À medida que a transformação digital avança, as empresas precisam se adaptar para permanecerem relevantes. Nesse cenário, o Marketing de Conteúdo sobressai como uma estratégia pilar para conquistar e consolidar o espaço online. A Cobral Abrasivos é um excelente exemplo disso.
Apesar de sua sólida reputação e mais de cinco décadas de experiência no mercado, a marca enfrentava desafios para expandir sua presença no ambiente online e fortalecer seu brand awareness. Reconhecendo esta necessidade, a organização nos procurou com o objetivo de revitalizar sua estratégia digital.
Quer entender como a parceria com a GMZ.MOKE transformou essa realidade em menos de 6 meses, aumentando em 520.7% o número de visitantes do blog da Cobral? Então, acompanhe!
Com quase 60 anos de experiência no segmento de abrasivos, a Cobral é referência na produção de materiais para tratamento de superfícies de pedras naturais, como abrasivos, líquidos, pós e discos.
Presente em 26 estados brasileiros, a empresa também exporta seus produtos para diversos países: Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Japão e Nova Zelândia.
A Cobral iniciou sua trajetória com a produção de abrasivos para jateamento e, ao longo dos anos, expandiu seu foco para incluir produtos de impermeabilização e limpeza de pedras.
Atualmente, a empresa investe fortemente em tecnologia para a fabricação de abrasivos e ferramentas diamantadas destinadas ao corte e polimento de rochas naturais.
Embora já fosse uma empresa conceituada na sua área de atuação, a Cobral Abrasivos precisava expandir sua presença no digital e fortalecer seu brand awareness (consciência da marca no mercado).
Nesse sentido, a organização tinha como principal desafio aumentar sua visibilidade online, uma vez que o domínio do site tinha poucos acessos mesmo sendo uma empresa com uma sólida reputação.
Além disso, a Cobral Abrasivos tinha como meta reforçar sua autoridade no segmento e destacar-se como uma referência, assim como já era no mundo offline.
Como primeiro passo, desenvolvemos um planejamento estratégico detalhado para entender e definir as personas do projeto. Além disso, nessa etapa também realizamos uma análise de mercado e da concorrência, identificando oportunidades e áreas de melhoria.
A partir disso, constatamos inúmeras possibilidades envolvendo a criação e o compartilhamento de materiais relevantes para o público. Identificamos temas e formatos de conteúdo que posicionassem a Cobral como uma fonte confiável de informações no setor.
Logo, estabelecemos uma robusta estratégia de Marketing de Conteúdo, aplicando técnicas avançadas de Search Engine Optimization (SEO) para aumentar a visibilidade online por meio do principal buscador do mundo: o Google.
Assim, passamos a usar o blog da Cobral como principal ferramenta para geração de tráfego orgânico ao domínio.
Ainda, começamos a desenvolver artigos com base no Funil de Vendas. Portanto, passamos a abordar desde temas de topo de funil, como “Dicas para Manutenção de Mármore na Cozinha”, até conteúdos de fundo de funil, ensinando a usar as soluções.
Essa estratégia visou atrair diferentes estágios da jornada de compra, desde visitantes em busca de informações básicas até leads procurando soluções específicas para desafios complexos no tratamento de superfícies.
Dentro dessa lógica, implementamos também a estratégia de Topic Clusters, organizando os conteúdos satélites em torno de conteúdos pilares. Essa metodologia permitiu uma estruturação mais eficiente e hierárquica do nosso site, facilitando a navegação dos usuários e melhorando a indexação pelo Google.
Aqui estão os resultados de janeiro de 2024 a junho de 2024.
Neste período, o número de visitantes do blog da Cobral aumentou de 2.165 para 13.439, o que representa um crescimento de +520.7%.
De janeiro de 2024 a junho de 2024, o número de palavras-chave indexadas nas 3 primeiras posições do Google aumentou de 88 para 294, o que representa um aumento de 673.6%.
Além disso, também aumentamos em 241.2% o volume total de termos indexados no Google.
De janeiro de 2024 a junho de 2024, conquistamos 110 Featured Snippets, respostas diretas que aparecem no topo dos resultados do Google, para diversos termos de alta relevância, como “abrasivo”, “como polir mármore”, “polir granito”, entre outros.
Hoje, o blog da Cobral conta com 1.509 “People Also Ask”, perguntas relacionadas às dúvidas dos usuários, no Google. Essa conquista destaca a Cobral como uma fonte de informações confiável e essencial para seu público.
Do total de tráfego orgânico do site, o Blog representa hoje cerca de 97,8% dos acessos do domínio.
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João Marcello Bonzolan (Head de Conteúdo).
Renan Omura (Analista de Conteúdo).
Ana Clara Costa (Estagiária de Conteúdo).
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