Em uma estratégia de marketing de conteúdo, algumas ferramentas são fundamentais. Uma delas é o Google Keyword Planner, um planejador de palavras-chave que ajuda a melhorar a visibilidade online da sua empresa no Google.
Basicamente, as palavras-chave são os termos que os usuários utilizam para fazer uma pesquisa nos mecanismos de busca. Assim, elas são importantes tanto em estratégias orgânicas quanto pagas. Com o planejador, você verifica quais são as KWs mais adequadas para cada objetivo.
Quer aprender a usar o Google Keyword Planner, suas funcionalidades e como aplicar nas suas estratégias? Então, você está no artigo certo! Vem com a gente!
O Google Keyword Planner é um planejador de palavras-chave gratuito disponibilizado no Google Ads. Por meio dele, você verifica possíveis termos para usar na sua estratégia de SEO e também para construir anúncios no Google.
Portanto, a ferramenta é útil tanto em estratégias orgânicas quanto em mídia paga. Isso porque ela auxilia na identificação das palavras-chave mais relevantes relacionadas ao seu público, além de revelar quanto terá que pagar nas campanhas por cada termo, o que chamamos de Custo Por Clique (CPC).
A seguir, conheça as principais funcionalidades do Google Keyword Planner:
O Google Keyword Planner tem a função de encontrar novas palavras-chave para usar nas suas ações, o que é especialmente vantajoso se você estiver elaborando uma estratégia de Topic Cluster. Essa função está disponível no menu “Planejador de palavras-chave” e pode ser acessada usando um site, uma frase ou uma categoria.
A análise do volume de pesquisa e previsões é outra funcionalidade essencial do Google Keyword Planner. Ela mostra o CPC máximo e médio, taxa de cliques (CTR), impressões, custo e cliques. Portanto, você descobre quais palavras-chave são mais procuradas e quais apresentam alta ou queda no interesse.
A combinação de lista de palavras-chave permite que você adicione os termos já usados na guia “Descobrir novas palavras-chave”. Esse processo é feito por meio do upload de um arquivo em Excel. Assim, a ferramenta apresentará indicações compatíveis com a estratégia. Desse modo, é possível ter ideias e insights para criar conteúdos e campanhas.
A criação de campanha baseada em um plano pré-configurado é feita a partir da análise das informações. Então, clique em “Criar campanha”, nomeie e informe o orçamento.
A análise da concorrência tem como objetivo identificar quais palavras-chave outras empresas do setor estão usando. Essa função está inserida dentro da descoberta de termos. Nesse sentido, basta escolher o item “Começar com um site” e colocar a URL desejada. Então, clique em “Ver resultados” para ter boas ideias para o seu tráfego pago.
É importante utilizar o Google Keyword Planner para criar campanhas e conteúdos de modo estratégico. Primeiramente, ele oferece uma compreensão mais profunda das tendências de pesquisa e do comportamento do usuário na internet, permitindo que você identifique as palavras-chave mais relevantes e populares para o seu nicho de mercado.
Outra vantagem é a capacidade de avaliar a competitividade de determinadas palavras-chave e obter estimativas de custo por clique, o que permite planejar e otimizar seu orçamento de marketing de forma mais eficiente.
Veja abaixo, o passo a passo para começar a usar o Google Keyword Planner:
Faça o seu cadastro no Google Ads.
1. Configure a campanha.
2. Insira as informações do anúncio.
3. Clique no Google Keyword Planner no menu de ferramentas.
4. Escolha a opção desejada: busca de novas palavras-chave ou volume de pesquisas e previsões.
Para usar o Google Keyword Planner, você precisa definir exatamente qual é seu objetivo. A descoberta de palavras-chave é ideal para identificar a performance de algum termo específico. Assim, você também saberá qual o volume de buscas e também poderá usar uma URL para monitorar a concorrência.
Caso queira criar uma campanha, clique no menu superior da tela e escolha a opção. Então, faça a configuração conforme os termos definidos, nomeie o anúncio e salve.
Leve em consideração as personas da sua marca para fazer a sua análise no planejador de palavras-chave do Google. Ao saber quais são suas dores, necessidades e preferências, fica mais fácil saber quais são os melhores termos para atraí-los.
O volume de pesquisas indica se as pessoas têm interesse por determinada palavra-chave. Portanto, essa é uma forma de gerar tráfego qualificado para seu blog ou site.
Além do Google Keyword Planner, o próprio mecanismo de pesquisa da plataforma, permite saber quais são as buscas mais feitas pelos usuários. É só começar a digitar e ver as sugestões trazidas pelo buscador.
Um recurso do Google Keyword Planner é pesquisar várias palavras-chave de uma só vez. Você pode colocá-las no campo separadas por vírgula e o resultado trará detalhes de cada uma delas. Dessa forma, você pode fazer comparações eficientes.
As perguntas costumam ser mais usadas pelos usuários para fazer pesquisas. Portanto, esse tipo de palavra-chave fará diferença em sua estratégia.
Para negócios físicos, uma boa dica é fazer a pesquisa por localidade. Aqui, o propósito é melhorar a segmentação e a personalização da estratégia.
Também chamadas de palavras-chave de apoio, os termos secundários permitem que você trabalhe o tema de forma mais eficiente e menos repetitiva. Isso ajuda a posicionar melhor o seu conteúdo ou site.
Todas essas dicas permitem que você obtenha melhores resultados. Afinal, o Google Keyword Planner traz insights relevantes, que ajudam a alcançar os seus objetivos estratégicos.
Então, que tal ajudar outras pessoas a usarem essa ferramenta da forma certa? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!
O Google Keyword Planner é um planejador de palavras-chave. Ele sinaliza quais termos são mais buscados e qual é sua previsão e custo. Assim, é possível usá-los de forma estratégica para ranquear melhor o seu site, conteúdos ou campanhas pagas.
– Faça o seu cadastro no Google Ads.
– Configure a campanha.
– Insira as informações do anúncio.
– Clique no Google Keyword Planner no menu de ferramentas.
– Escolha a opção desejada: busca de novas palavras-chave ou volume de pesquisas e previsões.
Potencialize sua presença online! Descubra como a GMZ
pode impulsionar o seu negócio para o sucesso digital.