O Yoast SEO é uma ferramenta poderosa que avalia a qualidade de um site ou post em relação à otimização para os mecanismos de busca. Seu papel é proporcionar feedbacks e implementar soluções para atrair mais tráfego orgânico.
Dessa forma, ele tem como base os critérios adotados pelo Google e outros buscadores. Por isso, foca não só na estrutura e formatação dos textos, mas na semântica, na experiência do leitor e na qualidade do conteúdo.
Neste artigo, explicaremos o funcionamento do Yoast e seus benefícios para as estratégias de SEO. Continue a leitura e conheça essa ferramenta poderosa!
Yoast SEO é um plugin do WordPress que avalia a qualidade dos sites e textos, segundo as boas práticas de Search Engine Optimization (SEO). Assim, os editores otimizam seus conteúdos para atrair mais tráfego orgânico e melhorar a experiência de leitura do usuário.
O papel do Yoast SEO é exercer o controle de qualidade de um site ou blog. Automaticamente, a ferramenta é capaz de avaliar os textos conforme os requisitos de ranqueamento adotados pelos mecanismos de busca, possibilitando fazer ajustes e otimizações sempre que necessário.
Os buscadores vão além da presença de palavras-chave nos conteúdos. Por exemplo, se muitas pessoas não conseguem sanar suas dúvidas ao ler um texto, a tendência é o conteúdo perder autoridade e posições no Google.
Nesse contexto, o Yoast SEO realiza uma otimização completa dos sites e posts. Essa tecnologia atuará na parte visível (front-end) e nos processos internos (back-end). Igualmente, terá de checar tanto a estrutura como a semântica dos textos.
Há diversos benefícios em aplicar o Yoast SEO no Marketing de Conteúdo.
As otimizações são realizadas no conteúdo e na maneira como o material aparecerá no Google. Por isso, influencia não apenas na posição da página, mas nas chances de o usuário clicar no texto.
O Yoast SEO vai além de uma ferramenta para avaliar palavras-chave, títulos, organização e tamanho dos parágrafos. A solução considera a legibilidade do texto, em relação à linguagem e à construção do conteúdo. Por isso, proporciona mais retenção e satisfação de leitores.
O plug-in insere informações nos códigos dos posts para melhorar a compreensão do texto pelos buscadores. Trechos importantes, como conceituações e listas, são mais facilmente reconhecidos e terão mais influência no ranqueamento e atração de público.
O usuário do Yoast SEO não precisa ter conhecimento de programação. Melhorias, como criação de sitemaps avançados, otimização do tempo de carregamento e introdução de meta-elementos, são automatizadas.
Os mecanismos de busca modificam seus critérios para aperfeiçoar a experiência dos usuários. Por isso, o Yoast é atualizado a cada duas semanas, mantendo o usuário em dia com os critérios e as tendências de SEO.
Ao contribuir para aumentar o tráfego orgânico, o Yoast SEO gera economias. O processo reduz a demanda por publicidade e anúncios, uma vez que ajuda a empresa na construção da própria audiência.
A instalação do Yoast SEO exige a conta premium do WordPress. O plug-in em si conta com versões gratuita e premium, variando em relação ao número de funcionalidades, personalização dos recursos e acesso a conteúdos educativos.
A seguir, confira o passo a passo:
1. Pesquise por Yoast SEO na aba de plug-ins do WordPress;
2. Escolha a versão gratuita ou premium do aplicativo;
3. Clique em ativar plug-in;
4. Encontre o Yoast SEO na aba plug-ins instalados;
5. Abra o programa e inicie a configuração.
O Yoast SEO oferece diversas funcionalidades para otimizar os conteúdos e sites.
A aba SEO contém a ferramenta de diagnóstico dos sites e publicações. Nela, precisamos adicionar as informações sobre o texto para que o plugin execute a avaliação.
A primeira informação exigida é o termo que será alvo das pesquisas nos buscadores. Essa palavra ou frase-chave precisa aparecer diversas vezes no texto e ocupar posições estratégicas.
O título de SEO é aquele que aparecerá nos conteúdos exibidos no Google. Geralmente, é uma versão resumida e chamativa do título do texto.
A aba SEO exige a parte final da URL. Geralmente, ela tenta se aproximar da palavra-chave para otimizar o reconhecimento pelos buscadores.
Também será preciso digitar o resumo do texto voltado para mecanismos de busca. O ideal é apresentar um texto que tenha até 155 caracteres e traga um CTA para atrair os visitantes para o conteúdo.
Após preencher os dados, o usuário pode verificar como o conteúdo aparecerá no Google. Assim, elementos como título SEO, meta-descrição e slug são avaliados em diferentes níveis (vermelho, laranja e verde), conforme o grau de adequação às práticas de SEO.
A análise de SEO é a avaliação completa dos elementos do texto conforme as boas práticas. Essa ponderação envolve o conteúdo em geral e seus elementos.
Há três níveis de qualidade:
A avaliação considera o tamanho e posicionamentos da palavra-chave, os back links, as imagens no conteúdo, entre outros fatores. É uma análise mais voltada para a forma do texto.
Outra avaliação relevante é a legibilidade. Nesse caso, o plugin verifica diversos componentes que influenciam a experiência da persona:
A facilidade de leitura receberá uma nota numérica. Assim, os textos são avaliados não só por atenderem a critérios mínimos, mas em diferentes graus de qualidade.
Os resultados do Yoast SEO nem sempre devem ser aplicados no conteúdo. É importante comparar o feedback do software com a percepção individual, aprendendo com as diferenças entre os pontos de vista.
A ferramenta considera os padrões que, geralmente, fazem parte dos conteúdos de alta qualidade. Contudo, isso não exclui a existência de situações que fogem à regra.
Outro risco são os erros de compreensão do conteúdo pela tecnologia. Se o apontamento parecer incompatível com o texto, o ideal é invalidar as sugestões oferecidas pela ferramenta de SEO.
As pessoas envolvidas no projeto precisam estar alinhadas sobre as limitações dos feedbacks. Afinal, embora seja um apoio relevante, nem sempre os resultados do Yoast refletem as melhores práticas para o caso específico.
Um diferencial é conhecer as técnicas de SEO, usando a tecnologia para potencializar os resultados. Isso permitirá um olhar crítico para avaliar os feedbacks e seguir a direção mais adequada.
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O plugin Yoast SEO é uma ferramenta para melhorar o desempenho dos conteúdos em buscadores, como Google e Bing. Assim, facilita o alcance de resultados estratégicos, como aumentar o tráfego orgânico e melhorar a retenção dos leitores.
A instalação do Yoast SEO é realizada na aba de plugins do WordPress. Basta pesquisar pelas versões gratuita ou paga para ativar e começar a utilizar a solução.
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