Não existe método mais eficaz para administrar as informações dos seus clientes do que com uma plataforma de Customer Relationship Management. Afinal, a ferramenta permite centralizar todos os dados importantes em um único sistema. Mas, que tipo de CRM usar?
Na verdade, tudo depende do que sua empresa precisa. Por isso, mais do que saber o que é CRM, é preciso entender o que cada um desses modelos de software faz e qual a diferença entre eles.
Neste post, explicaremos quais são os tipos de CRMs disponíveis no mercado e como escolher o melhor para o seu negócio. Vem com a gente!
CRM é um software de gestão de relacionamento com o cliente. Ele permite cadastrar e organizar todos os pontos de contato que a sua empresa teve com um determinada pessoa, seja por meio de telefones, redes sociais, compras efetivadas etc.
Em outras palavras, todos os dados do cliente ou de um lead são armazenados em um único sistema. Por exemplo, endereço, nome, telefone e visitas ao site. Cada uma dessas interações é descrita, o que facilita na hora do vendedor fazer o atendimento.
Para você ter uma ideia da eficácia dessa ferramenta, a pesquisa Panorama de Vendas 2023, feita pela RD Station e a TALLOS, constatou que 46% das empresas entrevistadas já utilizam algum tipo de CRM para fazer a gestão das vendas.
Empresas estão cada vez mais adotando plataformas de gestão de relacionamento com o cliente. Isso levou ao desenvolvimento de abordagens específicas para atender às necessidades de diferentes setores e modelos de negócios.
Os principais tipos de CRM são:
O CRM analítico é focado nas funções de análises dos dados. Por isso, facilita a obtenção de informações e insights, que ajudarão a tomar decisões acertadas.
Todos os dados desse tipo de CRM ficam guardados em um banco próprio, que pode estar na nuvem ou armazenado internamente. De toda forma, a solução oferece painéis de controle e filtros úteis para as análises e geração de relatórios.
Dessa forma, você pode analisar o perfil de cliente ideal (ICP) e definir ações e campanhas de marketing. Também consegue verificar todas as etapas do processo de vendas, fazendo uma segmentação mais adequada e uma previsão de vendas mais acertada.
O CRM operacional tem relação direta com o trabalho das equipes de vendas e suporte. Por isso, tem como objetivo aprimorar a comunicação com os clientes nas etapas de vendas e pós-vendas.
Esse é o modelo mais comum adotado pelas empresas, pois auxilia na gestão, no acompanhamento e na criação das atividades rotineiras. Ele também reúne todos os dados mais relevantes, como o histórico de interações, as compras já realizadas e o estágio do pipeline.
Como o nome indica, CRM colaborativo integra todas as áreas. Seu propósito é facilitar o compartilhamento de informações, gerando mais produtividade e aumentando o nível de satisfação dos clientes.
Portanto, esse tipo de CRM é essencial para estruturar o vendarketing, que consiste no trabalho conjunto entre o departamento de vendas e marketing.
Além disso, o CRM colaborativo pode ser usado por outros setores. Por exemplo, a área financeira consegue calcular as comissões com base nos dados armazenados.
Esse é o tipo de CRM mais completo, porque utiliza todos os outros de forma integrada para contribuir na estruturação de estratégias. Isso permite ter uma visão holística para saber os processos que funcionam, os gargalos e quais mudanças devem ser feitas.
Portanto, o CRM estratégico traz um panorama que permite tomar decisões acertadas. Isso ajuda a reduzir custos, já que você identifica as iniciativas com maior chance de sucesso.
O CRM de marketing é usado na definição de estratégias de Inbound Marketing. Com base nos dados de perfil e comportamento dos clientes, é possível definir os caminhos certos para atender leads e prospects, aumentando a chance de fechar negócios.
A seguir, veja um passo a passo simplificado de como escolher o CRM ideal para a sua empresa.
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CRM é um software de gestão de relacionamento com o cliente. Ele permite cadastrar e organizar todos os pontos de contato que a sua empresa teve com um determinada pessoa, seja por meio de telefones, redes sociais, compras efetivadas etc.
1. CRM analítico
2. CRM operacional
3. CRM colaborativo
4. CRM estratégico
5. CRM de marketing
– RD Station CRM
– Hubspot CRM
– Kommo
– PipeDrive
– SalesForce
– Agendor
– Zoho CRM
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