Abandono de Carrinho: 5 estratégias para ganhar mais clientes em seu e-commerce

Você tem um e-commerce e está enfrentando desafios com abandono de carrinho? Então está no artigo certo! Esta é uma situação comum que muitos lojistas online enfrentam, mas felizmente existem diversas estratégias para mitigar esse problema.

Mas antes, é necessário fazer uma análise minuciosa para descobrir quais gargalos estão contribuindo para a desistência de compra no seu e-commerce. Identificar esses pontos críticos permitirá que você implemente soluções direcionadas e aumente a taxa de conversão.

Leia este conteúdo até o final e descubra como transformar a sua loja online em uma máquina de vendas! Vem com a gente!

O que é abandono de carrinho?

O abandono de carrinho é um termo bastante utilizado no e-commerce para descrever a situação em que o cliente adiciona itens ao carrinho de compras, mas não conclui a transação.

Esse fenômeno é um dos principais desafios enfrentados pelos lojistas online, pois representa uma oportunidade perdida de venda e pode indicar problemas em diferentes áreas do processo de compra.

Por isso é crucial entender o que, dentro do seu e-commerce, faz com que os clientes não concluam a compra. Assim, se torna possível aplicar estratégias para transformar o visitante em cliente e aumentar a margem de vendas efetivas.

O que causa abandono de carrinho?

Abandono de carrinho e suas causas.
Conheça as principais motivações para ocorrer o abandono de carrinho.

Há diversas motivações para que o visitante abandone o carrinho. Para compreender corretamente o motivo do cancelamento da compra, é necessário analisar o seu e-commerce detalhadamente e encontrar as causas do abandono. 

Dentre os motivos, podemos destacar as seguintes: 

  1. Altos custos de envio

Se o valor do frete for acima do que o seu público está disposto ou consegue pagar, há grandes chances deste ser um fator de impedimento da compra.

Além disso, se o visitante quiser apenas conferir o valor do frete, se for acima do planejado, há possibilidades dele não cogitar consumir futuramente da marca. 

  1. Complicações no processo de checkout

Se o processo de checkout for complicado, longo ou confuso, os clientes podem abandonar o carrinho por frustração. Por isso, é importante possuir um site adequado e intuitivo para todos os públicos.

  1. Problemas técnicos

Erros no sistema, lentidão do site ou falhas de pagamento podem levar os clientes a abandonar o carrinho. Nesse sentido, é sempre importante manter o site atualizado e bem configurado para o consumidor final.

  1. Necessidade de criar uma conta 

Exigir que os clientes criem uma conta antes de finalizar a compra pode ser um problema, principalmente se houver pressa para a finalização da compra.

  1. Falta de opções de pagamento 

Há diversos métodos de pagamento utilizados e, com eles, a necessidade de adaptabilidade para todo tipo de consumidor possível.

Como evitar o abandono de carrinho?

Agora que você analisou o seu site, ainda ficou em dúvida em como evitar o abandono de carrinho? A seguir, iremos expor algumas táticas para evitar esse problema:

  1. Simplifique o processo de checkout

Torne o processo de checkout simples e intuitivo, para não cansar o cliente e fazer com que ele consiga finalizar o processo rápido.

  1. Tenha diversas formas de pagamento

Oferte diversas formas de pagamento para todos os públicos, como boletos, PIX, cartão de débito e crédito, entre outros.

  1. Não implemente custos inesperados

Evite custos adicionais inesperados, como taxas de envio elevadas, taxas de processamento ou impostos adicionais. Nesse sentido, mostre claramente todos os custos desde o início.

  1. Ofereça promoções e desconto

Tenha atrativos dentro do seu e-commerce, como descontos de primeira compra, cupons para clientes, entre outros. Assim, a finalização da compra se torna mais atrativa.

  1. Otimize seu site

Atualize constantemente o seu site e o torne responsivo para dispositivos móveis. Assim, é possível que a compra seja efetivada de forma prática e eficaz.

5 estratégias para reverter o abandono de carrinho

Estratégias de reversão do abandono de carrinho.
Reverter o abandono de carrinho é crucial para aumentar vendas.

A seguir, iremos expor as 5 principais estratégias para conseguir transformar visitantes que abandonaram a compra em clientes. E, assim, garantir que haja a efetivação de compra e melhor gestão de vendas

E-mail marketing

Enviar e-mails marketing para os clientes, lembrando-os dos itens deixados no carrinho e incentivando a finalização da compra, é uma estratégia eficaz.

Além disso, personalizar esses e-mails com detalhes dos produtos, informações sobre estoque e sugestões de itens semelhantes fortalece a relação dos leads com as mercadorias, aumentando o interesse e a probabilidade de conversão.

Remarketing

O remarketing é uma técnica usada para exibir anúncios personalizados a clientes que abandonaram itens em seus carrinhos. Dessa forma, os produtos deixados no checkout são apresentados ao cliente outra vez.

Esse método aumenta a probabilidade de os clientes retornarem ao site e concluírem a compra, aproveitando o estímulo oferecido pelos anúncios personalizados.

Suporte ao cliente

Ofereça suporte ao cliente em tempo real por meio de chat ao vivo, telefone ou e-mail para ajudar os consumidores que estão com dúvidas ou problemas durante o processo de compra. Esse cuidado., potencializa as chances de conversão.

Benefícios ao cliente

Para incentivar a efetivação da compra, durante o processo ofereça benefícios aos clientes, como frete grátis, cupons de desconto, ofertas especiais como compre um e leve dois, e até mesmo brindes. Essas vantagens são projetadas para aumentar o desejo do cliente de concluir a compra, aproveitando os benefícios oferecidos.

Opções de salvamento do carrinho

Permita que os clientes salvem o conteúdo de seu carrinho para uma futura visita, mesmo que não estejam prontos para comprar imediatamente.  Com isso, há a possibilidade do lead voltar e concluir a compra a qualquer momento que ele desejar. 

Gostou do conteúdo? Assine a newsletter da GMZ.MOKE e fique por dentro de diversos assuntos sobre Marketing Digital, estratégias de vendas e novidades do setor!

Em resumo

O que é abandono de carrinho?

O abandono de carrinho é um termo bastante utilizado no e-commerce para descrever a situação em que o cliente adiciona itens ao carrinho de compras, mas não conclui a transação.

O que causa abandono de carrinho?

  • Altos custos de envio;
  • Complicações no processo de checkout;
  • Problemas técnicos;
  • Necessidade de criar uma conta;
  • Falta de opções de pagamento.

5 estratégias para reverter o abandono de carrinho?

  • E-mail marketing para recuperação de carrinhos abandonados;
  • Remarketing;
  • Forneça suporte ao cliente;
  • Ofereça benefícios ao cliente para a conclusão da compra;
  • Oferte opções de salvamento do carrinho.
estamos prontos para te atender

Vamos fazer negócio

Potencialize sua presença online! Descubra como a GMZ
pode impulsionar o seu negócio para o sucesso digital.