Se você tem um negócio físico, sabe como é difícil se destacar entre a concorrência. Apenas abrir as portas todos os dias não é o bastante. Mas a boa notícia é que você pode virar o jogo com o SEO local!
Essa estratégia de SEO é voltada para o aumento da visibilidade da sua empresa na busca local do Google. Ou seja, a meta é garantir que seu negócio seja encontrado nos resultados de pesquisa quando os usuários procuram por soluções na sua região.
Portanto, essa é uma oportunidade de aproveitar a geolocalização a seu favor para atrair leads qualificados. Veja as dicas que apresentamos e coloque em prática!
O SEO local, assim como o SEO tradicional, é uma estratégia de otimização de sites para aumentar a visibilidade de uma página nos mecanismos de buscas. A diferença é que nesse caso, as ações levam em consideração a geolocalização da empresa para atrair usuários nas proximidades.
Por exemplo, ao pesquisar “delivery de medicamentos” no Google, você verá uma série de resultados que levam em conta a sua localização para mostrar as farmácias mais próximas.
Isso significa que, se o seu negócio estiver otimizado para SEO local, ele terá uma chance maior de aparecer nessa lista, atraindo mais clientes que estão nas redondezas e precisam do seu serviço.
Por sua vez, se a busca pelo mesmo termo for feita em outra cidade ou em um bairro distante, os resultados serão diferentes. Isso ocorre porque o algoritmo do Google considera a localização do usuário e apresenta as opções mais relevantes e próximas.
Com a crescente dependência do Google como ferramenta de busca, é importante que as empresas estejam presentes e se destaquem nos resultados de busca locais. Esse fator traz inúmeros benefícios ao negócio, tais como:
Seu negócio será encontrado por pessoas na sua área, aumentando as chances de atrair clientes locais. Assim, seu estabelecimento aparece nos resultados de busca, destacando-se entre a concorrência e capturando a atenção de potenciais clientes.
Os leads que encontrarem seu negócio online são mais propensos a visitá-lo pessoalmente. Isso não só aumenta o número de visitantes à sua loja, mas também cria oportunidades para conversões adicionais, já que clientes satisfeitos retornam e recomendam seu negócio para outros.
Aparecer nos resultados locais melhora a percepção da sua marca, fazendo com que seu negócio se torne mais relevante. Ter uma presença forte e positiva online ajuda a construir a confiança dos consumidores, especialmente se você tiver boas avaliações e uma sólida reputação na comunidade.
Mais visibilidade e tráfego geralmente resultam no aumento da taxa de conversão, seja no local ou por chamadas e pedidos online.
Clientes que encontram sua empresa facilmente estão mais inclinados a fazer uma compra, e a conveniência de encontrar rapidamente as informações necessárias podem acelerar o processo de decisão.
De acordo com o estudo anual da Advice Local de 2022, os 5 fatores de ranqueamento do SEO local são:
1. Google Meu Negócio (36%);
2. Reviews (17%);
3. SEO On-page (16%);
4. Links (13%);
5. Sinais comportamentais (7%).
Agora, vamos explicar melhor os principais fatores de ranqueamento e como você pode otimizar o SEO local para se destacar nas buscas do Google.
O Google Meu Negócio representa 36% da fatia de ranqueamento, sendo o critério mais importante. A plataforma tem priorizado cada vez mais esse tipo de experiência para facilitar a vida das pessoas. Dessa forma, quanto mais dados da empresa você cadastrar, maior serão as suas chances de aparecer nas buscas.
As reviews estão cada vez mais importantes para o ranqueamento dos negócios locais. Isso porque a plataforma não considera somente notas e comentários que os usuários deixam no Google Meu Negócio, mas também as avaliações de canais externos, como Foursquare, TripAdvisor e Facebook.
Assim como no SEO tradicional, as otimizações On-page são um importante fator de ranqueamento no SEO local. As práticas incluem todas as melhorias feitas dentro da própria página e o desenvolvimento estratégico dos seguintes elementos: definição das palavras-chave, título da página, meta description, responsividade mobile etc.
O link building ocorre quando sites de qualidade apontam o seu conteúdo, indicando que ele é relevante e útil para os usuários. Essa prática aumenta a autoridade do seu domínio e melhora o posicionamento dele nos mecanismos de buscas.
No SEO local você pode promover parcerias com blogs relevantes em sua região, que tenham alguma relação com o seu negócio para receber backlinks. Supondo que você seja dono ou gerente de um restaurante, é possível fazer uma colaboração com um portal de gastronomia e turismo.
Os sinais comportamentais das pessoas quando visualizam o seu negócio nos resultados de busca é outro critério que o Google utiliza no momento de ranquear um site. Quanto mais engajado o usuário for, melhor será o posicionamento.
Veja abaixo alguns dos fatores que a plataforma analisa:
Essas informações comprovam ao Google o nível de engajamento dos usuários com as informações da empresa. Portanto, é fundamental que você preencha os dados corretamente e sempre os mantenha atualizados.
Para começar uma estratégia de SEO local, siga os passos abaixo:
Registre sua empresa e forneça todas as informações necessárias, como o endereço completo, os horários de funcionamento e os serviços oferecidos.
Após criar seu perfil no Google Meu Negócio, é importante otimizá-lo ao máximo. Isso inclui adicionar fotos de alta qualidade que mostrem seu negócio, produtos e ambiente de maneira atraente.
É importante que você responda prontamente às avaliações deixadas pelos clientes, sejam eles positivos ou negativos. Isso não apenas demonstra comprometimento com a satisfação do cliente, mas também ajuda a melhorar a reputação online do seu negócio.
Quanto mais avaliações positivas seus clientes inserirem no perfil da empresa, melhor para o seu negócio. Então, incentive os comentários, tanto nessa plataforma quanto em outras e em redes sociais.
Use as redes sociais para interagir com clientes, compartilhar conteúdo útil e responder perguntas. Uma presença forte nas redes não só aumenta sua visibilidade online, mas também ajuda a construir relacionamentos com seus clientes.
Por último e não menos importante, invista nas técnicas de SEO para otimizar o seu site. Isso inclui, desenvolver um site responsivo, criar conteúdos de qualidade, utilizar as palavras-chave de forma estratégica, entre outras táticas.
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O SEO local, assim como o SEO tradicional, é uma estratégia de otimização de sites para melhorar a visibilidade de uma página nos mecanismos de buscas. A diferença é que nesse caso, as ações levam em consideração a geolocalização da empresa para atrair usuários que estão nas proximidades.
Com a crescente dependência do Google como ferramenta de busca, é importante que as empresas estejam presentes e se destaquem nos resultados de busca locais. Esse fator traz inúmeros benefícios ao negócio como maior tráfego e aumento nas conversões.
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