Se você já tem uma estratégia de conteúdo, sabe que chegar na primeira página de resultados (SERP) do Google nem sempre é tão simples. Tudo depende de um bom planejamento e da aplicação das práticas certas. Uma das que podem ajudar é o SEO on-page.
O Search Engine Optimization tem o propósito de destacar seu conteúdo perante a concorrência. Além disso, seu foco é melhorar a experiência do usuário, garantindo que ele tenha acesso às respostas que busca. Nesse sentido, as estratégias on-page otimizam os elementos da página que estão visíveis ao usuário.
Por isso, essa pode ser a chave para você ver seus resultados decolarem. Então, que tal saber mais sobre as práticas de SEO on-page e ver como ela pode destacar seu conteúdo?
SEO on-page é a prática de otimizar os elementos das páginas internas do site para melhorar o ranqueamento e a experiência do usuário. Isso inclui meta descrições, tags, URLs, imagens, palavras-chave, etc. Assim, o conteúdo se destaca perante os algoritmos dos buscadores.
Portanto, todas as medidas adotadas no SEO on-page ficam sob controle do administrador do site. Além disso, elas visam à melhoria dos resultados de forma orgânica, isto é, sem investimento em dinheiro.
Como consequência, o site é mais bem-visto pelos algoritmos dos buscadores. Desse modo, há o aumento da chance de visibilidade online. Ou seja, esse é um fator de competitividade.
Vale a pena ressaltar que o SEO on-page faz parte do SEO e do Search Engine Marketing (SEM). Esse último é mais abrangente e inclui tanto o tráfego orgânico quanto o pago. De qualquer forma, há um propósito bem específico: satisfazer os usuário e trazer conteúdos relevantes para que eles sejam educados.
O SEO on-page funciona com a otimização dos elementos internos do site. Esse processo envolve a estrutura HTML, a experiência do usuário e o conteúdo. Por isso, é necessário trabalhar diferentes aspectos em conjunto, como palavra-chave, meta descrição, URL, tags de título, imagens e outros.
Assim, cada página deve ter uma palavra-chave principal para a otimização dos mecanismos de busca. Ao mesmo tempo, é possível trabalhar outras keywords do campo semântico e variações do termo principal.
A partir disso, as técnicas de SEO são aplicadas. Por exemplo, se a palavra-chave é “software de gestão financeira”, é possível trabalhar “sistema de gestão financeira”, “ERP” e outros termos semelhantes.
Portanto, tudo pode ser resumido da seguinte forma: o SEO utiliza essas práticas para construir experiências. Esse processo depende da intenção de busca e o seu propósito com as técnicas on-page é fazer com que o seu conteúdo esteja alinhado à intenção de busca do usuário.
A diferença entre SEO on-page e SEO off-page é o foco das otimizações. O primeiro relaciona-se às melhorias feitas nas páginas internas do site para atender aos critérios dos algoritmos dos motores de busca.
Por sua vez, o SEO off-page são ações executadas fora do site para aumentar a visibilidade e a autoridade na internet. Por exemplo, links internos.
Desse modo, SEO on-page e off-page são aspectos que garantem a otimização para os motores de busca. Ambos são complementares, porque um, melhora a estrutura e o conteúdo da página. Enquanto isso, o outro, melhora a credibilidade e a visibilidade.
O SEO on-page é tão importante, porque traz visibilidade e credibilidade de forma orgânica. Dessa forma, são atraídos mais usuários qualificados, que podem se tornar leads e depois clientes. Além disso, é uma boa estratégia para construir reputação, já que as estratégias não pagas são mais sólidas com o tempo.
De todo modo, o tráfego orgânico e pago são aliados e devem ser trabalhados em conjunto. Isso porque um traz resultados mais sólidos e o outro acelera o alcance dos objetivos.
Na prática, isso faz com que os potenciais clientes encontrem o seu negócio e mais oportunidades sejam geradas. Inclusive, na aplicação do SEO local, isto é, quando o foco é atrair pessoas para o seu estabelecimento físico.
O title tag é o título do conteúdo ou da página no buscador. Por isso, ela tem a função de atrair o usuário. Nesse sentido, é importante usar a palavra-chave, ter objetividade e criar uma frase interessante.
As heading tags formam a estrutura do conteúdo a partir de uma hierarquia. Desse modo, elas consistem nos intertítulos usados e deixam o texto mais escaneável e de fácil leitura.
A meta description é uma espécie de resumo que aparece na SERP logo após a title tag. Sua principal função é convencer o usuário a clicar no link e ver o conteúdo. Por isso, é importante no processo de otimização para os motores de busca.
A palavra-chave é o termo buscado pelos usuários que deve ser trabalhado na página para garantir um bom ranqueamento.
É importante que ela esteja presente na densidade correta e em locais estratégicos. No entanto, seu excesso costuma ser prejudicial. Dessa forma, é possível usar diferentes variações.
A URL é o endereço da página, isto é, o “www.nomedapagina.com.br”. Esse é um fator importante para as estratégias de Search Engine Optimization, porque ajuda o algoritmo a identificar o objetivo da página. Por isso, deve conter a palavra-chave, ser curta e é recomendado evitar números.
O link building interno é a inclusão de links de outros conteúdos do próprio site ou blog. Essa prática é recomendada por melhorar a navegabilidade e aumentar a chance do usuário continuar no seu domínio. Além disso, contribui para a estratégia de criar conteúdos principais (âncoras) para ranquear palavras-chave mais concorridas.
O conteúdo sempre deve ser relevante e útil para o usuário. É importante que ele seja aprofundado e responda à dúvida existente. Ao mesmo tempo, precisa contar com informações confiáveis e verdadeiras. Assim, os buscadores entendem que ele deve estar bem ranqueado.
O alt text é um texto alternativo que descreve o conteúdo da imagem. Além de ajudar no ranqueamento, ele também é importante para pessoas com deficiência visual. Isso porque ele ajuda na compreensão completa do conteúdo.
Uma URL amigável é essencial para o Search Engine Optimization. Por ser altamente visível, esse é um dos principais elementos. Por isso, deve conter a palavra-chave e ser curta. Caso contrário, o ranqueamento poderá ser prejudicado.
As palavras-chave são o elemento-base da página no SEO on-page. Isso porque todas as outras ações serão fundamentadas nessa escolha. Portanto, garanta que as keywords estejam alinhadas à busca feita pelos usuários.
Além disso, atente à sua inserção de forma estratégica. Assim, a palavra-chave deverá estar presente em título e subtítulos, meta descrição, alt text, title tag e no conteúdo.
Aqui, o foco não é usá-la excessivamente, mas sim utilizar com sabedoria. Dessa forma, evita-se uma penalidade por parte do algoritmo e consegue-se melhorar o posicionamento do conteúdo.
Então, lembre-se de usar a palavra-chave no primeiro parágrafo, porque isso evidencia o objetivo do texto. Também é válido colocá-la na conclusão, logo antes do call to action (CTA).
Todo conteúdo a ser produzido deve ser relevante, otimizado e original. A ideia é passar ao buscador que aquele texto é útil para o usuário, a fim de que ele seja bem ranqueado.
Vale a pena destacar que a inteligência artificial pode ajudar nessa e em outras etapas, como a escolha de palavras-chave. No entanto, é necessário ter um cuidado extra para evitar plágio, situação penalizada pelos algoritmos dos buscadores. De toda forma, a IA para SEO pode auxiliar na relevância do conteúdo.
A escaneabilidade é importante para que o usuário entenda o que está sendo trabalhado em cada bloco de texto sem precisar ler tudo.
Por isso, é preciso que cada um deles tenha certa independência e que a estrutura seja bem-feita. Desse modo, a informação é encontrada com facilidade e a taxa de rejeição diminui.
As imagens também precisam passar pelo processo de otimização para os mecanismos de busca. Nesse sentido, é necessário usar o alt text, nomear o arquivo da forma correta e usar um formato que garanta a qualidade, como o SVG.
Ainda é válido atentar ao tamanho, especialmente se você precisar usar uma extensão JPG ou PNG, por exemplo.
A responsividade é a capacidade da página se adequar a qualquer dispositivo. Portanto, não há perda de experiência do usuário quando ele faz o acesso pelo celular ou tablet, por exemplo.
Tenha um cuidado extra ao criar o title tag. Use a palavra-chave, tenha precisão e busque despertar a curiosidade do usuário.
Os featured snippets são a posição zero do Google. Ou seja, é um resultado que aparece no topo da SERP, antes do primeiro conteúdo orgânico.
Para isso, é preciso oferecer uma resposta objetiva e clara às perguntas feitas pelos usuários. Geralmente, listas, tabelas, parágrafos curtos e completos fazem a diferença.
O Schema Markup é uma ferramenta que insere um código no HTML e explica ao algoritmo do buscador o significado dos dados presentes na página. Assim, ele facilita a aplicação do SEO on-page, porque evidencia alguns fatores de relevância do conteúdo, como horário de funcionamento, avaliação de produtos e mais.
Na prática, o objetivo do Schema Markup é melhorar a visibilidade do seu site. Porém, ele também traz um tráfego mais qualificado.
Se o carregamento da página for lento, o usuário tende a sair. Por isso, a velocidade é útil para reduzir a taxa de rejeição e aumentar o engajamento.
Nesse cenário, é fundamental comprimir arquivos, otimizar as imagens e minimizar os códigos de JavaScript e CSS. Também é válido usar uma rede de distribuição de conteúdo (CDN).
Para fazer a otimização para os motores de busca, é interessante utilizar palavras-chave head tail (cauda curta) e long tail (cauda longa). Elas podem ser combinadas para melhorar o ranqueamento.
Se você precisa melhorar o SEO on-page do site ou blog da sua empresa, vale a pena contar com uma agência completa. A GMZ.MOKE é um hub de negócios, vendas e inovação. Por isso, ajudamos as empresas a criarem modelos operacionais inovadores e voltados ao crescimento.
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SEO on-page é a prática de otimizar os elementos das páginas internas do site para melhorar o ranqueamento e a experiência do usuário. Isso inclui meta descrições, tags, URLs, imagens, palavras-chave, velocidade de carregamento da página, linguagem de programação etc. Assim, o conteúdo se destaca perante os algoritmos dos buscadores.
A diferença entre SEO on-page e SEO off-page é o foco das otimizações. O primeiro relaciona-se às melhorias feitas nas páginas internas do site para atender aos critérios dos algoritmos dos motores de busca. Por sua vez, o segundo são ações executadas fora do site para aumentar a visibilidade e a autoridade na internet. Por exemplo, links internos.
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