O YouTube SEO tem se tornado uma estratégia bastante popular nas empresas. Afinal, qual marca não gostaria de ocupar o topo das buscas de uma das maiores plataformas de vídeos da internet?
No entanto, os algoritmos do canal levam em consideração inúmeros fatores de classificação, além da qualidade do material. Por isso, deve se atentar a esses aspectos para atingir bons resultados.
É exatamente nesse ponto que o SEO para YouTube se faz necessário. Isso porque a técnica é responsável em preparar o vídeo para que a plataforma entregue o material para o maior número de pessoas possível.
Neste artigo, explicaremos em detalhes o que precisa ser feito para garantir vídeos otimizados capazes de alcançar bastante usuários. Boa leitura!
Antes de falarmos sobre otimização de vídeos para o YouTube, vamos relembrar rapidamente o que é SEO (Search Engine Optimization). Traduzindo para o português, o termo significa otimização de mecanismos de busca.
A técnica trata-se de um conjunto de estratégias que visam melhorar a visibilidade de um site nas páginas de resultados dos mecanismos de buscas, conhecidos como SERP (Search Engine Results Page).
Isso inclui diversos processos, como pesquisa de palavras-chave, criação de conteúdo, otimização de elementos técnicos do site, como títulos, streaming, tags, construção de URLs, entre outras tarefas.
Agora que você já sabe o que é SEO, ficará mais fácil de entender o que é YouTube SEO. A metodologia é um conjunto de estratégias que busca melhorar a visibilidade dos seus vídeos nos resultados de pesquisa do YouTube.
Dessa forma, a otimização de materiais audiovisuais é importante para aumentar a visibilidade, atrair mais espectadores e expandir o público na plataforma.
Logo, se a sua empresa deseja alcançar esses objetivos, recomendamos contar com o auxílio de profissionais. Isso porque, o YouTube SEO envolve várias ações e táticas que exigem conhecimento técnico aprofundado. Inclui no processo:
As práticas de Youtube SEO podem gerar inúmeras vantagens em uma estratégia de marketing digital. Confira!
A otimização de SEO para YouTube melhora a visibilidade dos vídeos nos resultados de pesquisa. Consequentemente, amplia as chances do seu material ser encontrado pelos espectadores no Google.
Por ser uma estratégia de otimização orgânica, a sua empresa não terá necessidade de investir na divulgação dos vídeos. Além disso, os criadores de conteúdo podem alcançar uma base de espectadores mais ampla sem precisar investir em tráfego pago.
Quando um vídeo aparece em uma posição de destaque nos resultados de pesquisa do YouTube, ele tende a receber mais cliques e visualizações. Esse fator, pode potencializar o engajamento com o público e aumentar as chances de compartilhamento.
Vídeos com classificação mais alta nos resultados de pesquisa são considerados mais relevantes pela plataforma, aumentando a autoridade e credibilidade do canal.
O SEO ajuda a atrair o público certo e melhora a retenção de espectadores. Vídeos otimizados com informações relevantes e envolventes mantêm os espectadores assistindo por mais tempo.
No marketing digital, é bastante comum falarmos sobre o tráfego pago e orgânico, mas no YouTube, existem 3 principais formas do público chegar até o seu conteúdo. Confira abaixo!
O tráfego de recomendação no YouTube ocorre quando a plataforma sugere seus vídeos para os usuários, com base em seus interesses e comportamento de navegação.
Quando o YouTube identifica que seu conteúdo é relevante para um usuário específico, ele o promove, aumentando suas chances de atrair mais visualizações e engajamento. Essa recomendação pode aparecer em lugares como:
O tráfego de pesquisa no YouTube é uma das principais fontes de visitas para criadores de conteúdo. Ocorre quando um usuário utiliza a barra de pesquisa do YouTube para procurar por tópicos específicos e encontra seu vídeo nos resultados. Para otimizar o tráfego de pesquisa, são consideradas as seguintes estratégias de SEO:
O tráfego externo no YouTube ocorre quando uma pessoa chega ao seu canal por meio de um link externo. Isso pode acontecer quando alguém compartilha seu vídeo em:
É importante otimizar seus vídeos para atrair esse tipo de tráfego. Isso pode ocorrer por colaborações com outros criadores, promoção ativa em plataformas externas ou estratégias de marketing digital.
Para aumentar as visualizações no YouTube, escolha um nicho específico estrategicamente e crie conteúdo audiovisual relevante e de qualidade. Além disso, promova seus vídeos em locais relacionados ao tema do nicho.
Com as técnicas de YouTube SEO, você pode otimizar os vídeos de forma eficiente incluindo os seguintes passos:
As legendas e transcrições são recursos importantes para o YouTube SEO. Elas podem melhorar a experiência do usuário, aumentar o tempo de visualização, a relevância do vídeo e números de compartilhamentos.
Além disso, adicionar legendas aos seus vídeos no YouTube pode aumentar as visualizações, tornando seu conteúdo acessível a mais pessoas.
Confira o passo a passo para adicionar legendas aos seus vídeos no YouTube:
1 — Faça login no YouTube Studio.
2 — No menu à esquerda, selecione LEGENDAS.
3 — Escolha o vídeo que você deseja editar.
4 — Clique em ADICIONAR IDIOMA e selecione o idioma desejado.
5 — Em “Legendas”, clique em ADICIONAR.
6 — Escolha uma das opções para adicionar as legendas:
Lembre-se de incluir textos como “[aplausos]” ou “[trovão]” para que os espectadores saibam o que está acontecendo no vídeo, caso haja.
Medir e monitorar métricas no YouTube é essencial para acompanhar seus resultados. Com isso, é possível ajustar sua estratégia de conteúdo e SEO com base no que funciona melhor para a sua marca e público-alvo.
Além disso, entender o comportamento do público e tomar decisões informadas são fundamentais. Dentro do YouTube Analytics, existem várias métricas importantes para acompanhar esse desempenho. Aqui estão algumas das principais:
O SEO para YouTube engloba uma série de otimizações que buscam facilitar a leitura do algoritmo da plataforma. O processo refere-se à estruturação estratégica dos metadados (palavras-chave, título, descrição, tags e legenda).
Ao otimizar essas informações no momento de publicar o vídeo, o YouTube consegue fazer a leitura correta do conteúdo e entregar para as pessoas certas. Abaixo aprofundamos mais sobre cada um desses tópicos.
O SEO está ligado às palavras-chave. Portanto, quando falamos sobre ganhar visibilidade no YouTube, essa é uma das principais estratégias que devemos abordar.
Antes de começar a produção do vídeo, faça uma pesquisa dos temas e assuntos mais relevantes para a sua estratégia. Nesse processo, use o Semrush para pesquisar o volume de buscas dos termos do tema escolhido.
Lembrando que quanto maior for o volume de busca da palavra-chave, significa que mais pessoas estão pesquisando por esse tema e a concorrência é maior e vice-versa.
Nesse cenário, você pode produzir seus vídeos conforme a estratégia do funil de vendas. Crie conteúdos mais superficiais e com um maior volume de buscas para o topo do funil e segmentados com pouca busca para o fundo do funil.
O título também é um importante fator que interfere na visibilidade de um vídeo. O mais indicado é que você inclua a palavra-chave no início dele e desperte curiosidade da audiência.
Para facilitar o entendimento, utilizaremos o seguinte exemplo:
Vamos supor que eu tenha uma confeitaria e esteja trabalhando com a palavra-chave ‘pudim gourmet’. Nesse caso, um bom título seria ‘Como fazer um pudim gourmet’ ou ‘Aprenda a fazer o melhor pudim gourmet’.
Outro metadado que merece atenção é a descrição do vídeo. Para uma melhor experiência do usuário, crie um texto com um parágrafo introdutório curto, seguido por uma seção detalhada com informações sobre o vídeo.
De forma geral, uma boa descrição deve ser clara, concisa, fornecer informações sobre o conteúdo do vídeo e fazer o usuário assistir e compartilhar.
As tags são uma espécie de etiquetas compostas por palavras-chave ou frases que descrevem o vídeo. O recurso ajuda o YouTube a identificar o segmento a que o material pertence e direcioná-lo para o público correto.
Aproveitando o exemplo anterior, você pode criar tags do tipo ‘pudim gourmet’, ‘receita de pudim gourmet’, ‘como fazer pudim gourmet’, ‘pudim gourmet barato’, entre outras opções.
Porém, é importante não exagerar no uso das tags. O YouTube pode penalizar por prática de spam de tags.
Quando o YouTube indexa o texto da legenda, ele pode reconhecer e entender melhor o conteúdo do vídeo. Assim, pode ajudar a classificá-lo em resultados de pesquisa relevantes.
Além disso, as legendas permitem que os telespectadores encontrem o vídeo por buscas na aba de pesquisa e torna os conteúdos acessíveis a um público amplo.
Como você viu nesse post, o SEO é um dos pilares de uma boa estratégia de marketing digital. Através dessa técnica é possível destacar o seu conteúdo nas principais plataformas da internet.
Portanto, se a sua empresa ainda não adotou as estratégias de ranqueamento, você pode estar perdendo oportunidades. Junte-se a nós e conte com a GMZ.MOKE para potencializar a visibilidade da sua marca.
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O SEO para YouTube é a aplicação de técnicas de otimização para que um conteúdo seja encontrado pelo motor de busca interno da plataforma de vídeos. Assim como no Google, o YouTube tem suas próprias melhores práticas de SEO, e otimizar seus vídeos com palavras-chave relevantes, títulos, descrições e tags é essencial para alcançar um público maior e melhorar o posicionamento nos resultados de busca.
Para obter um bom desempenho em SEO no YouTube, é fundamental aplicar estratégias específicas. Isso inclui otimizar os títulos e descrições dos vídeos com palavras-chave relevantes, criar miniaturas visualmente atrativas, utilizar tags eficazes e incentivar a interação dos espectadores por meio de likes, comentários e compartilhamentos.
Uma boa taxa de cliques (CTR) no YouTube varia, mas geralmente, um CTR acima de 2% é considerado positivo. Isso significa que, em média, mais de 2% dos espectadores que veem a miniatura e o título do seu vídeo clicam para assisti-lo. No entanto, é importante lembrar que a CTR pode variar com base no nicho, público-alvo e tipo de conteúdo.
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