Tipos de chatbot: descubra as principais

Otimizar a conversa com os leads e clientes é essencial para oferecer uma boa experiência de compra aos usuários. Afinal, não basta apenas criar bons anúncios, é preciso construir relacionamento com o público. Nesse cenário, os diferentes tipos de chatbot se destacam como recursos poderosos para aprimorar a interação com a audiência.

Basicamente, chatbots são programas de automação que utilizam Inteligência Artificial (IA) para realizar conversas em tempo real com as pessoas, simulando diálogos humanos. A ferramenta é empregada em sites com objetivo de facilitar a comunicação entre usuários e a plataforma.

Mas afinal, você conhece os principais tipos de chatbot disponíveis no mercado e para que eles servem? Continue com a leitura e descubra!

Quais são os tipos de chatbot e para que servem?

Os chatbots servem para otimizar o atendimento da empresa e são classificados de acordo com o modo de conversação. Existem, por exemplo, assistentes virtuais que geram diálogos com base em regras pré-definidas, enquanto outros utilizam Inteligência Artificial (IA). Além disso, há aqueles que combinam essas duas funcionalidades.

Os chatbots baseados em regras funcionam a partir de perguntas e respostas predefinidas. Por sua vez, aqueles que usam a inteligência artificial contam com mecanismos de machine learning e processamento de linguagem natural para funcionarem sem intervenção humana. Assim, eles aprendem com as interações.

5 principais tipos de chatbots

Com o Marketing Conversacional cada vez mais em alta, é importante que você entenda as funcionalidades de cada modelo para tirar o máximo proveito dessa abordagem. Confira a seguir:

1. Chatbots escudos

Os chatbots escudos são aqueles que executam funções básicas e são programados para sanarem as principais dúvidas dos usuários. Ou seja, eles recebem reclamações, executam funções de suporte técnico, respondem perguntas etc.

Dessa forma, são recomendados para desafogar as linhas de atendimento e, são programados a partir de regras pré-definidas.

2. Chatbots otimizadores

Como o próprio nome sugere, os chatbots otimizadores tem como principal função melhorar o atendimento ao cliente. Por isso, eles são desenvolvidos para finalizar uma ação, que podem ser:

  • contratação de produtos e serviços;
  • agendamento de consultas;
  • personalização e confirmação de pedidos;
  • cancelamento de compras;
  • entre outras tarefas.

Para atingir esse resultado, esse tipo de chatbot está conectado ao banco de dados, proporcionando uma experiência personalizada. Além disso, há chatbots otimizadores baseados em IA, o que aumenta a eficiência das operações.

3. Chatbots conversacionais

Os chatbots conversacionais são projetados para transmitir informações, ao mesmo tempo que promovem engajamento e entretenimento. Desse modo, asseguram uma interação mais eficaz com o público, prolongando os diálogos de maneira envolvente.

Considerados uma das principais ferramentas do Marketing Conversacional, esses chatbots desempenham um papel crucial na construção de relacionamentos sólidos e dinâmicos com os usuários.

4. Chatbots proativos

Os chatbots proativos são aqueles que iniciam uma conversa com o usuário a partir de um gatilho predefinido. Dessa forma, monitoram as ações, como acessar uma determinada página, para questionar se podem auxiliar em algo.

Esse modelo também é usado em momentos específicos da jornada do cliente. Por exemplo, para avisar do vencimento de uma fatura, informar sobre cupons de desconto, indicar que um produto voltou ao estoque etc.

5. Chatbots sociais

Os chatbots sociais são capazes de interagir com mais de um usuário ao mesmo tempo. Por isso, o seu uso é voltado para fazer pesquisas em grupo e criar enquetes, por exemplo.

Assim, essa é uma forma simples de engajar e até de obter feedbacks e dados sobre seus usuários. Isso porque os usuários podem contribuir para o desenvolvimento de produtos e funcionalidades ou avaliarem algo lançado anteriormente. 

6. Chatbots híbridos

Os chatbots híbridos são aqueles que funcionam a partir da configuração de regras e respostas de inteligência artificial. Desse modo, existe um fluxo de conversação predefinido, mas eles também aprendem e são flexíveis para personalizar o diálogo.

Como escolher o tipo de chatbot certo para sua empresa?

Para escolher o tipo de chatbot ideal para a sua empresa, avalie os seguintes itens:

1. Analise o problema que quer resolver ou o objetivo que pretende alcançar.

2. Pense em quais canais pretende hospedar os diferentes tipos de chatbot.

3. Confira o seu orçamento e o tempo de implementação disponível.

4. Avalie o seu público-alvo, suas preferências e comportamentos para saber quais funcionalidades são mais relevantes.

5. Considere as integrações necessárias.

Então, gostou de saber mais sobre chatbots? Veja outras informações relevantes navegando pelo blog GMZ.MOKE!

Em resumo

O que é chatbot exemplos?

O chatbot é um software que pode ser programado e/ou contar com recursos de inteligência artificial para simular conversas humanas. Ele interage com os clientes usando uma linguagem natural e pode personalizar a interação para melhorar a experiência do usuário. Um exemplo é a janela que abre em um site e pergunta se pode ajudar em algo.

Quais são os tipos de chatbot?

Os tipos de chatbot são classificados de acordo com o modo de conversação (baseado em regras, inteligência artificial ou híbrido) ou função (escudos, otimizadores, conversacionais, proativos, sociais e híbridos). Portanto, eles executam tarefas diferentes, de acordo com a necessidade da empresa.

Como são classificados os chatbots?

Os chatbots servem para otimizar o atendimento da empresa e são classificados de acordo com o modo de conversação. Existem, por exemplo, assistentes virtuais que geram diálogos com base em regras pré-definidas, enquanto outros utilizam Inteligência Artificial (IA). Além disso, há aqueles que combinam essas duas funcionalidades.

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