ChatGPT para SEO: 8 prompts para otimizar seu site

Desde que o ChatGPT se popularizou no final de 2022, a ferramenta passou a ser utilizada por profissionais de diversos setores, especialmente na área de SEO. Afinal, com o prompt correto, é possível criar e otimizar conteúdos, elaborar estratégias e fazer pesquisas úteis.

Contudo, embora seja uma plataforma bastante acessível, existe uma maneira adequada de utilizar o ChatGPT de forma profissional. E o primeiro passo para extrair o máximo potencial da ferramenta é utilizando os prompts para SEO corretamente.

Neste artigo, selecionamos 7 prompts de Search Engine Optimization para extrair as melhores respostas do ChatGPT. Confira a seguir!

O que são e para que servem os prompts?

Prompts são instruções fornecidas a um sistema de Inteligência Artificial (IA) ou a um modelo de linguagem, como o ChatGPT, para orientar a geração de respostas ou a execução de tarefas específicas.

Dessa forma, os prompts servem para direcionar a resposta produzida pelo sistema de IA, garantindo que a ferramenta traga os resultados que você está buscando. Ou seja, é por meio deles que os modelos de linguagem atendem as necessidades dos usuários.

7 prompts para otimizar seu site utilizando o ChatGPT

Sem dúvida, o ChatGPT é uma das ferramentas de IA para SEO mais relevantes do mercado. Portanto, entender melhor o seu funcionamento, ajudará no ranqueamento no seu site. Afinal, é preciso fazer a pergunta correta para obter a resposta certa.

Confira abaixo, 7 prompts para otimizar seu site:

1. Prompt para desenvolver um Topic Cluster

Quem atua com SEO sabe que a otimização de um site vai muito além de escrever bons conteúdos. Primeiramente, é preciso elaborar uma estratégia capaz de gerar resultados.

Nesse sentido, o ChatGPT é um grande aliado na hora de criar um Topic Cluster. Para isso, basta inserir o seguinte prompt:

  • Aja como um especialista em SEO e crie uma estratégia de Topic Cluster com os tópicos [indicar os temas pilares].

2. Ideias de conteúdo

A análise da intenção de busca de uma palavra-chave é crucial para direcionar os conteúdos do seu blog. Sendo assim, você pode utilizar o ChatGPT para extrair insights e ideias de conteúdo, através do prompt:

  • Aja como um especialista em SEO e sugira (X) ideias de assuntos para blog posts sobre o [indicar o tema]. 

 3. Sugestões de títulos de blog

Para obter ideias de títulos e subtítulos, utilize o prompt: 

  • Aja como um especialista em SEO e crie (X) opções de títulos para um blog post sobre [tema]. A palavra-chave [termo] deve ser inserida nos títulos.

4. Identificar palavras-chave relevantes

Apesar de nenhuma ferramenta de IA substituir as plataformas de pesquisa de palavras-chave, ela auxilia a encontrar termos relevantes. A partir dessas keywords, é possível utilizar o Semrush, por exemplo, para fazer uma análise mais aprofundada da concorrência e do volume de busca de cada termo.

  • Aja como um especialista em SEO e gere (X) sugestões de palavras-chave relacionadas ao [assunto do artigo].

5. Reescrever conteúdos existentes para evitar plágio

Certamente, você já deve saber que a duplicação de conteúdo é um erro gravíssimo que pode resultar em penalizações nos mecanismos de busca e prejudicar o ranking do seu site. Para evitar esse tipo de situação, utilize o prompt abaixo:

  • Aja como um especialista em SEO e reescreva o conteúdo a seguir alterando os termos para evitar plágio e duplicação de conteúdo: [cole o trecho].

6. Resumir um conteúdo

Para resumir um conteúdo, use o prompt abaixo:

  • Aja como um especialista em SEO e resuma o conteúdo abaixo em (X) palavras / caracteres. Mantenha apenas as informações essenciais.

7. Criar uma lista de “perguntas frequentes”

As perguntas frequentes que aparecem no topo das SERPs, conhecidas como “People Also Ask” ou “As pessoas também perguntam,” representam uma posição privilegiada para os sites. Uma maneira eficaz de conquistar esses espaços é respondendo a essas perguntas diretamente no seu conteúdo. Para identificar essas dúvidas, use o comando abaixo:

  • Aja como especialista em SEO e crie uma lista de perguntas frequentes sobre [tema do artigo], abordando as principais dúvidas comuns dos usuários sobre este assunto.

8. Criar meta descrições

Para criar metas descrições para artigos de blog, siga o prompt abaixo:

  • Aja como especialista em SEO e crie uma meta descrição para o artigo [título do artigo]. A descrição deve conter a palavra-chave [termo] e ter entre 150 e 160 caracteres.

Para saber mais sobre outras técnicas avançadas de SEO, acompanhe o blog da GMZ.MOKE. Aqui, compartilhamos dicas e novidades do universo do marketing digital!

Em resumo

O que são e para que servem os prompts?

Prompts são instruções fornecidas a um sistema de Inteligência Artificial (IA) ou a um modelo de linguagem, como o ChatGPT, para orientar a geração de respostas ou a execução de tarefas específicas.

Para que servem os prompts?

Os prompts servem para direcionar a resposta produzida pelo sistema de IA, garantindo que a ferramenta traga os resultados que você está buscando. Ou seja, é por meio deles que os modelos de linguagem atendem as necessidades dos usuários.

estamos prontos para te atender

Vamos fazer negócio

Potencialize sua presença online! Descubra como a GMZ
pode impulsionar o seu negócio para o sucesso digital.