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Como saber se a minha empresa precisa de uma agência de SEO?

O site da sua empresa está apresentando falhas, má performance ou baixo volume de visitas? Se a resposta for sim, pode ser que você esteja precisando contratar uma agência de SEO para sanar essas lacunas. 

Afinal, a otimização de sites envolve tarefas complexas que exigem um conhecimento aprofundado no assunto, o que acaba sendo um problema para muitos gestores e donos de empresas. 

Está em dúvida sobre a necessidade de contratar uma agência de SEO? Então, esse artigo é para você! Continue com a leitura e descubra se está na hora de contar com a ajuda de profissionais dessa área.

O que é uma agência de SEO?

SEO ou Search Engine Optimization, trata-se de um conjunto de estratégias que tem como objetivo fazer com que um site alcance um bom posicionamento nas páginas de pesquisa dos motores de busca, como o Google. 

Logo, uma agência de SEO é uma empresa especializada em oferecer serviços de otimização de mecanismos de busca. Ou seja, ela desenvolve estratégias e faz melhorias para ampliar a visibilidade de seu site nos buscadores.

Na era digital, esse fator é fundamental para o sucesso de qualquer negócio online. Seja uma empresa pequena, média ou de grande porte, ter uma presença digital consolidada é a chave para alcançar bons resultados. 

Por isso, investir em uma agência de SEO é uma decisão importante para sua organização.  Ao contar com esses profissionais, é possível: 

  • aumentar o tráfego orgânico do seu blog;  
  • potencializar as conversões do seu e-commerce;; 
  • melhorar a classificação dele nos mecanismos de busca;
  • e muito mais! 

O que faz uma agência de SEO?

O principal papel de uma agência SEO é maximizar o tráfego orgânico de um site. Para alcançar esse objetivo, os profissinais realizam uma gama de tarefas tanto estratégicas quanto operacionais, tais como:

  • identificação da persona de um negócio;
  • estruturação de sites;
  • seleção estratégica de palavras-chave;
  • otimização on-page e off-page; 
  • link building; 
  • marketing de conteúdo;
  • elaboração de cronogramas de conteúdos;
  • monitoramento de dados;
  • análise de métricas, entre outros.

Cada um desses processos exige um conhecimento adequado, pois envolve diversas áreas distintas, como programação, marketing, comunicação e design. Esse é um dos motivos que torna essencial a contratação de uma agência de SEO, uma vez que você terá acesso a uma equipe completa. 

Sinais de que sua empresa precisa de uma agência de SEO

Pessoas analisando métricas para saber se precisa de uma agência de SEO.
Como saber se preciso de uma agência de SEO.

Há uma série de motivos pelos quais uma empresa pode necessitar dos serviços de uma agência de SEO. A falta de resultado acaba sendo a principal, porém, alguns negócios precisam de soluções específicas, como monitoramento ou desenvolvimento de estratégias

Se o seu negócio apresenta um ou mais dos  sinais abaixo, considere contar com a ajuda de especialistas. 

Falta de conhecimento técnico 

Se você não tem conhecimento técnico em otimização para mecanismos de buscas e também não conta com um time capacitado o suficiente, pode ser hora de procurar uma agência de SEO. As empresas desse segmento, contam com profissionais especializados que podem ajudá-lo a alcançar os seus objetivos. 

Baixo volume de visitantes

Se o site do seu negócio não está gerando tráfego orgânico, uma agência de SEO pode ajudá-lo a melhorar a visibilidade da página nos resultados de pesquisa.

Conteúdos não otimizados 

Para um site ocupar uma posição de destaque na página de resultados do Google, o conteúdo deve estar otimizado de acordo com as diretrizes do buscador.

Atualmente, a plataforma utiliza como fator de ranqueamento mais de 200 critérios, dentre eles: originalidade do conteúdo, escaneabilidade do texto, palavras-chave, hierarquia dos intertítulos (heading tags), hiperlinks, entre outros.

Uma agência de SEO te ajuda  a criar conteúdo otimizado do zero, bem como otimizar os já existentes no site. 

E-commerce com baixa conversão 

Se a sua loja virtual está recebendo tráfego, mas não está tendo conversão de visitantes em clientes, é hora de contar com o auxílio de profissionais.

Existem uma série de estratégias de SEO para e-commerce que aumentam  a sua conversão em vendas, levando em consideração: 

  • a experiência do usuário;
  • a descrição de produtos;
  •  navegabilidade, 
  • entre outros fatores. 

Equipe sobrecarregada

Levando em consideração que os processos de SEO demandam tempo e investimento para obter resultados significativos, é comum a equipe interna de uma empresa sentir-se sobrecarregada e não conseguir executar todos os processos.

Se esse for o seu caso, contratar uma agência de SEO é  uma excelente alternativa para desafogar o time e aumentar a produtividade em outras demandas.

Ausência de estratégia 

A falta de uma estratégia clara para otimizar seus sites nos mecanismos de busca é  um grande problema, uma vez que isso leva  a resultados insatisfatórios e baixo desempenho. 

Uma agência de SEO é especializada em desenvolver técnicas eficazes para melhorar a performance da sua página.

Gasto excessivo com anúncios pagos 

Se você está gastando muito dinheiro em campanhas de mídia paga, mas ainda não está recebendo o retorno esperado, uma agência de SEO pode ajudá-lo a melhorar o desempenho dos seus anúncios.

Isso porque os conteúdos de blogs são uma ótima ferramenta para educar o seu público e fazer com que ele amadureça até estar pronto para se tornar um cliente. 

Como contratar uma agência de SEO?

Pessoa buscando uma agência de SEO para contratar.
Estratégia para contratar uma agência de SEO.

Agora que você já sabe a importância de uma agência de SEO, chegou a hora de entender como contratar uma empresa de confiança, que seja capaz de ajudar a alcançar os seus objetivos. Veja abaixo um passo a passo para fazer a melhor escolha!

1. Tenha em mente seus objetivos 

Antes de estabelecer uma parceria com uma agência de SEO, é importante definir claramente quais são seus objetivos e metas de negócios. Compreenda quais são as áreas que precisam ser melhoradas em seu site. Isso ajudará a contratar o escopo de serviços mais adequado para a sua situação. 

2. Pesquise e avalie a agência que pretende contratar

Faça uma pesquisa aprofundada sobre a agência. Verifique as avaliações de clientes anteriores e veja se ela tem experiência em trabalhar com negócios do seu segmento.

Embora esse não seja um fator decisivo, uma empresa que tem experiência com clientes do mesmo setor que o seu, tende a ser mais acertada nas ações. 

3. Analise o custo-benefício

Ao escolher uma agência de SEO, é importante avaliar o custo-benefício dos serviços oferecidos. Certifique-se de que o valor cobrado pela empresa esteja dentro do seu orçamento e que você esteja recebendo um retorno adequado sobre o investimento.

Lembre-se de que contratar uma agência com baixo investimento  pode não ser a melhor opção a longo prazo, pois isso pode comprometer a qualidade do trabalho e os resultados.

Em média, contratar uma agência de SEO pode oscilar de entre R$ 2.000,00 a R$ 7.000,00 por mês, porém isso depende do tamanho e necessidade de cada empresa.

4. Avalie a comunicação

Não esqueça de checar a comunicação da agência de SEO que você está considerando contratar. Eles devem ser transparentes e claros sobre sua metodologia e estratégia. 

Certifique-se de que você possa se comunicar facilmente com a equipe e que ela forneça relatórios regulares de fácil interpretação. 

5. Cuidado com promessas milagrosas 

Embora as agências de SEO possam fornecer serviços especializados, é importante ter cuidado com promessas milagrosas ou garantias de sucessos rápidos. As estratégias de tráfego orgânico normalmente levam tempo para serem consolidadas. 

Por isso, desconfie sempre de promessas absurdas.

Domine a página de resultados do Google com a GMZ.MOKE 

Com quase uma década de experiência em otimização de sites, podemos ajudá-lo a alcançar o topo dos resultados de pesquisa no Google. Temos uma metodologia própria projetada para atender às necessidades exclusivas do seu negócio, aumentando o tráfego orgânico e criando mais oportunidades de vendas. 

Conheça o nosso serviço de SEO ou entre em contato conosco para solicitar uma avaliação. Será um prazer conversar com você! 

Em resumo

O que é uma agência de SEO?

Uma agência de SEO é uma empresa especializada em oferecer serviços de otimização de mecanismos de busca. Ou seja, ela desenvolve estratégias e faz melhorias para ampliar a visibilidade de seu site nos buscadores, como o Google. 

O que faz uma agência de SEO?

O papel de uma agência de SEO é gerar tráfego orgânico para um site, mas para isso ela desempenha diversas tarefas, como: definição de persona, estruturação de sites, otimização on-page e off-page, seleção estratégica de palavras-chave, produção de conteúdo, análise de métricas, entre outros.

Quanto custa uma agência de SEO?

O investimento para contratar uma agência de SEO pode variar bastante, conforme a região, a empresa e o escopo de serviço. Em média, o valor pode oscilar de entre R$ 2.000,00 a R$ 7.000,00 por mês.

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