicionados na página de resultados de acordo com alguns fatores estabelecidos pela plataforma, como palavras-chave, descrição e título, qualidade do conteúdo, histórico de cliques, orçamento do anunciante, entre outros.

Em suma, o Google acaba priorizando anunciantes que entregam a melhor experiência dos usuários. Por isso, além do valor investido, outros critérios também são considerados para determinar a posição na SERP.

O que é o cupom Google Ads?

cupom google ads

Outro elemento bastante interessante é o cupom do Google Ads. Ele é como se fosse um código promocional oferecido pela própria plataforma que dá direito a descontos na compra de anúncios. Para consegui-lo existem alguns métodos:

Promoções do próprio Google: a plataforma realiza promoções em que oferece cupons para novos anunciantes ou para anunciantes que não utilizam a plataforma há muito tempo.

Parcerias: algumas empresas e serviços podem oferecer cupons do Google Ads como parte de suas promoções ou programas de parceria. É possível encontrar essas oportunidades em sites de cupons ou por meio de pesquisas online.

Eventos e conferências: o Google pode distribuir cupons em eventos e conferências para incentivar a participação e divulgação

Seja visto pelos clientes certos: invista em Google Ads com a GMZ.MOKE

Independente do porte ou segmento da sua empresa, se você quer aumentar a sua receita no digital e potencializar os resultados, tem que investir em Google Ads. Para isso, conte conosco! 

A GMZ.MOKE é uma agência de negócios, que vai muito além do marketing tradicional, compreendemos a dinâmica do mercado, temos estratégias inteligentes e personalizadas para empreendimentos de todos os tamanhos e segmentos.

Com quase 10 anos de mercado, somos parceiros das maiores plataformas de marketing digital do Brasil e do mundo, inclusive do Google Ads e da RD Station. Além disso, contamos com heads experientes e um time altamente qualificado. 

Conheça o serviço de Mídia e Performance da Moke focado na geração de campanhas de sucesso. 
Se preferir, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Temos uma estratégia sob medida para o seu negócio!

estamos prontos para te atender

Vamos fazer negócio

Potencialize sua presença online! Descubra como a GMZ
pode impulsionar o seu negócio para o sucesso digital.