Dentro do universo das redes sociais, o Instagram Stories destaca-se como uma ferramenta poderosa para a interação com o público. Essa funcionalidade efêmera permite compartilhar momentos de forma dinâmica, alcançando usuários de maneira envolvente.
No entanto, para maximizar os resultados, é essencial adotar estratégias eficazes. Afinal, é exatamente isso que vai diferenciar o trabalho de um profissional de marketing com um usuário comum de redes sociais.
Quer entender como utilizar o Instagram Stories para obter resultados excelentes? Então, continue com a leitura que apresentaremos 11 dicas importantes. Acompanhe!
Conquistar o interesse dos seus seguidores começa pela criação de stories que sejam relevantes e cativantes. Assim como qualquer estratégia de marketing de conteúdo, as publicações devem abordar temas que despertem o interesse do seu público, oferecendo soluções ou abordando questões que ressoem com eles.
No entanto, nesse caso, por se tratar de uma rede social, você pode incorporar elementos mais dinâmicos e interativos. A seguir, veja algumas dicas para ter conteúdos engajantes no Instagram Stories
Postar com frequência exige certa dose de criatividade. Aproveite os recursos visuais do Stories para alcançar esse propósito. Você pode criar vídeos, tirar fotos, colocar efeitos, fazer edições diferenciadas e adicionar textos.
Lembre-se de manter a identidade visual da marca. Além disso, algumas dicas são usar o boomerang, os filtros, o sticker, os GIFs e o superzoom.
O Instagram é uma plataforma que oferece um alto nível de interação, e não apenas permite, mas também incentiva ativamente esse engajamento por parte dos seus seguidores.
Diante disso, é recomendável investir em enquetes, formulários de perguntas, menções e até mesmo na função “deslize para cima”. Estimular essas formas de engajamento não apenas cria um ambiente mais participativo, mas também fortalece os laços entre a sua marca e a comunidade online.
Ainda que você possa deixar de postar por algumas horas ou 1 dia, é preciso definir uma frequência de postagem e segui-la. Por isso, vale a pena criar um calendário editorial em seu planejamento de mídias sociais para ter sempre ideias novas.
Tenha em mente que os posts do Instagram Stories duram apenas 24 horas. Portanto, ficar mais tempo do que isso sem criar conteúdo fará com que as pessoas deixem de acompanhar as atualizações.
Sua marca alcança maior visibilidade ao incorporar hashtags estratégicas e utilizar a marcação de local nas postagens. Essas duas ferramentas desempenham um papel crucial ao facilitar que sua empresa seja alcançada por usuários.
As hashtags ampliam o alcance, conectando suas postagens a tendências e comunidades. Enquanto isso, a marcação de localização adiciona um toque local, tornando sua presença mais relevante para públicos
Adotar uma estratégia de storytelling é imprescindível para cativar seu público no Instagram. Construir uma narrativa coerente ao longo de suas postagens cria uma experiência envolvente para seus seguidores.
Considere contar histórias sequenciais por meio de seus posts para manter o interesse e a curiosidade. Isso não só cria uma conexão mais profunda com sua audiência, mas também incentiva os seguidores a retornarem ao seu perfil.
Além disso, o Stories do Instagram oferece uma boa oportunidade de fazer vídeos contínuos. Neles, você pode inserir enquetes, perguntas, deixar algum suspense no ar etc. O importante é usar estratégias para atrair o público para voltar.
Destaque a sua empresa e conquiste vantagem competitiva mostrando os bastidores da sua marca. Isso significa apresentar pessoas, mostrá-las trabalhando, usar alguns colaboradores para fazer uma brincadeira e mais.
Por exemplo, uma alternativa é utilizar algum vídeo de marketing viral para envolver a sua equipe e engajar os seguidores? Coloque a criatividade à prova e mostre como o trabalho na sua empresa pode ser leve e dinâmico.
Mas atenção! É preciso que essas ações sejam autênticas. Dessa forma, os clientes se reconhecem e simpatizam com a marca. Caso contrário, o resultado vai ser bem diferente do esperado.
Você pode compartilhar vídeos curtos do reels para o Instagram Stories. Essa é uma medida para trazer ainda mais vantagens à estratégia. Afinal, permite capturar a atenção com rapidez e tem alto engajamento. Isso é ainda mais importante quando seu objetivo é vender ou promover algo.
Utilize a ferramenta de “Encaminhamento” para acompanhar quantas vezes o seu conteúdo foi compartilhado. Você obtém essa informação no Instagram Stores Analytics, que ainda traz outros detalhes, o que permite fazer uma análise aprofundada.
Abaixo, listamos as principais métricas de Instagram Stores:
Para testar a performance das suas postagens, implemente a técnica do teste A/B no Instagram Stories. Nesse caso, experimente diferentes dias e horários, formatos de conteúdos, temas e outras variáveis. A ideia é verificar o que traz mais resultados para o seu negócio.
Dessa forma, você descobre o que faz mais sentido para os seus seguidores e aquilo que faz eles converterem mais. Isso permite investir mais nessas ações que dão certo.
Conforme o público do seu perfil do Instagram, é preciso adaptar o seu conteúdo. Por isso, atente às métricas da rede social e embase suas ações em dados. Dessa forma, você conseguirá determinar o que precisa ser corrigido.
Os testes A/B e outras dicas deste post ajudarão nesse sentido. Além disso, é importante contar com uma ajuda especializada, de uma agência de publicidade focada em negócios. Assim, ficará mais fácil alcançar os seus propósitos.
Agora, você já sabe quais dicas ajudam a obter bons resultados no Instagram Stories. Então, que tal começar a aplicá-las no seu negócio? Você verá que tende a dar certo.
E você, gostou dessas sugestões? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e mostre como atingir bons resultados.
O Story no Instagram funciona como uma ferramenta de fotos e vídeos curtos, de até 60 segundos. Eles aparecem como clipes. Caso você poste algo maior do que 1 minuto, será dividido em várias partes e é possível editar a gravação no cortador disponível na parte inferior. Assim, você investe no relacionamento com o cliente e melhora os resultados.
– Acesse o app do Instagram, disponível para Android e iOS.
– Clique no ícone de “Perfil”.
– Selecione “Menu” para ver as opções.
– Toque em “Itens arquivados”.
– Veja os Stories do Instagram já publicados.
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