Você sabe o que é prova social e como ela pode impactar na decisão de compra do seu público? O conceito trata-se de uma técnica de convencimento que usa a opinião de um cliente satisfeito para mostrar à sua audiência como o seu produto ou serviço é confiável.
Na prática, a tática funciona literalmente como uma prova, onde depoimentos e avaliações do público atestam a qualidade de uma determinada mercadoria. Quer saber mais sobre essa estratégia de persuasão e como adotá-la em seu negócio? Acompanhe!
A prova social é uma técnica de persuasão usada por empresas para influenciar as decisões de compra dos consumidores, mostrando depoimentos positivos, boas avaliações ou número de clientes que já usaram e aprovaram um determinado produto.
Embora seja uma lógica bastante simples, a maior parte das pessoas são influenciadas por esse tipo de estratégia, inclusive você! Afinal, o ser humano é persuadível por natureza e tende a fazer escolhas baseado na experiência dos outros.
Certamente, você já deve ter tomado alguma decisão de compra após ouvir a indicação de um amigo ou após ter observado a avaliação de um produto na internet, não é mesmo? Pois, assim funciona a prova social.
Por esse motivo, é crucial que você invista na experiência do usuário e estabeleça uma relação de confiança e satisfação com os seus consumidores. Assim, eles serão promotores naturais da sua marca.
Na segunda etapa da jornada do consumidor, conhecida como “reconhecimento do problema”, geralmente o potencial cliente inicia a busca por um produto ou serviço que consiga solucionar a sua objeção.
Nesse momento, ele irá procurar por avaliações, reclamações e indicações de outros consumidores para, somente depois, avançar na terceira etapa da jornada chamada de “consideração da solução” – fase em que o potencial cliente compara as soluções disponíveis no mercado.
Portanto, a prova social exerce importante papel nessas duas etapas da jornada do consumidor, pois a técnica irá comprovar que outros clientes que estavam com o mesmo problema conseguiram solucioná-lo ao adquirir um determinado produto ou serviço, sendo essencial para convencer a sua buyer persona.
Incorporar a técnica de prova social em uma estratégia de marketing gera inúmeras vantagens a uma empresa. O fato do próprio consumidor indicar um produto ou serviço sem receber nada em troca, aumenta exponencialmente a confiança da audiência. Isso reflete em vários aspectos positivos. Veja os principais:
Mais autoridade: quanto maior for a aprovação dos clientes, maior será sua autoridade no segmento de atuação. Isso faz com que a sua marca seja referência no mercado.
Encurta o ciclo de compra: retomando ao assunto: quando o público ver os clientes indicando o seu serviço, certamente ele tomará a decisão de compra mais rapidamente.
Maior aceitação: se houver muitas provas sociais sobre o seu negócio, menos resistentes serão os possíveis clientes em suas abordagens.
Melhor avaliação: quanto maior for o número de comentários positivos, melhor será a sua colocação nos sites de avaliações, como Google Meu Negócio e Foursquare.
São inúmeros os recursos que podem ser utilizados como prova social. De forma geral, quaisquer informações ou dados que comprovam a aprovação do público, pode ser aplicado em sua estratégia de marketing. Dentre eles:
O primeiro passo é oferecer um excelente serviço para que haja um retorno orgânico de feedbacks positivos, ou seja, é preciso gerar os insumos que serão utilizados em sua estratégia de prova social, como comentários e boas avaliações.
A segunda etapa consiste na distribuição estratégica das informações pelos canais do seu negócio. Uma forma bastante efetiva de fazer isso é associando os seus conteúdos de prova social às estratégias de Inbound Marketing.
Dessa forma, você será capaz atingir o seu público de forma assertiva, baseando-se na etapa da jornada do consumidor que ele se encontra no momento. Como mencionamos antes, as provas sociais causam grandes impactos nas fases: “reconhecimento do problema” e “consideração da solução”. Veja na prática, como que este processo funciona:
Você já reparou que é comum as lojas online terem uma aba destinado aos produtos mais vendidos? Isso também faz parte de uma estratégia de prova social!
Algumas pessoas, mesmo não sabendo o que vão encontrar nessa categoria, têm o costume de ver o que os outros usuários estão consumindo. Como explicamos no início do artigo, isso faz parte do hábito humano.
Portanto, se a sua empresa tem um e-commerce cogite criar uma página com os produtos mais vendidos. Isso pode influenciar os outros consumidores.
Além disso, outro elemento bastante comum em sites de vendas é o espaço de comentários que geralmente ficam abaixo dos anúncios. Este tipo de recurso pode impactar diretamente as suas vendas, tanto de forma positiva quanto negativa.
Você mesmo, provavelmente já deve ter pesquisado a opinião de clientes antes de efetuar uma compra, certo? Pois, esse hábito é mais comum do que você imagina.
As redes sociais, por serem poderosas ferramentas de conexão, é um dos canais mais indicados para distribuição de provas sociais. Portanto, inclua no seu planejamento de mídias sociais posts de depoimentos, estimativas e comentários positivos de usuários reais. Veja como você pode trabalhar cada tipo de plataforma:
Cative os usuários a deixarem seus comentários na área de avaliações ou a fazer check-in quando chegarem ao seu ponto de venda. Isso fornece a validação da qualidade dos seus serviços e das vantagens de se tornar cliente da marca.
Além de criar posts de prova social, estimule os seus seguidores a compartilharem os seus conteúdos nas redes. No Instagram isso pode ser feito nos stories marcando a conta ou endereço do ponto comercial.
O marketing de conteúdo pode ser uma forma eficaz de ajudar a construir uma prova social para a empresa. Isso ocorre porque a metodologia envolve a criação de materiais relevantes, que atrai e engaja os usuários. Ao incorporar depoimentos de clientes satisfeitos nos conteúdos, as marcas podem aumentar a confiança dos clientes potenciais.
Case de sucesso é um exemplo de uso bem-sucedido de um produto ou serviço contratado, normalmente relatado por um cliente satisfeito ou parceiro de negócios. É um método bastante direto de evidenciar como a solução oferecida pela empresa atendeu às necessidades e expectativas do cliente.
Dessa forma, você pode explorar esse tipo de material tanto em blogs, redes sociais, e-mail marketing, entre outros canais para persuadir o seu público.
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