A perda de vendas é uma situação comum, que acontece em todos os negócios. Agora, se ela é constante, é um grande sinal vermelho! Afinal, indica que há erros no processo comercial que precisam ser corrigidos para aumentar a satisfação dos clientes e o faturamento da empresa.
Nesse sentido, a gestão de vendas é uma grande aliada. Além disso, é preciso adotar as boas práticas do mercado para garantir o alcance dos melhores resultados.
Então, o que precisa ser feito para evitar a perda das vendas na sua empresa? Vamos apresentar 7 dicas úteis para reduzir esse problema. Confira!
Existem diferentes fatores que levam à perda de vendas na sua empresa. Um deles é deixar os leads quentes ficarem frios, isto é, passarem de alguém prestes a comprar para uma pessoa distante, que ignora as suas comunicações.
Nesse sentido, é fundamental fazer uma boa qualificação de leads e implementar um fluxo de nutrição bem estruturado. A primeira etapa começa ainda no processo de geração de novos potenciais clientes.
Assim, é preciso entender que essa é uma oportunidade e que o recomendado é que o lead esteja dentro do espectro do Perfil de Cliente Ideal (ICP).
Em seguida, é importante classificar em Information Qualified Lead (IQL, topo de funil), Marketing Qualified Lead (MQL, meio de funil) e Sales Qualificados Lead (SQL, fundo de funil). Desse modo, o potencial cliente só deve chegar ao time comercial quando estiver na última etapa.
Todos esses estágios são mais bem trabalhados com o desenho do funil de vendas. Com isso, o fluxo de nutrição oferece as informações necessárias para que o lead passe pelas etapas e tome a decisão de compra.
Para evitar a perda de vendas e oportunidades, uma das dicas mais importantes é conversar sempre com a equipe de marketing. O objetivo é que o trabalho do time comercial esteja alinhado para que seja o mais fluido possível.
Inclusive, existe um nome para isso: vendarketing. Dessa forma, você consegue criar oportunidades novas, fazer os leads passarem pelo funil de vendas e ter uma abordagem integrada entre vendas e marketing.
O CRM de vendas é um sistema de gestão do relacionamento com o cliente que centraliza todas as informações. Assim, a ideia é utilizar os dados para abordar o lead no momento certo e aumentar as chances de fechar negócio.
Além disso, você evita a perda de vendas, porque consegue manter o relacionamento com o consumidor. Dessa forma, pode informar sobre promoções, lançamentos, novidades, felicitar pelo aniversário etc.
Desse modo, você potencializa a gestão de vendas da sua empresa com CRM e automação. Afinal, reúne os dados do histórico de consumo, registros de solicitações realizadas e de ofertas especiais, contatos firmados etc.
O funil de vendas precisa ser bem estruturado para evitar a perda de oportunidades de negócios. Basicamente, esse é o processo que o potencial cliente percorre até chegar à decisão de compra.
Assim, ele pode estar no topo, quando ainda não identifica seu problema. Outra possibilidade é o meio, quando ele entende que tem uma demanda para resolver. Ou no fundo, quando está buscando soluções e perto de decidir pela compra.
Todas essas etapas bem delineadas evitam a perda de vendas. Inclusive, elas podem ser trabalhadas de forma automatizada por meio da integração de processos. Então, invista em uma boa estruturação dos estágios e assegure uma boa nutrição dos leads.
Os leads precisam ser qualificados da forma correta. Apesar de parecer algo simples, esse é um processo complexo e fundamental para atrair clientes e fechar as vendas.
Isso porque o lead do topo ou do meio dificilmente vai comprar o produto ou serviço. Dessa forma, se o time comercial o abordar, acabará perdendo vendas e tempo.
Nesse sentido, é interessante destacar que o IQL é o lead no topo de funil, o MQL está no meio e o SQL está no fundo. Somente o último deve chegar à equipe comercial para efetivar uma abordagem adequada.
O script de vendas é um roteiro que direciona a conversa com o cliente. No entanto, é importante que ele seja passível de personalização, conforme as demandas de cada lead.
Por isso, ele deve ser otimizado para que seus benefícios sejam garantidos. Entre eles estão o aumento da produtividade e das conversões, o foco naquilo que é importante e a personalização do atendimento.
A metodologia de marketing aborda estratégias e técnicas que ajudam a qualificar os clientes. Assim, eles chegam ao nível de SQL e podem ser repassados para a equipe de vendas para aumentar a chance de fechar negócios.
Existem várias metodologias de marketing a adotar. A GMZ.MOKE trabalha com o Voo de Cruzeiro, que transforma suas ações digitais em uma máquina de vendas.
Essa é uma metodologia exclusiva e ratificada por anos de experiência, diferentes projetos realizados, premiações conquistadas e cases de sucesso. Na prática, ela reúne conteúdo, automação, análise de dados, performance, inteligência artificial para SEO (IA para SEO), conversacional e gestão avançada de CRM.
Dessa forma, é possível atrair, converter e fidelizar clientes, fazendo com que sua empresa deixe de lado a perda de vendas. O resultado é o aproveitamento de mais oportunidades, tanto ao gerar leads quanto ao nutrir aqueles já existentes.
Então, quer saber mais sobre como evitar a perda de vendas, otimizar os processos e melhorar os resultados do seu negócio? Navegue pelo blog da GMZ.MOKE e confira mais conteúdos que vão ajudar na sua jornada!
1. Analise os fatores internos e evite culpar os externos.
2. Pesquise o que contribuiu para a falha.
3. Melhores os processos da empresa.
4. Solicite opiniões e feedbacks para saber onde melhorar.
5. Busque aperfeiçoar a abordagem.
6. Contrate uma equipe especializada, com metodologia de marketing apropriada.
Venda perdida significa uma oportunidade que deixou de evoluir e o potencial cliente perdeu o interesse no produto ou serviço. Apesar do motivo nem sempre ficar evidente, é importante buscar possíveis melhorias para evitar mais prejuízos.
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