As estratégias de marketing digital não param de evoluir e estão cada vez mais inovadoras. Por isso, atentar-se às tendências de SEO é a base para acompanhar a modernidade e evitar que o negócio perca espaço no meio virtual.
As tendências e avanços em SEO são um reflexo da transformação digital e na mudança do comportamento dos usuários. Um tema que merece toda atenção para manter uma marca forte no mercado e com ótimos resultados.
Quer ficar por dentro das novidades que vem por aí? Leia este artigo até o final e veja as 10 principais tendências de SEO para 2024!
Com as constantes atualizações do algoritmo do Google e as novas formas de produzir conteúdos, a previsão é que haja mudanças importantes nos motores de buscas ao longo de 2024, que podem afetar diretamente as campanhas no marketing.
Neste cenário, é importante que as empresas estejam antenadas nas tendências de SEO para não perder as oportunidades de expandir os resultados. Inclusive, para preservar o posicionamento da marca e o engajamento do público.
Afinal, ter um site ocupando as primeiras posições da página de busca do Google de forma orgânica proporciona inúmeras vantagens à empresa, por exemplo:
Como o meio digital está sempre em alta, desenvolver estratégias de SEO atualizadas e compatíveis com o momento é mais que um diferencial — mas uma necessidade para manter o negócio atrativo e com boas possibilidades de crescer e se destacar.
Ao falarmos sobre as tendências de SEO precisamos entender que todas as atualizações que ocorrem nos mecanismos de buscas são em prol de um só objetivo: entregar resultados cada vez mais úteis e relevantes ao usuário.
Portanto, os 4 pilares do SEO (Conteúdo, SEO técnico, SEO On-Page e SEO Off-page) continuam sendo fundamentais para o ranqueamento de sites. Ou seja, conteúdos de qualidade, escaneabilidade do texto, utilização de palavras-chave, otimização de sites e outros conceitos base das estratégias SEO não sofrerão alterações
Assim, podemos dizer que as tendências de SEO para 2024 se mantêm inclinadas em proporcionar uma melhor experiência ao usuário. Valorizando ainda mais esses princípios citados acima e criando soluções intuitivas para os usuários.
Quem trabalha com Marketing Digital sabe que atualizações envolvendo novas estratégias e tecnologias são constantes. No atual cenário, acompanhar essas novidades representa uma imensa vantagem competitiva, uma vez que a concorrência é crescente.
Quando falamos em SEO, as inovações para 2024 estão cada vez mais focadas em melhorar a experiência do usuário. Ter atenção a elas é essencial para direcionar as estratégias e torná-las ainda mais eficazes.
Veja abaixo as principais tendências de SEO para 2024!
De acordo com uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 81% dos brasileiros acessaram a internet pelo celular em 2021, número que promete crescer ainda mais com os anos.
Esse dado comprova a importância de ter um site otimizado para mobile, onde o usuário consegue navegar de forma fluida pela página. As empresas vêm buscando seguir essa tendência que visa dar maior ênfase aos usuários de dispositivos móveis.
O conceito Mobile First, que busca desenvolver e projetar websites primeiramente para smartphones e posteriormente para desktop, tende a se popularizar cada vez mais em 2024 e nos próximos anos, por isso, é uma das principais tendências.
Em decorrência da popularização de aplicativos voltados para conteúdos em vídeo, como o TikTok, reels do Instagram, YouTube, o formato audiovisual de curta duração tem ganhado cada vez mais destaque na internet.
Dessa forma, a tendência é que as empresas invistam ainda mais nesse tipo de mídia em 2024. Vale destacar que algumas otimizações podem ser feitas ainda esse ano para, desde já, melhorar o alcance dos seus vídeos.
Os Core Web Vitals são as métricas criadas pela equipe do Google para mensurar a experiência do usuário em um site. Ou seja, quanto melhor for a interação de uma pessoa com a página, melhor será a sua avaliação diante da maior plataforma de buscas do mundo..
De forma resumida, o Core Web Vitals são os algoritmos que classificam em qual posição os sites aparecerão em futuras pesquisas. Para isso, ele avalia três fatores: velocidade de carregamento, interatividade e estabilidade visual. Essa métrica criada pelo Google busca trazer os sites mais desenvolvidos e otimizados para a posição de destaque na SERP. Portanto, a tendência é que as páginas sigam cada vez mais as diretrizes do CWV.
O Google utiliza o HTTPS como um critério de ranqueamento, portanto, ter o certificado SSL (documento digital que permite uma conexão criptografada) é fundamental para ocupar uma posição de destaque na SERP, pois a plataforma compreende que o site oferece uma navegação segura ao usuário.Vale destacar também que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está se tornando cada vez mais relevante no universo digital. Por isso é fundamental cumprir as diretrizes estabelecidas pela legislação em todas as atividades.
Os dispositivos de assistência virtual deixaram de ser algo exclusivo e se tornaram uma ferramenta bastante popular nos últimos anos. Atualmente encontramos a Siri da Apple, o Bixby do Android, a Alexa da Amazon e o assistente do Google.
Acontece que o resultado das pesquisas feitas pelos dispositivos de assistência virtual é baseado somente na caixa de resposta no topo da página do Google, conhecida como featured snippets. Dessa forma, ele exclui todos os outros resultados abaixo.
Com a popularização dos dispositivos de assistência virtual, as estratégias SEO devem priorizar a posição zero do Google para alcançar mais usuários. Devido a ampliação das tarefas por meio do comando de voz, atingir esse patamar é essencial.
Em setembro de 2022, foi anunciado uma nova atualização no algoritmo do Google. A melhoria baseia-se no princípio do conteúdo útil, em que domínios com conteúdos de qualidade tendem a se destacar dos demais.
Com essas recentes diretrizes, o Google está priorizando os conteúdos humanizados e originais, onde a comunicação é “feita de pessoa para pessoa”. Portanto, uma das principais tendências de SEO para 2024 continua sendo a produção de conteúdos de qualidade.
As atualizações no algoritmo do Google são sempre uma tendência e tem impactos diretos nas estratégias SEO. Por isso, é indispensável monitorar tudo de perto, pois as mudanças ao longo do ano certamente vão acontecer em algum momento.
A melhor forma para lidar com esse cenário é atualizar os conteúdos regularmente, à medida que as alterações do algoritmo surgem. Além de corrigir erros e conteúdos rasos, que sempre provocam perda de tráfego e comprometem o desempenho do site.
A praticidade na hora de buscar informações no Google também é algo que está em constante evolução. Um exemplo disso são o aumento das pesquisas por voz e imagem, consideradas uma das maiores tendências no comportamento do público.
Ter conteúdos otimizados para as pesquisas por voz e imagens bem dimensionadas também é um fator que merece atenção.
Os conteúdos multimídia são aqueles que combinam elementos textuais, imagens, áudios e vídeo para transmitir uma informação. Consiste em uma técnica para incorporar diferentes formatos de maneira inteligente e atrativa ao público.
Nesse sentido, o desenvolvimento de conteúdos multimídia no Inbound Marketing é uma tendência que precisa ser considerada. Quanto mais intuitivos e completos, melhores serão as chances de se destacar e conquistar o engajamento do público-alvo.
Outra tendência forte para 2024 são os sites e conteúdos com base na experiência do usuário. Conceito que atua na criação de boas experiências de navegação, com processos úteis, acessíveis e confiáveis.
A valorização das pessoas é um pilar dessa tendência, que une a experiência do usuário com a do cliente. Um aspecto para ter atenção exclusiva, pois tem potencial para elevar a fidelidade e melhorar a forma que as pessoas interagem com a empresa.
O apoio especializado é um aspecto importante para ter estratégias atualizadas e de acordo com o que há de mais recente. Em outras palavras, consiste na oportunidade para eliminar os desafios e atingir os objetivos do negócio no meio virtual.
Nesse sentido, somos uma agência de negócios especializada e atenta a todas as tendências e inovações do Marketing Digital. Compreendemos que atualização e o aperfeiçoamento contínuo são fundamentais para alcançar um sucesso consistente.
Como pode notar, as inovações e tendências de SEO para 2024 são intensas e devem ser criteriosamente conhecidas para ter conteúdos bem sucedidos. Não deixe de ter o suporte profissional para manter seus resultados e uma boa visibilidade no buscador.
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O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias para a otimização de conteúdos nos mecanismos de busca, como o Google. O objetivo é melhorar a performance e o posicionamento orgânico.
1. SEO Mobile: indexação de sites móveis;
2. Conteúdo em vídeo;
3. Core Web Vitals;
4. Site Seguro;
5. Pesquisa de voz assistida por IA;
6. Conteúdos de qualidade;
7. Atualizações no algoritmo do Google;
8 Pesquisa por voz e imagem;
9. Conteúdos multimídia;
10. Experiência do usuário – UX.
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