Sua empresa sabe como gerar leads ou apenas espera que eles cheguem? Se você não tem uma estratégia específica para captar potenciais clientes, saiba que está perdendo grandes oportunidades de negócio.
Nesse sentido, o Inbound Marketing torna-se indispensável para atrair, converter e fidelizar consumidores de forma orgânica. Ou seja, sem precisar investir em campanhas publicitárias ou anúncios pagos.
Que tal saber mais sobre como gerar leads? Neste post, vamos explicar o assunto e apresentar 12 segredos que não te contam. Saiba mais!
A geração de leads é a etapa da estratégia de Inbound Marketing em que o objetivo é converter visitantes em potenciais clientes. Assim, após atrair usuários por meio de conteúdos relevantes, a próxima fase consiste em direcionar os esforços para capturar suas informações de contato.
De modo geral, os leads são gerados quando você oferece um conteúdo para o visitante. Dessa forma, ele deixa suas informações de contato para baixar o conteúdo. Essa é a virada de chave para que ele se torne um potencial cliente.
A partir disso, é iniciado o fluxo de nutrição, que vai conduzi-lo ao longo do funil de vendas até ele se tornar um consumidor fiel.
Em uma estratégia de Inbound existem várias ações que precisam ser executadas nesse processo. Como resultado, há chance de construir uma relação de confiança, que leve à fidelização do cliente.
Conforme as diferentes ofertas são feitas, você mensura a taxa de conversão. Se ela for boa, significa que os seus produtos ou serviços são interessantes para o lead.
Entender como gerar leads não é apenas importante para prospectar clientes, mas é um processo que permite construir e fortalecer o relacionamento com o público. Isso ocorre porque, ao fornecer conteúdos úteis, a empresa estabelece confiança e autoridade no mercado.
Veja os impactos positivos proporcionados por essa abordagem:
Conquistar a atenção de potenciais clientes e nutri-los pelo funil de vendas é uma tarefa desafiadora. Porém, ao seguir essas 12 dicas fundamentais, você estará preparado para gerar leads. Confira!
O primeiro passo para quem quer saber como gerar leads é identificar com quem está falando. Isso depende da persona, a representação semifictícia do seu cliente ideal com características e comportamentos dos compradores reais da sua empresa.
Além disso, saiba que um mesmo negócio pode ter diferentes personas. Dessa forma, é fundamental adequar a linguagem para que ela seja o mais personalizada possível. Assim, será mais fácil alcançar seus objetivos.
O blog é um recurso indispensável para gerar leads. Por meio dele, você consegue atrair visitantes de forma orgânica, estimulando-os a se conectarem com a sua marca.
Por isso, o canal deve ser atualizado com frequência e ter um viés informativo e educativo, e não apenas de vendas. Dessa forma, o blog se torna uma fonte de informação útil e aumenta credibilidade da sua empresa.
Após criar o seu blog, os conteúdos devem ser otimizados com as técnicas de Search Engine Optimization (SEO). A ideia é aplicar as boas práticas de SEO para posicionar os posts na primeira página do Google (SERP).
Afinal, de nada adianta criar bons artigos se estes não forem encontrados pelos usuários. Veja, algumas das principais estratégias de ranqueamento:
A automação de marketing é uma grande aliada na geração de leads. Isso porque os softwares com essa finalidade simplificam e melhoram a eficiência dos processos.
Porém, você precisa saber como escolher e utilizar as ferramentas de automação mais adequadas para a sua empresa. Existem várias plataformas disponíveis no mercado, dentre elas, a RD Station Marketing se destaca como uma das mais completas e eficientes.
Com esse recurso, fica muito mais fácil criar Landing Pages para captar potenciais clientes, além de otimizar a gestão de leads.
O e-mail marketing continua sendo uma poderosa ferramenta tanto para gerar quanto para nutrir a sua base de leads. Por meio dessa estratégia, é possível estabelecer e fortalecer o relacionamento com os visitantes, transformando-os em leads qualificados e, eventualmente, em clientes fiéis.
A eficácia do e-mail está na capacidade de enviar mensagens direcionadas e personalizadas para uma audiência que já demonstrou interesse em seu conteúdo. Assim, a ferramenta possibilita enviar mensagens diretamente nas caixas de entrada dos seus leads.
Os vídeos e as imagens estão cada vez mais em alta e essa é uma estratégia que veio para ficar. Por isso que 52% dos entrevistados da pesquisa Visual GPS, da Getty Images, revelaram que estão ampliando o uso de elementos gráficos em suas campanhas.
Além disso, 71% destacam que o orçamento da criação de conteúdos em vídeo será maior nos próximos trimestres. Portanto, invista nesse formato, porque ele tende a trazer índices elevados de engajamento, compartilhamento e aceitação.
Você já conhece a sua persona e entende que ela é importante. Para desenvolver uma boa estratégia de geração de leads é necessário saber quais abordagens são decisivas para a tomada de decisão de compra.
Assim, por meio da automação, você consegue descobrir as palavras-chave mais buscadas, quais páginas do site são acessadas e os principais interesses dos usuários. Como consequência, você terá as informações necessárias para criar abordagens precisas.
Campanhas pagas, como anúncios no Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads, são ótimas formas de atrair visitantes qualificados para o seu site. Com essas plataformas, é possível segmentar o público de acordo com características específicas.
Dessa forma, seus anúncios chegam diretamente às pessoas que têm mais chances de se interessar pelo que você oferece, aumentando a taxa de conversão.
Webinars são eventos online que permitem que você compartilhe conhecimento e interaja com seu público em tempo real. Eles são excelentes para gerar leads, pois oferecem um valor significativo aos participantes, que em troca, fornecem suas informações de contato.
Escolha temas relevantes para sua persona e promova esses eventos por meio de seus canais de marketing, como redes sociais, e-mail e blog.
Os eventos presenciais costumam reunir profissionais interessados nas soluções que você oferece, proporcionando uma excelente oportunidade de gerar leads. Afinal, você terá contato direto com potenciais clientes podendo apresentar seus produtos ou serviços.
Certifique-se de coletar informações de contato dos visitantes do seu stand para que você possa os contatar posteriormente.
O Remarketing permite que você exiba anúncios personalizados para pessoas que já visitaram seu site, mas não efetivaram a compra. Dessa forma, essa estratégia mantém sua marca na mente dos leads e os incentiva a retornar ao seu site para concluir a conversão.
Nesse caso, campanhas de e-mail marketing e anúncios pagos são métodos eficazes de fazer remarketing.
Divida seu público em segmentos com base em características específicas, como comportamento, interesses e estágio no funil de vendas. Em seguida, crie mensagens personalizadas que ressoem com cada segmento.
Quanto mais relevante e direcionado for o seu conteúdo, maior será a chance de converter visitantes em leads qualificados.
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A geração de leads é a etapa da estratégia de Inbound Marketing em que o objetivo é converter visitantes em potenciais clientes. Ou seja, após atrair usuários por meio de conteúdos relevantes, a próxima fase consiste em direcionar os esforços para capturar suas informações de contato.
1. Defina quem é sua persona.
2. Faça a otimização de conteúdos.
3. Use ferramentas de automação.
4. Crie um blog.
5. Invista em campanhas de e-mail marketing.
6. Aposte em formatos visuais.
7. Entenda o comportamento dos visitantes.
1. Utilize o marketing digital, mais especificamente o Inbound Marketing.
2. Crie conteúdos de valor, como cases de sucesso.
3. Tenha um programa de indicação de novos clientes.
4. Crie uma campanha de incentivo para a equipe de vendas.
5. Utilize ferramentas de automação para fazer uma gestão estratégica dos leads.
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