O único método para fazer bons investimentos em marketing é identificar quais estratégias estão gerando os melhores resultados. Para isso, o caminho mais eficiente é analisar o ROI de suas campanhas.
O Retorno sobre Investimento é um dos principais indicadores de desempenho das estratégias, pois revela se uma determinada ação valeu a pena ou não. Assim, podemos considerá-lo como uma das métricas de Inbound Marketing mais importantes.
Então, que tal saber mais sobre o ROI e aprender como calculá-lo? Continue a leitura, que vamos explicar tudo para você!
ROI, ou em inglês, Return on Investment (Retorno sobre o Investimento), é uma métrica que revela o lucro obtido pela empresa ao realizar determinados investimentos. Dessa forma, você consegue identificar se houve perdas ou ganhos com as ações.
Na prática, é possível avaliar o desempenho de estratégias que abrangem várias frentes do marketing ou de ações específicas.
Por exemplo, podemos analisar o ROI de uma campanha de Inbound Marketing envolvendo Landing Pages, e-mail marketing, blog e redes sociais. Da mesma forma, também é possível identificar o retorno gerado a partir de uma campanha de mídia paga.
A importância do ROI como métrica de desempenho está na contribuição para os resultados da empresa. O retorno sobre o investimento sinaliza quais ações trazem melhores números.
Essa abordagem facilita a consecução dos objetivos de marketing e o planejamento das metas centradas em dados. Da mesma forma, você descobre quais canais de comunicação e estratégias são mais eficazes.
Isso significa que suas tomadas de decisão tornam-se mais acertadas. Ou seja, você consegue evitar erros comuns em empresas que não medem o ROI.
Por exemplo, insistir na realização de uma campanha no LinkedIn, sendo que a maioria dos leads vem do Instagram. A mesma regra é válida para a segmentação e outros fatores que interferem nos resultados do negócio.
Em outras palavras, o Retorno sobre o Investimento não revelará exatamente o que deve ser feito para obter o melhor desempenho, mas mostrará o caminho que você deve percorrer para alcançar o sucesso.
A grande diferença entre a publicidade tradicional e o marketing digital é a possibilidade de mensuração dos dados. No ambiente online, praticamente, tudo é mensurável. Nesse cenário, o ROI é um grande aliado das empresas que buscam escalar seus resultados.
A seguir, veja os principais benefícios proporcionados pelo Retorno sobre Investimento:
O ROI é uma métrica fundamental para avaliar a eficiência de uma campanha. Ele permite verificar se os recursos investidos estão gerando resultados positivos, por exemplo:
Portanto, ao monitorar o ROI, você pode ajustar estratégias, realocar recursos e tomar decisões informadas para otimizar o desempenho da campanha.
A criação de uma base de dados confiável desempenha um papel crucial na alocação eficiente de recursos. Com uma base de dados confiável, é possível obter:
Em síntese, o ROI fornece informações valiosas para otimizar a alocação de recursos, melhorando a eficiência operacional e impulsionando o sucesso da organização ou de uma estratégia.
O ROI desempenha um papel fundamental no monitoramento contínuo do desempenho das ações e estratégias a longo prazo de organizações e empresas. Vejamos algumas maneiras pelas quais o ROI é útil nesse contexto:
Como é possível notar, o ROI é uma ferramenta poderosa para tomar decisões mais acertadas e bem fundamentadas. É fácil de compartilhar, já que essa é uma linguagem universal para avaliar o sucesso financeiro de investimentos.
Além disso, ao compartilhar estratégias, mencionar o ROI facilita a comunicação e a compreensão. O ROI simplifica a avaliação de oportunidades, prioriza estratégias com alto ROI e otimiza resultados.
O Retorno sobre Investimento é um indicador gerencial fundamental para empresas que desejam elaborar um plano estratégico eficiente e lucrativo.
Aqui estão algumas maneiras pelas quais o ROI facilita a realização de um plano de ação eficiente:
Com base no ROI, é possível tomar decisões informadas, otimizar estratégias e focar nos investimentos mais eficazes. O ROI capacita as organizações a maximizar seus ganhos e minimizar riscos.
Com o ROI, é possível acompanhar o progresso e identificar o crescimento organizacional. Ele pode contribuir diretamente no acompanhamento da evolução de uma estratégia ou negócio.
Assim, o ROI pode afetar o planejamento estratégico e até melhorar a eficiência na utilização de recursos investidos.
Na gestão data driven ou gestão orientada por dados, o ROI contribui na orientação estratégica, direcionando onde investir recursos de maneira mais eficiente.
Assim, influencia diretamente a análise de viabilidade, examinando a eficácia de projetos e investimentos. Bem como o ciclo virtuoso de sucesso financeiro, ao definir metas específicas, otimizando o funil de vendas e focado na retenção de clientes.
A fórmula básica de cálculo do ROI é: (receita – custos) ÷ custos. Em outras palavras, você utiliza o montante total obtido de faturamento e deduz a quantia investida na ação, dividindo o total pelo investimento inicial. O resultado pode ser expresso em percentual, fazendo a multiplicação por 100.
No entanto, vale a pena destacar que todo valor que entra devido ao investimento realizado deve ser considerado como receita. Por sua vez, o custo representa todo o capital aplicado na ação para atingir o resultado esperado.
Dessa forma, não é necessário multiplicar por 100 para chegar a um percentual, embora essa seja uma possibilidade.
Um exemplo prático de cálculo do ROI é uma empresa que investiu R$ 2.000 em uma Landing Page para gerar leads, incluindo o desenvolvimento de conteúdo, programação e divulgação.
Depois de determinado período, a organização gerou uma receita de R$ 6.000. Então, o ROI foi de 2, ou 200% (2 x 100%). Assim, o ganho foi equivalente ao dobro do capital aplicado, o que tornou a empresa mais lucrativa.
Com todas essas informações, fica claro que o ROI é importante para qualquer negócio. Afinal, você precisa saber do retorno sobre o investimento para verificar quais ações e escolhas fazem mais sentido.
Para interpretar o valor do ROI, primeiramente, é importante saber que quando o resultado é superior a 0, significa que houve lucro. Caso seja menor do que 0, foi registrado prejuízo.
Assim, se o resultado for 0,5, indica que o retorno obtido foi equivalente a 0,5 vezes o investimento inicial. Ou seja, menor do que o capital aplicado. Se for 2, o ganho foi dobrado.
Dessa forma, o resultado já traz um bom indicativo da ação realizada e se ela trouxe o resultado esperado. Contudo, é importante avaliá-lo em conjunto com outros indicadores, como ROE (Retorno Sobre o Capital) e ROA (Retorno Sobre o Ativo).
Assim, você terá uma análise mais ampla e conseguirá tomar decisões mais acertadas. Inclusive, será mais fácil identificar se o ROI foi satisfatório. Isso porque um resultado acima de zero, em princípio, é interessante para a empresa.
Porém, vale a pena considerar o tempo que o investimento levou para gerar esse ganho. Quando ele é muito grande, sinaliza que não vale muito a pena. Por isso, o resultado é melhor quando conquistado a curto prazo.
Existe uma série de variáveis que interferem diretamente no ROI de uma campanha. A seguir, conheça os principais:
O ciclo de compra dos leads permite entender o caminho que cada um deles fez para chegar até sua empresa.
Dessa forma, você consegue otimizar o funil de vendas e identificar o ROI ao calcular a taxa de potenciais compradores prestes a fechar negócio e dividir pelo valor investido.
A diferença da quantidade de compras feitas por período do ano faz toda a diferença do ROI. Aliás, interfere até mesmo no prazo de conquista do Retorno Sobre o Investimento. Portanto, a sazonalidade pode melhorar o resultado obtido.
A cultura da empresa também influencia o ROI. Afinal, é possível diminuir os custos do investimento utilizando recursos próprios para o treinamento, por exemplo.
O CRO (Conversion Rate Optimization ou Otimização da Taxa de Conversão) visa aumentar a taxa de conversão. Ou seja, o número de visitantes que realizam uma ação desejada em seu site ou página de conversão.
Por exemplo, se 16 em 100 visitantes clicam no botão “inscreva-se agora”, a taxa de conversão é de 16%. Seu objetivo é melhorar a eficácia das interações com os usuários.
Já o ROI (Retorno sobre o Investimento) mede o lucro líquido em relação ao investimento feito. É uma métrica financeira que avalia se um investimento é sustentável.
Por exemplo, se você obteve mais receita com o tráfego existente, sem aumentar os custos, seu ROI é positivo. O objetivo do ROI é avaliar o sucesso financeiro de estratégias e investimentos.
Ou seja, o CRO e o ROI são métricas essenciais, mas têm propósitos diferentes. O CRO foca na otimização das ações dos usuários, enquanto o ROI avalia o retorno financeiro dos investimentos.
Como vimos, o ROI é uma métrica valiosa, mas também tem suas limitações, e é importantes que devemos considerar ao tomar decisões. Vamos explorá-las, a seguir:
Então, gostou de saber mais sobre o ROI? Aproveite e compartilhe este artigo nas suas redes sociais para contribuir com outras pessoas que precisam otimizar seus investimentos.
ROI, ou em inglês, Return on Investment (Retorno sobre o Investimento), é uma métrica que revela o lucro obtido pela empresa ao realizar determinados investimentos. Dessa forma, você consegue identificar se houve perdas ou ganhos com as ações.
É considerado um ROI bom aquele que fica acima de 0, especialmente maior ou igual a 1. Isso significa que o retorno sobre o investimento foi positivo, de 100% ou mais. Se for inferior a 1, você pode ter lucrado, mas ganhou menos do que o capital aplicado.
A importância do ROI como métrica de desempenho está na contribuição para os resultados da empresa. O retorno sobre o investimento sinaliza quais ações trazem melhores números. Essa abordagem facilita a consecução dos objetivos de marketing.
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