A tomada de decisões baseadas em dados é imprescindível para otimizar as estratégias de marketing e gerar resultados extraordinários. Por esse motivo, a análise do relatório CRM é um processo obrigatório para empresas que desejam alcançar um novo patamar.
Se o seu negócio ainda não utiliza um software de CRM, saiba que você está perdendo grandes oportunidades de escalar os seus ganhos. Isso porque os relatórios fornecem informações valiosas sobre o comportamento do cliente e suas preferências.
Quer entender como extrair insights dos relatórios de CRM e utilizá-los em suas tomadas de decisões? Então, continue com a leitura que vamos explicar tudo!
Os relatórios CRM exercem o papel de uma bússola, orientando as tomadas de decisões de forma estratégica. Nesse sentido, essas informações direcionam as ações de marketing e vendas, fornecendo uma base sólida para campanhas fundamentadas em dados.
Dessa forma, a utilização e interpretação dos dados obtidos nos relatórios auxilia a entender a performance da empresa. Inclusive, sobre o que está indo bem e o que precisa de intervenções para melhorar e atingir os resultados esperados.
Portanto, o relatório CRM ajuda a estabelecer métricas relevantes aos objetivos, além de uma coleta e análise de dados eficiente. Tudo que os gestores precisam para ter clareza nas decisões e conduzir ações administrativas e operacionais com excelência.
As plataformas de CRM permitem que as empresas façam um acompanhamento completo da jornada do cliente. Essa abordagem é extremamente vantajosa no Inbound Marketing, pois possibilita identificar o melhor momento para abordar o lead.
Além disso, para cada uma dessas etapas, o sistema fornece um tipo específico de relatório. A seguir, conheça os principais:
O relatório de vendas é um conjunto de dados detalhados sobre a performance comercial em um determinado período. Eles incluem as receitas, metas, pipelines e perfil de clientes, que são informações cruciais para as estratégias do negócio.
Nesse tipo de relatório CRM são apresentados dados específicos sobre o cliente, como padrões de compra, ticket médio, informações demográficas e outros. Trata-se de um método para conhecer melhor o consumidor, inclusive suas preferências.
O relatório de retenção e churn apresenta um panorama sobre o nível de clientes fidelizados e a taxa de cancelamento. São dados valiosos para demonstrar o crescimento e o motivo das desistências, para direcionar estratégias e evitá-las.
Os relatórios de campanhas mede a eficiência de cada estratégia. Assim, você consegue obter um panorama de cada ação, como:
Interpretar os dados de um relatório CRM e extrair insights é o ponto principal da estratégia. Afinal, de nada adianta ter várias informações em mãos e não saber aplicá-las. Para isso, algumas dicas relevantes são:
Além disso, também é indispensável contar com o apoio profissional de uma agência especializada em metodologias de marketing e vendas. Assim, você terá ferramentas adequadas para extrair insights úteis e direcionar as estratégias com precisão.
Podemos concluir, que saber como gerar insights a partir do relatório CRM é essencial para desenvolver uma gestão promissora. Portanto, não ignore esse aspecto para se destacar dos concorrentes e oferecer soluções precisas aos seus clientes.
Agora que você entendeu sobre como extrair insights do relatório CRM, o que acha de conhecer as soluções da GMZ.MOKE para ter eficiência nesse processo? Fale com um dos nossos especialistas e veja como podemos ajudar!
Os relatórios CRM são importantes para apresentar informações precisas, estabelecer métricas relevantes e proporcionar uma coleta e análise de dados eficiente para embasar a tomada de decisões.
– relatórios de vendas e receitas;
– relatórios de clientes;
– relatório de retenção e churn;
– relatório de campanhas.
– escolha os indicadores e informações adequadas;
– simplifique o processo de análise;
– avalie diferentes perspectivas;
– mantenha um histórico de dados;
– conte com apoio de uma agência especializada.
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