Tanto o SEM quanto o SEO são estratégias que fazem parte do marketing de pesquisa e focam em melhorar o posicionamento de um website nos mecanismos de buscas, como o Google, Bing, Yahoo, entre outros.
No entanto, apesar de compartilharem o mesmo objetivo, cada metodologia funciona de maneira diferente. Neste artigo, vamos explicar as características desses dois conceitos, a forma que eles são aplicados na prática e o melhor método para serem trabalhados em conjunto. Acompanhe!
Ao elaborar um planejamento para ampliar o alcance e a visibilidade de uma marca nos motores de busca, é necessário levar em consideração ambos os conceitos: SEM e SEO. Isso porque as duas metodologias se complementam e são igualmente importantes em uma estratégia de marketing digital. Veja abaixo o principal fator que os diferencia.
SEO: consiste na utilização de métodos orgânicos (não pagos) para melhorar o posicionamento do site em mecanismos de buscas.
SEM: trata-sede estratégias que fazem uso de ferramentas pagas como o Google Ads e Bing Ads para melhorar o posicionamento do site em mecanismos de buscas.
Embora o conceito de SEM tenha se popularizado em 2001 graças ao Danny Sullivan, atual porta-voz do Google, ainda existe um debate para definir o que realmente o termo significa.
Isso porque Danny afirmou na época que a sigla envolve todo o esforço de uma empresa para aparecer nas páginas de pesquisas, incluindo as estratégias orgânicas e pagas.
Mas ao decorrer dos anos, as percepções sobre a definição de SEM começaram a ser usadas para descrever as estratégias pagas, enquanto o termo SEO passou a ser utilizado para definir as táticas orgânicas.
Neste artigo, abordamos o significado atual de ambos os conceitos para facilitar o entendimento. No entanto, para compreender melhor as características de cada estratégia, vamos analisá-las separadamente e observar as diferenças entre elas.
O SEO (Search Engine Optimization), que traduzindo significa “Otimização de Mecanismos de Buscas”, trata-se de um conjunto de estratégias que utiliza métodos orgânicos para melhorar o posicionamento de um website nos motores de busca, como o Google.
Ou seja, as práticas de SEO fará com que o site de uma empresa apareça no topo das páginas de resultados dos buscadores (SERPs), proporcionando maior visibilidade para a instituição, e ao mesmo tempo, gerando credibilidade para a marca.
Em um cenário em que a maior parte dos consumidores procuram o produto ou serviço na internet antes de efetuar a compra, ter o site nos primeiros resultados de pesquisa do Google representa uma imensa vantagem competitiva. Confira no próximo tópico, o SEO na prática!
Para melhorar o posicionamento de um website nos motores de busca, as estratégias SEO baseiam-se em 4 pilares fundamentais: SEO On-page, SEO off-page, Conteúdo e SEO técnico. Para que a página consiga uma posição de destaque, é necessário trabalhar todos esses princípios de forma integrada. Veja abaixo a importância de cada pilar.
Os mecanismos de buscas utilizam robôs chamados de crawler para rastrear e analisar os milhares de sites disponíveis na internet. É durante esse processo que ocorre a indexação da página, ou seja, os crawlers fazem a leitura e definem o posicionamento que esse endereço irá ocupar na SERP.
Assim, o SEO On-page trata-se do aprimoramento interno de um site para facilitar a leitura dos crawlers durante a indexação da página. Inclui nesse pilar, gerenciamento de headers, inserção de palavras-chave, otimização das imagens com ALT e legenda, link building, desenvolvimento de meta description, entre outras práticas
O conteúdo de um site é um dos principais fatores de rankeamento do Google. Isso porque existem diversos algoritmos que fazem a leitura e analisam os textos de acordo com a linha editorial da plataforma.
Assim, quanto mais o conteúdo se encaixar com as diretrizes do Google, que incluem originalidade do texto, relevância do tema, escaneabilidade, entre outros, maiores são as chances dele ocupar uma posição de destaque e aparecer entre os primeiros resultados.
Por isso, é extremamente importante desenvolver conteúdos de qualidade e originais, inserindo palavras-chaves, priorizando uma boa experiência do leitor e evitando ao máximo a duplicação do texto, pois os algoritmos também identificam essas fraudes e punem os sites que fazem cópias dos materiais.
Leia este artigo para entender mais sobre o Marketing de Conteúdo e como aplicá-lo na sua empresa.
Outro importante fator de ranqueamento do Google é a autoridade da página, também conhecida como Domain Authority. Dessa forma, quanto maior for a aprovação do site pelo buscador, mais chances ele tem de aparecer nos primeiros resultados de pesquisa.
Para aumentar a autoridade de um domínio, é possível aplicar algumas técnicas de SEO Off-page, ou seja, estratégias que envolvem ações fora da página. Uma das principais técnicas é o backlinks,quandosites externos citam o seu material e adicionam um link da sua página.
Isso faz com que o Google identifique o seu site como referência e especialista no segmento. Dessa forma, uma boa estratégia de SEO permite que o seu conteúdo seja mencionado por diversos domínios externos.
O SEO técnico consiste em um conjunto de ações que buscam melhorar a estrutura da página, aumentando a velocidade de carregamento (PageSpeed), otimizando o site para dispositivos móveis, aprimorando a rastreabilidade, melhorando a indexação e a segurança do site.
Assim, podemos afirmar que o SEO técnico é o pilar que sustenta todos os outros princípios, pois sem uma boa estrutura o usuário não conseguirá acessar a página ou terá problemas durante a navegação no site.
Lembrando que apesar de existirem inúmeros mecanismos de buscas, o Google é o mais utilizado no mundo, portanto, abordamos as estratégias focadas nos fatores de ranqueamento desse mecanismo.
O SEM (Search Engine Marketing), que traduzindo significa “Marketing Para os Mecanismos de Busca”, é um conjunto de estratégias que utilizam ferramentas pagas para aumentar a visibilidade dos sites nos buscadores.
Diferente do SEO que procura atrair a audiência de forma orgânica, o SEM usa os recursos pagos disponíveis nas plataformas, como o Google Ads, Bing Ads, Yahoo Ads, para aumentar a visibilidade da página.
Os domínios que utilizam essa tática são facilmente identificados na SERP, pois contém um informativo escrito “anúncio” e aparecem no topo da página de pesquisa.
Assim como outras ferramentas patrocinadas, o SEM consegue atingir o público de forma mais assertiva, visto que esses recursos pagos possibilitam promover uma campanha direcionada ao público alvo.
O que não significa que seja uma estratégia mais fácil, pois é necessário também produzir conteúdo de qualidade, realizar um estudo de palavras-chave e concluir uma análise profunda da concorrência antes de iniciar a campanha.
De acordo com uma pesquisa do Internet Live Stats, organização internacional composta por analistas e pesquisadores, o Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia.
Diante desse imenso fluxo de buscas, conseguir se destacar não é tarefa fácil, portanto, em algumas situações a alternativa mais viável é recorrer aos recursos patrocinados.
Nas estratégias de SEO não existe um período determinado para que as estratégias demonstrem os resultados reais, podendo demorar meses para que a página apareça nos motores de buscas, enquanto o SEM possibilita resultados imediatos de impressões, cliques e até conversões.
Além de gerar conversões mais rápidas, as campanhas pagas podem ser direcionadas para objetivos específicos como promover eventos ou divulgar ofertas temporárias. Finalidades inatingíveis somente com as práticas de SEO, visto que o conteúdo orgânico apresenta resultados acumulativos, e não imediatos.
O Google Ads possibilita uma personalização maior das campanhas, oferecendo controle de restrição de público-alvo por localização, hora, idioma, navegador, tipo de dispositivo (móvel ou desktop), entre outros.
Além disso, ao anunciar no Google a empresa pode especificar o tipo de correspondência de palavras-chaves, usar extensões para exibir as imagens dos produtos e acessar uma enorme rede de usuários de domínios parceiros, como o Youtube e Gmail.
Com todos esses benefícios, o SEM possibilita uma segmentação fiel do público-alvo.
Apesar das estratégias de SEO serem indicadas para educar e gerar conexão com o público por meio de conteúdos de qualidade, é possível utilizar também os anúncios para reforçar esse mesmo objetivo.
Os recursos pagos possibilitam atingir um público mais segmentado, o que contribui para qualificar os leads e prepará-los para a decisão de compra.
Os anúncios no Google podem ser utilizados para aumentar o tráfego de outros canais e ainda ampliar o número de visitantes qualificados. Em campanhas de remarketing, por exemplo, é possível direcionar os anúncios para as pessoas que já estiveram em seu site ou que já compraram o seu produto/serviço.
Como mencionamos no início do artigo, o SEM e o SEO devem ser trabalhados simultaneamente para alcançar uma melhor visibilidade de um site, sendo igualmente importantes dentro de uma estratégia de marketing de pesquisa.
Certamente, em comparação com o orgânico, os anúncios costumam ter conteúdos mais incisivos e títulos cativantes que buscam a conversão do leitor, porém ambos os materiais devem manter um tom de voz comum, afinal, a empresa estará falando com o mesmo público, tendo como única diferença a etapa do funil de vendas em que cliente potencial está inserido. Veja abaixo algumas formas de combinar o SEM e o SEO:
Utilize as práticas de SEO para atrair e educar o público que se encontra no topo ou meio de funil, etapa em que a audiência está descobrindo que tem um problema e está em busca da melhor solução.
Enquanto isso, aplique as táticas de SEM focando nos leads que se encontram na etapa de fundo de funil, onde o consumidor potencial está mais preparado para efetuar a compra.
Óbvio que isso não é uma regra, uma vez que boas estratégias vão se adaptando conforme a situação, mas educar o público-alvo com as táticas de SEO e utilizar a comunicação persuasiva da metodologia SEM nas campanhas, é uma excelente forma de alcançar melhores resultados.
Já imaginou ter o site da sua empresa ocupando as primeiras posições na página de busca do Google e ao mesmo tempo estar em destaque nos espaços dedicados aos anúncios? Ao integrar as estratégias de SEM e SEO isso é possível!
Ao dominar a SERPs, a visibilidade e o alcance da sua empresa, ampliará exponencialmente, gerando autoridade para a sua marca e aumentando o número de vendas.
Para isso, é necessário realizar um estudo dos seus concorrentes e compreender quais estratégias SEO eles estão aplicando. Portanto, veja quais palavras-chave eles estão utilizando, veja as lacunas entre as palavras-chave, o desempenho do backlinks, entre outros fatores.
Os recursos de mídias pagas fornecem informações importantes sobre taxas de conversão, desempenho de palavras-chave, estimativa de tráfego, entre outros. Utilize esses dados para aprimorar as estratégias de SEO e conseguir resultados mais assertivos.
Dessa forma, podemos afirmar que além de aumentar a visibilidade e o alcance do site de uma empresa nos mecanismos de buscas, o SEO e o SEM também possibilitam gerar credibilidade à marca e aumentar as vendas.
Leia este artigo para compreender o funil de vendas e como o Inbound e o Outbound podem alavancar os resultados da sua empresa.
Para ficar ainda mais claro a diferença dos dois termos, elaboramos uma lista com as características de cada conceito:
Até aqui, falamos basicamente sobre a diferença e a características do SEO e do SEM, porém, ambos dividem o mesmo objetivo: gerar visibilidade para a marca por meio dos mecanismos de buscas. Dessa forma, as estratégias também têm semelhanças:
Isso mesmo! Aqui, realizamos pesquisa de palavras-chave, criamos conteúdo de qualidade, analisamos os concorrentes e monitoramos métricas para otimizarmos ainda mais a estratégia.
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