O trabalho de otimização para os mecanismos de busca inclui diferentes estratégias. Algumas delas estão incluídas dentro do chamado SEO off-page, que ajuda a aumentar a autoridade e a relevância do seu site ou blog.
Isso porque as boas práticas de Search Engine Optimization continuam sendo aplicadas, mas em domínios de terceiros. Assim, o algoritmo do Google entende que a página é interessante para o usuário e, portanto, deve ser bem ranqueada.
É claro que esse é apenas um resumo do que é o SEO off-page. Afinal, melhorar a reputação da sua marca exige várias medidas. Então, o que você pode fazer? Continue a leitura para descobrir a resposta!
SEO off-page é um conjunto de técnicas e práticas que consiste em melhorar o ranqueamento do seu site ou blog a partir do domínio de terceiros. O objetivo é posicionar nos primeiros lugares da SERP, mostrando a relevância do seu conteúdo para os usuários.
Portanto, essas práticas de otimização para os mecanismos de busca não envolvem publicações ou atualizações no próprio site. O foco são somente os domínios de terceiros, o que é feito por meio de parcerias e servem como uma espécie de recomendação.
Isso aumenta a autoridade do seu blog ou site devido às menções e aos backlinks qualificados. Afinal, o algoritmo do Google quer saber como as suas páginas se relacionam com o resto dos domínios da internet. Portanto, o SEO off-page é um bom sinal.
A importância do SEO off-page é aumentar a chance de conquistar as primeiras posições da SERP. Isso porque sites com autoridade conseguem ranquear melhor por serem vistos como mais confiáveis. Desse modo, essa é a forma de elevar a credibilidade da página e atrair tráfego externo.
Ainda assim, é fundamental entender que essas técnicas precisam ser aplicadas em conjunto com outras para que os resultados esperados sejam alcançados. De qualquer forma, os fatores off-page são cruciais para o sucesso da sua estratégia de marketing de conteúdo.
As diferenças entre SEO off-page e SEO on-page se referem ao local em que as técnicas aplicadas. O primeiro consiste em ações feitas fora do seu site para aumentar a reputação e a autoridade. O segundo abrange otimizações dentro do site para melhorar o conteúdo e aumentar a visibilidade.
Portanto, o SEO on-page abrange a otimização de palavras-chave, a qualidade do conteúdo, a velocidade de carregamento, a estrutura do HTML e outros fatores que interferem na experiência do usuário.
Por sua vez, o SEO off-page consiste em conseguir backlinks, receber menções, trabalhar o marketing de influência e mais.
Mesmo assim, ambos têm o propósito de auxiliar no ranqueamento da página nos mecanismos de buscas. Essa é a função do Search Engine Optimization. A única diferença é o local de aplicação das técnicas.
A diversidade se refere a ter links de vários domínios diferentes, sendo que todos são confiáveis. Portanto, invista na variação das fontes dos backlinks. Por exemplo, você pode escolher portais educativos, sites de notícias, blogs etc. Assim, é fundamental equilibrar qualidade e quantidade.
A popularidade é relativa a ter vários sites com backlinks de qualidade para as suas páginas. Essa é uma forma do Google entender que o conteúdo é relevante. Por isso, quanto maior for a quantidade de links direcionando para o seu site, melhor será a reputação.
Apenas tenha um cuidado: tenha somente links relevantes apontando para as suas páginas. Caso contrário, o efeito será o oposto. Por isso, conte com URLs de relevância e com autoridade no seu setor de atuação.
O contexto é, exatamente, o que o nome indica: ter links relevantes em sites de qualidade e com conteúdo que agrega valor. Assim, fica claro que somente ter links em sites variados não é suficiente.
Além disso, o contexto tem relação com o texto-âncora. Ou seja, o link pode ser usado para fortalecer alguns termos específicos, palavras-chave que sua estratégia pretende trabalhar. Dessa maneira, você também indica ao algoritmo sobre o que trata a sua página, garantindo uma autoridade maior.
O texto-âncora deve indicar exatamente o que o link da outra página significa. Assim, o algoritmo entende o que está sendo tratado. Porém, é preciso que a inserção do termo seja relevante e natural ao longo do conteúdo.
A confiabilidade tem relação com a qualidade da conexão feita pelo backlink. Por isso, é necessário que os sites de terceiros tenham alta autoridade. Essa é uma influência positiva e ajuda no ranqueamento.
As menções sinalizam ao algoritmo do mecanismo de busca que a sua marca é valorizada e está sendo reconhecida na internet. Assim, é válido contar com citações em redes sociais, blogs, fóruns de discussão e mais.
Os guest posts são conteúdos criados pela sua empresa, mas revisados e publicados nos sites de outras empresas. O propósito é agregar valor ao fornecer informações úteis sobre seus produtos ou serviços.
Por isso, essa é uma das principais estratégias de SEO off-page, contribuindo muito para o link building. Ao mesmo tempo, você consegue posicionar melhor a sua marca e gerar tráfego.
O link building é uma maneira de conseguir backlinks. Portanto, esse processo deve ser feito com base em 3 fatores: autoridade, relevância e domínios únicos. O objetivo é ter qualidade para melhorar o ranqueamento e se destacar da concorrência.
Os conteúdos compartilháveis são relevantes, porque aumentam a autoridade do seu site ou blog. Portanto, a ideia é garantir que os seus materiais sejam acessados e distribuídos por terceiros.
Os backlinks são positivos, mas alguns prejudicam o SEO off-page. Por isso, é fundamental identificá-los para evitar que eles diminuam a autoridade do site.
Nesse sentido, saiba como produzir conteúdo para atrair clientes e virar autoridade no mercado. Esse é o primeiro passo. Em seguida, você também deve analisar o perfil dos backlinks regularmente e identificar a qualidade e a relevância dos sites que apontam para os seus conteúdos.
O Ahrefs permite analisar a concorrência e identificar os sites que geram backlinks para os seus concorrentes. Assim, é possível ter insights relevantes, sabendo quais links são duvidosos, como você pode obter menções e mais.
O Google Search Console favorece o monitoramento do seu site ou blog. Dessa forma, você sabe como as pessoas encontram o seu domínio e pode ter insights que ajudem a definir como fazer a otimização para os mecanismos de busca.
O Majestic analisa o perfil dos links relativos ao seu domínio, sabendo qual é a qualidade dos backlinks e identificando aqueles que são duvidosos. Com isso, você pode ter ideias para melhorar a sua reputação online e criar o texto-âncora.
O Moz é um explorador de links. Portanto, ele permite saber como está a autoridade do seu site ou blog e qual é o ranqueamento em comparação com a concorrência. Assim, é possível ver a qualidade dos backlinks e detectar oportunidades do link building.
Agora, você sabe quais são as ferramentas de SEO off-page, os principais fatores de ranqueamento e as estratégias que ajudam a atingir bons resultados. Então, está na hora de melhorar a sua autoridade, reputação e posicionamento com o SEO.
O que acha de conhecer soluções de SEO que podem levar seu negócio a decolar? Acesse o site da GMZ.MOKE e veja tudo o que podemos oferecer!
SEO off-page é um conjunto de técnicas e práticas que consiste em melhorar o ranqueamento do seu site ou blog a partir do domínio de terceiros. O objetivo é posicionar nos primeiros lugares da SERP, mostrando a relevância do seu conteúdo para os usuários.
1. Guest post.
2. Link building.
3. Conteúdos compartilháveis.
4. Rejeição de backlinks suspeitos.
Backlinks na otimização off-page são links publicados em um site e que referenciam outro domínio. Eles ajudam a trazer autoridade e mostrar que o conteúdo indicado é confiável e relevante.
Potencialize sua presença online! Descubra como a GMZ
pode impulsionar o seu negócio para o sucesso digital.