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Implementação de CRM: 10 dicas para não ter dor de cabeça

Que a implementação do CRM representa um avanço significativo na gestão de um negócio, todos nós já sabemos. Afinal, é um sistema que fornece informações valiosas e permite a tomada de decisões baseada em dados. No entanto, você sabe como fazer isso?

Embora seja um processo simples, a integração de um software de CRM exige uma abordagem estratégica e organizada. Isso porque a eficácia da plataforma está ligada à qualidade dos dados inseridos e à consistência das interações com os clientes. .

Neste post, abordaremos 10 dicas para a implementação de CRM em uma empresa, visando maximizar os benefícios que essa ferramenta pode oferecer. Acompanhe!

10 dicas para a implementação de CRM

O uso de um sistema CRM (Customer Relationship Management) proporciona vantagens essenciais para melhorar o atendimento ao cliente e ao departamento de marketing e vendas. 

Já pensou em ter todos os dados de interações dos consumidores, desde a primeira etapa do funil de vendas até a última, centralizadas em um só lugar? Pois é exatamente isso que a ferramenta possibilita.

Nesse sentido, a integração da plataforma é um processo importante que pode agregar mais qualidade às suas campanhas. Independentemente do porte da empresa, os cuidados nesse processo são decisivos para o sucesso.

Veja a seguir, 10 dicas valiosas para fazer uma implementação de CRM descomplicada e eficiente. 

1. Planeje com antecedência e clareza

Assim como em diversos aspectos da rotina empresarial, o planejamento prévio é indispensável para implementar o CRM. Estude todos os pontos, defina objetivos, qual o tipo de sistema e mude toda a cultura para começar a trabalhar com base em dados.

2. Envolva as partes interessadas

Para garantir a eficiência do sistema, é muito importante que todas as partes interessadas estejam envolvidas no processo. Isso inclui a equipe de marketing, vendas e atendimento. Dessa forma, uma boa estratégia é reunir um grupo de colaboradores e criar um comitê para a implementação do CRM.

3. Escolha a solução adequada

No mercado, é possível encontrar uma série de plataformas de gestão de relacionamento com o cliente. Portanto, é crucial você escolher a solução mais adequada à sua empresa. Basicamente, os tipos de CRM são separados da seguinte forma:

  • CRM colaborativo: armazena dados de toda a interação com o cliente;
  • CRM operacional: automatiza processos de vendas, marketing e outros;
  • CRM analítico: avalia métricas e estratégias de negócio.

Dentre as opções, a mais completa é o RD Station CRM, desenvolvida pela maior empresa de automação de marketing da América Latina, a Resultados Digitais. Além de oferecer uma plataforma totalmente em português, ela se destaca por ter uma interface extremamente intuitiva e de fácil utilização do software.

4. Defina um cronograma realista

Uma das etapas mais relevantes do planejamento de implementação de CRM é o cronograma de atividades. Separe tudo por etapas e defina datas específicas para ação, sempre respeitando a realidade da empresa e dos profissionais envolvidos. Afinal, a utilização de uma nova ferramenta sempre demanda maior tempo de adaptação. 

5.Investimento em Treinamento

Toda a equipe de gestão deve estar preparada para atuar com o sistema CRM. Por esse motivo, é muito importante investir na capacitação. Dentro do cronograma, realize treinamentos com o time para desenvolver habilidades e garantir o melhor aproveitamento do recurso. 

6. Garanta uma migração de dados precisa

A migração de dados para o sistema CRM deve acontecer com muito cuidado, sobretudo para criar um histórico realista. Dessa forma, tenha muita atenção para evitar erros e não deixe de contar com apoio profissional para garantir a eficácia.

7. Testes e ajustes contínuos

As falhas e gargalos sempre acontecem durante a mudança para um novo sistema, por esse motivo, é essencial realizar testes e ajustes. Trata-se de uma forma para aperfeiçoar pontos específicos e adotar a melhoria contínua na gestão.

8. Comunique-se abertamente

A comunicação é a base para o sucesso da gestão empresarial, principalmente quando se trata do CRM. Assim, alinhe a comunicação com toda a equipe, faça reuniões periódicas e defina claramente todas as rotinas operacionais.

9. Celebre as conquistas

Uma equipe motivada e engajada proporciona um trabalho de alta performance, o que leva a melhores resultados. Portanto, valorize cada avanço e celebre conquistas individuais e coletivas, para manter um clima organizacional agradável e favorável ao crescimento.

10. Monitoramento e otimização pós implementação

Após a implementação de CRM e início das operações, é o momento para se concentrar no monitoramento e otimização. Avalie os avanços e o desempenho periodicamente, sempre com foco em aperfeiçoar o processo para atingir a maturidade ideal. 

Lembre-se também que o apoio de uma consultoria especializada é indispensável para ter facilidade e sucesso com o CRM. Um suporte que irá otimizar as tarefas para alcançar a excelência em todas as atividades que envolvam o sistema.

Para isso, a GMZ.MOKE oferece uma metodologia incrível para alavancar o seu negócio com o apoio do CRM e estratégias promissoras. A melhor alternativa para ter um atendimento focado nos seus objetivos e com uma equipe com expertise no assunto.

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Em resumo

Quais as etapas de implementação de CRM?

– Planeje com antecedência e clareza;
– Conte com apoio especializado;
– Envolva as partes interessadas;
– Escolha a solução adequada;
– Defina um cronograma realista;
– Investimento em treinamento;
– Garanta uma migração de dados precisa;
– Testes e ajustes contínuos;
– Comunique-se abertamente;
– Celebre as conquistas;
– Monitoramento e otimização pós-implementação.

Por que implementar um CRM?

O CRM é um sistema que possibilita a coleta de dados e insights valiosos para direcionar as decisões e estratégias de negócio. Por isso, investir na implementação é a base para ter uma jornada promissora e atender o cliente da melhor forma.

O que é CRM?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Trata-se de um software que reúne todas as informações relevantes sobre os clientes em um único local, facilitando o acesso e a análise desses dados.

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