Acompanhar métricas, monitorar os visitantes do site e interpretar os indicadores são algumas das funções do profissional de marketing. O Google Tag Manager é uma ferramenta desenvolvida justamente para facilitar essas demandas que costumam exigir tempo e bastante esforço.
O recurso é capaz de automatizar algumas tarefas, tornando a rotina de times de marketing muito mais simples e produtiva. Quer saber como implantar o Google Tag Manager nos seus processos e como utilizá-lo dia a dia? Continue com a leitura que vamos explicar tudo para você!
Antes de falarmos sobre o Google Tag Manager precisamos esclarecer alguns termos específicos para facilitar o seu entendimento sobre o uso da ferramenta. Dentre eles, é importante que você saiba o que são as tags e os scripts em um site.
Tag é um código que é inserido em uma página para coletar informações dos usuários, como localização, comportamento de navegação, cliques em links, entre outros. Esses dados são enviados para ferramentas como Google Analytics, para que possam ser monitoradas e usadas para otimizar o site e as campanhas de marketing.
Os scripts são códigos em linguagens de programação como JavaScript e são usados para adicionar recursos e funcionalidades aos sites. Eles podem ser usados para coletar informações de usuários, executar animações e efeitos visuais, validar formulários e muitas outras funções.
O Google Tag Manager (GTM) é uma ferramenta de gerenciamento de tags e análise de site desenvolvida em 2012 pelo Google. O recurso permite implantar tags de rastreamento em seu site, sem precisar editar o código-fonte.
Isso ajuda a simplificar o processo de monitoramento de uma página. Portanto, o recurso torna os processos de tagueamento acessível aos profissionais de marketing, dando autonomia a eles e eliminando a necessidade de acionar os programadores.
Além disso, o Google Tag Manager tem uma ampla usabilidade e também oferece suporte para que tags de remarketing do Google Ads e do Facebook Ads sejam aplicadas com mais eficácia.
Nesse sentido, ao adotar a ferramenta é possível monitorar quais produtos um usuário visitou no seu e-commerce para, depois, gerar anúncios de remarketing na rede de display do Google Ads ou no Facebook Ads.
Agora que você sabe o que é Google Tag Manager, vamos abordar a importância dessa ferramenta para o seu negócio. O uso do GTM pode trazer vários benefícios, dentre eles:
Sem o GTM, seria necessário editar o código-fonte do site sempre que você quisesse adicionar ou atualizar uma tag. Isso pode ser trabalhado e demorado, especialmente se você não tem conhecimento técnico. Com o GTM, você pode fazer essas mudanças rapidamente, sem precisar editar o código-fonte.
Com o Google Tag Manager, é possível centralizar a gestão de tags em um único local, o que economiza tempo e recursos.
Além disso, a ferramenta permite que os profissionais de marketing implementem e modifiquem tags com mais rapidez e eficiência, sem a necessidade de envolver a equipe de desenvolvimento em cada alteração.
Esse movimento contribui significativamente com o aumento da produtividade.
O recurso ajuda a gerenciar todas as suas tags em um só lugar, você pode garantir que todas as suas tags estejam configuradas corretamente e funcionando com garantia. Isso ajuda a garantir que seus dados sejam precisos e ansiosos.
O GTM permite que você adicione facilmente novas tags de rastreamento, mesmo que elas não estejam na lista pré-aprovada pelo Google. Isso significa que você pode usar o GTM para coletar informações específicas que são importantes para o seu negócio.
Assim com outras plataformas do Google, para você usar o Google Tag Manager é necessário criar um login. Lembrando que se você já tem um endereço no Gmail ou uma conta no Google Analytics, pode usar uma delas para começar a utilizar o serviço.
Então, o primeiro passo é acessar o Gerenciador de tags e fazer o login. Feito isso, faça a configuração da sua conta inserindo o nome da empresa para criar o seu primeiro contêiner, local onde os outros códigos ficarão hospedados. Em seguida, leia e aceite os termos.
Pronto! Você irá receber o código que deverá ser instalado em todas as páginas que você quiser. É importante destacar que o código tem que ser inserido logo depois da abertura do <body> no HTML, em todas as páginas que você desejar. Após a instalação, será preciso adicionar as tags ao contêiner.
Como mencionamos antes, uma das grandes vantagens do Google Tag Manager é a autonomia que ele oferece ao departamento de marketing, fazendo com que não seja necessário solicitar ajuda de um desenvolvedor para adicionar um novo código.
Dessa forma, mande esse código a um desenvolvedor ou instale você mesmo. Provavelmente essa será a única vez que você precisará inserir o código no HTML, pois após instalá-lo, já será possível usar o GTM.
Para aproveitar o máximo potencial do Google Tag Manager é possível instalar o Google Analytics nele. Ao fazer isso, você consegue gerenciar todas as tags de análise em um único contêiner, tornando ainda mais fácil a implementação e gerenciamento do seu site.
Além disso, associar as duas plataformas permite que as empresas usem os recursos avançados de rastreamento do Google Analytics e monitorem as ações específicas que os usuários realizam em seu site, como cliques em botões, visualizações de vídeos e downloads de arquivos.
Para fazer isso, clique na aba “Tags”, localizado no lado esquerdo da tela e em seguida vá em “New”. Depois, selecione o Google Analytics dentre as opções que apareceram e informe se qual versão do Analytics sua empresa está usando.
Feito isso, insira o ID do seu domínio no GTM e escolha quais páginas a tag irá processar. Para que o GA monitore os domínios, escolha a opção “todas as páginas”. Pronto, para ativar basta clicar no botão “publicar” e ativar seus contêineres.
Outro método bastante eficiente de usar o GTM é no monitoramento dos usuários que visitaram uma página do seu produto. As informações levantadas sobre ex-visitantes são extremamente valiosas em uma campanha de remarketing para resgatar potenciais clientes. Veja como instalar os códigos de remarketing do Google Ads e Facebook Ads.
Para instalar os códigos de remarketing do Google Ads, acesse o GTM normalmente e siga as orientações abaixo:
Para instalar os códigos de remarketing do Facebook Ads o processo é um pouco diferente do anterior. Isso porque, nesse caso, não existe a opção “Facebook Ads” na hora de escolher o serviço a ser criado. Porém, as etapas são bem simples e basta seguir os passos abaixo:
Uma das grandes vantagens do Google Tag Manager é a versatilidade. A ferramenta pode ser aplicada em uma infinidade de processos, inclusive testes A/B. A metodologia compara duas ações de marketing com o objetivo de descobrir qual obteve os melhores resultados.
Essa estratégia associada ao GTM, permite que você teste diferentes disposições de informações, formatos de banners e estrutura de páginas para entender quais delas têm o melhor desempenho.
Para isso é necessário conectar a sua conta do Google Tag Manager com outras plataformas que oferecem esse tipo de serviço. Entre as opções disponíveis no mercado podemos citar o Optimizely, Kissmetrics e Crazy Egg.
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