Topic Clusters: estratégia de SEO para dominar os resultados de busca

Se você está lendo este post, é porque provavelmente já compreende a importância do blog em uma estratégia de Search Engine Optimization (SEO). No entanto, você conhece ou já ouviu falar no conceito de Topic Clusters?

Atualmente, não basta apenas criar publicações, é necessário organizar seus artigos de maneira estratégica. Afinal, uma boa tática de Marketing de Conteúdo deve focar não apenas na qualidade dos materiais, mas também em sua distribuição.

Quer entender como funciona o conceito de Topic Clusters, seus benefícios e como implementar em sua estratégia de SEO? Então, leia este post até o final!

O que são Topic Clusters?

Topic Clusters ou em português “grupos de conteúdo”, é uma estratégia de organização de artigos de blog popularizada pela HubSpot. Seu objetivo é melhorar a experiência de leitura dos usuários e otimizar a visibilidade nos motores de busca, como o Google.

O conceito busca conectar os conteúdos por meio de hiperlinks internos, de modo que os posts relacionados estejam interligados de maneira lógica e estruturada. Essa abordagem é essencial para responder a intenção de busca dos usuários de forma completa.

Isso não apenas facilita a navegação para os leitores interessados em explorar mais sobre um tópico específico, mas também transmite ao Google que o seu site é uma fonte de informação abrangente sobre determinado assunto. 

Como resultado, sua página tem mais chances de ser considerada relevante pelos motores de busca, o que pode resultar em melhores posições nos resultados de pesquisa (SERPs).

Como funciona uma estratégia de Topic Cluster?

Na prática, o Topic Cluster funciona da seguinte forma: um artigo mais extenso, conhecido como Pilar Post, assume o papel central da estratégia. Ele aborda um tópico amplo e abrangente, sem aprofundar nos subtemas. A partir disso, vários artigos secundários, chamados de Cluster, são criados e hiperlinkados nele.

Dessa forma, cada conteúdo Cluster é estrategicamente vinculado ao Pilar Post por meio de links internos. Além disso, todos os conteúdos de Cluster também são interligados entre si. O que cria uma rede de informações coesa e de fácil navegação tanto para os usuários quanto para os crawlers (robôs rastreadores dos mecanismos de buscas). 

Por exemplo, vamos considerar um blog voltado para fitness e saúde. O Pilar Post desta página poderia ser um guia completo sobre “estilo de vida saudável”. Nesse artigo abrangente, você cobriria aspectos gerais como importância da alimentação equilibrada, atividade física e bons hábitos.

A partir desse Pilar Post, você criaria Clusters para aprofundar subtemas específicos. Por exemplo: “Dicas para uma alimentação saudável”, “Exercícios para sair do sedentarismo”, “Hábitos saudáveis para incluir na sua rotina”, e por aí vai. 

Qual a estrutura do Topic Cluster?

A estrutura do Topic Clusters é composta por três elementos principais. São eles;

  • Pilar Post (Post Pilar);
  • Clusters (Post satélite);
  • Linkagem interna.

A seguir, explicaremos em detalhes como funciona cada um desses elemento:

Pilar Post

O Pilar Post é o conteúdo central do grupo, servindo como elo que une todos os demais artigos que abordam um tema relacionado. Por essa razão, é considerado o ponto de partida em uma estratégia de Topic Clusters.

Como o próprio nome sugere, ele é uma espécie de pilar que vai sustentar todos os outros posts. Por isso, costuma ser mais extenso e abrangente, abordando diversos tópicos do mesmo tema. Ou seja, ele fornece o panorama geral sobre um determinado assunto.

Outra característica do post pilar é abordar palavras-chave mais genéricas, conhecidas como head tail. Isso acontece porque ele funciona como uma base para outros termos mais específicos.

Clusters

Os clusters ou páginas satélites, são conteúdos que estarão conectados com o pilar post. Portanto, costumam tratar de temas mais específicos, uma vez que o objetivo é abordar um assunto de forma mais aprofundada.

Por exemplo, uma agência de marketing digital pode criar uma estratégia de Topic Cluster em que o Pilar Post seja “Tudo sobre Inbound Marketing?”. A partir deste conteúdo, você pode criar Clusters, como “O que é automação de marketing?”; “E-mail marketing ainda funciona?”, “Qual a importância do SEO para uma empresa?” 

Percebe como esses temas estão interligados e complementam-se mutuamente? Todos esses tópicos estão associados ao Pilar Post, criando um ecossistema de informações, onde o usuário sanará todas as suas dúvidas. 

Linkagem Interna

A conexão entre o Post Pilar e os Clusters, bem como entre os próprios Clusters, é estabelecida por meio de links internos. Consequentemente, é de suma importância que essa estratégia seja executada com cuidado e atenção.

Portanto, ao criar os links internos, foque nos seguintes pontos:

  • a página de destino deve ter relação com o tema abordado;
  • a palavra âncora que receberá o link deve corresponder à página direcionada;
  • tenha cuidado para não sobrecarregar o conteúdo com excesso de hiperlinks;
  • adicione um link para o Pilar Post na introdução do Cluster.

Dessa forma, ao interligar todos os artigos, você estabelece uma rede de conteúdo que gira em torno de um tema central.

Como o Topic Clusters pode impulsionar os resultados?

Símbolo do hiperlink representando o coração do Topic Clusters.

O Topic Cluster é uma técnica de SEO utilizada por empresas de todo o mundo devido à sua alta eficiência. Essa abordagem estratégica revolucionou a forma como o conteúdo é organizado e apresentado, trazendo consigo uma série de benefícios. Confira os principais:

Otimiza a experiência do usuário

Ao organizar seus conteúdos em Topic Cluster, você oferece uma jornada mais fluida aos usuários, facilitando o processo de encontrar as informações.

Suponhamos que uma pessoa queira aprender como criar uma estratégia de Marketing Digital. Primeiramente, ela acessará um post pilar relacionado ao tema. Se durante a leitura, ela não entender, por exemplo, o significado do termo “persona”, poderá clicar no link e ser redirecionada para o cluster que explica o conceito.

Aumenta a autoridade do domínio

A construção de autoridade é uma busca constante no mundo do SEO, uma vez que este é um dos principais fatores de ranqueamento do Google.

Nesse sentido, ao fornecer uma gama de informações sobre um tópico, você demonstra conhecimento aprofundado sobre o assunto. Isso não apenas atrai mais leitores, mas também chama a atenção dos mecanismos de busca, aprimorando a percepção da autoridade do seu domínio.

Gera maior volume de tráfego orgânico

Ao criar um Pilar Post abrangente e interconectado com Clusters, você cria uma teia de informações que atende às diversas consultas dos usuários, o que permite que você alcance um público mais amplo.

Dessa forma, à medida que cada Cluster conquista posições nos resultados de pesquisa, o seu site experimenta um aumento gradual e constante no tráfego orgânico.

Facilita a leitura dos crawlers

Os algoritmos de busca, chamados crawlers, atuam como detetives digitais. Eles rastreiam as páginas dos sites para identificar os conteúdos publicados. Após isso, ocorre o processo de indexação. Ou seja, eles selecionam os posts que melhor respondem à intenção de busca dos usuários e os incluem no índice do mecanismo de busca.

Ao organizar os conteúdos em Topic Clusters, você facilita esse trabalho dos crawlers. Isso permite que os mecanismos de busca indexem e classifiquem suas páginas de maneira mais precisa, melhorando a visibilidade nos resultados de busca.

Como criar uma estratégia de Topic Cluster?

Agora, veja cinco passos essenciais para criar uma estratégia de Topic Cluster de sucesso:

1. Pesquisa de palavras-chave (head tail e long tail)

Tudo começa com a pesquisa de palavras-chave, o que envolve a identificação de termos head tail e long tail.

Os termos head tail são mais genéricos e amplos, estando relacionados principalmente aos posts pilares. Normalmente, têm um maior volume de busca, mas costumam ser mais difíceis de ranquear devido à alta concorrência.

Já as palavras-chave long tail são mais específicas e refletem as consultas detalhadas feitas pelos usuários. Esses termos serão a base para a criação dos seus Clusters. Embora tenham um volume de busca menor, atraem um tráfego mais qualificado.

Por exemplo, “tênis” é uma palavra-chave bastante genérica e, portanto, é considerada uma head tail. Por outro lado, o termo “tênis Nike de corrida masculino” é mais específico, sendo uma expressão long tail.

2. Mapeamento de conteúdo 

Após levantar as palavras-chave, é necessário identificar quais tópicos serão os Pilar Posts e quais serão os Clusters. Para isso, crie um mapeamento de conteúdo, estabelecendo previamente os links internos que conectarão as páginas.

Dessa forma, você pode ter uma visão mais clara da organização de seus artigos, o que facilitará a estruturação do Topic Cluster. Além disso, isso ajudará a garantir que cada Cluster esteja relacionado ao seu respectivo Pilar Post de maneira coesa e relevante.

3. Criar conteúdos

Com o planejamento em mãos, é hora de criar os conteúdos. Ao desenvolver o Pilar Post, garanta que ele seja completo e aborde o tema central de maneira abrangente

Em seguida, crie os Clusters, cada um focando em um tópico específico relacionado ao Pilar Post. Lembre-se de manter a qualidade entre os posts para uma experiência de usuário contínua.

4. Estruturar a linkagem interna

A ligação interna é um componente crucial dos Topic Clusters. Certifique-se de criar links internos que conectem os Clusters ao Pilar Post e vice-versa. Isso ajuda os mecanismos de buscas a entenderem a relação entre essas partes de conteúdo e facilita a navegação dos usuários.

Não esqueça de verificar se os links estão funcionando corretamente e direcionado o leitor para as páginas certas. 

5. Faça otimizações

Acompanhe o desempenho do seu Topic Cluster por meio de ferramentas de análise. Identifique quais Pilar Posts e Clusters estão gerando mais tráfego, interação e conversões. Com base nesses dados, faça ajustes e atualizações conforme necessário para manter seu conteúdo relevante e eficaz.

Abaixo, selecionamos as principais métricas que você precisa ficar atento:

  • Taxa de cliques (CTR) nos resultados de pesquisa;
  • Taxa de conversão de cada página;
  • Taxa de rejeição das páginas;
  • Tempo médio de permanência nas páginas;
  • Número de backlinks para Pilar Posts e Clusters.

Assine a newsletter da GMZ.MOKE e fique por dentro das novidades do marketing!

Gostou deste conteúdo? Que tal receber mais informações como essa? Assine a newsletter da GMZ.MOKE e fique por dentro das últimas novidades do mundo do marketing! 

Em resumo

O que é Topic Cluster em SEO?

Topic Clusters ou em português “grupos de conteúdo”, é uma estratégia de organização de artigos de blog popularizada pela HubSpot. Seu objetivo é melhorar a experiência de leitura dos usuários e otimizar a visibilidade nos motores de busca, como o Google.

Como criar um Topic Cluster?

1. Pesquisa de palavras-chave (head tail e long tail);
2. Mapeamento de conteúdo;
3. Criar conteúdos;
4. Estruturar a linkagem interna;
5. Faça otimizações.

Qual a importância do Topic Cluster?

Além de facilitar a navegação para os leitores interessados em explorar mais sobre um tópico específico, o Topic Cluster transmite ao Google que o seu site é uma fonte de informação abrangente sobre determinado assunto.

estamos prontos para te atender

Vamos fazer negócio

Potencialize sua presença online! Descubra como a GMZ
pode impulsionar o seu negócio para o sucesso digital.