Para uma empresa se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, ela precisa se diferenciar dos demais concorrentes. Seja pelo conceito inovador, pelos valores ou pela experiência do consumidor.
Por isso, independente do segmento, todos os negócios devem ter um bom posicionamento estratégico que seja capaz evidenciar a marca e, simultaneamente, criar uma conexão consistente com o público-alvo.
Afinal, quanto mais os consumidores se identificarem com a empresa, maiores são as possibilidades de ampliar os resultados. No artigo de hoje, vamos explicar o que é posicionamento estratégico, os seus benefícios, como elaborar um e quais são os casos de sucesso. Excelente leitura!
O posicionamento estratégico é a forma que uma empresa se apresenta e se direciona ao consumidor. Ou seja, é ele quem define a maneira que a marca será percebida pelo mercado.
Por esse motivo, o posicionamento estratégico é extremamente importante para um negócio, pois é por meio dele que a empresa vai se diferenciar das demais.
No entanto, é importante destacar que todas as ações da marca devem estar alinhadas com o posicionamento da empresa, caso contrário, isso pode resultar na quebra de conexão com a audiência e afetar diretamente os resultados.
Para elaborar uma estratégia de posicionamento, a empresa deve levar em consideração os pontos fortes e fracos da marca. Portanto, não existe uma receita pronta para ser seguida, mas ainda sim, é possível destacar 5 exemplos de posicionamento estratégico bastante comum no mercado. Confira abaixo:
Nesse tipo de posicionamento a empresa pode escolher entre dois extremos: baixo custo ou alto custo. Se o empreendimento optar pela primeira opção, ela tem a possibilidade de ganhar destaque no mercado por oferecer produtos e serviços com baixo preço.
Caso ela escolha adotar um posicionamento estratégico de alto custo, ela também pode se destacar no mercado por oferecer uma solução exclusiva para um público seleto. A Gucci, por exemplo, costuma custar bem mais caro que as outras marcas, porém ela está associada a sofisticação e luxo. É importante destacar que nesse tipo de estratégia a marca necessita de um excelente trabalho de branding.
Evidenciar os benefícios também é um método para se destacar no mercado. Nesse caso, o trabalho da empresa é baseado nos resultados que o cliente terá quando consumir determinado produto ou serviço da marca. Um grande exemplo, são as agências de marketing digital que costumam apresentar os cases de sucesso e os resultados obtidos com as parcerias.
Essa estratégia de posicionamento baseia-se nos diferenciais de uma marca. Dessa forma, a empresa irá se posicionar no mercado destacando as características que a diferencia dos demais concorrentes. Portanto, essa é uma excelente estratégia para obter uma vantagem competitiva oferecendo uma solução que “apenas” ela tem.
Como exemplo, podemos citar a gigante Apple, que conquistou o mercado pela inovação e qualidade única dos dispositivos eletrônicos.
As marcas também podem construir um posicionamento estratégico pautado por questões ideológicas, porém é uma forma bastante delicada de se apresentar ao mercado. Isso porque, além de existir uma pluralidade de consumidores em uma fatia de público, esse tipo de ação está diretamente relacionado com temas políticos, sociais e econômicos.
No entanto, é um tipo de posicionamento que tem crescido ultimamente no mercado. Como exemplo, podemos citar as marcas Johnson & Johnson, Itaú, Natura, Mastercard, entre outros, que adotaram práticas que promovem a diversidade e a inclusão.
Em alguns casos, algumas empresas adotam estratégias que monopolizam um determinado segmento do mercado, de forma que ela se torna a única a oferecer um determinado tipo de solução. Isso pode ocorrer de forma intencional ou não. As gigantes nacionais Petrobras e AMBEV são alguns exemplos.
Como mencionamos anteriormente, independente da estratégia de posicionamento adotada pela empresa, ela sempre tem que estar alinhada com a buyer persona, pois é justamente esse fator que vai influenciar na aceitação de mercado e no sucesso de uma marca.
O posicionamento de uma empresa interfere diretamente na escolha do consumidor, sendo uma importante vantagem competitiva. Com uma boa estratégia, a mensagem que a empresa deseja transmitir para o público-alvo fica mais clara e fácil de ser absolvida, o que impacta positivamente na tomada de decisão da audiência. Veja outros benefícios de um bom posicionamento:
Antes de criar um posicionamento estratégico, a empresa deve estar com o Branding em dia. Ou seja, a marca deve conhecer muito bem a sua buyer persona, os valores, os seus diferenciais e os benefícios da solução ofertada.
Dessa forma, após estar com as informações citadas acima em mãos, a empresa deve definir como que ela quer ser percebida no mercado de atuação. Além disso, é importante conhecer muito bem como o seu cliente percorre a jornada do consumidor para se posicionar conforme o ritmo de compra do cliente.
Confira abaixo um passo a passo para elaborar um posicionamento estratégico:
A forma que a empresa é percebida no mercado, sem dúvida, pode impactar positivamente a marca e fortalecer a sua reputação, mas não esqueça de utilizar todos os recursos que o Marketing Digital oferece para alcançar melhores resultados. Separamos algumas dicas que pode te ajudar nessa tarefa:
Um bom posicionamento estratégico associado às táticas de Marketing Digital, pode potencializar os resultados da sua empresa. Portanto, tenha um planejamento integrado com todos os departamentos da sua empresa.
Para finalizar o artigo, selecionamos alguns exemplos de posicionamento estratégico que deram super certos para você se inspirar. Veja abaixo:
Um dos líderes do segmento de tecnologia, a Apple tem um posicionamento estratégico bastante claro. Ela é percebida no mercado como uma marca única, reforçando o conceito de exclusividade. Isso é bastante evidente no lançamento de novos produtos, website e nas Apple Stores.
De longe, uma das marcas mais consolidadas no mercado. A Coca-Cola adota um posicionamento baseado na experiência do cliente. Ela não vende somente o refrigerante, mas um conceito de alegria e bem-estar. Essa tática se destaca em diversas campanhas com as frases “Abra a felicidade”, “O lado Coca-Cola da vida”, entre outras chamadas.
Assim como exemplo anterior, McDonald ‘s adota um posicionamento pautado na experiência do consumidor em que utiliza 3 pilares: emoção, inovação e tradição. Podemos identificar esses elementos em praticamente as campanhas da marca.
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