Desde 2020, quando o Google lançou o Google Analytics 4, inúmeros debates vêm repercutindo no mundo digital. Afinal, uma mudança tão significativa interfere diretamente nas operações e estratégias das empresas.
Embora seja natural sentir uma certa resistência a essas modificações, entender as vantagens e abraçar as inovações oferecidas pelo GA4 faz toda a diferença nas campanhas de marketing digital do seu negócio.
Por isso, trouxemos este guia definitivo sobre o Google Analytics 4, onde explicaremos o que mudou e como fazer a migração para essa nova versão. Excelente leitura!
O Google Analytics 4 ou simplesmente GA4 é a versão mais nova da ferramenta de monitoramento de dados do Google. Dessa forma, ela substituiu o Universal Analytics, até então, a principal plataforma do segmento.
De cara, é possível notar uma grande mudança na interface do software, mas a principal atualização está na proteção de dados dos usuários. Logo, o GA4 trouxe grandes avanços tanto na coleta de informações quanto em relatórios.
Isso se deve principalmente pelo fato de que o Google Analytics 4 não depende apenas de cookies de rastreamentos, mas utiliza um sistema de aprendizado de máquina (machine learning) para analisar o comportamento dos usuários.
Além disso, o GA4 não se concentra mais somente em sessões de site, mas abrange a jornada do indivíduo em vários dispositivos e plataformas. Essa abordagem proporciona uma melhor compreensão do perfil do usuário.
O Google Analytics 4 funciona por meio de um código de rastreamento instalado no seu site, coletando dados de interação dos usuários, como visualizações de páginas, cliques, tempo de permanência, eventos, etc.
No entanto, ao contrário da versão anterior, o GA4 é considerado uma ferramenta multiplataforma. Isso ocorre porque o programa opera em três frentes:
Isso significa que cada interação que o usuário fizer em sua página, seja por meio do desktop ou dispositivos móveis, a plataforma registrará como um evento. Esses dados servirão para fazer uma análise aprofundada do comportamento da audiência.
Além disso, por utilizar uma abordagem baseada em eventos, em vez de cookies de terceiros para rastrear os usuários, as informações coletadas são muito mais seguras e confiáveis.
Outro ponto que merece destaque é o sistema de aprendizado da plataforma baseada em Inteligência Artificial (IA). O machine learning do Google Analytics 4 consegue identificar padrões complexos dos usuários, revelando informações valiosas sobre o comportamento do público.
Se você está se perguntando por que deve migrar para o Google Analytics 4, a resposta é simples: a atualização é obrigatória. Mas, além disso, existem inúmeras vantagens em fazê-lo. A seguir, veja as principais:
O GA4 prioriza a segurança dos dados, adotando uma abordagem baseada em eventos. Dessa forma, ele coleta informações por meio de interações específicas, o que é mais seguro e alinhado com regulamentações de privacidade
A plataforma oferece relatórios mais avançados em comparação com versões anteriores. Isso inclui a capacidade de rastrear eventos personalizados, criar segmentos de público-alvo altamente detalhados e acessar insights mais profundos sobre o comportamento do usuário.
O Google Analytics 4 pode ser facilmente integrado com outras ferramentas, como o Google Ads e o BigQuery. Essa integração simplifica a análise de dados e permite a execução de campanhas de marketing de performance mais eficazes.
O GA4 oferece uma análise mais completa da jornada do cliente, rastreando o comportamento dos usuários em várias plataformas e dispositivos. Isso permite uma visão mais aprofundada do ciclo de vida do cliente, desde a descoberta até a conversão e a retenção.
Em suma, a versão mais recente da plataforma de análise de dados do Google se diferencia das anteriores por dois aspectos: a incorporação de inteligência avançada e uma abordagem centrada nos usuários. Esses dois pontos, trazem algumas mudanças importantes:
É importante destacar que o Google Analytics Universal já tinha um sistema de proteção de dados. No entanto, a versão mais recente da ferramenta otimizou a segurança, eliminando o armazenamento de endereços IP.
Em vez de depender de cookies para rastrear o comportamento do usuário, o Google Analytics 4 utiliza os eventos (ações específicas que os usuários executam em seu site ou aplicativo) para coletar dados. Isso inclui:
Independente dos canais utilizados pela sua empresa, a análise multiplataforma do GA4 permite ter uma visão mais completa tanto do comportamento dos usuários quanto do desempenho do seu site.
A integração aprimorada com o Google Ads permite uma melhor análise do desempenho das campanhas, facilitando a otimização e o ajuste das estratégias de marketing.
A incorporação de aprendizado de máquina possibilita insights automáticos e previsões, tornando mais fácil tomar decisões informadas e estratégicas com base nos dados coletados.
Além de todas essas atualizações, o GA4 trouxe métricas exclusivas. A seguir explicaremos em detalhes cada uma delas.
Quantidade de usuários que permaneceram durante no mínimo 10 segundos com o seu site ou aplicativo aberto em um determinado período. Ao analisar essa métrica, é possível identificar quantas sessões realmente envolveram os usuários.
Semelhante com o anterior, mas nesse caso, é a média de sessões que cada usuário engaja. Ou seja, esse indicador revela o número de sessões em que cada indivíduo interagiu ativamente com o seu conteúdo.
Porcentagem de sessões em que o usuário permaneceu com o site aberto em primeiro plano por no mínimo 10 segundos. Assim, a taxa de engajamento é uma métrica fundamental que avalia o nível de envolvimento dos usuários com o seu conteúdo do seu blog ou site.
O tempo médio de engajamento é uma métrica que revela quanto tempo os usuários passam engajados com o seu site ou aplicativo. No GA4, essa métrica é mais precisa, pois considera tanto as sessões na web quanto em apps.
Antes de iniciar o processo de migração para o Google Analytics 4, é fundamental verificar qual versão da plataforma você está atualmente utilizando. Se você criou uma conta antes do dia 14 de outubro de 2020, é provável que esteja utilizando o Universal Analytics. Nesse cenário, será necessário realizar a atualização para o GA4. Por outro lado, se você criou uma propriedade após essa data, é praticamente certo que já está utilizando o GA4.
Dito isso, siga este passo a passo simples para você fazer a migração para o Google Analytics 4:
O primeiro passo para a migração é criar uma nova propriedade no GA4. Acesse sua conta do Google Analytics e vá para a seção “Admin”. Em seguida, clique em “Criar Propriedade” e selecione “Google Analytics 4”. Siga as instruções para configurar a nova propriedade, incluindo o nome, o fuso horário e outras informações relevantes.
O código de rastreamento é exclusivo para cada propriedade e é necessário para coletar dados de interação dos usuários. Copie o código gerado pelo GA4 e insira-o nas páginas do seu site, logo antes da tag de fechamento </head>.
Configure os eventos que deseja monitorar, como cliques em botões, preenchimento de formulários ou reprodução de vídeos. Isso permitirá uma análise mais detalhada do comportamento do usuário em seu site.
Se você já estava usando o Google Analytics anteriormente, é possível importar configurações e dados da sua propriedade antiga para o GA4. Isso inclui metas, segmentos, públicos-alvo e muito mais.
Use o recurso de depuração do Google Analytics 4 para verificar se os eventos estão sendo registrados adequadamente e se os dados estão sendo coletados conforme o esperado.
Lembre-se de que a análise de dados é fundamental para o sucesso online. E o GA4 é uma ferramenta poderosa para ajudar sua empresa a entender melhor seus clientes e tomar decisões mais informadas. Portanto, não adie a migração e comece a colher os benefícios do Google Analytics 4 agora mesmo.
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O Google Analytics 4 ou simplesmente GA4 é a versão mais nova da ferramenta de monitoramento de dados do Google. Dessa forma, ela substituiu o Universal Analytics, até então, a principal plataforma do segmento.
Se você criou uma conta antes do dia 14 de outubro de 2020, é provável que esteja utilizando o Universal Analytics. Por outro lado, se você criou uma propriedade após essa data, é praticamente certo que já está utilizando o GA4.
Em suma, a versão mais recente da plataforma de análise de dados do Google se diferencia das anteriores por dois aspectos: a incorporação de inteligência avançada e uma abordagem centrada nos usuários.
O primeiro passo para a migração é criar uma nova propriedade no GA4. Acesse sua conta do Google Analytics e vá para a seção “Admin”. Em seguida, clique em “Criar Propriedade” e selecione “Google Analytics 4”.
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