Você conhece as diferenças entre Marketing e Vendas? São termos que andam lado a lado, além de serem muito conhecidos pelas empresas. Porém, você que é empresário, sabe as responsabilidades de cada departamento?
Entendemos que eles são fundamentais para o bom desempenho de um negócio, mas as suas funções são sempre confundidas. Afinal, as atividades estão relacionadas, porém, não são as mesmas.
Sendo assim, marketing e vendas caminham lado a lado, pois se complementam. Para esclarecer as suas dúvidas, montamos esse material. Continue acompanhando e entenda a função de cada área. Boa leitura!
Para entender a diferença entre marketing e vendas, é necessário separar os dois termos e compreendê-los individualmente. O The Chartered Institute of Marketing, do Reino Unido, definiu que marketing é o processo de gerenciamento responsável por identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente, sempre gerando lucro.
Sendo assim, de acordo com essa definição, podemos dizer que o marketing é tudo o que uma empresa faz para atender aos desejos e necessidades dos clientes. Porém, o foco das suas estratégias está em etapas que antecedem a venda. Ou seja, para chamar a atenção do consumidor.
Por isso, é função do marketing estudar o mercado e a partir das informações levantadas, criar ações que atraiam o possível cliente. Mas que conquistem e retenham ele também.
A função do setor de vendas é lidar diretamente com o público. Portanto, lá é onde o contato com cada lead é feito, colocando em prática as ações desenvolvidas pelo marketing. Por isso, os setores se completam.
Sendo assim, é responsabilidade dos vendedores de uma empresa manterem um bom relacionamento com o cliente e os leads. Esse contato permite que a organização saiba quais são os verdadeiros desejos e necessidades dos consumidores. Assim, as abordagens são aprimoradas e aumentam as chances de fechar um negócio.
É importante pensar que há estratégia de marketing e vendas que andam de mãos dadas. Por exemplo:
Conseguiu compreender a diferença entre marketing e vendas? Andam juntos, mas com atuações diferentes.
Entretanto, além de compreender que as responsabilidades desses dois setores são distintas, sendo uma responsável pela atração e outra pelo fechamento do negócio em si, é necessário ter outras percepções. Entenda que:
O que une marketing e vendas então? Afinal, existe uma razão para que as suas áreas sejam tão confundidas. Mesmo que os dois departamentos não tenham as mesmas responsabilidades, eles possuem o mesmo propósito: lidar com as necessidades e desejos do cliente.
Depois de compreender o que é marketing e vendas, esperamos que compreenda que um setor não sobrevive sem o outro. Portanto, não se faz marketing sem vendas e não se fecha negócios sem boas estratégias.
Portanto, é importante que as suas áreas trabalhem em harmonia, combinem seus esforços e tenham os objetivos alinhados. Isso fará toda a diferença para o seu negócio.
Entre em contato conosco caso deseje saber mais sobre como podemos trabalhar juntos para alinhar suas equipes de marketing e vendas!
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