É provável que você já tenha percebido como a internet mudou o hábito de consumo das pessoas. Hoje, os usuários estão a um clique de distância das informações sobre qualquer produto ou serviço. Esse fator, fez com que as empresas desenvolvessem novas metodologias de vendas, como o Inbound Sales.
Se você não conhece esse conceito, está correndo grandes riscos de ser alcançado pelos seus concorrentes. Leia este conteúdo até o final e saiba como aplicar essa metodologia poderosa na sua organização. Acompanhe!
O Inbound Sales é uma técnica de vendas na qual o vendedor busca criar um relacionamento sólido e duradouro com o cliente. Para isso, a metodologia pensa nos compradores de forma individualizada, levando em consideração aspectos importantes, como dores, objetivos e as necessidades de cada pessoa.
Essas informações são colhidas por meio das estratégias de inbound marketing, uma técnica que busca atrair potenciais clientes com conteúdos de qualidade. Com esses dados em mãos, o time de vendas consegue fazer uma abordagem muito mais acertada.
Ou seja, diferente do método tradicional em que a empresa anuncia seus produtos ou serviços de maneira fria, no Inbound Sales busca-se atender o lead de forma consultiva, fornecendo soluções específicas para ele.
Esse fator, maximiza as chances de vendas, uma vez que o vendedor só fará contato com usuários que correspondam ao Perfil de Cliente Ideal (ICP). Assim, a empresa não desperdiça recursos com aqueles que têm interesse no seu produto ou serviço.
O Inbound Sales tem como base os leads gerados pelo inbound marketing.Na prática, o vendedor deve receber do departamento de marketing informações relevantes antes de abordar um lead, tais como:
Com esses dados em mãos, o vendedor consegue desenvolver uma abordagem personalizada e focada nas necessidades de cada um. O que ajuda a criar um relacionamento natural e duradouro com o lead.
Além dessas informações passadas pela equipe de marketing, ele também pode procurar nas redes sociais do potencial cliente outros elementos que agregam a estratégia, como hobby e assuntos de interesse.
Essa prática, estimula o desenvolvimento da inteligência emocional do vendedor, o tornando ainda mais preparado para lidar com os desafios do dia a dia.
O acesso rápido às informações empoderou a audiência. Isso fez com que ela se tornasse mais cética aos clássicos modelos de propaganda, como os anúncios publicitários em TV, rádio e revistas.
O outbound sales corresponde a esses métodos tradicionais, em que o vendedor aborda o potencial cliente com o único objetivo de anunciar e vender os seus produtos. Conhecida como cold calling ou chamada fria, esse tipo de abordagem vem perdendo espaço nos últimos anos.
Em um cenário onde o consumidor detém o poder da decisão de compra, as marcas se adaptaram a essa nova realidade e desenvolveram técnicas de vendas mais permissivas, em que o foco está na atração de clientes. Assim surgiu o Inbound Sales.
Logo, a principal diferença entre os dois conceitos é que o Inbound Sales prioriza a qualidade do lead, focando na experiência do usuário. Enquanto o outbound sales foca na quantidade de chamadas realizadas.
Nos próximos tópicos iremos apresentar as 5 principais vantagens do Inbound Sales em uma empresa.
Ao adotar a metodologia Inbound Sales, a sua empresa cria um relacionamento mais próximo com o público. Isso significa que a jornada de compra é mais fluida e menos turbulenta, já que o potencial cliente está mais informado e confiante para tomar uma decisão de compra. Com isso, o ciclo de vendas tende a ser mais curto e eficiente.
O Inbound Sales é baseado em um princípio de confiança na comunicação com o cliente. Uma abordagem que vai de encontro com a dor ou objetivo do lead demonstra o interesse da sua empresa em ajudá-lo. Isso contribui na construção de uma imagem positiva e confiável da sua marca.
O Custo de Aquisição de Cliente (CAC) é uma métrica que indica o quanto uma empresa está gastando para conquistar novos clientes. Ao implementar o Inbound Sales em sua organização você reduz esse investimento, uma vez que as ações irão ser direcionadas somente em leads qualificados.
A experiência do consumidor ou customer experience é um conceito que define a percepção que o cliente tem ao interagir com uma organização. Ao focar na qualidade do relacionamento com o cliente por meio do Inbound Sales a empresa pode fidelizá-lo e torná-lo um defensor da marca, o que é extremamente valioso em termos de marketing boca a boca.
O Inbound Sales é como uma ponte que liga a equipe de vendas e o time de marketing. O vendedor munido de informações importantes é capaz de persuadir e criar uma conexão sólida. Esse fator resulta em um maior número de vendas concretizadas.
Agora que você sabe o que é Inbound Sales e seus principais benefícios, chegou o momento de entender como aplicar a metodologia em sua empresa. Veja a seguir, um passo a passo simplificado.
Antes de começar a aplicar o Inbound Sales em sua empresa, é fundamental que haja um alinhamento entre o time de marketing e vendas. Esses dois departamentos precisam trabalhar juntos para que a estratégia funcione da melhor maneira possível.
Afinal, trata-se de uma via de mão dupla. O time de marketing é responsável em atrair visitantes e convertê-los em leads qualificados. Enquanto isso, a equipe de vendas deve garantir o sucesso da venda.
O Inbound Sales é intrínseco ao Inbound Marketing, pois é por meio dessa estratégia que os leads são gerados e nutridos até que estejam prontos para a abordagem comercial.
Portanto, é fundamental que sua empresa tenha uma estratégia de inbound marketing bem estruturada, incluindo todas as boas práticas:
Para que a metodologia de Inbound Sales seja aplicada corretamente em sua empresa, é fundamental que os vendedores sejam treinados para utilizá-la de forma adequada. Eles precisam entender como funciona o processo de geração de leads, como nutri-los até que estejam prontos para a abordagem comercial.
Por fim, e não menos importante, para que a metodologia seja efetiva em sua empresa, é fundamental que haja uma análise constante das métricas sobre os resultados alcançados.
A partir desses dados, a empresa pode identificar os pontos fortes e fracos da sua estratégia de Inbound Sales e tomar as medidas necessárias para melhorar o desempenho da equipe de vendas.
Como você viu nesse conteúdo, o Inbound Sales é uma metodologia extremamente eficaz, sendo uma abordagem indispensável para as empresas nos dias de hoje. Mas, para que a sua equipe de vendas consiga aplicá-la de forma correta, você precisa de uma estratégia de Inbound Marketing estruturada.
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O Inbound Sales é uma metodologia de vendas em que o vendedor busca criar uma relação de confiança com o lead. Para isso, a metodologia pensa nos compradores de forma individualizada, levando em consideração aspectos importantes, como dores, objetivos e necessidades de cada pessoa.
A principal diferença entre os dois conceitos é que o Inbound Sales prioriza a qualidade do lead, focando na experiência do usuário. Enquanto o Outbound Sales foca na quantidade de chamadas realizadas.
O Inbound é um conjunto de técnicas que tem como objetivo atrair e educar o lead até que ele esteja pronto para efetuar a compra de um produto ou serviço. Já o Outbound corresponde aos métodos tradicionais de vendas, em que o vendedor aborda o potencial cliente com o único objetivo de anunciar e vender os seus produtos.
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