Na era dos influenciadores digitais, o Marketing de Influência tornou-se uma ferramenta poderosa para as empresas se conectarem com a audiência. Afinal, essas personalidades têm a capacidade única de construir conexões genuínas, gerando confiança e credibilidade.
No contexto dos negócios, a capacidade de persuadir e orientar o público na tomada de decisões é uma habilidade crucial. Além disso, estamos lidando com uma sociedade que se identifica cada vez mais com os ídolos digitais.
Continue com a leitura e entenda o que é Marketing de Influência, como ele funciona e como aplicar a estratégia na sua empresa. Acompanhe!
Marketing de Influência é uma estratégia de comunicação que utiliza influenciadores digitais para engajar e criar conexão com o público. Com essa abordagem, as marcas alcançam audiências específicas de forma autêntica e envolvente, de maneira orgânica e genuína.
Os influenciadores digitais são pessoas que, de forma planejada ou espontânea, construíram personalidades magnéticas. Contam com públicos fiéis e engajados, disponíveis a ouvir e receber recomendações
Essa influência é definida como traços de personalidade capazes de mudar comportamentos e pensamentos de outras pessoas. Assim, as marcas buscam essas parcerias para serem apresentadas ao público e aproveitarem sua credibilidade.
O Marketing de Influência não se resume apenas à parcerias com personalidades digitais, mas envolve também a produção de conteúdos relevantes. Portanto, é uma estratégia intimamente ligada ao Marketing de Conteúdo.
Nesse sentido, o primeiro passo é entender a audiência-alvo e identificar os influenciadores que têm maior afinidade com ela. Em seguida, é necessário desenvolver uma abordagem autêntica e envolvente, alinhada aos valores da marca e aos interesses do público.
Após essa etapa, a empresa tem a possibilidade de escolher dois modelos de parceria: paga ou conquistada. No primeiro caso, o influenciador recebe dinheiro em quantias fixas ou comissões. No segundo, o benefício para divulgar a marca é a troca por produtos, serviços, participação em eventos e outras vantagens não financeiras.
O próprio influenciador é quem desenvolverá a melhor maneira de se comunicar com o público. É importante que a apresentação da marca não seja forçada, usando o jeito com que a pessoa já interage com a audiência.
Uma pauta adequada ajudará a alinhar as partes sobre como será a campanha. Afinal, mesmo com a linguagem do influenciador, a marca deve se preservar quanto ao que deseja e o que não deseja comunicar.
Na prática, o Marketing de Influência é capaz de acionar uma série de gatilhos mentais nas pessoas. Dentre os principais, podemos citar o gatilho da autoridade, reciprocidade, prova social, curiosidade, entre outros. Como resultado, conseguimos os seguintes benefícios:
Os influenciadores funcionam como figuras de autoridade, principalmente quando são referências técnicas em seus segmentos. Da mesma forma, podem apresentar provas sociais, mostrando a experiência de pessoas comuns com o produto ou serviço.
Um exemplo é o médico ou professor de educação física que dá dicas de saúde e bem-estar. Outro é um influenciador que começou uma vida mais saudável e pode oferecer o seu depoimento, mesmo que não seja especialista.
As marcas podem usar os influenciadores como mediadores junto a novos públicos. Por exemplo, uma marca de roupa feminina pode buscar influenciadores específicos antes de expandir para os homens.
Os grandes influenciadores digitais alcançam números expressivos. As estratégias também combinam diferentes personagens, fazendo a comunicação chegar a mais pessoas mesmo com perfis menores.
Influenciadores apresentam uma personalidade cativante, capaz de mobilizar a audiência. Essa liderança será bem-vinda como forma de engajar as pessoas nas campanhas e aumentar a taxa de conversão.
Ao ter contato com as mídias digitais e conteúdo da marca, o público pode ser convertido em audiência cativa dos vídeos, posts, podcasts, etc. Por isso, a parceria também é uma forma de construir audiência e gerar tráfego orgânico.
Há diversas maneiras de realizar parcerias com influenciadores digitais.
Nesse caso, o influencer cria posts e publica em suas redes sociais. Esse conteúdo é uma oportunidade de divulgar o produto ou serviço, variando o investimento conforme a relevância e alcance da personalidade escolhida.
Os programas de afiliados oferecem participações em vendas para os influenciadores. Esse controle é realizado com cupons ou links específicos, que mensuram a quantidade de comissões geradas pelos participantes.
Os influenciadores podem estar presentes em eventos, como lançamentos de produtos, inauguração de lojas e início de campanhas promocionais. Nesse caso, além de tornar a marca mais conhecida, a presença ajuda a construir autoridade junto ao público-alvo.
A aparição de influenciadores em peças de publicidade e propaganda também é uma opção interessante. Isso chamará a atenção das pessoas que reconhecem a figura pública e dará credibilidade para a mensagem.
A escolha de influenciadores não se limita ao número de seguidores. Diversos outros aspectos devem ser considerados, tais como:
A marca tem um público-alvo que deseja atingir, e o influenciador se comunicará com uma audiência específica. O ideal é que exista uma expressiva interseção entre os dois grupos de pessoas.
Os produtos e serviços oferecidos precisam fazer sentido para a audiência. Do contrário, o Marketing de Influência pode comprometer a credibilidade do influenciador e da empresa, dificultando a continuidade da parceria no longo prazo.
Em tese, todos os seguidores de uma página seriam potenciais assinantes do conteúdo. Contudo, apenas uma parcela do público é alcançada pelas publicações.
Desse seleto grupo, nem todo mundo realizará as ações desejadas pela campanha, como conhecer uma página ou comprar um produto. Por isso, as três métricas devem ser consideradas: seguidores, alcance e engajamento.
Os traços da personalidade que tornam uma pessoa influente podem vir de diferentes origens. Uma pessoa pode ser referência pelo saber técnico. Outra pode ter uma história de vida inspiradora. Uma terceira pode ser carismática e divertida, por exemplo. É importante entender o que cada influenciador pode entregar para a marca.
A seguir, veja como criar uma estratégia de Marketing de Influência na prática:
O ponto de partida é definir o retorno esperado com a campanha de Marketing de Influência. Seja para gerar leads, aumentar o alcance ou maximizar o volume de vendas, é preciso definir as metas antes de estabelecer parcerias.
Um influenciador com muitos seguidores terá um alcance maior. No entanto, um influenciador com menos seguidores, mas especializado em determinado nicho, certamente terá mais sucesso na persuasão, o que contribui para aumentar as conversões.
Os influenciadores têm a capacidade de alcançar uma ampla variedade de públicos, desde o geral até nichos específicos.
Por exemplo, um influenciador especializado em educação física, atrairá qualquer pessoa interessada em exercícios, bem-estar e saúde. Por outro lado, um influenciador focado em investimento em imóveis atenderá a um público mais específico, sendo considerado um nicho.
Os influenciadores serão o canal de comunicação com a persona da sua marca. Por isso, vale a pena fazer uma avaliação ampla dos perfis disponíveis, incluindo os seguintes critérios:
O ideal é manter uma pesquisa recorrente para mapear influenciadores identificados com a marca. Depois, desenhe uma proposta clara e objetiva, estabelecendo o tipo de parceria, benefícios e deveres dos envolvidos.
Os resultados devem ser mensurados para avaliar as campanhas e promover melhorias. Além das métricas das próprias redes sociais, cupons, links e dados de origem do tráfego são ferramentas para monitorar o desempenho da parceria realizada.
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Marketing de Influência é uma estratégia de comunicação que utiliza influenciadores digitais para engajar e criar conexão com a audiência. Com essa abordagem, as marcas alcançam públicos específicos de forma autêntica e envolvente, de maneira orgânica e genuína.
O Marketing de Influência pode ser planejado em seis passos:
– fixe os objetivos;
– defina o público-alvo;
– identifique os influenciadores certos;
– crie uma proposta de parceria;
– monitore os resultados.
Na prática, o Marketing de Influência é capaz de acionar uma série de gatilhos mentais nas pessoas. Dentre os principais, podemos citar o gatilho da autoridade, reciprocidade, prova social, curiosidade, entre outros.
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