A maioria dos profissionais de marketing já entende a importância do SEO para sites. No entanto, poucos exploram todo o potencial do SEO para Landing Pages, onde essa estratégia é capaz de fazer grande diferença nos resultados.
Para garantir que seus materiais ricos alcancem um público amplo e qualificado, é essencial aplicar as melhores práticas de Search Engine Optimization para Landing Pages. Dessa forma, você maximiza a visibilidade dos seus conteúdos no Google e aumenta as chances de conversão.
Neste artigo, confira 10 dicas que poucas pessoas revelam sobre como aplicar o SEO para LPs! Excelente leitura!
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias aplicadas em páginas online para melhorar o posicionamento nos mecanismos de buscas, como o Google. Assim, é possível impulsionar a visibilidade de um site, blog, e-commerce e, até mesmo, Landing Pages utilizando o tráfego orgânico.
As Landing Pages são páginas que permitem capturar informações de contato de visitantes e convertê-los em leads. Para isso, as empresas utilizam um formulário, onde o usuário deixa seus dados e, em troca, recebe um conteúdo de valor. Esses materiais podem ser:
O SEO para Landing Pages é uma estratégia focada na otimização de páginas de captura para mecanismos de buscas. Ao adotar essa técnica, você potencializa as chances da sua LP conquistar uma posição de destaque no Google e, assim, conseguir mais conversões.
Como as Landing Pages são mais objetivas e curtas, muitos profissionais acreditam que não há necessidade de otimizá-las. Mas, em uma campanha de Inbound Marketing este é um importante passo para atrair visitantes e transformá-los em leads.
Entender que o SEO é importante para Landing Pages não necessariamente vai garantir que ela seja um sucesso em conversões. Para isso, é fundamental investir em boas estratégias de otimização de sites.
A seguir, confira 10 dicas que vão garantir que as suas LPs apareçam no topo dos resultados do Google!
A definição das palavras-chave é o ponto de partida para a otimização de SEO em Landing Pages. Pesquise cuidadosamente quais termos são mais relevantes para o seu público e insira-o de forma natural no conteúdo da página.
Ferramentas como o SemRush e o Keyword Planner, do Google, vão te ajudar nessa tarefa.
O Marketing de Conteúdo é o carro-chefe de sua Landing Page. Afinal, é ele que vai atrair visitantes e convencê-los a preencher o formulário. Por isso, é imprescindível acertar no tom de voz e na construção do texto para gerar leads. Nesse contexto, a escrita encantadora e criativa será uma grande aliada.
A title tag é o título da página que aparece nos resultados de pesquisa do Google. Ou seja, é o primeiro elemento que o usuário vai ver após fazer uma busca. É fundamental que você crie chamadas atraentes e que captem a atenção da pessoa de imediato.
Lembrando que uma boa title tag deve conter a palavra-chave e ter entre 50 a 60 caracteres.
A meta-description fica abaixo da title tag, sendo um resumo do que o visitante vai encontrar em seu conteúdo. É como se fosse um convite para acessá-lo. Por esse motivo, uma frase curta e persuasiva pode fazer toda a diferença na hora de chamar a atenção para a Landing Page.
A tag alt serve para fornecer uma descrição textual da imagem, o que é fundamental para a acessibilidade e a experiência do usuário. Ao utilizá-la em suas Landing Pages, você torna o seu site mais inclusivo e amigável para todas as pessoas. Isso impacta diretamente no ranqueamento de sua página de captura no Google.
Uma Landing Page também pode usar links internos. No entanto, é interessante direcioná-los para conteúdos diretamente relacionados ao material rico ou à página da marca, a fim de não desviar a atenção dos clientes.
As Landing Pages também podem contar com recursos visuais para se destacar. Desse modo, a escolha das imagens que compõem a página pode incentivar o público a preencher o formulário e baixar o conteúdo.
Se a sua Landing Page tem um foco geográfico específico, aplicar SEO Local é um grande diferencial. Essa prática ajuda a atrair um público mais qualificado e a aumentar a relevância da sua página nas buscas locais.
Isso inclui otimizar o conteúdo com termos regionais, adicionar o nome da cidade ou região nas palavras-chave e garantir que sua página esteja vinculada ao Google Meu Negócio.
Testes A/B são fundamentais para entender o que funciona melhor na sua Landing Page. Experimente diferentes versões de elementos como títulos, CTAs, imagens e textos para identificar o que gera mais engajamento e conversões.
Com base nos resultados, você consegue otimizar continuamente a página para obter o melhor desempenho possível.
Inclua vídeos explicativos, depoimentos ou demonstrações de produtos para enriquecer o conteúdo da página e facilitar o entendimento da proposta. Além de atrair mais atenção, vídeos também melhoram a experiência do usuário e podem contribuir para um melhor posicionamento nos resultados de busca.
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Trata-se da aplicação de técnicas que garantam que a Landing Page esteja entre os primeiros resultados nas pesquisas com palavras-chave relacionadas ao assunto abordado. Desse modo, é possível promover um tráfego orgânico para converter público.
Veja os seguintes pontos para saber se uma Landing Page é boa:
– escolha das palavras-chave certas;
– conteúdo encantador;
– configuração de tag de título;
– tag alt;
– meta-descrição;
– links internos;
– imagens.
1. Escolha as palavras-chave certas;
2. Escreva um conteúdo encantador;
3. Configure a tag de título de forma adequada;
4. Preste na atenção na title tag;
5. Não esqueça da meta-descrição;
6. Uso de links internos;
7. Escolha boas imagens.
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