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Conheça as 5 melhores estratégias de Inbound Marketing

Atrair clientes, converter e fidelizar. Essas são as etapas que compõem uma estratégia de Inbound Marketing. Diferentes dos métodos tradicionais de publicidade, em que a empresa vai até o público com anúncios e promoções, no ‘marketing de atração’ o movimento é oposto: são os próprios consumidores que vão até a marca.

Com o advento da internet, o comportamento dos clientes mudou muito nos últimos anos. Hoje, ninguém gosta de ser interrompido por propagandas enquanto assiste um vídeo ou visita um site. Por isso, adotar estratégias menos invasivas e mais convidativas é fundamental para o sucesso de um negócio.

No conteúdo de hoje, a GMZ.MOKE trouxe as 5 melhores estratégias de Inbound Marketing para você aplicar na sua empresa e alavancar os resultados. Vem com a gente!

O que é Inbound Marketing?

Estratégias de Inbound Marketing tem como objetivo conquistar clientes por meio de conteúdos de valor.

Também conhecido como ‘marketing de atração’, o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que tem como objetivo conquistar clientes por meio de conteúdos de qualidade. Portanto, a metodologia se divide em 4 etapas: atração, conversão, fechamento e encantamento.

Diferente do Outbound Marketing que faz o uso de métodos mais invasivos, como anúncios e propagandas, as estratégias de Inbound Marketing busca despertar o interesse de um determinado público compartilhando conteúdos que sejam relevantes para ele.

Para isso, a metodologia utiliza-se de diversos canais tanto para colher informações sobre audiência quanto para compartilhar os materiais desenvolvidos, como blogs, e-mail marketing, landing pages, materiais ricos, newsletter, entre outros.

Dessa forma, o marketing de atração aumenta a autoridade da empresa no mercado, constrói um relacionamento sólido com o público, amplia o alcance da marca nas redes sociais, gera leads qualificados e fideliza os clientes.

As 5 melhores estratégias de Inbound Marketing

As estratégias de Inbound Marketing são aplicáveis em qualquer negócio.

De acordo com a teoria de Chet Holmes, renomado executivo de marketing dos Estados Unidos, 90% dos consumidores não estão prontos para se tornar clientes de uma empresa, ou seja, grande parte das pessoas percorrem um caminho até decidir tomar uma decisão de compra.

Nesse percurso, o Inbound Marketing será responsável em guiar o visitante até que ele se torne um cliente fiel à sua marca. Para que esse objetivo seja cumprido de forma assertiva, selecionamos 5 estratégias que podem ser aplicadas em qualquer tipo de negócio. Confira a seguir:

1. Defina as buyer persona

O primeiro passo em qualquer tática de marketing, é compreender com quem a sua marca está se comunicando. No Inbound Marketing isso não é diferente. Antes de colocar as estratégias em prática, faça uma pesquisa aprofundada da sua buyer persona, personagem semi fictício que servirá de norte para as ações da sua empresa.

Diferente do público-alvo que é constituído por dados demográficos, a buyer persona representa uma fatia mais segmentada da sua audiência. Por isso, para defini-la, é preciso ter em mãos informações aprofundadas da sua base de clientes, como assuntos de interesse, hábitos, cargo no trabalho, formas de consumir conteúdos, dores, desafios, rotina pessoal e profissional, hobbies, objetivos, entre outros.

Para levantar esses dados, você pode fazer perguntas diretamente para os seus clientes, de forma online ou off-line, enviando e-mails, formulários, pesquisas de satisfação ou mensagens instantâneas.

De forma resumida, o objetivo da persona é descrever em detalhes o perfil dos seus consumidores ideias. Ter essa informação é fundamental para que as suas estratégias sejam mais assertivas, pois o caminho que uma pessoa percorre para adquirir um produto ou serviço varia bastante conforme o público.

2. Percorra a jornada do consumidor

O Inbound Marketing é inerente à jornada do consumidor (caminho que uma pessoa percorre até efetivar uma compra). Por isso, para cada etapa da jornada, a metodologia terá que desenvolver um conteúdo específico conforme o estágio que o cliente se encontra. Veja as 4 principais etapas:

Aprendizado e descoberta: é a primeira etapa da jornada. Nesse momento o cliente potencial não sabe que tem um problema ou uma oportunidade, tampouco considera comprar um produto ou serviço. Nessa etapa, as estratégias de Inbound Marketing devem atrair a atenção do público.

Reconhecimento do problema: na segunda etapa, o consumidor percebe que tem um problema que precisa ser sanado e/ou descobre uma boa oportunidade. Agora, as táticas de marketing devem mostrar que a sua empresa tem a solução que ele procura, mas sem citar o seu produto ou serviço.

Consideração da solução: na terceira etapa da jornada, ele já está disposto a adquirir algum produto ou serviço. Então o consumidor potencial passa a pesquisar as soluções disponíveis no mercado. Nessa altura do campeonato, as estratégias de Inbound Marketing devem evidenciar autoridade da sua empresa.

Decisão de compra: chegamos no último momento da jornada de compra. Nessa fase, o cliente potencial começa a avaliar os produtos disponíveis no mercado fazendo comparações para decidir, efetivamente, quem será escolhido. Portanto, a estratégia de Inbound Marketing deve destacar a qualidade e os diferenciais do seu produto ou serviço.

Portanto, para alcançar resultados significativos é essencial que as suas estratégias de Inbound Marketing estejam totalmente baseadas na jornada do consumidor.

Vale lembrar que o trajeto de consumo pode variar conforme o público, por isso, é importante que você conheça bem a sua buyer persona.

Avião representando o voo de cruzeiro.

3. Crie um blog

O blog exerce uma função importantíssima em uma estratégia de Inbound Marketing. Como mencionamos antes, na maioria das vezes, o cliente potencial não está preparado para efetivar a compra de um produto ou serviço. Portanto, ele precisa ser educado até estar apto a fechar negócio.

Nesse cenário, o blog permite guiar o consumidor nas 4 etapas da jornada de compra e direcioná-lo conforme ele avança a trajetória.

  • No estágio “aprendizado e descoberta’”, o conteúdo deve estar focado em atrair visitantes. Nesse momento os temas dos posts são mais superficiais e abrangem diversos assuntos como “Dicas para melhorar o desempenho do seu smartphone”.
  • Na segunda fase “reconhecimento do problema”, os posts devemevidenciar o problema que o cliente potencial tem e mostrar que a sua empresa tem a solução que ele procura, mas de forma sutil, por exemplo, “Veja os smartphones com melhores desempenho de 2022”.
  • Já na “Consideração da solução” os artigos devem deixar explícito a autoridade da sua empresa no mercado. “Smartphones X: melhor custo-benefício do mercado”.
  • Já no último estágio “decisão de compra”, os materiais devem ser mais incisivos e reforçar os diferenciais do produto/serviço da marca para convencer o potencial cliente a tomar uma decisão de compra. Como, por exemplo, “5 motivos para você comprar o smartphones X”.

Dessa forma, o blog exerce uma função de guia nas estratégias de Inbound Marketing, direcionado e educando e público até que ele esteja pronto para fechar negócio. 

4. Não esqueça das estratégias de SEO

De nada adianta criar conteúdos de qualidade e seguir as etapas da jornada do consumidor, se o material não for encontrado pelo cliente. Por isso, é fundamental que as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) estejam associadas às estratégias de Inbound Marketing.

A melhor forma de fazer com que um site ou blog receba tráfegos orgânicos, é colocando-o em posição de destaque na SERP (Search Engine Results Page), ou seja, na página de pesquisas dos mecanismos de buscas, como o Google. No entanto, para que isso ocorra é necessário realizar otimizações SEO.

Abaixo, listamos alguns fatores que contribuem no rankeamento de um site nas páginas de pesquisas.

Elaboração da estratégica: o primeiro passo consiste na elaboração da estratégia que será utilizada para favorecer o rankeamento do site. Inclui nessa etapa: pesquisa de palavras-chaves, análise de concorrentes, estudo da persona, e depois disso, elaborar um cronograma de postagens.

SEO On-page: consistem nas otimizações internas de um site que facilita a leitura dos crawlers – robôs que analisam as páginas e definem o posicionamento que ele irá ocupar na SERP. Fazem parte dessa técnica, gerenciamento de headers, link building, desenvolvimento de meta description, entre outras práticas.

SEO Off-page: chamado de Domain Authority ou autoridade da página,este é um fator que o Google avalia no momento de realizar a indexação do site. Dessa forma, quanto maior for a autoridade da página, maiores são as chances de ele ocupar uma posição de destaque na SERP.

SEO técnico: estratégias que buscam melhorar a estrutura da página, aumentando a velocidade de carregamento, otimizando o site para dispositivos móveis, aprimorando a rastreabilidade, melhorando a indexação e a segurança do site

Conteúdo: no momento de escrever os posts busque sempre estar de acordo com as diretrizes do Google, portanto, crie conteúdos originais, utilize as palavras-chave deforma estratégica, desenvolva temas relevantes e fique atento com a escaneabilidade.

5. Utilize as ferramentas de automação

Existem no mercado, diversas ferramentas que ajudam a gerenciar as estratégias de Inbound Marketing de uma empresa. Dominá-las e compreender como cada uma funciona é essencial para a otimização de tempo e automação de processos. Confira abaixo, alguns dos principais recursos:

RD Station

Uma das plataformas de automação de marketing, vendas e CRM mais utilizadas pelas empresas brasileiras. Com este sistema é possível criar landing pages, pop-ups e botão de WhatsApp, realizar importação de contatos, envio ilimitado de e-mail, entre outras funções.

HubSpot

Um dos sistemas de automação de marketing, soluções de vendas e CRM mais utilizado no mundo. Por meio dessa ferramenta é possível criar automação de e-mails, acessar cursos e muito mais.

Semrush

Um grande aliado dos profissionais de SEO. A plataforma permite acompanhar a quantidade de palavras-chave posicionadas, as alterações de ranking, as intenções de busca, a qualidade de links direcionados para o seu site e muito mais.

Google Analytics

Recurso 100% gratuito do Google que permite acompanhar diversos indicadores de um site.

Além disso, a plataforma oferece a opção de criar relatórios para tráfego, receita gerada, visitas e taxa de rejeição de páginas específicas, entre outras funções.

Seguindo essas 5 estratégias de Inbound Marketing, você vai conseguir alavancar os resultados, atraindo visitantes, convertendo em leads e fidelizando clientes.

GMZ.MOKE: uma agência que pensa na sua empresa como um todo

Nós priorizamos a lucratividade da sua marca, com uma visão bem mais ampla e abrangente do que uma agência de marketing digital tradicional.

Temos um head especialista em marketing de atração, apto a tornar o seu negócio líder do segmento. Juntos, desenvolvemos estratégias baseadas em dados e pesquisas, focando em resultados.

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