Como funciona um relatório de Design de Futuros? Descubra aqui!

Você já parou para pensar se a sua empresa está realmente preparada para o futuro? No ritmo acelerado das mudanças atuais, um planejamento tradicional pode não ser suficiente

Aqui no Grupo GMK, desenvolvemos uma metodologia inovadora que não só antecipa tendências, mas também cria estratégias resilientes para transformar o futuro do seu negócio. 

Vamos mostrar como nosso processo de Design de Futuros pode ser a chave para o seu sucesso.

Mapa de Tendências

Design de Futuros é uma metodologia que agrega e analisa uma série de fatores para compor um possível futuro para um determinado setor ou empresa. Entre eles, identificamos quais são as tendências que norteiam as possibilidades de caminho.

As tendências podem ser definidas de forma diferente, dependendo do setor. Em Design de Futuros, consideramos como tendências as inclinações, ou seja, os padrões ou mudanças de comportamento que podem ter uma chance de crescimento ou afetar o modo de vida da sociedade no futuro.

Podemos perceber as tendências em um conjunto de cinco categorias, chamado em inglês de STEEP (Social, Tecnológico, Econômico, Ambiental e Político em tradução livre). Com esta classificação, usamos os cenários da pesquisa para explorar diferentes rumos para o futuro.

Para ser considerada uma tendência, é importante dar importância à zona de tempo. Em geral, um período de 3 anos não é suficiente para entender se aquela movimentação será persistente. 

A fim de obter um resultado efetivo, é interessante analisar dados com período de uma ou mais décadas. Isso vale tanto para dados do passado, quanto análises de perspectivas futuras, como a taxa de envelhecimento populacional daqui a 30 anos.

Mapa de tendências.
Aspectos relevantes para se atentar ao investigar tendências.

Tipos de Tendências

Podemos classificar as tendências encontradas em duas formas: macrotendências e microtendências.

  • Macrotendências: São as tendências que possuem uma emergência global e mais força de movimentação, isto é, são mais propícias a se manterem no decorrer do tempo. 

Por isso, elas impactam amplamente a região, o mercado e, consequentemente, o segmento que envolve o projeto de Design de Futuros.

Desing de Futuros da GMZ.MOKE
  • Microtendências: São nichadas. Elas possuem relação com uma macrotendência, mas se manifestam mais especificamente em um determinado local, setor ou segmento. Entretanto, possui grande relevância, dependendo do tema de estudo do projeto.

As Tendências no relatório de Design de Futuros

As tendências são uma fonte importante de projeção do futuro, mas elas, por si só, não atingem o objetivo da pesquisa. Uma análise de tendências precisa identificar e relacionar os sinais de comportamento com a etapa de pesquisa e desk research.

As tendências são os dados mais relevantes no relatório de Design de Futuros. Por isso, mostramos essas evidências focando no segmento de atuação do projeto. Além de retomar a análise dos dados secundários, é interessante destacar as pesquisas primárias: os questionários e entrevistas com público-alvo e especialistas. 

Durante a etapa de desk research, utilizamos dados de diversas instituições e laboratórios de pesquisa, principalmente as que tenham relação com o objeto de estudo. Assim, apesar de ser impossível prever exatamente o futuro, as suposições trazidas no projeto de Design de Futuros podem ficar mais assertivas.

Atores do Futuro

Identificamos os atores que atuam na construção do futuro do seu negócio. Quem são os decisores em relação ao futuro do negócio? Quem serão os executores das transformações? Quais serão os mais afetados pelas transformações?

Atores do futuro.
Constroem o futuro do seu negócio.

Visão de Futuro

Desenvolvemos uma declaração sobre a visão do futuro que sua empresa precisa batalhar. Qual é o tamanho do impacto que queremos provocar? Quem queremos impactar e por quê?

Matrix de Urgência

Dentre as suas visões mapeadas, identificamos aquelas mais urgentes e que sua empresa precisa começar agora. Quais são aquelas apostas estratégicas de longo prazo?

Matrix de urgência.
Analise a emergência de suas visões.

Desenvolvendo Estratégias para o Futuro

Comumente, as empresas planejam suas ações em uma escala anual ou trimestral. Apesar de útil, isso dificulta o estabelecimento de uma atitude inovadora de alto impacto na liderança da empresa.

As organizações precisam aprender a orbitar em diferentes camadas e intervalos de tempo. Para qualquer incerteza sobre o futuro – seja risco ou oportunidade – os líderes devem pensar em ações táticas, dentro de cada intervalo temporal.

Por exemplo, sua organização pode estar se perguntando sobre o futuro da inteligência artificial. Para planejar efetivamente o futuro, você deve pesquisar e planejar os próximos 12 a 36 meses (tática), 3-5 anos (estratégia), 5 a 10 anos (visão) e mais de 10 anos (como a IA pode impactar sistemicamente o seu negócio e como sua empresa pode catalisar as transformações em benefício próprio).

Estratégias para o futuro.
Se projete para diferentes períodos e camadas.

Concretize sua Visão

Concretizamos sua visão mapeando as possíveis evoluções. Imaginamos essas visões e como elas seriam na sua forma mais próxima da perfeição (5 estrelas). Como seria o MVP dessa visão? Como ela poderia evoluir ao longo do tempo até chegar ao estágio mais evoluído?

Concretize sua visão
Mapeie sua evolução da sua visão.

Roadmap das Escolhas

Por fim, desenvolvemos o roadmap das escolhas. Afinal, quem não olha para o futuro pode morrer no presente.

Roadmap de escolhas.
Se atente no futuro e em suas escolhas.

Para planejar de acordo com as tendências do futuro, fale com um de nossos especialistas! Aqui na GMZ.MOKE temos as melhores soluções para auxiliar sua empresa!

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