Desenvolver conteúdos atrativos é fundamental para aproveitar as oportunidades no Marketing Digital. Nesse sentido, a utilização estratégica do Call to Action (CTA) desempenha um papel crucial ao direcionar os usuários para a ação desejada.
Assim, o CTA funciona como um guia que orienta os usuários sobre o que fazer em seguida, seja preencher um formulário, compartilhar um post, efetuar uma compra ou baixar um material.
Quer entender melhor o que é CTA, a sua importância e 5 exemplos para se inspirar? Então, leia este conteúdo até o final!
O CTA é a sigla para Call to Action, que em português significa “chamada para a ação”. Trata-se de um convite, normalmente acompanhado de um link, com o objetivo de direcionar o usuário para a próxima fase da jornada de compra.
Por exemplo, quando um visitante de um site de e-commerce lê uma descrição de produto, um CTA bem formulado pode incentivá-lo a “Comprar Agora” ou “Adicionar ao Carrinho”. Essas chamadas para ação orientam o usuário de forma clara e persuasiva, impulsionando a conversão e o engajamento.
Portanto, a escolha cuidadosa e a colocação estratégica de CTAs são elementos importantes nas campanhas de Marketing Digital.
Uma estratégia de marketing é eficaz quando atinge seus objetivos. Nesse contexto, a chamada para ação (CTA) desempenha um papel crucial, contribuindo para:
Existem diferentes tipos de CTAs que podem ser aplicados em uma campanha de marketing, dentre eles os principais são:
Embora todos atuem como gatilhos para levar as pessoas à próxima etapa do funil de vendas, alguns são mais apropriados para objetivos específicos.
Por exemplo, para aumentar as vendas de um produto, um CTA de botão com um convite claro para ‘Comprar Agora’ é eficaz. Para construir relacionamentos de longo prazo, um CTA de texto convidando os visitantes a ‘Assinar a Newsletter’ é mais adequado.”
O CTA pode ser utilizado em diversas formas e quanto mais atrativas e criativas, melhores são as possibilidades de conversão. Uma dica é aplicar os gatilhos mentais para tornar a sua chamada ainda mais persuasiva.
Veja a seguir, 5 exemplos de Call To Action para se inspirar:
Quando a empresa adota a newsletter para disseminar notícias sobre assuntos diversos, o CTA para convidar o leitor é essencial. Dessa forma, consiste em uma chamada para estimular o leitor a se cadastrar e receber os conteúdos por e-mail periodicamente.
Por exemplo:
“Assine a nossa newsletter e receba conteúdos e novidades incríveis no seu e-mail com toda comodidade!” ou “Assinar newsletter”.
Nesse tipo de CTA, o objetivo é chamar o leitor para conhecer as soluções da empresa, ou seja, trata-se da etapa final da jornada de compra. Dessa forma, a chamada deve convidar o usuário a falar com um consultor ou vendedor para saber mais.
Por exemplo:
“Gostou do post? Entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas para saber mais sobre nossas soluções!” ou “Fale conosco agora”.
Esse modelo de CTA trata-se de uma chamada para o leitor seguir as redes sociais da empresa, estimulando o engajamento. Portanto, é fundamental para potencializar a visibilidade da marca.
Veja um exemplo:
“Gostou do conteúdo? Curta nossas páginas nas redes sociais e continue lendo novidades incríveis! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!”.
Outro modelo de CTA que tem o foco no engajamento é sugerir o compartilhamento do conteúdo nas redes sociais do usuário. Assim, a ação é essencial para criar mais interações com a audiência. Confira um exemplo comum:
“Se você gostou do conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais e ajude a disseminar boas informações!”.
Sem dúvida, o Marketing de Conteúdo é crucial atualmente, e entre os materiais mais populares estão os e-books e infográficos. É nesse contexto que o CTA entra em ação, convidando as pessoas a fazer o download para acessar esse conteúdo valioso.
Por exemplo:
“Se deseja saber mais sobre o assunto, baixe nosso e-book e veja informações completas!” ou “Baixar grátis”.
Embora seja uma técnica simples, o uso do CTA deve acontecer de uma maneira profissional e estratégica. É preciso evitar erros comuns para ter uma ferramenta poderosa e útil, com capacidade de gerar resultados.
Nesse contexto, atente-se aos seguintes pontos:
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O CTA é a sigla para Call to Action, que em português significa “chamada para a ação”. Trata-se de um convite, normalmente com um link, com o objetivo de direcionar o usuário para a próxima fase da jornada de compra.
O CTA desempenha um papel crucial ao orientar o usuário para a próxima etapa da jornada de compra. Assim, ele permite que a empresa alcance uma variedade de objetivos de marketing, como gerar conversões, aumentar o engajamento nas redes sociais e direcionar o tráfego
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