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Futuro do e-commerce: conheça as principais tendências para 2025

As vendas pela internet estão em alta devido à conveniência e praticidade. Nesse sentido, quem atua nesse setor precisa ter atenção ao futuro do e-commerce. Afinal, essa área está em constante evolução — e quem deixa de se atualizar perde vantagem competitiva.

Para 2025, várias tendências indicam o caminho a ser seguido pelas vendas online. Elas buscam melhorar a experiência do usuário, especialmente, por meio do aumento da facilidade nas compras e da oferta de benefícios.

Diante de uma expectativa de crescimento de 42% até 2025, conforme dados de 2021 do Google e da Euromonitor, essa é a medida mais acertada para quem deseja alcançar o sucesso no futuro do e-commerce. Então, o que fazer? Confira as dicas para fechar mais negócios e aumentar seu faturamento!

1. Experiência omnichannel

O omnichannel é uma estratégia que busca integrar todos os canais de venda usados pela empresa. O objetivo é padronizar a comunicação e aperfeiçoar a experiência do cliente. Além disso, essa prática facilita a passagem pelo funil de vendas e o suporte ao usuário no pós-venda, quando necessário.

No futuro do e-commerce em 2025, o foco será a integração total. Ou seja, o propósito é garantir que o mesmo padrão de atendimento ao cliente seja oferecido em lojas físicas e online, e aplicativos de dispositivos móveis.

Dessa forma, também é possível coletar dados dos clientes para ter uma visão mais ampla. Com essas informações, fica mais fácil aplicar as diferentes estratégias de inbound marketing, inclusive com a possibilidade de personalização.

Ainda vale a pena destacar que a pesquisa E-commerce Trends 2025 apresentou que 88% dos brasileiros compram uma vez ao mês, pelo menos. Os canais mais usados são:

  • lojas virtuais: 65%;
  • marketplaces: 60%;
  • apps próprios da marca: 54%;
  • redes sociais: 14%;
  • WhatsApp: 9%.

2. M-commerce em alta

O mobile commerce é aquele feito por meio de dispositivos móveis. Por isso, essa é uma tendência para o futuro das vendas online, já que o percentual de pessoas com smartphone é significativo.

Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Brasil conta com 480 milhões de dispositivos digitais. Esse dado resulta em uma média de 2,2 por habitante. Já em relação aos smartphones, especificamente, são 258 milhões de unidades, totalizando 1,2 por pessoa.

Além disso, o uso de apps próprios da marca, apontado no relatório E-commerce Trends 2025, é um sinal claro da força do m-commerce. Por isso, invista em responsividade e nas estratégias de SEO voltadas para o mobile commerce.

3. Cashback

O cashback é uma estratégia de atração, retenção e até fidelização de clientes. Basicamente, consiste em devolver parte do valor da compra para que o consumidor tenha essa quantia disponível para abater de uma próxima aquisição.

Para o e-commerce, o futuro aponta uma melhoria desses programas. O objetivo é personalizá-los ainda mais, considerando as preferências do cliente e seu histórico de compras. Dessa forma, fica mais fácil fechar negócio.

Além disso, é importante fazer a integração do cashback com as carteiras digitais. Essa praticidade é mais um atrativo para o consumidor.

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A medida é ainda mais relevante quando se percebe que quase 84% dos consumidores gastam mais durante o mês quando têm acesso ao benefício. A frequência das compras é 57,5% maior do que a média e o ticket médio tem uma alta de 17,6%. Os dados são de uma pesquisa da IZIO&Co.

4. Estímulos visuais

O uso de fotos, vídeos, realidade virtual, online visual merchandising e busca por imagem está cada vez mais presente no varejo online. O futuro do e-commerce aponta esses recursos como incentivadores das tomadas de decisão.

As fotos e os vídeos devem ter alta qualidade e é recomendado permitir a visualização em 360°. Já a realidade virtual é um recurso para ver o produto a partir de diferentes ângulos e contribui para conferir todos os detalhes.

Por sua vez, o online visual merchandising é uma estratégia que fortalece a identidade visual da marca no e-commerce. Mais do que consolidar o branding, melhora a experiência de compra e é uma forma de saber como fidelizar clientes.

Enquanto isso, a busca por imagem já está presente em lojas online de grande porte, como Amazon. Portanto, é uma tendência que vale a pena seguir, já que traz praticidade para o cliente.

5. Atendimento automatizado

A automação do atendimento é uma forma de otimizar o contato com os leads e solucionar dúvidas e problemas de fácil resolução. Por meio dos diferentes tipos de chatbots, sua empresa investe em humanização, personalização e rapidez na resposta aos usuários.

Implementar um funil de vendas com chatbot também incentiva o usuário a seguir na sua jornada de compra. Especialmente, se a solução utilizada contar com a inteligência artificial. Então, saiba que vale a pena investir na chamada IA conversacional, que personaliza o atendimento de forma automatizada.

6. Práticas ESG

A sigla ESG se refere a boas práticas relacionadas ao meio ambiente, ao social e à governança corporativa. Ou seja, quando a empresa implementa essas medidas, é mais sustentável, transparente e auxilia a sociedade em que está inserida.

Todas essas ações são bem-vistas pelos consumidores. Ainda assim, o pilar que mais se destaca é o da sustentabilidade. Portanto, é válido investir em reciclagem e redução dos resíduos e da emissão de carbono. Além disso, outras boas práticas são:

  • uso de embalagens ecológicas;
  • adoção da logística reversa;
  • transparência e compromisso verdadeiro com a sustentabilidade.

7. Logística avançada

Para o futuro do e-commerce, as empresas devem investir em logística. As operações precisam ser rápidas e eficientes, o que implica aumento da satisfação do cliente. 

Por isso, melhorar esse processo é uma forma de ter um posicionamento estratégico perante o consumidor e conquistar um diferencial competitivo. Nesse sentido, além da entrega rápida, conte com um processo de fulfillment mais eficiente.

Esse último termo indica a necessidade de cuidar de todas as etapas que envolvem a entrega de um produto ao consumidor. Portanto, tem relação com o armazenamento das mercadorias, embalagem, transporte etc.

Todas essas dicas ajudarão o seu negócio a se destacar diante das perspectivas para o futuro do e-commerce. Dessa forma, você prepara a sua empresa para as tendências das vendas online e as exigências dos consumidores.

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Em resumo

Qual o futuro do comércio eletrônico?

O futuro do comércio eletrônico é tecnológico e busca aperfeiçoar a experiência de compra do usuário. Por isso, as tendências são a experiência omnichannel, a alta do m-commerce, o fortalecimento dos cashbacks, o uso de estímulos visuais, a implementação de práticas ESG e a logística avançada.

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