Destacar sua empresa nos buscadores exige um trabalho qualificado. Atualmente, as ferramentas de IA para SEO ajudam nesse processo. Isso porque garantem que o trabalho manual seja otimizado para conquistar os primeiros lugares da SERP.
Esse é o objetivo de toda estratégia de Search Engine Optimization. Nesse sentido, a inteligência artificial melhora os diferentes tipos de conteúdo, automatiza atividades e facilita a análise de dados. Por isso, a IA veio para ficar e, ignorá-la pode fazer seu negócio perder competitividade.
Então, que tal conhecer as principais ferramentas de inteligência artificial para SEO? Veja as opções e entenda como elas poderão ajudar a sua estratégia de marketing digital.
As ferramentas de IA impulsionam as estratégias de SEO por automatizar as atividades e torná-las mais bem estruturadas. Dessa forma, você identifica insights e tópicos que podem ser abordados nos conteúdos, tendo a oportunidade de melhorar o ranqueamento e a visibilidade nos buscadores.
Ou seja, essa é uma forma de sair do comum e encontrar alternativas de abordagem. Assim, você pode resolver a dor da sua persona e tem mais chance de fechar negócios com rapidez.
Você deve implementar ferramentas de IA nas estratégias de SEO para otimizar as atividades repetitivas e atuar de forma estratégica. Além disso, você atua de maneira mais precisa, cometendo menos erros e retrabalhos. Isso porque o time consegue se concentrar nas tarefas complexas, que geram valor para o negócio.
O ChatGPT é uma ferramenta de IA focada na construção de textos. Portanto, ele ajuda na produção de conteúdo e em todas as atividades relacionadas. Por exemplo, segmentação de palavras-chave, ideias de temas a abordar, criação de títulos e meta descrição, e mais. Por isso, ajuda na implementação das técnicas de SEO.
O Surfer SEO apresenta dados do seu site e permite fazer uma comparação com a concorrência. Portanto, é uma ferramenta de IA para benchmarking e que permite aperfeiçoar o SEO on page. Ainda traz critérios para elaborar conteúdos qualificados.
O Jasper otimiza o marketing de conteúdo. Esta ferramenta de IA para SEO melhora os textos produzidos a partir da identificação de link building, uso de palavras-chave, qualidade do post e padronização de intertítulos. Também pode criar artigos inteiros, de mais de 1 mil palavras.
O Niara foca a melhoria do desempenho de uma página nos buscadores, especialmente, daquelas voltadas para produtos. Esta ferramenta de IA brasileira ainda tem outras funções. Por exemplo, você pode solicitar a descrição de um produto de acordo com certa palavra-chave.
A WriterAccess não é, especificamente, uma plataforma de IA, mas tem recursos de inteligência artificial. Eles facilitam a linkagem de conteúdos, a análise do desempenho do texto, a criação de pautas e ideias de tópicos e temas, a geração de personas.
O Pictory é voltado para a geração e edição de vídeos. Eles são criados a partir de um artigo ou roteiro, o que ajuda no engajamento. Além disso, você pode ter destaques de vídeos para compartilhar e legendar as produções.
O Article Forge é mais uma ferramenta de IA para SEO. Ela é voltada para a produção de textos para diferentes plataformas, como blogs, Landing Pages, redes sociais e vídeos.
O Scalenut usa a IA para executar várias funções e ajudar na escalabilidade do seu negócio. Assim, você pode planejar as palavras-chave, criar uma estratégia de gestão do conteúdo, descobrir insights etc. Uma característica é usar versões avançadas de processamento de linguagem natural (PLN) e compreensão de linguagem natural (NLU).
O SEO.ai verifica se o site atende às regras dos algoritmos dos buscadores. Desse modo, ele analisa o SEO on page para sugerir atualizações e melhorias.
A Conteudize é voltada para a produção de conteúdos usando IA para SEO. Além disso, identifica as palavras-chave relevantes e acompanha as tendências de pesquisa dos usuários.
Ao criar o seu site, o domínio precisa ser bem pensado. É possível usar as ferramentas de IA voltadas para a produção de conteúdo para ter ideias.
Várias ferramentas de IA para SEO analisam as melhores palavras-chave conforme o seu nicho de atuação. Além disso, elas consideram os algoritmos dos buscadores para oferecer as melhores sugestões.
Uma atividade que pode levar bastante tempo é a elaboração dos briefings. Com a IA, você tem ideias de temas e programa a sua grade de conteúdo com rapidez e precisão. Ao mesmo tempo, já considera as palavras-chave para garantir o melhor resultado.
Textos completos e otimizados para SEO podem ser criados com as ferramentas de IA. No entanto, o ideal é usar esses sistemas para melhorar a produção de conteúdos. Por exemplo, você pode usar para gerar títulos, meta descrição e chamadas para as redes sociais.
A análise de conteúdo também pode ser otimizada com a IA para SEO. As ferramentas verificam as possíveis melhorias, como inclusão de backlinks, meta descrições, tags de títulos e mais.
As ferramentas de IA ajudam na segmentação de leads para atrair tráfego orgânico de qualidade. Por exemplo, elas identificam os históricos de interações e personalizam as mensagens. Ou verificam os dados de comportamentos e mapeiam os interesses para descobrir possíveis dores.
A IA para SEO personaliza os conteúdos a partir da identificação dos termos mais buscados e das demandas do público-alvo. Assim, você consegue fazer um planejamento mais bem estruturado.
O benchmarking é feito pela IA a partir da análise da performance dos sites da concorrência. Isso permite identificar oportunidades de melhoria e corrigir as estratégias.
Portanto, a IA é uma tecnologia diferenciada, que não veio para substituir os profissionais, mas sim complementar o seu trabalho. Ou seja, enquanto a equipe atua de maneira mais estratégica, as ferramentas se voltam para o trabalho manual.
Isso ajudará a atingir melhores resultados, especialmente se você contar com uma agência especializada. Dessa forma, a IA para SEO é aplicada de forma precisa, de acordo com o seu nicho de negócios e o propósito de atingir um novo patamar.
Então, o que acha de começar a usar a inteligência artificial a seu favor? Conheça a GMZ MOKE e entenda como podemos fazer alcançar o vôo de cruzeiro!
1. Escolha de domínio.
2. Identificação de palavras-chave otimizadas para os algoritmos de busca.
3. Elaboração de briefings mais detalhados.
4. Criação de conteúdo, especialmente na definição de uma grade de conteúdos e geração de títulos, meta descrição e chamadas para as redes sociais.
5. Análise de conteúdo para identificar melhorias no SEO.
6. Segmentação de leads para atrair tráfego orgânico de qualidade.
7. Personalização do conteúdo para os termos mais buscados e público-alvo.
8. Acompanhamento da concorrência para fazer benchmarking.
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