Não importa quão segmentado seja o mercado de atuação, um excelente trabalho de Search Engine Optimization (SEO) é capaz de gerar resultados incríveis. Nosso case de sucesso com a Tecbras Soluções Energéticas é um exemplo perfeito disso!
A partir de técnicas avançadas de SEO e uma sólida estratégia de Marketing de Conteúdo, a GMZ.MOKE aumentou em 2.082% as sessões orgânicas do site da Tecbras em apenas 7 meses.
Neste case, vamos detalhar os desafios enfrentados, as soluções implementadas e os resultados alcançados com essa parceria de sucesso. Acompanhe!
A Tecbras é uma empresa especializada em soluções energéticas de média e alta tensão, atendendo os segmentos industrial, comercial, residencial, corporativo e empreendimentos em geral.
Por meio de seu time, a Tecbras soma mais de 30 anos de experiência no setor, se destacando pelo conhecimento técnico especializado. Além disso, é reconhecida pelo compromisso com a inovação e agilidade nas entregas.
A empresa conta com amplo catálogo de soluções. Há desde projetos elétricos, tramitação e aprovação de soluções junto às concessionárias de energia até estudo e parametrização de relés e energia incidente.
Sem um site estruturado, a Tecbras enfrentava o desafio de ter pouca visibilidade online. Quando chegou até nós, a empresa contava com apenas um termo indexado, o que impactava diretamente o tráfego orgânico do domínio.
Adicionalmente, por estar inserida em um segmento nichado, as palavras-chave relacionadas tinham um volume de busca menor. Esse fator também dificultava a aquisição de tráfego.
Além disso, comparada aos seus principais concorrentes, a Tecbras apresentava o menor tráfego estimado. Como resultado, afetava diretamente a geração de leads qualificados.
Para reverter esta situação, primeiramente desenvolvemos um novo site para a Tecbras. A página foi projetada com um design responsivo que se adapta perfeitamente a smartphones, tablets e desktops.
Outro ponto crucial foi a priorização da otimização do site para SEO desde o início do desenvolvimento. Nesse aspecto, incorporamos práticas recomendadas para melhorar a indexação nos mecanismos de busca.
Isso envolveu a criação de conteúdos institucionais relevantes, a implementação de meta tags adequadas, URLs amigáveis e uma estrutura que facilita a navegação e a compreensão pelos buscadores.
Além disso, implementamos o blog como um recurso para atrair tráfego orgânico. Assim, utilizamos artigos úteis e informativos que aumentassem a visibilidade no Google e educassem o público da Tecbras.
Em seguida, desenvolvemos um plano tático de Marketing de Conteúdo focado na criação de editorias alinhadas aos interesses e necessidades da persona.
A partir disso, criamos um mapeamento de temas a serem abordados no blog, mesclando palavras-chave head tail e long tail. O objetivo era atrair um volume significativo de visualizações, mantendo também a qualidade do tráfego.
Por fim, adotamos o Topic Clusters, uma abordagem que não só melhora a experiência dos usuários, mas também maximiza nossa visibilidade nos resultados de busca do Google.
Estes são os resultados conquistados de dezembro de 2023 a junho de 2024, período em que iniciamos as publicações no blog da Tecbras.
Em dezembro de 2023, registramos um total de 29 sessões orgânicas. Em junho de 2024, esse número aumentou para 633 sessões, representando um crescimento de 2.082%.
De dezembro de 2023 a junho de 2024, o número de palavras-chave indexadas no TOP 10 do Google aumentou significativamente, passando de 2 para 17, representando um crescimento de 750%.
Além disso, também aumentamos em 12.450% o volume total de termos indexados no Google.
O blog da Tecbras conta com 10 “People Also Ask”, perguntas relacionadas às dúvidas dos usuários no Google.
Do total de tráfego orgânico do site, o blog representa hoje cerca de 81.4% dos acessos do domínio.
Quer saber como a GMZ.MOKE pode transformar seu negócio em um case de sucesso? Explore nossas soluções e seja o próximo a alcançar novos patamares!
Equipe responsável por esse case
João Marcello Bonzolan (Head de Conteúdo).
Renan Omura (Analista de Conteúdo).
Ana Clara Costa (Estagiária de Conteúdo).
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