Inbound Commerce: entenda como aplicar e aumentar suas vendas

Ter uma loja virtual e não vender é como se você tivesse uma grande vitrine em uma rua movimentada, mas sem clientes entrando pela porta. Se você está passando por isso, não se preocupe. Iremos apresentar uma estratégia poderosa, capaz de maximizar as suas vendas no digital chamada Inbound Commerce!

Muitas empresas que têm um negócio online, focam apenas em anúncios e promoções para aumentar as vendas. Isso pode até dar certo por um tempo, mas para alavancar os resultados a longo prazo é necessário aplicar as técnicas de Inbound Marketing. A metodologia tem como foco a atração e a conquista de consumidores. 

Nesse artigo, explicaremos os fundamentos do Inbound Commerce, suas principais vantagens e como utilizá-la em seu comércio eletrônico. Confira! 

O que é Inbound Commerce?

O Inbound Commerce consiste em adotar as boas práticas do Inbound Marketing em uma loja virtual. A ideia consiste em utilizar conteúdos de qualidade para agregar valor aos produtos e serviços, influenciando os usuários a tomarem uma decisão de compra. 

Diferente do Inbound tradicional, em que o grande objetivo é atrair visitantes e convertê-los em leads, nesse caso, a meta é aumentar a taxa de vendas. No entanto, apesar de algumas distinções, as duas técnicas compartilham a mesma essência: gerar valor através de conteúdos. 

Para isso, o Inbound Commerce adota estratégias de distribuição de materiais relevantes, a fim de atrair potenciais clientes direcioná-los à loja virtual. Essa tática pode incluir:

  • criação de blog post;
  • publicações em redes sociais;
  • distribuição de conteúdo via Landing Pages;
  • disparos de e-mail marketing;
  • automação de marketing;
  • dentre outras.

Com o acirramento contínuo da concorrência, o uso do do Inbound Commerce tornou-se indispensável para uma empresa alcançar o sucesso no digital. E o comércio eletrônico tende a ficar mais aquecido.

Segundo o relatório anual NuvemCommerce 2023, elaborado pela Nuvemshop, a perspectiva é que o e-commerce brasileiro cresça  20% ao ano até 2025. O estudo também identificou que as empresas estão focando na capacitação e atualização para expandir o seu negócio online.

Quais são as vantagens do Inbound Commerce?

O Inbound Commerce não apenas impulsiona o número de vendas de uma loja virtual, mas também traz benefícios indiretos e significativos. A seguir, conheça as principais vantagens da metodologia:

Aumenta a taxa de conversão em vendas

Quando a meta é vender mais, sem dúvida, o Inbound Commerce se destaca como uma das técnicas mais eficazes. Ao implementar essa abordagem, você estará focado em atrair um público qualificado e direcioná-lo para a sua loja virtual. 

Além disso, ao criar descrições de produtos de forma estratégica utilizando gatilhos mentais e técnicas de storytelling, você gera uma conexão emocional com o usuário. O resultado é um só: mais conversões em vendas.

Para você ter uma ideia da eficácia da metodologia, de acordo com uma pesquisa do Dragon Search Marketing, 61% dos consumidores se sentem mais impulsionadas a comprar quando são envolvidas por conteúdos relevantes.

Contribui na geração de leads qualificados

Além de impulsionar as vendas, o Inbound Commerce também desempenha um papel fundamental na geração de leads qualificados. Embora este não seja o seu principal objetivo, através da produção de conteúdo relevante, você atrai potenciais clientes e transforma-os em oportunidades de negócio. 

Esses potenciais clientes têm maior probabilidade de se tornarem consumidores fiéis no futuro, uma vez que já demonstraram interesse nos seus produtos ou serviços. Com isso, você cria uma base sólida de leads para alimentar o seu funil de vendas com estratégias de e-mail marketing. 

Favorece na indução às futuras compras

Outra vantagem do Inbound Commerce é a capacidade de induzir às futuras compras. Por meio de técnicas de automação de Marketing, você consegue segmentar o seu público e enviar e-mails de fundo de funil para incentivar na decisão de compra

Isso permite que você mantenha um relacionamento contínuo com os clientes, oferecendo conteúdo e ofertas que estejam alinhados aos seus interesses e necessidades. 

Educa o seu mercado

Através da produção de conteúdo informativo, você se posiciona como uma autoridade no seu nicho de mercado. Isso não apenas ajuda a atrair mais visitantes para o seu e-commerce, mas também constrói confiança e credibilidade ao longo prazo

Ao educar o seu público-alvo, você os capacita a tomar decisões de compra mais informadas e conscientes, o que reduz o ciclo de compra e ao mesmo tempo aumenta a probabilidade de conversão.

Como aplicar o Inbound Commerce para e-commerces B2B?

Se a sua empresa vende para outros negócios, não se preocupe. Existem inúmeras estratégias de Inbound Marketing Industrial focadas no público B2B (business-to-business). Embora a lógica seja a mesma: utilizar conteúdos úteis para gerar conversões, há alguns fatores que precisam ser trabalhados de forma específica.

Isso porque a relação entre duas empresas se difere do relacionamento entre uma organização e o cliente final. No contexto B2B, o processo comercial é mais complexo, uma vez que as decisões de compra baseiam-se integralmente nos benefícios ofertados.

Em outras palavras, você só vai conseguir vender caso convença-o de quem tem a melhor proposta do mercado.

Nesse contexto, é importante você trabalhar com conteúdos que agregam valor à sua oferta, como dados e pesquisas, feedbacks de outros clientes e materiais educativos. Uma dica importante é sempre destacar alguns critérios-chave que atuam como gatilho na decisão de compra. Confira, alguns abaixo:

  • melhor custo-benefício do mercado;
  • melhore prazo de entrega em relação aos concorrentes;
  • capacidade de atender altas demandas;
  • suporte pós-venda;
  • vantagens competitivas;
  • entre outros. 

Outro ponto importante é que no Inbound Commerce para B2B, a efetivação da compra ocorre normalmente através de vendedores. Isso devido ao grande volume de produtos e ao maior nível de complexidade envolvido nas transações. Por isso, a sua loja online deve estar integrada aos canais do departamento comercial

Quais são as principais estratégias de Inbound Commerce?

Cliente sendo captado pelas estratégias de Inbound Commerce.

O Inbound Commerce abrange uma série de estratégias para influenciar na decisão de compra do usuário. A maioria delas, fazem parte das boas práticas do Inbound Marketing, mas nesse caso, o foco é aumentar a taxa de conversão em vendas

Confira, agora, as principais técnicas que podem ser adotadas no comércio eletrônico: 

Jornada de Compra 

A jornada de compra é uma peça essencial em qualquer estratégia que esteja relacionada com o Inbound Marketing. Afinal, a metodologia é baseada no caminho que um visitante percorre até fechar negócio. A seguir, veja todas as etapas: 

1. Aprendizado e descoberta

Primeiro estágio da jornada. Nessa fase o visitante desconhece o seu problema ou não sabe da existência de uma oportunidade. É necessário atrair a atenção dele com conteúdos relevantes e informativos. 

2. Reconhecimento do problema

Momento em que o cliente potencial descobre uma oportunidade ou que tem um problema e necessita de uma solução. Nesta etapa, é preciso mostrar que a sua empresa pode solucionar a dificuldade dele. 

3. Consideração da solução

Estágio em que o consumidor potencial está pesquisando sobre o serviço/produto que pode ajudá-lo. É nessa fase que ele começa a fazer as comparações para futuramente tomar uma decisão. Mostre que você tem a melhor oferta do mercado.

4. Decisão de compra

Última fase da jornada. O cliente potencial tem todas as informações para efetivar a compra. Nesse momento é imprescindível deixar claro os diferenciais do seu serviço/produto para ele te escolher.

Funil de Vendas

O funil de vendas é outro modelo estratégico que ilustra o caminho percorrido pelo consumidor para a concretização de uma compra. Com este conceito, as empresas conseguem  produzir os conteúdos de acordo com a etapa que o lead se encontra. 

A tática separa a jornada do consumidor em três etapas: topo de funil, meio de funil e fundo de funil. A seguir, veja o que cada uma dessas fases significam: 

Topo de funil (TOFU)

Nesse estágio o potencial cliente ainda não está pronto para comprar o seu produto/serviço, por tanto, ele só é um visitante. Nessa fase é importante conscientizá-lo e fazer com que ele saiba que tem um problema ou uma oportunidade. 

Meio de funil (MOFU)

Nessa etapa o potencial consumidor sabe que tem um problema e está buscando a melhor solução. Nesse momento, ele está pesquisando e fazendo comparações para prosseguir com a decisão.

Fundo de funil (BOFU)

A última fase do processo de compra. No fundo de funil o cliente avalia o seu produto e compara com outras concorrentes potenciais, a fim de tomar a melhor decisão de compra. 

Marketing de Conteúdo

Não é exagero afirmar que o Marketing de Conteúdo é a base do Inbound Marketing. Afinal, é por meio dele que você vai executar as suas estratégias de atração e conversão. Seja por meio do seu site, blog ou e-mail, o conteúdo sempre será a chave para alcançar os seus objetivos. 

A seguir, veja as principais estratégias de Marketing de Conteúdo para você incorporar no Inbound Commerce: 

Otimização de sites (SEO)

Através da otimização de sites, mais conhecido como SEO (Search Engine Optimization), você melhora a visibilidade do seu e-commerce nos mecanismos de busca, o que significa mais chances de atrair tráfego orgânico qualificado.

A metodologia envolve tanto ações on-page (otimização dentro do seu site) quanto off-page (melhorias externas). Confira abaixo, alguns processos importantes:

  • pesquisa de palavras-chave relevantes;
  • conteúdo original e de qualidade;
  • descrições de títulos;
  • backlinks;
  • meta tags;
  • URLs amigáveis;
  • tempo de carregamento da página;
  • estrutura de navegação;
  • entre outros. 

Blog

O blog é uma espécie de porta de entrada para o seu e-commerce. Os artigos publicados em sua página, chamados de blog post, têm o potencial de atrair e engajar os visitantes, além de fornecer informações valiosas sobre seus produtos e serviços.

Para fazer com que os seus artigos cheguem até os usuários, é imprescindível o uso de técnicas de SEO. Ao produzir conteúdos otimizados, você amplia a probabilidade dele aparecer em uma posição de destaque na página de resultados do Google.   

E-mail Marketing

Embora seja subestimado por muitos, o e-mail Marketing continua exercendo um papel crucial nas estratégias de vendas online. Diferentes de outros canais, o e-mail possibilita uma comunicação direta com o público, sem depender de algoritmos e outros fatores externos. 

Através dessa técnica, é possível segmentar sua base de contatos, enviar mensagens automatizadas baseada no comportamento do usuário e nutrir leads de forma escalável. 

Automação de Marketing

As ferramentas de automação de Marketing, permitem acompanhar e direcionar os leads em sua jornada de compra de forma mais eficiente.

Por exemplo, é possível enviar e-mails personalizados após um usuário realizar uma determinada ação no seu e-commerce, como o abandono de carrinho. Assim, você pode engajar esse leads oferecendo promoções especiais ou fornecer mais informações sobre os produtos. Isso aumenta as chances dele retornar à sua loja virtual e efetivar a compra. 

No mercado, existem dezenas de ferramentas de automação. Dentre elas, a que mais se destaca é a RD Station Marketing. A plataforma é completa e oferece inúmeras funcionalidades, como gestão de relacionamento com o cliente (CRM), segmentação da base de leads, fluxo automatizado de e-mail, e muito mais. 

Redes Sociais 

Você pode utilizar as redes sociais para divulgar estrategicamente o seu site. De acordo com uma pesquisa da BigCommerce, empresa de consultoria de comércio eletrônico, 69,4% das pessoas descobrem lojas virtuais por meio das redes sociais.

Já imaginou a quantidade de leads que você pode direcionar para o seu e-commerce através das suas contas no Instagram e Facebook?

Como fazer o Inbound Commerce? 

Lead comprando um produto por meio do Inbound Commerce.

Neste tópico, iremos explorar o passo a passo para implementar o Inbound Commerce de forma eficaz. Vamos conferir?

1. Encontrar a persona da sua marca

Assim como outras estratégias de Marketing Digital, o primeiro passo para aplicar as táticas de Inbound Commerce em um comércio eletrônico é entender com quem você está falando, afinal, é impossível criar conteúdos relevantes sem conhecer o seu público.

Dessa forma, tenha em mente a persona da sua empresa. Faça uma análise da sua base de clientes e verifique o perfil dos consumidores. Envie formulários para colher mais informações e procure-os nas redes sociais para identificar um padrão de comportamento.  

2. Criar conteúdos de relevância para o seu público

Após definir a sua persona, comece a produzir conteúdos que sejam interessantes para o seu público. Durante o desenvolvimento, leve em consideração assuntos de interesse, as dores e objeções da sua audiência. 

Ao criar esses materiais, não se esqueça de incluir um CTA estrategicamente posicionado, que leve os leitores ao seu e-commerce. O ideal é direcioná-los para a página onde sua solução para o problema apresentado no conteúdo está disponível.

Assim, além de ampliar as chances de conversão, sua marca ganhará autoridade no mercado, uma vez que você foi capaz de sanar a dor do cliente. 

3. Distribuição do conteúdo 

Depois de criar os conteúdos relevantes, é hora de distribuí-los para alcançar o máximo de pessoas possível. Utilize diferentes canais de comunicação, mas foque naqueles onde a sua persona é mais ativa. Para isso, as empresas costumam utilizar: 

  • blog;
  • redes sociais;
  • Landing Pages;
  • e-mail marketing;
  • entre outros.

Outro aspecto crucial é investir em técnicas de SEO para e-commerce. Ao criar conteúdos de forma estratégica, você aumenta a visibilidade nos mecanismos de busca. Uma dica importante é realizar pesquisas de palavras-chave relevantes para o seu segmento e incorporá-las no conteúdo do seu site e na descrição de produtos. 

4. Analise os resultados e faça otimizações 

Lembre-se de que o Inbound Commerce é um processo permanente. Portanto, sempre analise e interprete as métricas para fazer otimizações. Continue produzindo conteúdo relevante, interaja com seu público nas redes sociais, mantenha-se atualizado sobre as tendências do mercado e esteja aberto a novas oportunidades de divulgação.

Dessa forma, você poderá colher os benefícios do Inbound Commerce e impulsionar suas vendas no ambiente digital.

Quais são as métricas de Inbound Marketing para e-commerces?

Ao implementar uma estratégia de Inbound Marketing no seu e-commerce, é fundamental acompanhar e analisar as métricas certas. Assim, é possível medir o desempenho das ações e fazer otimizações contínuas. A seguir, veja os principais indicadores que você precisa ficar de olho:

Visitantes do site

Acompanhar o número de visitantes permite entender o impacto das ações de divulgação e atração de público-alvo. Além disso, é possível identificar os canais que estão gerando mais tráfego e direcionar esforços para maximizar o alcance.

Taxa de conversão em vendas

Esse indicador revela eficácia das estratégias de marketing em converter visitantes e leads em vendas efetivas. Monitorar essa taxa permite avaliar o impacto direto das ações de Inbound Commerce no crescimento das vendas e identificar áreas de melhoria para aumentar a taxa de conversão.

Custo de aquisição de clientes

O custo de aquisição de clientes (CAC) é uma métrica que mostra o investimento necessário para adquirir um novo cliente. Observar esse indicador permite analisar a eficiência das suas estratégias de marketing. 

Taxa de retenção de clientes

Outro indicador que você precisa prestar atenção é a taxa de retenção de cliente. Ou seja, analisar a fidelização e a satisfação dos seus consumidores. Usuários contentes, têm maior probabilidade de realizar compras recorrentes e se tornarem defensores da marca.

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Em resumo

O que é o Inbound Commerce?

O Inbound Commerce consiste em adotar as boas práticas do Inbound Marketing em uma loja virtual. Ou seja, a ideia é utilizar conteúdos de qualidade para agregar valor aos produtos e serviços, influenciando os usuários a tomarem uma decisão de compra.

O que é Inbound Marketing, exemplos?

O Inbound Marketing é uma metodologia que busca atrair leads por meio de conteúdos de valor, utilizando uma abordagem menos invasiva que os anúncios tradicionais. Isso se dá com a produção de post blogs, materiais ricos, posts em redes sociais, entre outros.

Quais são os 4 pilares do Inbound Marketing?

Os 4 pilares do Inbound Marketing são:
1 – Conteúdo de qualidade;
2 – Personas e segmentação;
3 – Automação de marketing;
4 – Mensuração e análise de resultados.

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