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10 técnicas de SEO avançadas para AUMENTAR seu tráfego orgânico

Já parou para pensar na infinidade de sites disponíveis na internet? Em meio a essa concorrência acirrada, como fazer para que a página do seu negócio seja encontrada pelos usuários? A resposta está nas técnicas de SEO!

Pode ser que você já conheça o termo, mas o conceito é bem mais profundo do que se imagina. Com o constante avanço da tecnologia e as mudanças nos algoritmos, é importante manter-se sempre atualizado. 

Por isso, hoje apresentaremos 10 técnicas de SEO avançadas que vão impulsionar o seu tráfego orgânico e levar o seu site a um novo patamar de sucesso. Vem com a gente!

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em tradução livre significa “otimização para mecanismos de busca”. Trata-se de um conjunto de práticas que visam melhoram a posição de um site nos resultados de pesquisa do Google e outros motores de busca.

Para alcançar esse objetivo, as estratégias de SEO abrangem uma série de boas práticas essenciais na otimização de sites. Inclui nesse processo:

  • Pesquisa de palavras-chave;
  • Otimização do título e meta descrição;
  • Criação de conteúdo relevante;
  • Estruturação de site e URLs amigáveis;
  • Link building estratégico;
  • Otimização para dispositivos móveis;
  • Análise e monitoramento de dados;
  • Entre outras técnicas.

Esses são alguns dos princípios básicos para que o site da sua empresa seja encontrado pelo Google

10 técnicas de SEO avançadas para você aplicar no seu site

Agora que relembramos o conceito básico de SEO, vamos explorar 7 técnicas avançadas para impulsionar o tráfego orgânico do seu site.

1. Utilize o Chat GPT ao seu favor

Apesar dos recentes debates sobre o uso da tecnologia no trabalho, uma coisa é certa: o Chat GPT é uma ferramenta poderosíssima. E o mais importante: ele pode auxiliar nas estratégias de SEO.

Abaixo, selecionamos alguns processos em que o uso estratégico da plataforma pode ser bastante útil:

  • Análise competitiva;
  • Otimização de Meta Descriptions;
  • Geração de insights;
  • Estruturação de heading tags;
  • Criação de títulos atraentes com gatilhos mentais;
  • Pesquisa de palavras-chave.

2. Monitore as estratégias de SEO dos concorrentes

Observar e analisar as estratégias de SEO dos seus concorrentes pode ser uma fonte valiosa de insights. Ao observar o que eles estão fazendo, você pode identificar oportunidades, descobrir lacunas e ajustar sua própria estratégia.

Comece avaliando seu próprio site para entender as estatísticas atuais do tráfego orgânico, a classificação de palavras-chave e os backlinks do seu site. Isso ajudará a definir metas realistas e a identificar áreas que precisam de melhoria.

Use ferramentas como SEMrush, Ahrefs ou Moz para analisar palavras-chave e veja os termos de pesquisa pelos quais seus concorrentes estão sendo encontrados. Além disso, analise os backlinks que estão conquistando e as táticas de conteúdo que estão utilizando.

Essas informações podem ajudar você a aprimorar a sua própria estratégia e superar a concorrência.

3. Investir em SEO para Imagens

Muitas vezes, a otimização de elementos gráficos e ilustrativos é negligenciada em estratégias de SEO. No entanto, essa prática pode trazer benefícios significativos para o seu site.

Imagens bem otimizadas carregam mais rapidamente, o que melhora a experiência dos visitantes do seu site. Páginas com imagens relevantes e de alta qualidade também mantêm os usuários engajados por mais tempo.

O Google e outros mecanismos de busca consideram as imagens em suas classificações. Ao otimizar suas imagens, você aumenta a chance de aparecer nos resultados de pesquisa de imagens.

Quando investir tempo nessa técnica de SEO, certifique-se de:

  • Usar nomes de arquivo descritivos (em vez de “img123.jpg”, use “sapato-vermelho-feminino.jpg”);
  • Incluir atributos “alt” nas tags de imagem com descrições relevantes;
  • Comprimir as imagens para carregamento mais rápido;
  • Inserir imagens relevantes nos contextos apropriados dentro do conteúdo.

4. Otimize as suas Imagens (Alt Attribute)

Certifique-se de que todas as imagens da sua página tenham “alt attributes” (textos alternativos), que descrevem o conteúdo da imagem e utilizando palavras-chave. Essa técnica ajuda os motores de busca a entenderem o contexto da imagem e pode aumentar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa.

Os atributos “alt” são essenciais para a acessibilidade e a otimização de mecanismos de busca. Embora melhorar imagens antigas demore, criar um processo para adicionar e carregar imagens do jeito certo ajuda a evitar retrabalho no futuro.

Veja como essa técnica de SEO pode beneficiar o seu site!

Acessibilidade

O atributo “alt” é lido por leitores de tela, permitindo que pessoas com deficiência visual entendam o conteúdo das imagens em uma página. Sem um “alt” adequado, os usuários com deficiência visual não terão informações contextuais sobre a imagem.

SEO

Os motores de busca usam o atributo “alt” para entender o conteúdo da imagem. Por isso, incluir palavras-chave relevantes pode melhorar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa de imagens.

Experiência do usuário

Quando uma imagem não é carregada corretamente, o texto alternativo é exibido no lugar da imagem. Isso melhora a experiência do usuário. Além de poder fornecer informações adicionais sobre a imagem, como contexto ou função.

5. Otimização dos fatores Core Web Vitals

Acessar um site com um tempo de resposta lento ou baixa estabilidade é bastante desagradável. Por esse motivo, a navegabilidade de uma página é um importante fator de ranqueamento.

Os Core Web Vitals são métricas que avaliam a experiência do usuário em relação à velocidade de carregamento, interatividade e estabilidade visual de uma página

Portanto, otimizar o desempenho do seu site conforme os Core Web Vitals é uma técnica de SEO avançada essencial. Veja alguns fatores de classificação:

  • Largest Contentful Paint (LCP): tempo que leva para o conteúdo principal de uma página abrir (ideal é que demore 2,5 segundos ou mais veloz);
  • First Input Delay (FID): tempo que demora para que o site responda a uma interação do usuário (ideal é que seja inferior a 100 milissegundos);
  • Cumulative Layout Shift (CLS): avalia a quantidade de movimentos inesperados dos elementos durante o processo de carregamento (ideal é que a pontuação seja abaixo de 0,1);
  • Estrutura de URL amigável;
  • Segurança do site (certificado SSL);
  • Compatibilidade com dispositivos móveis;
  • Entre outros.

O Featured Snippets é o primeiro resultado que você vai ver após pesquisar algo no Google. Ele é um trecho de informações destacado que fica acima dos demais links.

Portanto, ocupar essa posição é uma garantia de que os usuários acessarão o seu conteúdo. No contexto do Marketing Digital, essa é uma excelente oportunidade para aumentar a visibilidade da sua marca e alcançar novos usuários.

Para otimizar suas chances de ser exibido nos Features Snippets, é fundamental identificar as perguntas frequentes relacionadas ao seu nicho. Após encontrá-las, é preciso desenvolver materiais de alta qualidade que respondam claramente a essas questões.

7. Busque a posição: “As pessoas também perguntam”

Já reparou nos tópicos em forma de questões que aparecem no topo da página de resultados do Google? Essa é uma funcionalidade inteligente do Google que visa fornecer respostas rápidas às suas dúvidas.

Essa seção é conhecida como “People Also Ask” ou “As pessoas também perguntam” e normalmente ficam logo abaixo do Featured Snippets. Ela desempenha um papel fundamental em uma estratégia de SEO avançada. Afinal, o recurso oferece a oportunidade para o site da sua empresa conquiste um lugar de destaque nos resultados de pesquisa.

Para conquistar essa posição de destaque, é essencial seguir alguns passos importantes. Primeiramente, é recomendado incorporar as perguntas relevantes nos títulos ou subtítulos (heading tags) do seu conteúdo. Em seguida, é fundamental fornecer respostas informativas e diretas para cada uma dessas perguntas.

Dessa forma, você aumentará significativamente as chances do seu site aparecer na seção “As pessoas também perguntam”. 

8. Coloque em prática a estratégia Topic Clusters

Uma técnica de SEO avançada que tem se mostrado eficaz é a implementação de Topic Clusters. Em vez de focar apenas em palavras-chave isoladas, a estratégia consiste em criar um conteúdo abrangente e interligado em torno de um tópico principal.

Isso envolve a criação de um “pilar de conteúdo” central, que abrange todas as informações relevantes sobre o tema. Já a conexão desse pilar a conteúdos mais específicos são os “clusters

Essa abordagem ajuda a fortalecer a relevância do seu site para determinados fatores, além de melhorar a experiência do usuário, fornecendo informações completas e aprofundadas.

A tática também pode ajudar na obtenção de backlinks internos, direcionando o tráfego para páginas específicas e aumentando a autoridade do seu site.

9. Fazer uma auditoria e eliminar conteúdos com baixa performance

Uma auditoria de conteúdo é essencial para avaliar a eficácia do que você publica. Comece identificando quais páginas ou posts têm baixo desempenho em termos de tráfego, engajamento ou conversões.

Pergunte-se: “Esses conteúdos ainda são relevantes? Podem ser atualizados ou otimizados?” Se não, considere removê-los para manter seu site mais enxuto e focado. Para realizar a auditoria, essa técnica de SEO costuma seguir os passos abaixo.

Coleta de dados

Compile uma lista de URLs das páginas que deseja avaliar. Você pode usar ferramentas como o Google Analytics 4 ou o Google Search Console para obter informações detalhadas de cada página do seu site.

Relevância e necessidade de atualização de conteúdo

Verifique o tráfego orgânico, a taxa de rejeição e o tempo médio de permanência em cada página. Avalie o engajamento de uma página, observe itens como os comentários, compartilhamentos, cliques em links internos, entre outros. Considere também as conversões geradas pela página, como os leads gerados e as vendas realizadas.

Caso seja uma página com potencial relevante, confira se ela necessita de atualizações como a atribuição de textos alternativos em imagens, adição de hiperlinks e palavras-chave.

Decisão de manutenção

Se um conteúdo não atende aos critérios de relevância ou não pode ser otimizado, considere removê-lo. Mantenha seu site enxuto e focado, priorizando materiais que agregam valor aos usuários.

Um link 404 é um termo relacionado à navegação na web. Ele se refere a uma página que não pode ser encontrada no servidor do site. Quando um usuário tenta acessar um link que não existe ou foi removido, o servidor retorna um código de status HTTP 404.

A mensagem “Página não Encontrada”, prejudica a usabilidade do site e pode afetar sua autoridade e ranqueamento nos mecanismos de busca. Por isso, é importante fazer a manutenção do seu site para favorecer essa técnica de SEO. 

Mantenha o servidor estável. Se uma página foi removida ou teve seu URL alterado, crie redirecionamentos para páginas ativas. E por fim, use ferramentas de análise para identificar links que resultam em erros 404 e os corrija, melhorando a experiência do usuário.

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Em resumo

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em tradução livre significa “otimização para mecanismos de busca”. Trata-se de um conjunto de práticas que têm como objetivo melhorar a posição de um site nos resultados de pesquisa do Google e de outros motores de busca.

Como fazer uma estratégia de SEO?

1. Faça uma análise dos conteúdos produzidos pelos concorrentes;
2. Estabeleça suas metas de SEO;
3. Faça uma pesquisa de palavras-chave relevantes;
4. Desenvolva conteúdos originais e úteis para os seus usuários;
5. Crie um cronograma de conteúdo e mantenha a frequência de posts;
6. Faça o monitoramento constante das métricas;
7. Desenvolva otimizações para melhorar o resultado.

O que são boas práticas de SEO?

As técnicas de SEO abrangem uma série de boas práticas que são essenciais na otimização de sites. Inclui nesse processo:
– pesquisa de palavras-chave;
– otimização do título e meta descrição;
– criação de conteúdo relevante;
– estruturação de site e URLs amigáveis;
– link building estratégico;
– otimização para dispositivos móveis;
– análise e monitoramento de dados. 

Quais são as técnicas SEO?

1. Utilize o Chat GPT ao seu favor
2. Monitore as estratégias de SEO dos concorrentes
3. Investir em SEO para Imagens
4. Otimize as suas Imagens (Alt Attribute)
5. Otimização dos fatores Core Web Vitals
6. Busque a posição: Featured Snippets
7. Busque a posição: “As pessoas também perguntam”
8. Coloque em prática a estratégia Topic Clusters
9. Fazer uma auditoria e eliminar conteúdos com baixa performance
10. Corrija erros de Links 404

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