Provavelmente você já ouviu falar em otimização para motores de buscas, mas já conhece o SEO local?
A estratégia pode impulsionar as suas vendas por meio do Google e, o melhor de tudo: de forma orgânica!
Você não precisa ter uma empresa de grande porte ou uma loja virtual para planejar uma presença digital. Qualquer empreendimento que atenda um público regional pode se beneficiar dessa técnica.
Neste post, vamos explicar como o SEO (Search Engine Optimization) é capaz de atrair e conquistar potenciais clientes que estão geograficamente próximos à sua empresa. Boa leitura!
O SEO local, assim como o SEO tradicional, consiste em um conjunto de estratégia de otimização de sites focados em melhorar a visibilidade de uma página nos mecanismos de buscas. A diferença é que nesse caso, as ações levam em consideração a geolocalização da empresa para atrair usuários que estão nas proximidades.
Quando uma pessoa pesquisa por “padaria” ou “padaria perto de mim”, por exemplo, o Google irá mostrar uma lista dos estabelecimentos mais próximos. As boas práticas de SEO fará com que a sua empresa ocupe uma posição de destaque nesse ranking, aumentando as oportunidades de fechar negócio.
Dessa forma, as otimizações de SEO local maximizam as chances de as empresas serem encontradas no momento exato em que os consumidores estão pesquisando pelo produto. Essa etapa que antecede a compra é chamada pelo Google de Zero Moment of Truth (ZMOT).
O SEO local é um componente vital da estratégia de marketing digital para empresas e negócios que visam alcançar e conquistar clientes em sua região.
Com a crescente dependência do Google como ferramenta de busca, é importante que as empresas estejam presentes e se destaquem nos resultados de busca locais.
Além disso, o Google Meu Negócio tem se tornado cada vez mais importante na jornada do cliente, permitindo que as empresas criem e gerenciem suas informações de negócio, incluindo endereço, telefone, horário de funcionamento, avaliações e muito mais.
Nos próximos anos, espera-se que a importância do Google Meu Negócio continue a crescer, tornando-se uma das principais formas de gerenciar e monitorar a presença digital de uma empresa, bem como interagir com clientes locais em tempo real.
É cada vez mais comum as pessoas comprarem pela internet ou pesquisarem sobre um determinado produto, ou serviço antes de adquiri-lo. Quando se trata de consumidores locais, esse fator é ainda mais importante para um negócio.
De acordo com uma pesquisa da Nectafy, agência com foco em marketing de conteúdo, 46% de todas as buscas do Google são referentes às informações locais. Além disso, o Brasil é um dos países que mais pesquisam antes de efetuar uma compra.
Logo, esse recorte regional é capaz de atrair leads qualificados e que estão procurando por um produto ou serviço como seu. E o melhor de tudo é que eles estão perto do seu negócio, o que pode gerar visitas e conversões em vendas.
Um estudo anual da Advice Local de 2022 identificou que o Google Meu Negócio é o principal fator de ranqueamento do SEO local. A ferramenta funciona como um diretório onde as empresas podem se cadastrar para serem encontradas pelos usuários. Em seguida estão os fatores de reviews e links. Confira a lista completa abaixo:
Agora, vamos explicar melhor os principais fatores de ranqueamento e como você pode otimizar o SEO local para se destacar nas buscas do Google.
O Google Meu Negócio representa 36% da fatia de ranqueamento, sendo o critério mais importante. Isso porque diferente do SEO tradicional em que o objetivo é levar o usuário até o site da empresa para realizar uma conversão, no SEO local a meta é entregar logo a resposta que a pessoa busca para levá-la a um estabelecimento.
O Google tem priorizado cada vez mais esse tipo de experiência para facilitar a vida das pessoas. Portanto, quanto mais informações da empresa você cadastrar, maior serão as suas chances de aparecer nas buscas. Veja como criar uma conta no Google Meu Negócio:
Além disso, você pode explorar outros recursos do Google My Business para aumentar o engajamento dos usuários, veja os principais.
O Google Q&A é um canal de interação onde os usuários podem fazer perguntas às empresas e serem respondidos também pela própria comunidade. Geralmente o recurso é usado para sanar dúvidas rápidas, como o funcionamento durante feriado ou se o estabelecimento tem estacionamento. Em suma, a ferramenta é essencial para fortalecer a relação com o público.
Google posts são semelhantes às publicações de redes sociais, no entanto, são feitas no perfil do Google Meu Negócio. Você pode compartilhar novidades, ofertas e comunicados em diversos formatos, como textos, fotos e vídeos, além de um botão de call-to-action. Esse tipo de estratégia permite um maior engajamento entre o estabelecimento e os consumidores.
Os reviews estão cada vez mais importantes para o ranqueamento dos negócios locais. Isso porque a plataforma não considera somente notas e comentários que os usuários deixam no Google Meu Negócio, mas também as avaliações de canais externos, como Foursquare, TripAdvisor e Facebook. Entenda como funcionam esses aplicativos.
Com 60 milhões de usuários cadastrados, o Foursquare é um aplicativo que usa os dados de geolocalização para recomendar lugares como bares e restaurantes em qualquer parte do mundo.
O TripAdvisor é um site de viagens que fornece informações e opiniões sobre hotéis, restaurantes, atrações e outros negócios relacionados ao turismo. A plataforma tem mais de 32 milhões de membros.
O gigante Facebook dispensa apresentações. Com mais de 2 bilhões de usuários ativos pelo mundo e 102 milhões de brasileiros que acessam a rede todos os meses, o canal permite fazer avaliações por meio de comentários e estrelas.
É importante destacar que as avaliações de clientes impactam diretamente na tomada de decisão dos leads, em alguns casos, muito mais que a publicidade da marca.
Não é à toa que estratégias de prova social costumam trazer resultados excepcionais. No SEO local isso não é diferente. Por isso, tenha proatividade de responder todos os comentários.
Assim como no SEO tradicional, as otimizações on-page são um importante fator de ranqueamento no SEO local. As práticas incluem todas as melhorias feitas dentro da própria página e o desenvolvimento estratégico dos seguintes elementos:
O link building ocorre quando sites de qualidade apontam o seu conteúdo, indicando que ele é relevante e útil para os usuários. Essa prática aumenta a autoridade do seu domínio e melhora o posicionamento dele nos mecanismos de buscas.
No SEO local você pode promover parcerias com blogs relevantes em sua região e que tenham alguma relação com o seu negócio para receber backlinks. Supondo que você seja dono ou gerente de um restaurante, é possível fazer uma colaboração com um portal de gastronomia ou turismo.
Os sinais comportamentais das pessoas quando visualizam o seu negócio nos resultados de busca é outro critério que o Google leva em consideração no momento de ranquear um site. Quanto mais engajado o usuário for, melhor será o posicionamento. Veja abaixo alguns dos fatores que a plataforma analisa:
Essas informações comprovam ao Google o nível de engajamento dos usuários com as informações da empresa. Portanto, é fundamental que você preencha os dados corretamente e sempre os mantenha atualizados.
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