Entender o que é lead é um dos primeiros passos para impulsionar os resultados da sua estratégia de marketing. Afinal, eles representam os potenciais clientes que demonstraram interesse ou interagiram com a sua empresa, mas que ainda não efetuaram uma compra.
Nesse sentido, são pessoas que estão próximas de se tornarem seus consumidores. Por isso, desenvolver uma estratégia de Inbound Marketing capaz de converter visitantes em leads é o segredo para impulsionar a lucratividade da sua empresa.
Neste artigo, entenda de uma vez por todas, o que é lead e quais são as melhores técnicas para atraí-los até o seu negócio. Acompanhe!
Lead é o termo que define os potenciais clientes de uma empresa. Ou seja, pessoas que têm grande probabilidade de comprar o seu produto ou serviço. Geralmente, são usuários que já interagiram com a sua marca e demonstraram interesse na sua solução.
No Marketing Digital, antes de se tornar lead, um indivíduo é considerado um visitante. Essas são as etapas iniciais da Jornada do Cliente, onde a pessoa entra em contato com a marca, mas ainda não interage com ela.
A partir do momento em que a pessoa fornece informações de contato ou demonstra interesse em um produto ou serviço ofertado pela empresa, ela se torna um lead. Após efetivar a compra, torna-se um cliente.
A geração de leads trata-se do processo de atrair visitantes e convertê-los em potenciais clientes. Para isso, é preciso capturar informações de contato dos usuários, permitindo que a empresa estabeleça um canal de comunicação com eles.
No marketing online, existem uma série de ferramentas e estratégias focadas na geração de leads. As principais, são:
É importante destacar que nem todos os leads são iguais. Enquanto alguns são mais propensos a se tornarem clientes, outros precisam ser nutridos até que estejam prontos para serem repassados para o time comercial.
Por isso, é essencial que você faça o Lead Scoring, estratégia para identificar quais potenciais clientes têm maiores chances de se tornarem compradores reais.
Gerar leads é fundamental para que uma marca possa expandir o seu alcance e, principalmente, criar ofertas de valor para convencer um grupo de pessoas a ouvir o que a empresa tem a oferecer.
Por meio dessa estratégia, torna-se possível obter clientes de forma orgânica e fazer com que mais indivíduos conheçam a proposta de um negócio. Sendo assim, a geração de leads é como estimular o início da jornada de compra de cada vez mais pessoas, motivando a tomada de decisão a favor da sua marca.
É interessante destacar também que existem diferentes tipos de leads. Dentre os principais, é possível citar:
Apesar de ter compartilhado as informações de contato, esse é um perfil que não demonstrou um interesse significativo na empresa, tornando-o menos qualificado como lead.
Trata-se dos indivíduos que apresentam as características de cliente ideal da sua empresa. Ou seja, são aqueles que têm maior probabilidade de se converterem em consumidores reais.
Considerados clientes em potencial que já passaram pelas etapas da Jornada de Compra até descobrirem que a sua marca tem o que é necessário para solucionar os seus problemas.
Esse é o perfil de pessoas que passaram apenas por algumas etapas do Funil de Vendas e foram direcionadas para a equipe de vendas.
Trata-se de um estágio mais avançado na jornada, onde o lead foi devidamente qualificado e está pronto para ser abordado pela equipe de vendas.
A geração de leads precisa contar com a criação de uma oferta de valor. No geral, conteúdos relevantes para o perfil de clientes que se deseja alcançar se tornam excelentes mecanismos de atração de público.
Para investir em boas estratégias para criar uma base de leads em seu negócio, vale a pena seguir estas 4 dicas:
Com a criação de um personagem que representa todas as características dos clientes ideais, conhecido como persona, é mais fácil qualificar os leads e planejar os conteúdos de forma direcionada e eficiente.
O conteúdo funciona como uma espécie de “isca” para atrair visitantes que serão convertidos em leads. Por isso, é essencial escolher o formato que mais se alinhe com a sua persona. Os tipos de materiais mais comuns são:
Com o formato de conteúdo escolhido e uma persona bem definida, é hora de produzir os materiais que irão atrair e engajar os visitantes. Invista na criação de conteúdos relevantes, informativos e de qualidade, capazes de suprir as necessidades e interesses do seu público.
Uma vez que você atraiu os leads por meio do conteúdo relevante e atrativo, é importante estimulá-los a avançar pelo funil de vendas. Isso significa conduzi-los de forma estratégica pelas etapas do processo de compra, com o objetivo de convertê-los em clientes fiéis.
Como vimos, passar por todos os processos até a conversão dos clientes não é simples. Por esse motivo, entender o que é lead pode facilitar todo o planejamento e gerar estratégias de atração e captação de público de forma orgânica.
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A geração de leads trata-se do processo de atrair visitantes e convertê-los em potenciais clientes. Para isso, é preciso capturar informações de contato dos usuários, permitindo que a empresa estabeleça um canal de comunicação com eles.
1. Defina a persona;
2. Escolha o formato de conteúdo adequado;
3. Produza os conteúdos;
4. Estimule o lead a passar pelo funil de vendas.
Em marketing, leads são pessoas que já interagiram com a sua marca e demonstraram interesse na sua solução. Portanto, são indivíduos que têm grande probabilidade de comprar o seu produto ou serviço.
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